Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Porque é que eu gosto destas fotos?

• Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 19 Dezembro 2015 - 00:54

Visitem e digam-me...

https://www.flickr.c...otos/tssssssss/

Anúncios

Partilhar Post #2 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 19 Dezembro 2015 - 01:02

porque tem algumas feitas no parque das nações?   :)

IT Partilhar Post #3 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 19 Dezembro 2015 - 11:39

Piada fácil... Acha que é só isso ó senhor mestre da macro?

Partilhar Post #4 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 19 Dezembro 2015 - 11:47

Eu sei por que eu gosto.

Gosto das proporções das formas. Dos contrastes. O tratamento que dá para garantir uniformidade.
Se visse apenas uma foto talvez não me diria muito. Mas vendo assim um trabalho mais completo acho que me toca a estética. A simplicidade. As escolhas. A palavra composição faz aqui muito sentido.

IT Partilhar Post #5 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 19 Dezembro 2015 - 14:46

É isso mesmo... Com o brilhantismo da composição, pega em arbustos verdes e faz uma foto que nos obriga a ficar a olhar... Muito bom...

Partilhar Post #6 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 20 Dezembro 2015 - 10:55

No geral, as fotos agradam-me bastante, mas em algumas em particular não vejo "nada" (nem me puxam para ficar a contemplar), como na supra-citada dos arbustos verdes, mesmo que inserida no conjunto/contexto das restantes.

Editado por Samwise, 30 Dezembro 2015 - 12:45 .

Partilhar Post #7 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 30 Dezembro 2015 - 11:08

Esteticamente muito interessantes, mas emocionalmente vazias.

Partilhar Post #8 Samwise

Samwise

• Membro

Publicado 30 Dezembro 2015 - 12:44

Isto dá para uma boa discussão. :D

Será que fotos deste "género" têm necessariamente de manifestar emoções? (atenção, que não estou a puxar a coisa para o campo da Arte nem das suas hipotéticas definições). Quero apenas saber se esse é um factor que deva ser levado em conta face ao contexto e aos eventuais objectivos do seu autor.

De outro modo, como poderiam ser "injectadas" emoções em fotos como estas?

Editado por Samwise, 30 Dezembro 2015 - 12:45 .

Partilhar Post #9 xabita

xabita

• Membro
  • Registo: 09/02/2009

Publicado 30 Dezembro 2015 - 13:22

:th_up:

Samwise, não sei se fotos deste género têm de manifestar emoções, nem sei qual o propósito do autor, mas eu tb sou da opinião do Azathoth.

São fotos pensadas, com composições cuidadas que no todo formam um portefólio coerente do autor.

Segundo Freitas-Magalhães em A Psicologia das Emoções, Emoção, numa definição mais geral, é um impulso neurológico que impele um organismo para a acção.

Eu vendo estas fotos não me impele para fazer nada :) , não me revolta, não me transmite ternura, nem medo, nem felicidade, nem alegria, etc.

Mas voltando à tua ultima pergunta Samwise, talvez não tenham que ter emoções estas fotos, muitas vezes a falta de emoção tb é bom para acalmar a alma. ;) 

Partilhar Post #10 Samwise

Samwise

• Membro

Publicado 30 Dezembro 2015 - 13:46

Segundo Freitas-Magalhães em A Psicologia das Emoções, Emoção, numa definição mais geral, é um impulso neurológico que impele um organismo para a acção.

Parece-me uma definição um tanto ou quanto limitada - pelo menos no que respeita à questão da "motivação para uma acção", e ancorando a ideia num contexto de apreciação de fotografias (ou cinema, ou escultura, ou...). Não creio que tenha de me sentir impelido a "agir" para considerar que as minhas emoções foram atingidas. Mas isto é apenas um pequeno aparte.

Em relação à galeria em apreciação, a mim também não me emocionam particularmente (na grande maioria dos casos) e não retiro de lá grandes emoções humanas - o pouco que retiro nesta vertente é por associações entre as texturas e os locais a memórias que para mim tenham tido algum significado mais forte, mas aí não vejo mérito concreto do autor, nem vontade em provocar o que quer que seja no observador.

Este ponto assente (que as fotos são "frias", e desprovidas de "emoções"), a pergunta mantém-se: é importante, para um registo fotográfico ser considerado "bom", ou "ter valor", que transmita de alguma forma "emoções"? Um trabalho puramente "estético", geométrico, desligado do homem, como são estes, não pode estar o nível de um outro que seja "hiper-eficiente" nessa transmissão?

Xabita, mencionas que sim, mas de uma forma muito delimitada: quando é "bom para acalmar a alma". Mas então... e os trabalhos que são emotivos e emocionais, esses são maus quando se pretende "acalmar a alma"?

Editado por Samwise, 30 Dezembro 2015 - 14:04 .

