Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Montar Estúdio - Ajuda na escolha do material

• Por favor inicie sessão para responder
21 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro
  • Registo: 07/06/2008

Publicado 07 Maio 2016 - 09:06

Bom dia Camaradas.

Espero que esteja tudo bem com vocês!

Sei que este tema é bastante debatido, mas quanto mais leio mais confuso fico para ser sincero.

Eu quero montar um pequeno estúdio na minha loja (espaço reservado) para tirar fotos aos produtos que neste caso são maioritariamente peças de mobiliário infantil e juvenil, pelo que são peças que se pode dizer, grandes.

Agora é que são elas... Eu não entendo nada de material de estúdio. Poderiam me ajudar no que toca a material essencial numa fase de iniciação. Fundos, iluminação (flash ou softbox? ambos?), espaço, tripés, etc...

Não tenho qualquer problema em comprar marca branca. Vi que existe muito material no ebay, amazon, que têm preços muito bons. Mas não sei se é realmente daquilo que preciso.

Podem por favor abrirem-me um pouco mais os olhos?  ^_^  ^_^

Muito obrigado desde já!

Abraços

Anúncios

Partilhar Post #2 M.I.B.

M.I.B.

• Membro
  • Registo: 13/08/2010
    • Local: Porto

Publicado 07 Maio 2016 - 10:11

Bom dia Rafael,

Vou-te contar um pouco a minha experiência, eu já tive (digo tive porque estou em mudanças) um estúdio caseiro, que consistia inicialmente em 2 flashes portáteis (vulgo speedlite).

Ou seja, tinha um fundo de pano branco a simular um "ciclorama", e com um dos flashes sobre-expunha o fundo de forma a ficar branco puro, e com o outro compensava a exposição do objecto/pessoa que tinha de fotografar.

Não te recomendo que inicialmente compres mais do que um porta-fundos ou algum tipo de suporte para o teu fundo branco (ou a cor que quiseres), e um flash ou dois montados em tripés de estúdio, e disparados com algum sistema remoto, seja ele wireless ou não, e comeces por ai.

O material que pretendes vai depender exclusivamente da tua carteira, contudo mais uma vez digo...se puderes poupar, poupa.

Só para teres uma ideia, eu num quarto de dormir vazio, e com materia de gama baixa/média conseguia fazer coisas dentro disto:

https://500px.com/ph...&user_id=609478

Não está perfeito, mas dá para o gasto e no teu caso recomendo que para já não compres strobes, mas sim flashes portáteis baratos e sem grandes automatismos. Mais vale investires nuns disparadores remotos wireless para os flashes do que te pores agora a comprar do bom e do melhor só porque sim.

Cumprimentos.

Partilhar Post #3 tarantino

tarantino

• Membro
  • Registo: 15/09/2008
    • Local: Oeiras
    • inserir frase aqui em Latim

Publicado 07 Maio 2016 - 12:17

Ao que o luís apregoa, apenas acrescentaria material de difusão de luz, quase obrigatório mara amainar e difundir. Com pouco mais de 20€ consegues uma razoável softbox, octabox em qualquer tamanho.

IT Partilhar Post #4 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 07 Maio 2016 - 12:17

Obrigado por partilhares a tua experiência! 

Bem eu especialmente se fizer esse tipo de resultado já me contentava!

Que tipo de material funciona melhor para o fundo? Pode ser qualquer tecido branco liso?

Eu uso uma Canon 450D. Li algures que a 50mm é boa para estúdio. Mas ser uma lente fixa não complica as coisas? 

Com respeito aos flashes, pode ser qualquer tipo de flashes?

Obrigado.

IT Partilhar Post #5 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 07 Maio 2016 - 12:19

Ao que o luís apregoa, apenas acrescentaria material de difusão de luz, quase obrigatório mara amainar e difundir. Com pouco mais de 20€ consegues uma razoável softbox, octabox em qualquer tamanho.

Obrigado pela ajuda.

Pode ser uma pergunta estúpida, mas o encaixe das softbox sao standard para qualquer tripé de estúdio?

Partilhar Post #6 tarantino

tarantino

• Membro

Publicado 07 Maio 2016 - 12:21

Depende das softbox. Tens com mount universal, tens tipo sombrinha(vara) e tens ainda uma suportes tipo bowens. Eu recomendo estilo sombrinhas

IT Partilhar Post #7 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 07 Maio 2016 - 21:27

Olá Tarantino.

Tipo estas? http://www.ebay.ie/i...00AAOxyoVZTIqqC

Editado por Rafael Vinhas, 07 Maio 2016 - 21:29 .

Partilhar Post #8 M.I.B.

M.I.B.

• Membro
  • Registo: 13/08/2010
    • Local: Porto

Publicado 07 Maio 2016 - 23:29

Porra, com o sono nem me lembrei dos modificadores!

A propósito, os que eu utilizo mais são sombrinhas translúcidas, e sombrinha-softbox.

