Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Acreditação para concerto e a permissão para captar imagens em estúdio!

• Por favor inicie sessão para responder
19 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 abrantes

abrantes

• Novo Membro
  • Registo: 09/03/2010

Publicado 14 Dezembro 2015 - 22:45

Aí está uma oportunidade para conseguir uma acreditação para fotografar em concerto, e ainda mais especial, captar fotos em estúdio de gravação:

https://www.facebook...coma12/?fref=ts

Vieram falar connosco a sugerir que se criasse uma recompensa no Crowdfunding para quem trabalha em fotografia/vídeo ou está interessado nessa área!

Vamos por isso abrir uma excepção: para quem apoiar com um valor igual ou superior a 100€, para além das recompensas actuais, tem ainda direito a uma acreditação para um dos concertos de lançamento do álbum e a permissão para captar imagens em estúdio, num dos dias de gravação do álbum.
Para quem quer apoiar mas ainda não o fez, é só acederem a este link e a partir daí é fácil.

Muito obrigado a todos!

http://ppl.com.pt/pt...eathaftercoma12

Anúncios

Partilhar Post #2 Casanova

Casanova

• Novo Membro
  • Registo: 24/07/2011

Publicado 15 Dezembro 2015 - 02:02

LOL então estão a pedir a fotógrafos para vos oferecerem fotografias ao vivo e em estúdio e pagarem 100€?
Epa, negócio do ano.

Partilhar Post #3 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 15 Dezembro 2015 - 04:51

Se fizessem mas é o crowdfunding para pagar o fotógrafo é que era uma boa ideia.

Partilhar Post #4 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 15 Dezembro 2015 - 12:08

Realmente.. ou hoje acordei muita burro, ou o nível de "lata" desta proposta é demasiado alto...

Invisto 100€ para ganhar um jantar, acesso ao backstage... tipo jantar/diversão um pouco caros... E ainda tenho que ir fotografar!

Mas vou dar o beneficio da dúvida. Assinam-me "model releases" de borla? Pagam-me as fotografias que por ventura vos interesse?  

Partilhar Post #5 HugoSousa

HugoSousa

• Membro
  • Registo: 02/11/2015
    • Local: Odivelas, Portugal
    • Newborn & Lifestyle Photography

Publicado 15 Dezembro 2015 - 14:49

Fui ver ao Facebook, e eles lá estão a defender o que fizeram. Segundo o que dizem, eles não têm interesse nas fotos, ou seja, as fotos que fossem tiradas seriam do fotografo apenas, e não haveria nada a dar em troca ... a não ser os tais 100€ :)

O interessante, era o que o Paulo M.F. Pires indoica. Se assinarem o Model release, de forma a que o Fotografo (amador/profissional) pudesse depois dar o seguimento que entendesse ás fotos é que era uma recompensa! O resto ....

Partilhar Post #6 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 15 Dezembro 2015 - 17:47

Foi nesse sentido... sempre se vendia alguns bonecos em agências e ou outros trabalhos. 

Mas mesmo assim...

Partilhar Post #7 pldias

pldias

• Membro
  • Registo: 12/02/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 16 Dezembro 2015 - 02:32

Lool, ja se sabia que se muitos trabalham de borla, mas pagar para trabalhar e nem uma banda de renome são. É que se ainda fosse uma banda de renome, se garantissem que só um fotografo (a ir a borla) é que ia ter acesso exclusivo aos bastidores e a fotografar o concerto, era assunto a pensar, pois mais ninguém tinha foto daquele momento e se fossem uma banda de interesse para os media ok.

Agora pagar, não saber se se pode vender as fotos, não ser exclusivo, se 100 burros pagarem para irem fotografar, já estou a ver filme todo.

O MAIS IMPORTANTE VEM AGORA

O total desrespeito pela profissão dos fotógrafos, pagas, e não queremos saber o que fotografas-te, só queremos os 100€.