Partilhar Post #11 xabita

xabita

• Membro
  • Registo: 09/02/2009

Publicado 30 Dezembro 2015 - 13:59

Ninguém disse que o trabalho não era bom, nem que para ser Bom tem que gerar emoções, eu pelo menos não o digo.

Eu pessoalmente até tenho fotografado mais temas emocionalmente frios, menos emotivos, o que se deve secalhar à minha postura perante a vida, ou então já não me emotivo tanto :D

Mas de um modo geral, as massas acham que um bom trabalho é aquele em que as campainhas lhe tocam, ou seja que ao olhar para uma fotografia as emoções venham à superfície.

Partilhar Post #12 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 30 Dezembro 2015 - 18:01

Desperta a veia arquitetónica dentro de nós.  :th_up: :P

Quero ser arquiteto!!! :lol:

Editado por Oliveiravlg, 30 Dezembro 2015 - 18:02 .

Partilhar Post #13 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 30 Dezembro 2015 - 21:55

Atenção que o facto de serem emocionalmente vazias, na minha opinião não quer dizer que seja algo negativo. É apenas um género que eu por acaso até aprecio mais pelo carácter minimalista. Não desperta emoções mas capta a atenção.

Partilhar Post #14 HugoSousa

HugoSousa

• Membro
  • Registo: 02/11/2015
    • Local: Odivelas, Portugal
    • Newborn & Lifestyle Photography

Publicado 05 Janeiro 2016 - 01:19

Deve ser o facto de ser um apreciador amador de fotografia, o que me faz olhar para estas fotos, como olho para o corrimão que está em serralves .... não entendo!

São fotografias que não entendo ... não me dizem nada. Tirando uma ou outra que apesar de minimalistas, terem algo (uma delas uma que tem a bicicleta e uma parede como fundo interessante), de diferente, as restantes ... são ... <blank>

Mas acredito e aceito que dada a minha fase iniciante no mundo da fotografia, e dado ser um apreciador de coisas palpáveis, reais, e como já por aqui dito, com emoção, este tipo de arte/fotografia ... é deveras ... <blank> :)

Partilhar Post #15 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 05 Janeiro 2016 - 10:27

Visitem e digam-me...

https://www.flickr.c...otos/tssssssss/

Oi, eu também gosto. Individualmente nao reconheço algum brilhantismo até porque há pessoal aqui a apresentar coisas nestas linha.  Mas quando a coisa é vista como conjunto, principalmente quando o formato é 1:1, a leitura muda e passa a dizer outra coisa.

Quando o formato é outro a expressao é menos forte.

Partilhar Post #16 Samwise

Samwise

• Membro

Publicado 06 Janeiro 2016 - 19:17

Mas acredito e aceito que dada a minha fase iniciante no mundo da fotografia, e dado ser um apreciador de coisas palpáveis, reais, e como já por aqui dito, com emoção, este tipo de arte/fotografia ... é deveras ... <blank> :)

Define "coisas palpáveis/reais" e "fotografias com emoção". Define ou dá exemplos.

( Para teres emoções, terás quase obrigatoriamente de ter ou de sentir a presença de seres vivos (ou mortos, na verdade), certo?   a desenvolver... )

Partilhar Post #17 HugoSousa

HugoSousa

• Membro
  • Registo: 02/11/2015
    • Local: Odivelas, Portugal
    • Newborn & Lifestyle Photography

Publicado 07 Janeiro 2016 - 09:30

Define "coisas palpáveis/reais" e "fotografias com emoção". Define ou dá exemplos.

( Para teres emoções, terás quase obrigatoriamente de ter ou de sentir a presença de seres vivos (ou mortos, na verdade), certo?   a desenvolver... )

Não necessariamente. Uma foto de uma praia, do mar, pode transmitir uma emoção, um snetimento de tranquilidade, provocar relaxamento, paz.

Uma paisagem, pode tb transmitir essa tranquilidade. Uma fotografia de um vulcão em erupção pode transmitir medo, respeito, calor.

Coisa palpáveis, coisas do dia a dia ... coisas identificáveis, que são facilmente identificáveis e podem ser associadas a conhecimentos anteriores. Uma janela, uma bicicleta, uma pessoa, uma flor, uma paisagem, um acontecimento. 30 linhas dispostas de forma xpto e fotografadas ... não é palpável para mim.

Depois se tirares uma fotografia a uma pedra da calçada ... uma foto fria, apesar de palpável, pode não transmitir emoção, sentimento. E por isso tb é uma foto que não me agrada ou puxa.

Atenção que, obviamente, sentimento e emoção e até o conceito de palpável/real é de certa forma subjectivo, e como é óbvio, 30 linhas dispostas aleatoriamente, podem despertar para ti um sentimento e faze-rte associar a uma vivência passada ... e por isso transmitir a ti algo, que a mim não transmite.

Por isso é que os gostos são pessoais e subjectivos.