Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Sobreposição de exposições à Titarenko

• Por favor inicie sessão para responder
5 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 13 Novembro 2015 - 11:03

A pedido de alguns amigos vou explicar como faço o efeito Titarenko.

Devo, para já dizer, apesar de óbvio, que o resultado não é igual. Titarenko geralmente usa este efeito em locais com grande fluxo de pessoas em movimento lento. Usa médio formado em filme. Sem essas condições não me parece possível realizar uma aproximação credível ao seu fantástico trabalho.

Estas foram as minhas tentativas, realizadas, basicamente da mesma forma, variando apenas as condições de cenário e o movimento das pessoas. Obviamente que o contexto é muito diferente, daí, também, o resultado ser diferente. Nalgumas fotos, usei o efeito para outros fins, mas a técnica foi a mesma.

Aqui vão alguns exemplos meus, de tentativas de imitar em digital, e com um sensor minúsculo, o efeito.

1.

22343925733_01734b8b05_k.jpgFirst Supper by Antero Avila, no Flickr

2.

19262536940_216b394799_k.jpgSanjoaninas 2015 I by Antero Avila, no Flickr

3.

17869583809_9c6a094435_k.jpgAndré Gunko II by Antero Avila, no Flickr

4.

16984174065_79610c6b4c_k.jpgOrquestra by Antero Avila, no Flickr

5.

16398339675_14da45f5f1_k.jpgCasa cheia. by Antero Avila, no Flickr

6.

16316222641_880e18393a_k.jpgRecreio do passado by Antero Avila, no Flickr

Como é que isto foi feito?

Aqui vai:

- As fotos devem ser tiradas com velocidade de obturação baixa. Quando mais lentas forem as pessoas, mais lento deverá ser a velocidade do obturador. O objectivo é que haja uma sensação de movimento DENSO. Velocidade muito baixa fica demasiado fantasmagórico e pouco denso (como na 6.). Demasiado alta ficam muito nítidos e pouco densos também (como na 5)

- com velocidades baixas deve-se usar tripé. Além disso, convém que tudo o que for fundo esteja imóvel e com o mesmo enquadramento.

- Tirar muitas fotos. pensando que depois se vão usar entre 6 a 10 sensivelmente. Mas tira-se mais, pois conforme o movimento das pessoas, algumas podem não servir.

- Em PP fazer uma primeiro ajuste da exposição e aplicá-lo a todas as fotos escolhidas.

- Enviar as fotos escolhidas para o Photoshop como layers.

- Seleccionar todos os layers, EDIT/Auto-Align layers. (se usarem tripé podem saltar este passo)

- Seleccionar todos os layers, click direito, Criar Smart Object
(nota: eu guardo sempre um layer fora do smart object para corrigir algum eventual pormenor que fique mal no que se vai passar a seguir)

- vão agora ao menu LAYER/Smart Objects/Stack Mode/Mean

Esperam... et voilá... Já deve estar o efeito criado. Podem também experimentar o MEDIAN, mas pela minha experiência o MEAN dá sempre um resultado mais denso.

- Depois flaten image, crop a gosto, transformar em P&B, e fazer uma PP com esta imagem.

Qualquer dúvida é só perguntar, pois posso não me ter sabido explicar.

E agradeço dicas para melhorar (esta é a parte mais importante disto tudo)!

Toca a experimentar!

Editado por anterix, 13 Novembro 2015 - 11:07 .

Anúncios

Partilhar Post #2 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 13 Novembro 2015 - 11:19

Muito interessante. Obrigado por partilhares o teu método. Tenho de experimentar.

A foto 3 está fabulosa.

Partilhar Post #3 kemmy

kemmy

• Membro
  • Registo: 03/05/2014
    • Local: Lisboa

Publicado 13 Novembro 2015 - 11:26

Obrigado pela partilha, também gosto muito da 3, resultou muito bem.

Partilhar Post #4 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 13 Novembro 2015 - 11:37

Também gosto deste efeito em algumas fotos e agradeço a explicação.

Partilhar Post #5 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 13 Novembro 2015 - 13:51

Boas Antero.

A única pessoa que conheço a reproduzir quase na perfeição o "efeito Titarenko" és tu. Na certeza que só não o superas porque as condições que tens não são trabalhadas para tal.

Há uma coisa que sempre me intrigou no Titarenko que foi o facto de usar filme...não sei se torna mais fácil ou mais difícil obter o resultado. O que sei é que não será assim tão simples.

Para mim, as que melhor reproduzem o efeito são a #2 e a #6. E a #6, já te tinha dito que está realmente muito boa! Tens que a repetir, mas com mais transeuntes :)

Acredito que depois de te ter "desafiado" à talvez um ano a reproduzir estas fotos tu tenhas dado a volta ao miolo para chegar aos resultados que tens apresentado, mas a cereja no topo do bolo foi teres partilhado a técnica. Obrigado :)

Forte abraço.

Partilhar Post #6 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 13 Novembro 2015 - 14:35

Muito interessante ;)
Boas fotos.
Adoro a do violoncelo e as duas ultimas...

Cumps