Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fotografia de rua.

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 José Ricardo R. Ferreira

José Ricardo R. Ferreira

• Novo Membro
  • Registo: 31/05/2016
    • Local: Rio de Mouro Sintra

Publicado 01 Junho 2016 - 20:37

Boa noite

Tirei há tempos uma fotografia a  uma parte de rua com uma série de viaturas  que ali estão sistemáticamente estacionadas em contravenção, a esmo, em cima dos passeios e por aí fora. Postei-a no FB num grupo do local onde resido, com a intenção ( recorrente noutros assuntos e bem sucedida ) de alertar a quem de direito no sentido de alguma coisa ser feita para solucionar o problema. Não foco nenhuma viatura em especial, são umas tantas naquele pedaço de rua e em duas delas vê-se a matricula..
Agora a proprietária de uma dessas insurgiu-se, acha que é uma devassa da sua vida privada, que eu não tinha o direito de fotografar a sua viatura e ameaça-me com um processo. 
De tudo o que já li sobre o assunto, não consigo concluir se ela tem ou não bases para me processar por isso, numa fotografia que é de rua. Estou no "nim".
Alguém aqui pode esclarecer-me sem margem para dúvidas, por favor ?

Muito obrigado :-) desde já.
Saudações
José Ricardo R. Ferreira 

Anúncios

Partilhar Post #2 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 01 Junho 2016 - 20:43

Não tem qualquer base legal para um processo.

Partilhar Post #3 RedHeart

RedHeart

• Membro
  • Registo: 08/05/2012

Publicado 05 Junho 2016 - 11:33

A não ser que ela consiga provar que andas atrás especificamente atrás dela, diria que não há motivos para grandes preocupações.

Enviado do meu bq Edison 2 Quad Core através de Tapatalk

Partilhar Post #4 psilocibo

psilocibo

• Membro
  • Registo: 16/09/2011
    • Local: Almada

Publicado 16 Agosto 2016 - 17:01

Este artigo é muito bom

http://rolodefilme.p...lei-portuguesa/

Partilhar Post #5 pedrolemos95

pedrolemos95

• Novo Membro
  • Registo: 21/01/2016

Publicado 17 Agosto 2016 - 22:03

Está descansado, se estiveres em espaço público. Mais informações aqui:
http://www.ipf.pt/fi...o_1a_print1.pdf

Partilhar Post #6 membio

membio

• Membro
  • Registo: 04/02/2008
    • Local: Olhão

Publicado 25 Agosto 2016 - 11:38

- As pessoas têm o direito de fotografar tudo desde que estejam em espaço público (excepto algumas excepções, penso eu, alguém poderá confirmar, do tipo forças policiais, militares, governo). A fotografia existe no Mundo e o 25 de abril já foi em 1974.

- Agora, divulgar na internet, jornais, cartazes, exposições, livros etc... penso que já seja outra história. Alguém elaborar neste assunto.

- divulgar com o intuito de difamar, existe razão para fazer queixa.

- divulgar com o intuito de criticar (ex: crítica de livros, cinema, estado das ruas, cócó no chão, graffiti na parede, ladrilho partido, ervas crescem em certo passeio, carros mal estacionados) penso que seja autorizado dentro destes parâmetros, mas gostava que alguém elaborasse.

- divulgar em cartazes (zona cinzenta na minha opinião)

- divulgar em galerias/exposições online e offline (como pressuposto de que é "arte") precisa de autorização verbal ou escrita da pessoa ou propriedade em causa, mas as queixas são muito esporádicas e eu pelo menos não tenho ouvido de casos muito preocupantes.  

- divulgar em livros (funciona como editorial - fotógrafos vão à india, fotografam as pessoas e lançam um livro e usam a técnica de "é um trabalho editorial" de "revelância cultural", mas no entanto em exposições e galerias não é visto assim, não se percebe muito bem quais são as diferenças?

Partilhar Post #7 pfg

pfg

• Novo Membro
  • Registo: 29/11/2016
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 30 Novembro 2016 - 13:34

Dorme descansado

Aconteceu o mesmo um amigo, uma determinada pessoa que tinha o vício de estacionar o carro em cima do passeio. Tirou uma foto e colocou no Facebook. Foi processado em tribunal.
Resultado:
A pessoa em questão levou uma descasca do Sr juiz por não ter civismo, foi condenada a pagar a totalidade das custas judiciais, e no fim o juiz ainda indicou ao meu colega que estava no pleno direito de processar a referida pessoa por os insultos efectuados na página da rede social onde foi postada a respectiva foto.

A proteção de imagem na via pública está vedada a autoridades policiais e no caso de uma foto ser directamente tirada a pessoa em questão.

Excepção ao casos de sistemas de vídeo e foto vigilância que não pode captar imagens de espaços público.

Claro que muitoa vao dizer que existem muitas câmaras citadas para a via pública em edifícios particulares. Claro que existem mas se alterarem as autoridades estás terão de ser desactivadas e corrigida a posição de captura.

Enviado do meu SM-J500F através de Tapatalk