Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Que flash comprar?

• Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 01 Fevereiro 2016 - 16:33

Viva!

Gostava de conseguir fazer retrato com iluminação ao estilo de Rembrandt.

Para isso queria um flash, que pudesse usar num tripé ou na mão esquerda, de preferência sem fios.
A câmara a usar seria a Nikon D750.

Ideias?

Flash?

Tripé?

Obrigado!

Anúncios

Partilhar Post #2 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 02 Fevereiro 2016 - 10:06

O Youngnuo 568 dispara por simpatia (sincroniza com o flash pop up de qualquer máquina).

No entanto, terás que usar sempre o flash da máquina, o que pode influenciar a luz que pretendes. Podes sempre colocar algo à frente do pop up, mas em algumas situações não é prático.

Com um flash Nikon, a partir do SB 700, poderás controlar o mesmo com a máquina através do CLS. Neste caso, já não precisas de usar o pop up, controlas tudo na máquina. Acho que deverias optar por um flash Nikon.

Eu tenho um SB800, e apesar de já ter uns anos, é muito completo... E o meu corpo não tem CLS, senão ainda tirava mais partido dele.

O SB700 é muito porreiro, mais recente, intuitivo e compacto. Penso que não faz tudo nem é tão potente como o SB800, mas é optimo também... e arranja-se novo, o 800 só usado... E normalmente pouco abaixo de 200€.

Outra liga é o SB910... Mas é puxadot€.

O SB900 penso que apresentou alguns problemas de aquecimento.

IT Partilhar Post #3 anterix

anterix

• Membro

Publicado 02 Fevereiro 2016 - 12:03

Obrigado pelos comentários e dicas!

Se eu arranjar o Speedlight SB-800 o que preciso mais para ele funcionar sem fios? Um trigger? (não percebo mesmo nada disto)...

Partilhar Post #4 tarantino

tarantino

• Membro
  • Registo: 15/09/2008
    • Local: Oeiras
    • inserir frase aqui em Latim

Publicado 02 Fevereiro 2016 - 12:11

O Youngnuo 568 dispara por simpatia (sincroniza com o flash pop up de qualquer máquina).

No entanto, terás que usar sempre o flash da máquina, o que pode influenciar a luz que pretendes. Podes sempre colocar algo à frente do pop up, mas em algumas situações não é prático.

Se definir o flash embutido para modo Comandante, ele emite um pre-flash que nao influencia a exposição final e cuja única finalidade é disparar remotamente a segunda cabeça, desde  que esteja previamente definida para disparo por  simpatia....

Em relacao a flashes sou muito suspeito para falar porque os uso da forma mais basica de todas..iluminar. Por isso desde que me permita sincronizar com um disparador e regular a carga, esta porreiro para mim. Tenho 3 Yongnuo 460 do mais basico que existe.

No entanto, numa ou noutra situaçao o TTL pode ser vantajoso. Mas digo isto agora, apos er usado 2 anos flash manual. Ou seja: existe uma curva de experiencia de uso que nao requer o TTL. Es tu quem decide se quer ja investir nisso ou nao. Eu fiz a opcao na altura de comprar 2 flashes manuais pelo preco de 1 com TTl, pois a possibilidade plastica de utilizacao de 2 unidades de luz é francamente mais vantajosa que disparar um de forma inteligente...prefiro duas luzes de modelacao que me obriguem a regular e a mexer-me e as possibilidades maiores de resultados que esse setup pode produzir, o que ter um flash apenas que me facilite o trablho mas me limite as possibilidades...

Editado por tarantino, 02 Fevereiro 2016 - 12:14 .

Partilhar Post #5 gmmartins

gmmartins

• Membro
  • Registo: 25/11/2013

Publicado 18 Fevereiro 2016 - 00:10

Se definir o flash embutido para modo Comandante, ele emite um pre-flash que nao influencia a exposição final e cuja única finalidade é disparar remotamente a segunda cabeça, desde  que esteja previamente definida para disparo por  simpatia....