Um dia destes vou ligar a esses badamecos e dizer "Epa vou fazer um sessão fotográfica, se pagaram 100€ podem vir cantar durante a sessão, podem cantar o que vos apetecer" e mais têm de pagar com antecedência para a produtora saber quem são vocês.

IT Partilhar Post #8 abrantes

abrantes

• Novo Membro

Publicado 16 Dezembro 2015 - 07:10

Bom dia a todos.

Antes de mais todas as criticas são sempre bem vindas.

No entanto, não posso deixar de manifestar a minha surpresa pelas mesmas.

Quem sugeriu à banda a recompensas ligadas à fotografia fui eu.

Antes de mais dizer, que qualquer trabalho feito por profissionais deve ser pago. Ninguém trabalha de graça.

Posto isto, aqui vai a lógica do meu pedido:

Todas as semanas, realizam-se em Portugal, dezenas de encontros fotográficos, a maioria pagos, com temas tão diversos como, retrato, nú, paisagem, acção, produto, etc.....

Para pessoas como eu, que apenas têm a fotografia como hobbie, na maioria das vezes não se pode fotografar em concertos e muito menos ter acesso a gravações em estúdio com possibilidade de captar fotografias.

A banda nunca solicitou qualquer fotografia, que se obtivesse.

O que mais surpreendeu-me, foi que em vez de estarem-se a congratular, por uma banda ter aceite a sugestão, e assim valorizado o tema fotografia, foi o facto de todos pensarem que a banda queria que os fotógrafos trabalhassem de graça.

Se forem a ver as recompensas da campanha, apenas é uma troca de um jantar com a banda, pela possibilidade dos fotografar ao vivo e em estúdio. Apenas isso. 

Cumprimentos.

IT Partilhar Post #9 abrantes

abrantes

• Novo Membro

Publicado 16 Dezembro 2015 - 07:14

LOL então estão a pedir a fotógrafos para vos oferecerem fotografias ao vivo e em estúdio e pagarem 100€?
Epa, negócio do ano.

Não. Isso nunca esteve escrito. 

IT Partilhar Post #10 abrantes

abrantes

• Novo Membro

Publicado 16 Dezembro 2015 - 07:15

Lool, ja se sabia que se muitos trabalham de borla, mas pagar para trabalhar e nem uma banda de renome são. É que se ainda fosse uma banda de renome, se garantissem que só um fotografo (a ir a borla) é que ia ter acesso exclusivo aos bastidores e a fotografar o concerto, era assunto a pensar, pois mais ninguém tinha foto daquele momento e se fossem uma banda de interesse para os media ok.

Agora pagar, não saber se se pode vender as fotos, não ser exclusivo, se 100 burros pagarem para irem fotografar, já estou a ver filme todo.

O MAIS IMPORTANTE VEM AGORA

O total desrespeito pela profissão dos fotógrafos, pagas, e não queremos saber o que fotografas-te, só queremos os 100€.

Um dia destes vou ligar a esses badamecos e dizer "Epa vou fazer um sessão fotográfica, se pagaram 100€ podem vir cantar durante a sessão, podem cantar o que vos apetecer" e mais têm de pagar com antecedência para a produtora saber quem são vocês.

OK. Não leu a noticia, e embarcou nas criticas. 

IT Partilhar Post #11 abrantes

abrantes

• Novo Membro

Publicado 16 Dezembro 2015 - 07:17

Fui ver ao Facebook, e eles lá estão a defender o que fizeram. Segundo o que dizem, eles não têm interesse nas fotos, ou seja, as fotos que fossem tiradas seriam do fotografo apenas, e não haveria nada a dar em troca ... a não ser os tais 100€ :)

O interessante, era o que o Paulo M.F. Pires indoica. Se assinarem o Model release, de forma a que o Fotografo (amador/profissional) pudesse depois dar o seguimento que entendesse ás fotos é que era uma recompensa! O resto ....

Exactamente Hugo. Se € 100 é caro, ou não, cada um tem que analisar. Sou amador e portanto não sabia o que era um "model release", mas às tantas, assinavam isso sem problemas. Ainda são uma banda pouco conhecida, mas quanto a mim, com grande potencial, portanto, quanto mais divulgação melhor.......e obrigado pela critica construtiva!