Partilhar Post #9 tarantino

tarantino

• Membro

Publicado 08 Maio 2016 - 06:27

Sim, Rafael, desse tipo. ;)

IT Partilhar Post #10 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 08 Maio 2016 - 08:14

Porra, com o sono nem me lembrei dos modificadores!

A propósito, os que eu utilizo mais são sombrinhas translúcidas, e sombrinha-softbox.

O que são os modificadores?

É bom ter dos 2 tipos? O resultado é bem diferente?

Quantos flashes são recomendados? 2 flashes com softbox? Misturado com luz contínua?

Editado por Rafael Vinhas, 08 Maio 2016 - 08:16 .

IT Partilhar Post #11 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 08 Maio 2016 - 08:16

Sim, Rafael, desse tipo. ;)

Obrigado! Já está a clarear para mim. Mas ainda tenho muitas dúvidas. hehe

Partilhar Post #12 tarantino

tarantino

• Membro

Publicado 08 Maio 2016 - 08:17

Expõe aqui que vamos ajudando! Força!

IT Partilhar Post #13 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 08 Maio 2016 - 09:23

Expõe aqui que vamos ajudando! Força!

Não estou a conseguir entender como encaixo a sombrinha-softobox e flash num tripé só... :(

Partilhar Post #14 tarantino

tarantino

• Membro

Publicado 08 Maio 2016 - 10:11

Muito imples. tens brackets para o efeito. tens efeito 360º com cabeça de rótula como os tripés, e outros com swing frontal e traseiro unidirecional, ou sejam só se mexem num eixo/vector, apelidados de b-type brackets. Eu não sei qause nenhum nome deste tipo de equipamento em português porque as lojas por cá cobram um braço e uma perna pelo equipamento de estudio, quando na realidade  são meros adaptadores em plástico ou metal. Se estivermos a falar de euipamento de fixação para fotogrfia em outdoor, aí a robustez das "chinesises" já deixa a desejar. 

Pessoalmente, pela forma como utilizo a iluminação, o segundo tipo oferece maior solidez e estabilidade. Ambos tèm uma perfuração no meio que permitem a colocação de uma softbox ou sombrinha com vareta.

De salientar que, este tipo de adaptadores estão pensados para serem acoplados em tripés de luz mais leves e portáteis(lightstands) com uma terminação universal destas:

Universal-1-4-and-3-8-Screw-to-Flash-Lig

os primeiros, de rótula:

tripod_ball_head_adapter_flash_light_sta

Os segundos, também apelidados de b-type bracket.

osku_402104_1.jpg

Editado por tarantino, 08 Maio 2016 - 10:22 .

IT Partilhar Post #15 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 08 Maio 2016 - 11:07

Muito imples. tens brackets para o efeito. tens efeito 360º com cabeça de rótula como os tripés, e outros com swing frontal e traseiro unidirecional, ou sejam só se mexem num eixo/vector, apelidados de b-type brackets. Eu não sei qause nenhum nome deste tipo de equipamento em português porque as lojas por cá cobram um braço e uma perna pelo equipamento de estudio, quando na realidade  são meros adaptadores em plástico ou metal. Se estivermos a falar de euipamento de fixação para fotogrfia em outdoor, aí a robustez das "chinesises" já deixa a desejar. 

Pessoalmente, pela forma como utilizo a iluminação, o segundo tipo oferece maior solidez e estabilidade. Ambos tèm uma perfuração no meio que permitem a colocação de uma softbox ou sombrinha com vareta.

De salientar que, este tipo de adaptadores estão pensados para serem acoplados em tripés de luz mais leves e portáteis(lightstands) com uma terminação universal destas:

(IMAGENS)

Ok. Assim fica bem mais fácil.

Eu não tenho problemas de comprar em Ebay, amazon, etc...

Será que este é um bom kit para inicalização?

Embora sejam softbox com luz contínua acho que dará para trocar para o adaptador de flash não dá? E nesse caso compraria umas sombrinhas-softbox.

Ou têm melhores sugestões de kit?

Partilhar Post #16 tarantino

tarantino

• Membro

Publicado 09 Maio 2016 - 10:01

Um kit de luz  contínua tem a vantagem de custos bem mais baixos e de na prática, ao dispôr a luz, tens uma ideia de como o objeto irá ficar na imagem. Podes depois jogar com làmpadas de temperaturas e potència diferentes e com umas 2 a 3 softbox mais uns suportes para colocares fundos em ciclorama ou para bloqueres luz lateral (exemplo: colocar fundos pretos nas laterais do objeto com luz frontal tende a produzir um contorno mais favorável , faz uma espécie de trimming de luz nas pontas, que se torna interessante. Em retrato utiliza-se com alguma frequência para acentuar a silhueta de um copro. 

