Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Monitor e disco

• Por favor inicie sessão para responder
33 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 24 Novembro 2015 - 11:20

Ok, tenho de confessar que sou um bocado limitado do ponto de vista informático, considerando o contexto onde me insiro.

Depois desta nota prévia, para evitar gozos e insultos desnecessários  :D , o que vos queria dizer é o seguinte. Gostava de ter um bom monitor e um computador mais rápido.

Posso tratar de comprar um bom monitor, mas o meu problema é o espaço lá em casa - não existe. Por isso, gostava de ter um monitor que se ligasse ao portátil por via wireless ou então apenas com um cabo que também podesse alimentar/dar energia.

Quanto ao computador rápido, vem-me sempre à mente a solução disco SSD, mas, como nunca usei, não sei se fará mesmo muita diferença. É que o meu portáil arrasta-se com o Lightroom... Estou a perder a paciência.  :(

A vocês aí que percebem de soluções informáticas, podem dar umas recomendações?  :th_up:

Tankiú!

Anúncios

Partilhar Post #2 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007

Publicado 24 Novembro 2015 - 12:13

Ruicarv79, o disco SSD faz TODA a diferença.

É o melhor upgrade que podes fazer. Como exemplo, no meu portátil pessoal tenho um processador muito rápido (i7), 16gb de memória e um disco convencional de 5.400rpm o Lightroom funciona bem, mas nota-se lentidão em pastas com muitas fotos. No portátil da empresa com processador mais lento (i5), só com 8Gb de memória, mas disco SSD o Lightroom até voa.

IT Partilhar Post #3 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 24 Novembro 2015 - 12:16

Ruicarv79, o disco SSD faz TODA a diferença.

É o melhor upgrade que podes fazer. Como exemplo, no meu portátil pessoal tenho um processador muito rápido (i7), 16gb de memória e um disco convencional de 5.400rpm o Lightroom funciona bem, mas nota-se lentidão em pastas com muitas fotos. No portátil da empresa com processador mais lento (i5), só com 8Gb de memória, mas disco SSD o Lightroom até voa.

Obrigado dragom.

E colocas nesse SSD o Lightroom + as fotos ou só o Lightroom?

Partilhar Post #4 dragom

dragom

• Membro

Publicado 24 Novembro 2015 - 14:43

Obrigado dragom.

E colocas nesse SSD o Lightroom + as fotos ou só o Lightroom?

Neste caso o Lightroom e as fotos em edição, ou seja, tenho sempre as ultimas sessões no SSD, quando acabo de editar movo-as para um disco externo.

Partilhar Post #5 vertigoPT

vertigoPT

• Membro
  • Registo: 22/12/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 24 Novembro 2015 - 15:48

O que faz toda a diferença é um disco SSD e muita memória RAM. No disco SSD basta estar a correr o sistema operativo e o Photoshop (ou Lightroom). Não há necessidade de as imagens estarem lá também uma vez que são carregadas para memória na altura da edição. Não há necessidade de ter a última versão de CPU para editar imagens, a meu ver. 

Em relação ao monitor, não me parece que exista uma solução simples para o que pretende (ligar via wireless e/ou alimentar o monitor por cabo DVI). Para fotografia a sério um monitor com matriz IPS é indispensável. Eu recomendo os da DELL, da linha Ultrasharp, porque oferecem uma boa relação qualidade/preço. Depois é uma questão de jogar com as dimensões deles para o espaço disponivel. Quanto maior, melhor, claro.

Partilhar Post #6 dragom

dragom

• Membro

Publicado 24 Novembro 2015 - 23:38

O que faz toda a diferença é um disco SSD e muita memória RAM. No disco SSD basta estar a correr o sistema operativo e o Photoshop (ou Lightroom). Não há necessidade de as imagens estarem lá também uma vez que são carregadas para memória na altura da edição. Não há necessidade de ter a última versão de CPU para editar imagens, a meu ver. 

Isso é certo para a edição de uma imagem, mas já não para quando estamos a seleccionar imagens e se passa rapidamente por cada uma de uma pasta com algumas centenas de imagens. Aí o estarem no disco SSD faz toda a diferença.

Partilhar Post #7 tarantino

tarantino

• Membro
  • Registo: 15/09/2008
    • Local: Oeiras
    • inserir frase aqui em Latim

Publicado 25 Novembro 2015 - 08:21

eu passei pela mesma dúvida: " ai, mas troco o gpu" "ai mas troco o processador"? Espetei-lhe com um simles hyperx de 120gb de 50€ e demora , literalmente 7 segundos a ter o ambiente de trabalho aberto, 14 segundos a te-lo funcional.  uso Sony Vegas para video Lightroom, PhaseOne, photoshop, tudo é limpo e suave a rodar...incrivel. e só tenho 8gb de ram...