Partilhar Post #12 HugoSousa

HugoSousa

• Membro
  • Registo: 02/11/2015
    • Local: Odivelas, Portugal
    • Newborn & Lifestyle Photography

Publicado 16 Dezembro 2015 - 09:52

Abrantes,

A questão aqui é a seguinte:

1º - A banda é "desconhecida" e organiza um Crowdfunding para se financiar e se promover.

2º - A banda para angariar esse dinheiro, precisa de dar algo em troca, e assim o faz, com o jantar, etc...

Até aqui tudo bem. estamos a falar de uma relação entre banda e seus fãs, e uma forma de ambos obterem algo numa relação já "conhecida" de autor e fã.

Quando entra no lado profissional, ou até mesmo amador, juntando outras profissões, a coisa começa a "cheirar mal".

Em primeiro lugar, deveriam logo deixar claro que a "oferta" era apenas e exclusiva para amadores, e deixar claro que não se pretenderia obter proveitos do produto fotográfico. Era apenas mais uma experiência para os fãs, onde se dava mais por se receber mais. A partir do momento em que se refere fotógrafos, entra-se no domínio da profissão, e aí a coisa confunde e baralha.

A banda só teria a ganhar, por estar a promover-se, se abrir as portas da sua privacidade em palco e em estúdio para fotógrafos profissionais, que espalhariam o nome da banda. Dado que não iriam pagar por esse trabalho, a forma simples de se fazer engolir isso, era não cobrar. Assim seria novamente uma relação sem compromisso, entre dois profissionais. Uns cantam, outros fotografam. O Fotografo exibe o seu trabalho e ganha com a visibilidade, e a banda ganharia com isso também.

Resumindo, o problema foi terem misturado várias coisas numa única, o que pode originar estes mal- entendidos.

Imagina o que foi sugerido em cima. Que um fotografo, lhes mandasse um email a dizer para eles pagarem 100€ ao fotografo, de forma a que a banda pudesse actuar de borla durante uma sessão fotográfica desse fotografo. Tenho a certeza que a banda não iria achar muita piada e até iria achar insultuoso.

IT Partilhar Post #13 abrantes

abrantes

• Novo Membro

Publicado 16 Dezembro 2015 - 18:03

Hugo, antes de mais dizer, que é salutar termos esta conversa, com apresentação de diversos pontos de vista.

Concordo com quase tudo o que disse. Só quero deixar aqui uma pequena história, não para os fotógrafos profissionais, mas sim para todos os fotógrafos que sofrem de um mal muito comum.....falta de humildade.

Aqui vai:

Um dos melhores fotógrafos de Portugal, a fotografar em determinada situação (não vou dizer qual), aqui à uns anos atrás, ofereceu, repito ofereceu, um portfolio com cerca de 500 fotografias da sua autoria, a uma organização. Na altura, houve algumas criticas, o porquê de ele ter feito, não ganhou dinheiro, as fotos foram usadas algumas vezes (com a ressalva da sua autoria).

Passados uns anos, o que aconteceu a esse fotógrafo? É dos mais conhecidos nesse e em outros meios. Trabalha para meia dúzia de organizações. É sempre o 1º a ser convidado, não só para os eventos, mas também para o antes e depois dos mesmos.

Isto tudo para dizer o quê? Em vez de terem criticado fortemente como o fizeram, o que deviam ter feito, era terem-se perguntado se os € 100,00 pedidos (e que incluem uma série de recompensas) seria ou não proveitoso a médio / longo prazo.

Eu por exemplo, para o meu portfolio pessoal, nem eram as do concerto que procurava (basta ir aos concertos que há por aí, gratuitos e levar uma 70-200, ou uma 70-400, e nem é preciso estar lá à frente). Estava mesmo interessado em tirar em estúdio e apanhar alguns pormenores quer dos equipamentos usados, quer dos próprios músicos.

Mais uma vez, obrigado por ter apresentado o seu ponto de vista.

