Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Sony A7II + Metabones IV T (0.49)

• Por favor inicie sessão para responder
61 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 22 Maio 2016 - 13:23

Aparentemente a forma de testar o AF de uma máquina é com pássaros pequenos em voo. Assim seja...

E uns crops a 100%

Tirei a primeira foto aos pássaros às 19:35, a última 10 minutos depois. Diria que em 10 minutos a A7II tinha a prova mais que superada, mesmo com lentes canon. Então com uma A7RII que ainda tem mais pontos de focagem e melhor AF, mais fácil seria...

dragom, tu que és o perito em aves, que me dizes? Aprovada?
Não digo que as fotos estejam perfeitas, até porque foi a primeira vez que fui fotografar aves... Mas acho que a máquina não se portou mal.

Viva Deim, ainda bem que foste experimentar fotografar as andorinhas. Agora já sabes que não é assim tão fácil fotografar aves. :)

As fotos estão interessantes, mas nenhuma delas me parece totalmente focada. Pode ser da focagem ou da velocidade (como não tens o exif nas fotos não pude verificar), mas mesmo as que fizeste o crop não me parecem muito sharp.

É óbvio que não tendo experiência neste tipo de fotografia é sempre dificil conseguir focadas. Agora, pode ser interessante para fazer umas experiências, principalmente quando não se tem como objectivo principal fotografar aves, mas para quem tem pelo que vejo ainda não aprova.

Já agora, podes fazer mais um teste com aves, em que escolhas uma que queres mesmo fotografar e segue essa no ar. Porque pelo que percebi nestas, ou pré-focaste numa zona e esperaste que voassem nela, ou colocaste todos os pontos activos e apontaste para um grupo de aves. :)

Mas é um bom principio. Vais ver que ainda vais ficar a gostar de fotografar aves.

Anúncios

IT Partilhar Post #22 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Maio 2016 - 13:53

Não teve pré focagem. Fui mesmo seguindo uma ave em específico e os pontos iam-se acendendo e focando a ave em voo. E lá está, não achei nada difícil. Apontava, a máquina focava e disparava quando me apetecia. Mesmo estando a fotografar de cima para baixo, com reflexos na água e fundos que podiam confundir o AF, a máquina focava... Para não facilitar, a abertura estava a 2.8 com a 200mm.

Os crops a 100% são screenshots, logo sem levar sharp extra nenhum. Quando estiver de novo no Imac vou ver mais umas.

A única dificuldade é seguir uma ave com movimentos constantes com a 200mm. Mas isso não tem a ver com a máquina. :)

Partilhar Post #23 dragom

dragom

• Membro

Publicado 22 Maio 2016 - 14:25

A que velocidade estavas?

A 200mm ainda não é muito difícil, a 400 ou 500mm torna-se muito mais complicado pela diminuição do campo de visão.

IT Partilhar Post #24 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Maio 2016 - 11:29

A que velocidade estavas?

A 200mm ainda não é muito difícil, a 400 ou 500mm torna-se muito mais complicado pela diminuição do campo de visão.

As velocidades andavam entre 1/4000 e 1/1250. 

Devias experimentar a A7II.... ;)

Partilhar Post #25 dragom

dragom

• Membro

Publicado 25 Maio 2016 - 11:40

As velocidades andavam entre 1/4000 e 1/1250. 

Devias experimentar a A7II.... ;)

Com essas velocidades deviam estar um pouco mais nítidas.

Qualquer dia, como já disse várias vezes são ferramentas, não é religião. :) Quando forem melhores, se forem, experimento e até posso mudar. Mas para já ainda não têm comparação para o tipo de fotografia que faço.

IT Partilhar Post #26 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Maio 2016 - 11:55

Anda experimenta que ainda mudas mais cedo do que o esperado. ;) 

Partilhar Post #27 dragom

dragom

• Membro

Publicado 25 Maio 2016 - 12:02

Anda experimenta que ainda mudas mais cedo do que o esperado. ;) 

Pá, não vais começar outra vez... :)

Esqueces o que já disse muitas vezes, o mais importante para o que faço são as lentes. As que uso e fazem toda a diferença são a Canon 100-400mm 4-5.6 II, Canon 600mm f4 e Canon 70-200mm 2.8 II, por esta ordem. Como não há sequer alternativa (o Metabones não é alternativa para a velocidade de focagem que preciso) para já nem sequer penso nisso.

Editado por dragom, 25 Maio 2016 - 12:03 .

IT Partilhar Post #28 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Maio 2016 - 12:33

Como não é alternativa? Eu fiz estas com o metabones.... 

Partilhar Post #29 dragom

dragom

• Membro

Publicado 25 Maio 2016 - 13:00

Como não é alternativa? Eu fiz estas com o metabones....

Deim... esquece... :)

IT Partilhar Post #30 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Maio 2016 - 13:07

Eu acho que chegou a tua vez de fazer a experiência... ;)

Falar é fácil e dizer que não serve, ainda mais.. Mas leva uma para o terreno.... Experimenta tu próprio... 
Eu fiz isso, e fiz mais fotos em 10 minutos do que tu previas que conseguisse em horas e horas. A velocidade de AF entre a 5D e a A7 é praticamente equivalente. 

Deixa-te de teorias e atira-te para o terreno. 