Ainda considerei adquirir um MAC também para ver se era mais fluido.....a parvoice. 

Editado por tarantino, 25 Novembro 2015 - 08:22 .

Partilhar Post #8 vertigoPT

vertigoPT

• Membro

Publicado 25 Novembro 2015 - 10:35

Isso é certo para a edição de uma imagem, mas já não para quando estamos a seleccionar imagens e se passa rapidamente por cada uma de uma pasta com algumas centenas de imagens. Aí o estarem no disco SSD faz toda a diferença.

Sim, é muito mais rápido, claro. O que estava a querer dizer é que a principal vantagem não é aí mas sim no trabalho do dia-a-dia. Á partida o processo de selecção das melhores fotos será relativamente rápido  em comparação com o processo de edição das mesmas. Em função do tipo de workflow de cada um, as pastas com as fotos das sessões em fase de edição podem ser tão grandes que implicariam um SSD de grande capacidade, com um valor menos interessante. Mas podendo ter tudo em SSD melhor, desde que não estejamos preocupados com a longevidade do mesmo, que diminui em função do volume de utilização (quantidade de escritas) e da quantidade de dados que o disco tem em comparação com o seu tamanho total.

IT Partilhar Post #9 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 25 Novembro 2015 - 13:01

Infelizmente o meu portátil tem apenas 4GB de Ram...

Ainda assim, segundo o que tenho ouvido e lido, um SSD dará bons resultados em termos de velocidade.

O que ponho lá dentro? Já sei que tenho de instalar lá o Lightroom e as fotos que quero trabalhar. Aquilo funciona tipo disco externo banal (desculpem a ignorância)? Ou tenho de instalar o sistema operativo também?  :hmm:

Partilhar Post #10 xabita

xabita

• Membro
  • Registo: 09/02/2009

Publicado 25 Novembro 2015 - 13:33

Disco SSD sem dúvida. O que tens que fazer é uma substituição do teu disco pelo SSD e fazer uma imagem do atual para o SSD.

O antigo podes guardar numa caixa externa por exemplo.

IT Partilhar Post #11 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 25 Novembro 2015 - 14:24

Já me vou meter em trabalhos...  :pout:  Vou deixar para amanhã!  :D

Partilhar Post #12 MaXiM

MaXiM

• Membro
  • Registo: 11/12/2006
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 25 Novembro 2015 - 14:28

mais um para meteres um disco ssd, comprei um 500gb por 200€ para substituir um SSD que era de 120gb e que não chegava para o sistema operativo+software.

acredita que vais notar uma melhoria enorme.

por aqui:

Desktop

Intel I5 

16gb ram

SSD500gb

SSD120gb

HD's 2tb+2tb+1tb

1NAS 3tb em raid 1 (para backup das fotos)

2 dell de 23 IPS

1 Shimian 27" IPS-S (feito pela LG -> o mesmo painel dos da Apple)

e bomba lightroom 6.3 e photoshop cs6 nas horas :)

Partilhar Post #13 vertigoPT

vertigoPT

• Membro

Publicado 25 Novembro 2015 - 14:53

Disco SSD sem dúvida. O que tens que fazer é uma substituição do teu disco pelo SSD e fazer uma imagem do atual para o SSD.

O antigo podes guardar numa caixa externa por exemplo.

Para fazer a copia do sistema operativo do disco actual para o disco novo, recomendo isto:

https://www.paragon-...rate-OS-to-SSD/

Por pouco mais de 15 euros poupas uma dor de cabeça grande. Copia todo o disco actual para o disco novo (se houver espaço) ou então copia apenas o sistema operativo e software escolhido do disco actual para o disco SSD. Assim evitas ter de instalar tudo de novo.

