Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Nikkor AF-S 58mm f/1.4 G

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 14 Fevereiro 2016 - 19:49

Estou super contente com esta aquisição. Por todo o lado fui lendo que a lente era horrível a grandes aberturas, que era muito inferior à Sigma 50mm Art, e até mesmo que a Nikkor 50mm 1.4 G era ligeiramente superior. Pois bem, apesar de eu ter tido a 50mm 1.4 G e ter gostado muito dela, posso dizer com toda a certeza que esta 58mm é muito superior entre f/1.4 e f/2, pelo menos. Trata-se de uma objectiva muito corrigida em diversos parâmetros, mantendo uma construção simples com poucos elementos e um peso final de apenas 385g.

Por agora seguem aqui, para os curiosos, imagens inteiras em tamanho original tiradas hoje em dia de chuva, ao perto e ao longe (clicar para ver original).

Ao perto

@ f/1.4:

58mm_f1_4_near.JPG?dl=1

@ f/1.6:

58mm_f1_6_near.JPG?dl=1

@ f/1.8:

58mm_f1_8_near.JPG?dl=1

@ f/2:

58mm_f2_0_near.JPG?dl=1

A f/1.4 há alguma falta de contraste e as imagens têm um certo "glow", mas é incrível que já a f/1.6 esse efeito desaparece e o contraste dá um salto.

Ao longe

Comparando com outras primes minhas à abertura máxima de cada uma:

58mm f/1.4 G @ f/1.4:

58mm_f1_4_far.JPG?dl=1

Tamron 90mm f/2.8 macro @ f/2.8:

90mm_f2_8_far.JPG?dl=1

Nikkor 180mm f/2.8 @ f/2.8:

180mm_f2_8_far.JPG?dl=1

Penso que não está nada mau para uma foto a f/1.4. Não costumo tirar fotos de paisagem a estas aberturas, mas em fotografia nocturna pode ser uma garantia de conseguir uma boa foto com um ISO baixo.

Mais análises virão assim que o tempo deixar :)

Anúncios

Partilhar Post #2 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 14 Fevereiro 2016 - 23:13

Devo dizer que fiquei meio "desiludido" com o teste .
Nitidez numa 50mm (58mm) fixa, já se sabe que, mais coisa menos coisa, é normalmente exelente, e esta 58mm é realmente um bom exemplo disso.
Mas acho que essa objectiva não se compra pela nitidez mas principalmente pela qualidade do bokhe, pelo que acho que um teste que mostre esse aspecto seja mais interessante, e demonstre o porquê de ser uma lente que vale mais 1000€ do que as alternativas da marca.

IT Partilhar Post #3 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 15 Fevereiro 2016 - 00:32

Eu sei, mas também não a comprei por causa da nitidez mas sim pelo look das imagens que produz.
Infelizmente o tempo tem estado horrível e o máximo que fiz foi isto, fotos em casa e a partir de casa :)
Mas confesso que não esperava tanta nitidez desta lente a grandes aberturas. Se vires o review da Lenstip por exemplo, eles "assassinam" completamente a lente dizendo que é lixo. E essa e outras reviews com maus resultados puseram toda a gente a falar muito mal acerca da lente, que para além de má era estupidamente cara.

Partilhar Post #4 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 15 Fevereiro 2016 - 12:53

Eu sei, mas também não a comprei por causa da nitidez mas sim pelo look das imagens que produz.
Infelizmente o tempo tem estado horrível e o máximo que fiz foi isto, fotos em casa e a partir de casa :)
Mas confesso que não esperava tanta nitidez desta lente a grandes aberturas. Se vires o review da Lenstip por exemplo, eles "assassinam" completamente a lente dizendo que é lixo. E essa e outras reviews com maus resultados puseram toda a gente a falar muito mal acerca da lente, que para além de má era estupidamente cara.

Sim sem dúvida que a nitidez é exelente, principalmente logo a f/1.6.
Mas realmente o "look" é que é o interessante dê-se ver.
Quando vires uns raios de sol...já sabes o que tens a fazer😜

Quanto ás reviews....há para todos os gostos....infelizmente poucas são realmente imparciais e realmente fidedignas, há que saber separar o trigo do joio é saber beber a informação realmente útil nas várias que se consultam.

Eu uso Canon, e a título de exemplo, a Canon 50mm 1.4 é, na grande maioria das reviews, uma lente considerada muito boa, com construção razoável, preço acessível, qualidade de imagem apenas superada pela versão f1.2....etc.....
Já dei opirtunidade a 3 ou 4 cópias e decidi ficar mesmo pela f/1.8....
Tudo o que vi dessa 50 1.4 era diferente das reviews.....

Partilhar Post #5 codewizpt

codewizpt

• Membro
  • Registo: 26/03/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 15 Fevereiro 2016 - 13:16

Estou curioso para ver o bokeh dessa lente. Promete  :)

luísmiguel

Já tive a 1.4 e achei bastante melhor que a 1.8

Não se perde à procura de foco quando tem pouca luz e as cores eram melhores.

Eu uso Canon, e a título de exemplo, a Canon 50mm 1.4 é, na grande maioria das reviews, uma lente considerada muito boa, com construção razoável, preço acessível, qualidade de imagem apenas superada pela versão f1.2....etc.....
Já dei opirtunidade a 3 ou 4 cópias e decidi ficar mesmo pela f/1.8....
Tudo o que vi dessa 50 1.4 era diferente das reviews.....

Partilhar Post #6 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 15 Fevereiro 2016 - 13:38

luísmiguel
Já tive a 1.4 e achei bastante melhor que a 1.8
Não se perde à procura de foco quando tem pouca luz e as cores eram melhores.[/quote]

Eu refiro-me á 50 1.8 STM.
Melhor qualidade a 1.8 que qualquer uma das versões da 1.4 que experimentei, e foco muito mais fiável.

IT Partilhar Post #7 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2016 - 23:14

Neste fim de semana fartei-me de tirar fotos à família, com bons resultados. Estou mesmo muito contente com a compra.

Apesar de ter estado bom tempo, como tenho um bebé pequenito em casa só consegui dar uma volta em Gaia no final de tarde de sábado. Aqui ficam as melhores fotos que consegui tirar. Infelizmente por onde andei não encontrei motivos para explorar aquilo que queria, que era o bokeh! :)

Num próximo fim de semana irei explorar outra zona.

Estas fotos foram todas tiradas a f/1.4, à mão livre, e apenas foram redimensionadas:

DSC_8058.jpg?dl=1

DSC_8067.jpg?dl=1

DSC_8121.jpg?dl=1

E esta foi tirada a f/5.6 com a máquina apoiada num muro, e não só foi redimensionada mas também mexi no WB:

DSC_8105.jpg?dl=1

Editado por joserocha, 21 Fevereiro 2016 - 23:19 .

IT Partilhar Post #8 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2016 - 23:20

^ Clicar para ver imagens com 1600px de lado maior.