Exacto. O problema deste sistema é que se quiseres ser um pouco mais criativo (por exemplo esconder o flash noutra divisão) o mesmo já não funciona. Para isto tens que ter um sistema de radio.

Depois de muita pesquisa, fiz também recentemente uma aquisição e até agora não tenho qualquer razão de queixa. É apenas a minha opinião. Dito isto:

Comprei um flash Yongnuo 568 EX HSS TTL - É muito versátil e competente. Já é TTL o que é bastante pratico para as situações que precisas de um flash e não tens tempo para estar a montar o esquema todo, testar, etc...

Comprei o trigger Yongnuo 622N-Tx HSS TTL - Montas na máquina e a partir daqui controlas "tudo" no flash. Não é obrigatório, mas se não tiveres um trigger que dê para controlar o flash tens que estar a ir ao flash sempre que queres fazer uma alteração no mesmo. Se mais tarde investires por exemplo numa soft-box não vais queres estar sempre a desmontar e a montar a mesma sempre que quiseres alterar uma definição no flash. Segundo os reviews, os melhores são os da pocket wizard mas o preço é proibitivo para alguém que não faz uso diário e profissional de flashes.

Comprei também o receiver Yongnuo 622 HSS TTL - Compras um por cada flash que tens e são estes que fazem a comunicação com o trigger. 

Com este sistema, podes colocar o flash onde quiseres e tens a garantia de que ele dispara sempre. 

Outra coisa que convém comprar também são pilhas recarregáveis. É muito rápido dares cabo de um pacote de pilhas só com brincadeiras...

Depois disto ainda vais/poderás querer uma softbox e/ou um sobrinha, + um tripé para o flash. Sem isto, a luz é muito dura a não ser que uses uma parede branca para reflectir a luz do flash (o que é uma belíssima técnica).

Se quiseres perceber mais alguma coisa disto, aconselho-te a leitura do "the strobist". Tem duas séries de tutoriais e que se leres com atenção já ficas com um know-how bastante interessante sobre como usar o flash. 

Depois diz o que resolveste fazer.

Partilhar Post #6 tarantino

tarantino

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2016 - 08:24

Exacto. O problema deste sistema é que se quiseres ser um pouco mais criativo (por exemplo esconder o flash noutra divisão) o mesmo já não funciona. Para isto tens que ter um sistema de radio.

Depois de muita pesquisa, fiz também recentemente uma aquisição e até agora não tenho qualquer razão de queixa. É apenas a minha opinião. Dito isto:

Comprei um flash Yongnuo 568 EX HSS TTL - É muito versátil e competente. Já é TTL o que é bastante pratico para as situações que precisas de um flash e não tens tempo para estar a montar o esquema todo, testar, etc...

Comprei o trigger Yongnuo 622N-Tx HSS TTL - Montas na máquina e a partir daqui controlas "tudo" no flash. Não é obrigatório, mas se não tiveres um trigger que dê para controlar o flash tens que estar a ir ao flash sempre que queres fazer uma alteração no mesmo. Se mais tarde investires por exemplo numa soft-box não vais queres estar sempre a desmontar e a montar a mesma sempre que quiseres alterar uma definição no flash. Segundo os reviews, os melhores são os da pocket wizard mas o preço é proibitivo para alguém que não faz uso diário e profissional de flashes.

Comprei também o receiver Yongnuo 622 HSS TTL - Compras um por cada flash que tens e são estes que fazem a comunicação com o trigger.

Com este sistema, podes colocar o flash onde quiseres e tens a garantia de que ele dispara sempre.

Outra coisa que convém comprar também são pilhas recarregáveis. É muito rápido dares cabo de um pacote de pilhas só com brincadeiras...

Depois disto ainda vais/poderás querer uma softbox e/ou um sobrinha, + um tripé para o flash. Sem isto, a luz é muito dura a não ser que uses uma parede branca para reflectir a luz do flash (o que é uma belíssima técnica).

Se quiseres perceber mais alguma coisa disto, aconselho-te a leitura do "the strobist". Tem duas séries de tutoriais e que se leres com atenção já ficas com um know-how bastante interessante sobre como usar o flash.

