Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Raw para Jpg (Canon 750d)

• Por favor inicie sessão para responder
17 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Psychotropic

Psychotropic

• Membro
  • Registo: 01/02/2014

Publicado 08 Novembro 2015 - 21:34

Olá a todos!

Entre 2010 e 2015 tive uma Canon 550d que trazia um cd com software e durante estes 5 anos converti os meus ficheiros raw em foto jpg com o software "Digital Photo Professional", que vinha gratuito no cd.

Agora comprei recentemente uma Canon 750d e os ficheiros raw não são reconhecidos por este software (que inconveniente...). Estive a ver nos cds que vieram com a máquina e não há software do mesmo tipo, que permita a conversão raw para jpg.

O que aconselham?

Já tentei fazer dois downloads mas um deles só permitia converter 1 foto de cada vez e o outro também é uma versão limitada no tempo e no nº de fotos a converter em simultâneo (5).

Além disso não consigo confiar que me façam o mesmo trabalho que o outro fazia. Tenho receio que as imagens não fiquem com a qualidade com que poderiam ficar e que eu sendo um bocado leigo na matéria não o saiba identificar (até porque tenho também lente nova e posso pensar que é característica da lente).

Obrigado e cumprimentos,

-p_

Anúncios

Partilhar Post #2 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 08 Novembro 2015 - 21:57

É estranho a máquina não trazer o DPP. Vai ao site da Canon e faz o upload da versão compatível. É grátis.

Partilhar Post #3 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 08 Novembro 2015 - 21:57

Quando preciso de fazer isso, faço no PS, num automate com alguns acertos.

IT Partilhar Post #4 Psychotropic

Psychotropic

• Membro

Publicado 09 Novembro 2015 - 05:59

Olá!

Muito obrigado aos dois ;)

A solução sugerida pelo _jn_ é de facto a mais desejável, porém isto aqui para os meus lados está enguiçado e depois de fazer o download do ficheiro fui instalar o programa e diz-me que é incompatível com o sistema operativo que utilizo (windows vista).

Já mandei um email para o apoio da Canon perguntando se me conseguem arranjar alguma solução alternativa.

E entretanto estou a fazer as conversões com softwares de trial que tenho arranjado na net, mas ainda não arranjei nenhum que dê para converter um número ilimitado de fotos em "simultâneo" (só com uma ordem). Além disso usei um que afinal além de me converter as fotos também lhe fazia um tipo de ajuste automático... (algo que não pretendo).

Obrigado mais uma vez.

-p_

IT Partilhar Post #5 Psychotropic

Psychotropic

• Membro

Publicado 09 Novembro 2015 - 14:43

Boas!

Já tenho uma resposta da Canon mas infelizmente é uma resposta tipo genérica sem qualquer tipo de boa vontade para me sugerirem uma solução alternativa...

Cá está:

Obrigado pelo seu pedido e por contactar a Canon.

Lamentamos o facto de não existir um controlador actualizado para o seu produto Canon.

Para explicar esta falta de disponibilidade, gostaríamos de lhe facultar algumas informações adicionais sobre a política da Canon, no que se refere ao fornecimento de controladores para novos sistemas operativos.

Por ocasião do lançamento de um novo produto, geralmente a Canon fornece controladores, para que o produto em questão possa funcionar em todos os sistemas operativos, existentes e previstos para o futuro.

Quando é anunciado o lançamento de um novo sistema operativo, a Canon revê a gama de produtos existentes para verificar quais, desses produtos, podem ser considerados para o fornecimento de controladores compatíveis.

Esta decisão pode ser influenciada por vários factores. Entre eles incluem-se (mas não estão limitados a) factores como a compatibilidade técnica entre o novo sistema operativo e o produto Canon, o custo de desenvolvimento do controlador, o custo de suporte de actualizações do produto de software, a emissão de certificação do controlador desenvolvido, pelo sistema operativo em questão, o ciclo de vida previsto do produto Canon e os custos associados à garantia da qualidade.

A Canon respeita o direito que os seus clientes têm de actualizar os seus sistemas operativos e tenta sempre esclarecer, no momento da compra, quais os produtos que funcionam com cada sistema operativo.

Além disso, a Canon aconselha sempre os seus clientes a verificarem a compatibilidade dos seus produtos Canon associados, antes da actualização de um sistema operativo. Para este efeito, a nossa equipa do helpdesk de assistência ao consumidor está sempre disponível para ajudar os clientes neste tipo de dúvidas.

Esperamos que as informações anteriores sejam suficientemente esclarecedoras, no que se refere à indisponibilidade do controlador actualizado de que necessita.

Para qualquer outra questão, não deixe de nos contactar com o número do pedido de serviço indicado neste e-mail.

Melhores cumprimentos,

L. CANELADA PINHEIRO
Canon Services & Support

Vou ter que continuar a remediar com o que tenho até que me decida um dia a mudar de sistema operativo (que é como quem diz, até comprar um portátil novo).

Obrigado e todos!