Cumprimentos.

Partilhar Post #14 pldias

pldias

• Membro
  • Registo: 12/02/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 16 Dezembro 2015 - 21:07

Bem dizes que não, mas li, até fui ao facebook procurar mais informação que não encontrei, no Crowdfunding tambem não esta la  a hipótese colocada que esta no inicio do tópico, portanto so falar sobre o que esta no inicio do tópico.

Antes de ir ao que importar, falar desse tal fotografo que mencionas-te, não é por ja ser ou não conhecido que não se pode dar ou oferecer nada, temos que ver varias perspectivas, ele ofereceu se calhar ja com vista a vir a ser convidada por essas tais organizações.

Eu a uns dois meses fiz o mesmo, estava a fotografar o trabalho que um cliente X tinha feito para um cliente Y, o trabalho do cliente Y pode trazer trabalho para mim, mas o cliente Y não me conhece, muito menos o meu trabalho.

Resultado, ofereci fazer uma fotos ao cliente Y (ele é DJ e produtor), ele gostou das fotos e agora sempre que tem alguém a gravar alguma coisa contrata-me para ir la fotografar, isto sem contar com  as recomendações que ele da aos clientes dele para ser eu a fotografa-los.

Neste caso da banda só estão a pensar em dinheiro, em primeiro lugar, mantendo que existe pagamento deviam limitar o numero de "bilhetes", porque imagina que aparecem 100 pessoas para fotografar, como é?

Passando a parte mais importante para ambos os lados e tambem já falada pelo HugoSousa, DIVULGAÇÃO, em vez de cobrarem 100€  :wallbash: deixavam meia dúzia de pessoas fotografar, mais uma vez limitar o numero de acessos para não haver confusão por falta de espaço, e aproveitavam para ficarem com material para se auto-divulgarem e divulgarem quem os ajudou.

Assim os fotógrafos que forem nessa ideia, pagam, não têm o trabalho deles exposto na pagina da banda, a banda não fica com material para se poder divulgar.

Eu se eles me ligassem a dizer, "Olha la, gostavas de vir tirar umas fotos ao nosso concerto, a gente divulga o teu trabalho e tu divulgas o nosso", neste momento dizia que não, a uns dois anos aceitava.

Outro problema da industria, como já disse é desprezarem o trabalho dos outros, nunca vi uma banda pagar para ir tocar, tal como nunca vi um fotografo pagar para ir fotografar.

Um dos grandes problemas em Portugal é esse, alguém faz o trabalho de borla, neste caso até têm de pagar.

Deixo-te uma pergunta, e é mesmo curiosidade, já percebi o teu lado de como não consegues acesso a este tipo de eventos, pensas-te em pagar para teres o acesso.

Mas fotografavas eles no estudio de ensaios, e depois, o que fazias com as fotos, o que ias ganhar com isso? Ou ias só gastar 100€ para dizer que fotografas-te uma banda que quase ninguém conhece?

Editado por pldias, 16 Dezembro 2015 - 21:14 .

Partilhar Post #15 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 16 Dezembro 2015 - 21:50

bla bla bla pra cá e bla bla bla pra lá resume-se a isto:

Depois da moda de trabalhar de graça o que convém mesmo é pagar para trabalhar.

O resto são estórias.

Mas este caso é muito simples: Quem estiver interessado, que saiba o que está a pagar e o que recebe em troca pelo que paga, que pague e siga com isso.

Até concordo mais com isto do que com os concursos... Ainda assim acho menos enganador.

IT Partilhar Post #16 abrantes

abrantes

• Novo Membro

Publicado 20 Dezembro 2015 - 19:55

Deixo-te uma pergunta, e é mesmo curiosidade, já percebi o teu lado de como não consegues acesso a este tipo de eventos, pensas-te em pagar para teres o acesso.

Mas fotografavas eles no estudio de ensaios, e depois, o que fazias com as fotos, o que ias ganhar com isso? Ou ias só gastar 100€ para dizer que fotografas-te uma banda que quase ninguém conhece?