Se não pensas usar um flash noutras circunstâncias e optares por esta via da luz continua, poupas em sets de disparadores e receptores, no flash, nas pilhas e pouco mais, o que somado pode ascender facilmente aos 200-400€. Caso queiras, recmendaria por exemplo:

2x flash Yongnuo 560 III(são os primeiros do lineup da marca  a terem receptor wireless integrado, que com uma unidade disparadora na máquina, permitem.te controlar remotamente a sua potencia, acredita quem com softboxes de velco, é um salva-tempo ENORME ajustares a potencia sem teres de estar a ir abrir a softbox, baixa-lá da altura em que está; retirares o velcro, alterares a potencia, fechar de novo, subir de novo , voltares ao local ondee estavas a fotografar, e sem querer ajustas me mal a potència porque tinhas a máquina em prioridade *a abertura e mediste mal a luz e lá vais tu de novo á softbox....acredita, um controlo remoto da luz ajuda muito no fluir de uma sessão...tens maos consitência no trabalho!

1 trigger Yongnuo 560 TX: emissor que permite controlar os flash

2x sofbox 60*90cm: para o que precisas creio que são o ideal.

2 adaptadores b-type

2 lighstands

2 sacos de areia para peso

IT Partilhar Post #17 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 09 Maio 2016 - 20:58

Tarantino, estás a ser de grande ajuda!

Ainda assim eu acho que a luz contínua é a melhor opção.

Que tipo de lâmpadas são precisas? potência? Quanto mais potente melhor certo?

Editado por Rafael Vinhas, 09 Maio 2016 - 20:58 .

IT Partilhar Post #18 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 09 Maio 2016 - 20:59

Um kit de luz  contínua tem a vantagem de custos bem mais baixos e de na prática, ao dispôr a luz, tens uma ideia de como o objeto irá ficar na imagem. Podes depois jogar com làmpadas de temperaturas e potència diferentes e com umas 2 a 3 softbox mais uns suportes para colocares fundos em ciclorama ou para bloqueres luz lateral (exemplo: colocar fundos pretos nas laterais do objeto com luz frontal tende a produzir um contorno mais favorável , faz uma espécie de trimming de luz nas pontas, que se torna interessante. Em retrato utiliza-se com alguma frequência para acentuar a silhueta de um copro. 

Quando falas colocar fundos pretos, quer dizer só com luz frontal? mas isso não cria sombras indesejadas?

Partilhar Post #19 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 10 Maio 2016 - 10:39

Luz contínua é a pior das opções. 
Vais ter muito mais dificuldade em encontrar modificadores, vais estar muito mais sujeito a problemas com luz ambiente e vais ter de usar velocidades de disparo muito inferiores, o que te vai obrigar a garantir uma estabilidade da máquina muito maior, e tornar o workflow muito mais demorado. Enquanto tiras 1 foto com flash em 1/200, com luz contínua vais demorar 200x mais.

Flash portáteis são giros, mas vai ser uma dor de cabeça que não te aconselho. Vais estar mais limitado em potência, não vais conseguir ver a luz que estás a fazer e com alguma sorte, as pilhas ainda se acabam na pior altura possível. Noutras situações ainda terias de adicionar o tempo de reciclagem do flash. Esperar entre 4 a 8 segundos entre fotos. Como são móveis que não se mexem, não há grande problema.

Podem funcionar como complemento, mas o ideal é teres pelo menos duas cabeças de estúdio normais.

Depois para móveis, eu optava por modificadores de luz grandes. Quanto mais pequenos os modificadores, mais se vai notar o brilho nos móveis. Em vez de sombrinhas, eu procurava algo com maior difusão. Procura por V-flats e Scrims se não quiseres ir para softbox ou octabox de grande dimensão. 

Partilhar Post #20 tarantino

tarantino

• Membro

Publicado 10 Maio 2016 - 12:20

Luz contínua é a pior das opções. 
Vais ter muito mais dificuldade em encontrar modificadores, vais estar muito mais sujeito a problemas com luz ambiente e vais ter de usar velocidades de disparo muito inferiores, o que te vai obrigar a garantir uma estabilidade da máquina muito maior, e tornar o workflow muito mais demorado. Enquanto tiras 1 foto com flash em 1/200, com luz contínua vais demorar 200x mais.

Flash portáteis são giros, mas vai ser uma dor de cabeça que não te aconselho. Vais estar mais limitado em potência, não vais conseguir ver a luz que estás a fazer e com alguma sorte, as pilhas ainda se acabam na pior altura possível. Noutras situações ainda terias de adicionar o tempo de reciclagem do flash. Esperar entre 4 a 8 segundos entre fotos. Como são móveis que não se mexem, não há grande problema.

Podem funcionar como complemento, mas o ideal é teres pelo menos duas cabeças de estúdio normais.

Depois para móveis, eu optava por modificadores de luz grandes. Quanto mais pequenos os modificadores, mais se vai notar o brilho nos móveis. Em vez de sombrinhas, eu procurava algo com maior difusão. Procura por V-flats e Scrims se não quiseres ir para softbox ou octabox de grande dimensão. 

Acho que vai torrar dinheiro a mais para o nivel e conheciemento e para o objetivo final....mas é de facto a melhor solução.