-p_

Partilhar Post #6 sparrow

sparrow

• Membro
  • Registo: 06/04/2011
    • Local: Póvoa da Galega - Mafra

Publicado 09 Novembro 2015 - 14:52

tens o adobe dng converter que é gratuito e podes passar de raw para DNG automaticamente.

depois tens outros programas gratuitos que podes usar para editar os DNGs a gosto.

https://www.adobe.co...latform=Windows

Partilhar Post #7 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 09 Novembro 2015 - 15:12

Experimenta a última actualização que funcione em Vista. Pode ser que reconheça os RAW da tua máquina. Eu uso versões antigas do DPP para abrir RAW da 5D III, em computadores com o Vista e funciona perfeitamente.

Partilhar Post #8 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 09 Novembro 2015 - 20:22

Experimenta instalar no disco D.

Há programas que não é possível instalar no mesmo disco onde está o vista.

(tive um caso assim que resultou instalando no disco D)

IT Partilhar Post #9 Psychotropic

Psychotropic

• Membro

Publicado 12 Novembro 2015 - 18:32

Boas!

Obrigado a todos. Ainda assim, infelizmente, nada feito :D

tens o adobe dng converter que é gratuito e podes passar de raw para DNG automaticamente.

depois tens outros programas gratuitos que podes usar para editar os DNGs a gosto.

https://www.adobe.co...latform=Windows

Esse funciona perfeitamente para todos os raws que tenho feito com outras máquinas. Para os raw da 750d (que a Canon teve a genial ideia de fazer de um tipo diferente), não funciona.

Oliveiravlg: Experimentei e não deu. Mas obrigado pela ideia, valeu a pena experimentar pois até havia boas probabilidades de ser uma solução.

_jn_: Pelo que estive a ver entre a versão 3.8.0 e a versão 4.0 não existe nenhuma intermédia que leia estes ficheiros e ao mesmo tempo seja compativel com windows vista.

Está mais que claro que a Canon meteu o pé na poça. Vejam só a resposta que me enviaram, que mais não é que uma resposta "template" que já terá sido certamente utilizada milhares de vezes. Eu pergunto-lhes se me sugerem alguma alternativa e eles fazem esta defesa toda ainda sequer antes de eu os criticar ou acusar do que quer que seja.

Então fazem máquinas novas (750d, por exemplo) que grava os raw num formato que a grande maioria dos programas não reconhece? E teria custado muito darem a opção ao utilizador de gravar em ambos os modos ou de eleger gravar no que mais lhe interessasse?

Isto é quase como dizer que para quem usa windows vista (ou outros tantos sistemas operativos) as novas máquinas da Canon são uma compra que já vem desde logo com um grande inconveniente: obrigam também à mudança do sistema operativo, que é quase como quem diz, à compra de um novo computador. E com que necessidade? (...quando bastava darem, no menu da máquina, a opção de fotografar em raw "pré-2015"...)

Cumprimentos!

-p_

Partilhar Post #10 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 12 Novembro 2015 - 21:45

Muito estranho.

Diz-me uma coisa, na opção de gravação em RAW / JPEG a tua máquina tem quantos tipos de RAW? Em qual estás a gravar?

IT Partilhar Post #11 Psychotropic

Psychotropic

• Membro

Publicado 12 Novembro 2015 - 22:30

Boas!

Cá está a parte do menu da máquina em que escolho RAW+L. Como podes ver também dá para escolher só RAW, mas o efeito é o mesmo.

124jwaf.jpg

Depois os ficheiros aparentemente são iguais aos que a 550d fazia. São também .CR2, mas o DPP 3.8 lê os .CR2 feitos pela 550d mas não lê os .CR2 feitos pela 750d.

Obrigado!

-p_

Partilhar Post #12 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 13 Novembro 2015 - 11:40

Tás lixado com o Vista, tanto a versão mais recente do DPP assim como a mínima versão do DNG converter da Adobe (a 8.8) requer pelo menos o Windows 7.

Partilhar Post #13 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 13 Novembro 2015 - 11:45

Sim. Acho (mais) uma falta de respeito pelo consumidor.

Partilhar Post #14 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 13 Novembro 2015 - 13:27

Quando compraste a máquina não vinha lá a dizer os requisitos mínimos para poder usar o software deles? 
Quem meteu o pé na poça foste tu ao esperar usar um software que não é compatível com o teu computador.

Em todos os updates de máquinas, os raws não são reconhecidos na versão anterior dos softwares. Não é algo que eles fizeram magicamente só na 750D. É normal em todas as máquinas e em todas as marcas. Todos os editores de raw têm actualizações para suportar os raws das novas máquinas. 

http://rawtherapee.com/

Partilhar Post #15 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 13 Novembro 2015 - 15:41

O Vista já tem 8 anos. Entretanto já saiu o Windows 7, o 8, o 8.1 e o 10. Quem não acompanha, fica para trás. É a maneira de vender computadores novos. Para além disso abrir um RAW com mais de 20 megapixels num computador mais antigo e processá-lo vai ser complicado.