Partilhar Post #14 MLopes

MLopes

• Membro
  • Registo: 20/09/2009

Publicado 26 Novembro 2015 - 17:24

tal como já foi dito um ssd faz toda a diferença do mundo particularmente ao nível da velocidade de arranque do computador e de leitura/escrita de ficheiros (quanto maiores mais se nota) mas, e nestas coisas há sempre um mas :), com pouca ram fica-se estrangulado.

mito: mais ram significa um computador mais rápido.

de facto mais ram não aumenta a velocidade do computador. mais ram permite-nos fazer mais coisas ao mesmo tempo de forma mais rápida e fluída. este é o estrangulamento. exceções: aplicações como o photoshop (ou processamento de vídeo) que são ávidas de ram, em particular com imagens muito grandes ou várias imagens abertas ao mesmo tempo, surf-aholic websurfing e impressão de grandes ficheiros.

se não houver ram suficiente o computador vai recorer ao disco o que é sempre mais lento, mesmo que tenhamos um ssd.

por outro lado, em sistemas 32bits o problema da falta de ram manifesta-se menos do que em sistemas 64bits. acresce ainda que sistemas de 32bits com base em windows 7 não conseguem ver mais do que 4gb de ram sem serem modificados e a modificação não é suportada pela microsoft.

por outro lado ram vazia é ram desperdiçada pelo que, em termos muito genéricos, parece que a generalidade do pessoal acha que o sweet spot está nos 8gb.

contudo, em sistemas de 64bits com aplicações como photoshop e processamento de vídeo, quanto mais ram melhor. no final é tudo uma questão de orçamento! :)

quanto ao ssd o tamanho também importa e quanto maior melhor e mais rápido.

se não quisermos instalar tudo de novo ao atualizar para o ssd, então ferramentas como as que o vertigoPT referiu ajudam a fazer uma clonagem do nosso hdd para o ssd. depois é só tirar um e colocar o outro (se tudo correr pelo melhor). ;)

monitor, pois...para satisfazer as tuas exigências não faço ideia (particularmente aquela da alimentação ser feita pela ligação ao computador). também ando à procura de um monitor com widegamut facilmente ligável a um macbookpro e que não me arruine :)

Editado por MLopes, 26 Novembro 2015 - 17:40 .

Partilhar Post #15 vertigoPT

vertigoPT

• Membro

Publicado 26 Novembro 2015 - 17:38

por outro lado, em sistemas 32bits o problema da falta de ram manifesta-se menos do que em sistemas 64bits. acresce ainda que sistemas de 32bits com base em windows 7 não conseguem ver mais do que 4gb de ram sem serem modificados e a modificação não é suportada pela microsoft.

Não me sequer pensado que podiamos estar a falar de sistemas operativos de 32 bits. O que está a ser discutido só faz realmente sentido se o sistema operativo for de 64 bits. Se não for, tal como disse o MLopes, podem meter a RAM que quiserem que ele só usa 4Gb. 

Em resumo:

- Disco SSD (250Gb + disco "normal" ou SSD maior)

- 8Gb de RAM

- SO de 64bits 

são as características minimas (ou até ideais do ponto de vista custo/benefício) para um Photoshop ou Lightroom sem soluços.

Partilhar Post #16 MaXiM

MaXiM

• Membro

Publicado 27 Novembro 2015 - 11:04

hoje na amazon.es o SSD 850 de 500gb fica em 136,56€ com entrega em PT -> eu paguei 200€ ha 3 meses.

http://www.amazon.es...=A1AT7YVPFBWXBL

fica a dica :)

Partilhar Post #17 vertigoPT

vertigoPT

• Membro

Publicado 27 Novembro 2015 - 11:08

hoje na amazon.es o SSD 850 de 500gb fica em 136,56€ com entrega em PT -> eu paguei 200€ ha 3 meses.

Óptimo preço! Boa dica.

Partilhar Post #18 dragom

dragom

• Membro

Publicado 27 Novembro 2015 - 11:41

fica a dica :)

Obrigado pela dica. Já comprei para actualizar o meu pc de casa.

Partilhar Post #19 MaXiM

MaXiM

• Membro

Publicado 27 Novembro 2015 - 11:54

ou este SSD Sandisk Ultra II de 960gb por 245€ com entrega em PT

eu tenho o Samsung 850 que referi e é muito bom!

Partilhar Post #20 tarantino

tarantino

• Membro
  • Registo: 15/09/2008
    • Local: Oeiras
    • inserir frase aqui em Latim

Publicado 28 Novembro 2015 - 23:11

mais um para meteres um disco ssd, comprei um 500gb por 200€ para substituir um SSD que era de 120gb e que não chegava para o sistema operativo+software.

acredita que vais notar uma melhoria enorme.

por aqui:
Desktop
Intel I5
16gb ram
SSD500gb
SSD120gb
HD's 2tb+2tb+1tb
1NAS 3tb em raid 1 (para backup das fotos)

2 dell de 23 IPS
1 Shimian 27" IPS-S (feito pela LG -> o mesmo painel dos da Apple)

e bomba lightroom 6.3 e photoshop cs6 nas horas :)

Maxim, e uma foto desse setup?! Brutal!