Boa tarde PLDias.

Começando pelo fim......uma banda que ninguém conhece. Certo. Daqui a uns anos, nunca se sabe. Feliz daquele que tem umas fotos tiradas à 20 anos, de uma banda de Alcobaça, que ninguém conhecia.

O essencial aqui da questão, foi este. A banda está a angariar fundos, através de uma plantaforma de crowfunding, em que se propõem recompensar as ajudas com as chamadas "recompensas". O meu pedido teve a ver com o facto de se poder trocar um jantar com a banda, pela possibilidade de tirar umas fotos em concerto ou em estúdio.

O que ia ganhar com isso? Nada. Puro prazer, de ir tirar umas fotos, de imprimir algumas e apreciá-las. 

Cumprimentos.

IT Partilhar Post #17 abrantes

abrantes

• Novo Membro

Publicado 20 Dezembro 2015 - 20:02

bla bla bla pra cá e bla bla bla pra lá resume-se a isto:

Depois da moda de trabalhar de graça o que convém mesmo é pagar para trabalhar.

O resto são estórias.

Mas este caso é muito simples: Quem estiver interessado, que saiba o que está a pagar e o que recebe em troca pelo que paga, que pague e siga com isso.

Até concordo mais com isto do que com os concursos... Ainda assim acho menos enganador.

OK. Aquilo que escreveu, não tem nada a ver com nada disto. Mas tudo bem.

Partilhar Post #18 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 20 Dezembro 2015 - 21:19

É pá, nada de mais, apenas mais uma ideia de fazer dinheiro aproveitando a ignorância de muitos que também só vêm na fotografia uma forma de ficarem ricos.

Isso é o pai nosso de cada dia na $elva em que vivemos.

Força com a ideia, se aparecerem mil candidatos faz-se vários dias de sessões. Daqui a 10 anos essas fotos vão valer milhões com certeza!

Já agora, alguém tá interessado em fotografar-me todo nu? Nunca se sabe daqui a uns anos...

Partilhar Post #19 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 21 Dezembro 2015 - 10:30

Continuo na mesma... se eles assinarem a autorização, que me permita rentabilizar agora ( ou no futuro ) o meu trabalho, sim, os 100 € podem ser bem investidos.

Já fiz eventos em que tive "prejuízo", mas consegui, a curto prazo, rentabilizar nas agências.

Já agora, alguém tá interessado em fotografar-me todo nu? Nunca se sabe daqui a uns anos...

:D 

Partilhar Post #20 tarantino

tarantino

• Membro
  • Registo: 15/09/2008
    • Local: Oeiras
    • inserir frase aqui em Latim

Publicado 21 Dezembro 2015 - 10:55

A proposta feita acima, nos termos do descrito, é em tudo muito  sobranceira  a spec work, mas diria que ainda mais agudizada.

O único trabalho que faço de graça é quando fotografo alguém para o meu portefólio por minha própria recriação, e nunca a pedido do fotografado. 

Posso perceber que a ideia original não se revista de perjurio propositado ao trabalho do incauto que pagaria 100€, mas não deixa de refletir esta raiz cultural mesquinha do país onde se pede ao cunhado para "safar" as fotos do batizado. E o mesmo cunhado não safa o casamento porque porque....

A ideia de fama possivel num futuro a adivinhar que viesse a pagar dividendos é absolutamente ridicula! A valorização do tempo de cada um deverá ser na mediação do imediato: gastas agora combustivel, tempo, equipamento, mais tempo de edição, mais organização, mais comunicação, divulgação, etc, para - talvez,quiçá, com sorte - vir a receber daqui a 20 anos 5x esse investimento....E nesses 20 anos de espera se so fores fazendo esse tipo de trabalho, vives do quê? Adias a entrada de comida no organismo com promessa de um baanquete? Congelas as contas da luz? pedes ás objectivas que voltem a funcioar e que s´s voltem a avariar  daqui a 20 anos, que é quando talvez,quiça,com sorte, tenhas dinheiro para as reparar?