IT Partilhar Post #16 Psychotropic

Psychotropic

• Membro

Publicado 13 Novembro 2015 - 18:29

Tás lixado com o Vista, tanto a versão mais recente do DPP assim como a mínima versão do DNG converter da Adobe (a 8.8) requer pelo menos o Windows 7.

Pois é ;)

Sim. Acho (mais) uma falta de respeito pelo consumidor.

Sem dúvida.

Quando compraste a máquina não vinha lá a dizer os requisitos mínimos para poder usar o software deles? 
Quem meteu o pé na poça foste tu ao esperar usar um software que não é compatível com o teu computador.

Em todos os updates de máquinas, os raws não são reconhecidos na versão anterior dos softwares. Não é algo que eles fizeram magicamente só na 750D. É normal em todas as máquinas e em todas as marcas. Todos os editores de raw têm actualizações para suportar os raws das novas máquinas. 

http://rawtherapee.com/

Obviamente que eu quando abro este tópico já parto do principio que quem meteu o pé na poça fui eu. Caso contrário nem teria aberto o dito tópico. O que me aborrece é, após o "assombroso erro" que cometi, não conseguir encontrar outra solução senão a de comprar outro computador.

Já antes tinha mudado de máquina e não precisei sequer de mudar de software para continuar a converter ficheiros raw em jpg. Mais, o freeware que arranjei e que estou a usar para fazer a conversão (mas que infelizmente só dá para converter 1 ficheiro de cada vez), tanto reconhece os raw da 550d como os raw da 750d.

Não deverá ser nada do outro mundo conseguir fazer isso para que a Canon não tenha também uma oção que faça o mesmo ou no seu software ou na própria máquina. É essa a minha critica, pois que meti o pé na poça isso já vi que meti. Mas agradeço o comentário, assim confirmo a minha crença.

Ou melhor, de certa forma não meti, pois compraria novamente a mesma máquina mesmo sabendo disto e, adivinhem, ciriticaría da mesma forma. E, depois, se num fórum se chegasse à conclusão de que ninguém me consegue sugerir uma alternativa válida, sería certamente acusado de ser eu o culpável pela situação. Portanto, nada de novo...

O Vista já tem 8 anos. Entretanto já saiu o Windows 7, o 8, o 8.1 e o 10. Quem não acompanha, fica para trás. É a maneira de vender computadores novos. Para além disso abrir um RAW com mais de 20 megapixels num computador mais antigo e processá-lo vai ser complicado.

Pois estou a usar o "Easy2Convert raw to jpg" e estou a processar os ficheiros com mais de 20 megapixels neste computador sem qualquer complicação ou entrave.

Aliás, os raw da 550d e os da 750d não têm assim grande diferença em termos de peso.

Para terminar, o facto de não ter um computador "mais moderno" é por decisão pessoal. Eu até comprei um HP Envy 15 em finais de 2013 (i7, 8gb, 1tb) que vendi depois no final de 2014 porque não me consegui (essencialmente por preguiça, é verdade) habituar ao novo portátil nem ao windows 8. Como depois de o usar 4 ou 5 vezes só me dava era chatices e demorava 3 vezes mais tempo a fazer qualquer tarefa que comparativamente com este velhinho, continuei sempre a usar o velhinho e vendi o Envy 15 em finais de 2014 (antes que acabasse a garantia e depois perde-se muito valor).

Nunca imaginei que fosse por comprar uma máquina fotográfica nova (que é quase igual à anterior) que me voltaría a ver forçado a comprar novo portátil.

Talvez a Canon devesse avisar o cliente no momento da compra de que ao comprar aquela máquina só é possível fazer e processar ficheiros raw para quem usa sistemas operativos mais recentes que o windows vista. Claro que quem quiser consegue encontrar essa informação, mas vamos lá a ser sérios e admitir que mais de 90% dos compradores não se vão preocupar com algo que nem faz muito sentido. E a Canon deveria saber disso. Apenas essa pequena crítica, porque lá que quem meteu o pé na poça fui eu, disso não tenho qualquer dúvida.

Tenho um colega de trabalho que se ofereceu para processar os meus raw (já que estamos a falar de fotos de trabalho). Ele tem uma Nikon das últimas gerações e fotografa sempre em raw. Os programas que ele usa para processar os seus raw (também com 24mp), não reconhece também estes raw da Canon.

Cumprimentos.

-p_

Partilhar Post #17 malakas

malakas

• Membro
  • Registo: 04/12/2010

Publicado 16 Novembro 2015 - 10:52

Ao invés de investires num computador podes investir no lightroom (se funcionar no vista?)

IT Partilhar Post #18 Psychotropic

Psychotropic

• Membro

Publicado 19 Novembro 2015 - 00:00

Ao invés de investires num computador podes investir no lightroom (se funcionar no vista?)

Oi malakas!

Obrigado. Pois, é verdade, desde que o lightroom consiga ler estes ficheiros novos raw que as novas Canon produzem sería uma solução. Mas de qualquer das formas estou mesmo mais inclinado para comprar computador novo uma vez que no meu caso já não é só por este motivo que justifica trocar de pc.

Cumprimentos!

-