Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

o fotografo que contratei para o meu casamento quer processar-me???!!!!

• Por favor inicie sessão para responder
44 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 12 Julho 2019 - 20:24

Sim é verdade, parece uma novela mexicana mas é tudo real, tenho todos os emails e sms em que ele assume que está atrasado, com mil e uma desculpas de erro informático, internamentos e com promessas atrás de promessas que é na próxima semana que entrega tudo.

O contrato não está assinado, ficou acordado que a transferência de um montante serviria para honrar o mesmo, como já fiz isto com outros assuntos, não me pareceu descabido, afinal ele tem porta aberta em Coimbra e achava eu que tinha alguma dignidade pela reputação que herdou do pai.

Legalmente, o contrato como está é como se fosse um acordo verbal, por isso vale o que vale. 

Neste momento já só queria os ficheiros RAW para poder fazer eu o trabalho pelo qual paguei.

Infelizmente, só quando isto me começou a cheirar muito a esturro é que fui vasculhar muito na web e parece que já não é a primeira vez que o faz, para tentar que não haja rasto, vai mudando o nome comercial, eu contratei como LovePhoto, mas já foi EstudioM e neste momento é Mario Monteiro Photography.

Deixo o link de uma história igualzinha à minha mas nesta operava como EstudioM.

http://web.archive.o...otografo-alerta

Perceber o que passou nesta história, não dá para perceber, basicamente é alguém que se apanha com o dinheiro do lado dele, tem uma amiga advogada que manda uns emails com ameaças de processos e as pessoas com esta história toda e como já têm as recordações daquele dia praticamente estragadas, acabam por desistir.

Estive a ler este tópico e o fotógrafo de que falas é este ?:

https://www.mariomonteiro.photo/sobre

Anúncios

Partilhar Post #42 Flipclick

Flipclick

• Membro
  • Registo: 19/07/2013
    • Local: Alhos Vedros

Publicado 22 Julho 2019 - 12:42

Viva a todos,

já acompanho este tópico há algum tempo mas só hoje visitei a página deste Sr. fotógrafo... A sensação com que fiquei foi... "fooooge"!!!

Só pela forma (conteúdo e ortografia) sobre si, fica mais que apresentado.

Muita sorte a quem se envolver com este senhor.

Cumps 

Partilhar Post #43 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 22 Julho 2019 - 13:14

Viva a todos,

já acompanho este tópico há algum tempo mas só hoje visitei a página deste Sr. fotógrafo... A sensação com que fiquei foi... "fooooge"!!!

Só pela forma (conteúdo e ortografia) sobre si, fica mais que apresentado.

Muita sorte a quem se envolver com este senhor.

Cumps

Eu na altuta espreitei a página, e pensei exatamente o mesmo.

Mas claro que depois delas acontecerem, é mais fácil fazermos juízos de valor.

Partilhar Post #44 Fernando Emanuel Pinheiro

Fernando Emanuel Pinheiro

• Novo Membro
  • Registo: 28/07/2019
    • Local: Almada
    • Escritor e fotógrafo amador. Está a escrever um romance enciclopédico que será um novelo-de-papel.

Publicado 28 Julho 2019 - 18:22

Boa noite.

Sou fotógrafo com estúdio aberto, no entanto também tive de me casar e contratar um fotógrafo exterior....

Questão é que o serviço contratado incluia um prazo de entrega de 6 meses e ja lá vão 11 meses e nada....

Em dezembro a fazer os 6 meses pedi ao menos meia dúzia de fotos para mostrar a familiares e amigos.

essas fotos vieram em jpeg e tive de as estar minimamente.

O dito fotógrafo que contratei sob ameaças de eu ter de recorrer a um advogado diz agora que me vai por igualmente em tribunal pois as fotos que me disponibilizou diz ele que são dele e não lhes posso sequer tocar ou publicar.... (publiquei-as no face a indicar o nome do estudio que tinha feito o casório mas que por mim tinham sido editadas

Sendo eu o contratante de um serviço, estando no contrato que teríamos o direito as fotos originais e tendo eu pago por um serviço as alegações dele são válidas?

Queria saber se do ponto de vista legal quem aqui tem a razão?

Agradecia toda a ajuda possível pois acreditem esta história esta a ser bem surreal...

Olá, o direito à imagem sobrepõe-se sempre ao direito de direitos de autor. Portanto, a cara é tua. Logo as fotos são tuas e dele. Como o teu direito à imagem sobrepõe-se ao direito de autor do fotógrafo, isso significa que podes usar e partilhar as fotos do casamento como tu quiseres. Pagaste,certo? Então ainda mais tens direito. E não precisas de pedir autorização nenhuma ao fotógrafo sequer. A tua cara é tua. O fotógrafo não tirou fotos a objectos ou à natureza (aí as fotos seriam dele), tirou fotos a pessoas e as pessoas não são objectos, têm consciência e logo direito à imagem. Aliás tu precisas de autorização da pessoa para poderes fotografá-la. Espero ter-te esclarecido.

Partilhar Post #45 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 30 Julho 2019 - 22:09

Olá, o direito à imagem sobrepõe-se sempre ao direito de direitos de autor. Portanto, a cara é tua. Logo as fotos são tuas e dele. Como o teu direito à imagem sobrepõe-se ao direito de autor do fotógrafo, isso significa que podes usar e partilhar as fotos do casamento como tu quiseres. Pagaste,certo? Então ainda mais tens direito. E não precisas de pedir autorização nenhuma ao fotógrafo sequer. A tua cara é tua. O fotógrafo não tirou fotos a objectos ou à natureza (aí as fotos seriam dele), tirou fotos a pessoas e as pessoas não são objectos, têm consciência e logo direito à imagem. Aliás tu precisas de autorização da pessoa para poderes fotografá-la. Espero ter-te esclarecido.

Olá Fernando, bem vindo ao forum.

Pode por favor indicar onde se pode ler mais  informação sobre o que diz no seu 1º paragrafo?

cmps