Depois diz o que resolveste fazer.

Exatamente isto. É na minha opinião um dos melhores conjuntos para off camera lightning sem um custo proibitivo, quer para quem se está a iniciar e quer conjunto duradouro ou quem trabalha profissionalmente e precisa de fiabilidade. Com o TTL por wireless até se podem definir flash em grupos como no sistema da Nikon e ter .grupo a trabalhar em.manual e outro em TTL e controlar a exposição dode ambos com a unidade se disparo central na máquina.

Eu ainda uso flash manual porque rapidamente consigo encontrar a potência adequada com 2 4 test agora e porque estou satisfeito com os meus Yongnuo manuais. De qualquer das formas irei apostar nesse mesmo sistemas da Yongnuo num futuro muito próximo. ;)

IT Partilhar Post #7 anterix

anterix

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2016 - 09:42

Obrigadíssimo pelas dicas!

Pelo que entendi, por simpatia, os flashes têm de estar a "ver" a câmara. Por rádio podem estar mais escondidos.

Estive a ver softboxes. Algumas bastante baratas. Será que valem a pena?

O meu interesse, neste momento, é iluminação tipo Rembrandt para começar a treinar retrato em ambiente mais controlado.

Acho que vou precisar também de um reflector. Também há alguns baratos mas penso que, como em tudo, terão desvantagens, não?

Editado por anterix, 19 Fevereiro 2016 - 09:43 .

Partilhar Post #8 tarantino

tarantino

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2016 - 09:51

@anterix,

o modo de simpatia funciona por célula fotovoltaica, pelo que a unidade de luz que esteja configurada para "simpatia" precisa de ver essa sinalização proveniente do flash e não da máquina. Faço-te esta distinção porque é de facto diferente.

Exemplo: tens um emissor de sinal radio na sapata da máquina que dispara remotamente uma unidade de flash com um receptor. Sem um segundo receptor, podes definir um hipotetico segundo flash colocando-o em modo de simpatia, desde que este "veja" o sinal do flash com receptor e de forma independente da posicao da maquina, É como se o 1º flash servisse de "extensão" de sinal...

Softbox barata. Go for it! Por menos de 20€ fazem uma difusáo de luz super eficaz e esteticamente muito suave. A durabilidade para sessoes de rua dependerá da a)qualidade do tripe que lhe colocas e B) do peso que colocas nesse tripe par que seja resistente e nao te caia. ;)

Partilhar Post #9 codewizpt

codewizpt

• Membro
  • Registo: 26/03/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 19 Fevereiro 2016 - 10:57

A maneira mais simples e barata de afastar o Flash é comprar um TTL Flash Cord.

Partilhar Post #10 tarantino

tarantino

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2016 - 19:19

....com um flash manual? não me recordo de nenhuma situação de sessao on location onde  um fio de 5 metros fosse uma soluçao simples, muio menos barata quando se encontram trigger sets a 10€

IT Partilhar Post #11 anterix

anterix

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2016 - 20:15

Pois. Com fio não vejo grandes vantagens...

Partilhar Post #12 Nickilford

Nickilford

• Membro
  • Registo: 16/09/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 08 Março 2016 - 12:55

Obrigado pelos comentários e dicas!

Se eu arranjar o Speedlight SB-800 o que preciso mais para ele funcionar sem fios? Um trigger? (não percebo mesmo nada disto)...

Boas!

Antes de mais, quanto é que podes/queres gastar? É para uso profissional ou para fazer umas chapas ao fim de semana? Queres ter controlo do output sem teres de te deslocar até aos flashes? Estás a planear adicionar mais flashes ao teu kit num futuro próximo?

Partilhar Post #13 Claraneves

Claraneves

• Membro
  • Registo: 30/03/2016
    • Local: Corroios

Publicado 07 Abril 2016 - 11:40

Tenho um yongnuo 600ex to muito contente com ele. Acho que qualidade preco fantastico.