Partilhar Post #31 dragom

dragom

• Membro

Publicado 25 Maio 2016 - 14:06

Eu acho que chegou a tua vez de fazer a experiência... ;)

Falar é fácil e dizer que não serve, ainda mais.. Mas leva uma para o terreno.... Experimenta tu próprio... 
Eu fiz isso, e fiz mais fotos em 10 minutos do que tu previas que conseguisse em horas e horas. A velocidade de AF entre a 5D e a A7 é praticamente equivalente. 

Deixa-te de teorias e atira-te para o terreno. 

Deim, fizeste fotos que não estão bem focadas. Para fazer isso não precisas de nenhum equipamento especial. :)

Não tens experiência com o AF da 7DII e da 5DIII que são as câmaras que utilizo para dizeres que são equivalentes à A7. Nenhuma adaptador pelo meio, por muito bom que seja, te mantém a mesma velocidade. Por exemplo, para teres uma ideia, existe uma pequena diferença de velocidade de AF numa 600mm, ao utilizares uma 7DII ou uma 5DIII com ou sem punho de baterias. Porque ter duas baterias em simultâneo dá-te mais capacidade para mover o vidro da lente ao focar (não é tanga, é mesmo assim). É uma diferença muito mínima, mas que lá está, faz a diferença. Quanto mais meter um Metabones no meio...

Pá, a sério... esquece porque não me convences. :)

Partilhar Post #32 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 25 Maio 2016 - 14:20

Vocês são chatos como o caraças :P

Partilhar Post #33 dragom

dragom

• Membro

Publicado 25 Maio 2016 - 15:00

Eu??? :D :D :D

O Deim é que me quer convencer a mudar. Já me viste a tentar convencê-lo a ele por acaso? :) E o moço não desiste... as comissões da Sony devem ser bem boas. :D

IT Partilhar Post #34 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Maio 2016 - 16:31

Eu acho piada que um teste que tu previas que fosse um enorme falhanço da A7 afinal foi simples, mesmo a 2.8 e em 10min. O que tu me disseste é que não conseguia 3, estivesse lá o tempo que estivesse... Logo à noite coloco mais uns crops para veres se não está perfeitamente focado....

Em que situações é que precisas de um AF ainda mais rápido do que para fotografar andorinhas em voo com movimentos inconstantes e com reflexos em fundo?

Partilhar Post #35 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 25 Maio 2016 - 18:41

Interessante seria irmos todos juntos aos pássaros e vermos como seria fazer fotos com um e com outro sistema...

Até lá é sempre o mesmo - conversa sem sentido :)

Cumps

Partilhar Post #36 dragom

dragom

• Membro

Publicado 25 Maio 2016 - 20:22

Interessante seria irmos todos juntos aos pássaros e vermos como seria fazer fotos com um e com outro sistema...

Até lá é sempre o mesmo - conversa sem sentido :)

Cumps

Se vierem os dois à terrinha de férias na mesma altura podemos combinar isso. :)

E é conversa sem sentido sim, ainda não percebi porque é que o Deim me quer convencer a mudar. :D

Partilhar Post #37 dragom

dragom

• Membro

Publicado 25 Maio 2016 - 20:42

Eu acho piada que um teste que tu previas que fosse um enorme falhanço da A7 afinal foi simples, mesmo a 2.8 e em 10min. O que tu me disseste é que não conseguia 3, estivesse lá o tempo que estivesse... Logo à noite coloco mais uns crops para veres se não está perfeitamente focado....

Em que situações é que precisas de um AF ainda mais rápido do que para fotografar andorinhas em voo com movimentos inconstantes e com reflexos em fundo?

Deim, se calhar tens razão :) eu devo estar a ver mal então. Se achas que o que tu fizeste é equivalente a isto:

https://www.flickr.c...57654098604164/

Ou a isto:

https://www.flickr.c...eposted-public/

então já não está aqui quem falou. :)

Eu só ainda não percebi é porque é que insistes em me convencer a mudar, quando além de nem sequer ter nada a ganhar, ficava numa situação pior. Não entendo... :)

Editado por dragom, 25 Maio 2016 - 20:43 .

Partilhar Post #38 HidRo

HidRo

• Membro
  • Registo: 29/12/2014

Publicado 25 Maio 2016 - 21:13

Eu não vejo que estejam a tentar convencer alguém, mas sim testar algo.
Eu só tenho pena de uma coisa. Não comprar uma igual :D
Bom review!!

IT Partilhar Post #39 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Maio 2016 - 21:26

3rwl4NH.jpg

jBuev2e.jpg

RhZDN51.jpg

uxhN1bE.jpg

Para uma máquina que não ia apanhar 3 bem focadas por muito tempo que passasse lá.... 

Eu não te estou a convencer a mudar. Só te estou a mostrar que a máquina que tu achas que não serve para nada faz mais do que tu pensas. 
1º era o pessoal das baterias que não duravam nada, depois o evf que enganava, por fim o AF que é lento.. 

Com uma canon 200mm aberta a 2.8 e com adaptador, até um gajo com zero experiência a fotografar pássaros consegue apanhar andorinhas em voo em menos de 10minutos. Para um AF que não presta, a mim parece-me bastante bom. 

Se o AF da 7DII é melhor? Não tenho dúvidas que seja... Tal como o AF de uma 1DXII é melhor que o da 7DII. O que não significa que não se consiga fazer fotos com a 7DII. 

Partilhar Post #40 carlosfer

carlosfer

• Membro
  • Registo: 14/08/2014
    • Local: Braga

Publicado 25 Maio 2016 - 21:38

Ahahah, verdade!