Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

AF em vídeo - Canon 6D

• Por favor inicie sessão para responder
17 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 29 Setembro 2015 - 14:41

Partilho um vídeo da Canon que me deixou espantado:

Vendo este vídeo parece que a Canon 6D consegue fazer AF durante o vídeo... No entanto, já experimentei mais do que uma vez e não funciona. Lá tenho eu de afinar a focagem antes de começar a filmar e tentar manter a distância ao sujeito enquanto filmo, doutra forma lá se vai o focus...

Qual é a vossa experiência?

Anúncios

Partilhar Post #2 sparrow

sparrow

• Membro
  • Registo: 06/04/2011
    • Local: Póvoa da Galega - Mafra

Publicado 29 Setembro 2015 - 16:07

penso que, se carregares no botão de focar, ela foca durante o video. mas só quando carregas.

IT Partilhar Post #3 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 29 Setembro 2015 - 16:22

penso que, se carregares no botão de focar, ela foca durante o video. mas só quando carregas.

Pois foca, foca, mas não sem antes andar para trás e para a frente a tentar acertar com o foco. Tudo isto se vê e ouve no vídeo. Bela opção...  :pout:

O que a Canon sugere no vídeo é uma coisa diferente: é que é possível focar antes e manter a focagem durante o vídeo...

Partilhar Post #4 josecarloscarvalho

josecarloscarvalho

• Membro
  • Registo: 20/11/2014
    • Local: Viseu
    • Fotografia, um método artístico expressivo da nossa realidade individual neste "nosso" mundo...

Publicado 29 Setembro 2015 - 18:38

Pela minha experiência vídeo é mesmo com focagem manual...  ;) 
Não confio na focagem automática da Canon...  :blush: E também outros aspectos como o delay e o ruído que provoca, para além de não focar bem o que queremos e de procurar focar novamente se mexermos um nadinha a câmara... Enfim, as nossas mãos ainda são muito eficazes!  :th_up: 

No entanto há um grande problema, nomeadamente quando se quer mudar a distância focal e a focagem ao mesmo tempo, enquanto se segura a câmara com a outra mão ou essa mão segura e roda o tripé... É um desafio impossível, para mim...  :(

Partilhar Post #5 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 29 Setembro 2015 - 19:59

Pois foca, foca, mas não sem antes andar para trás e para a frente a tentar acertar com o foco. Tudo isto se vê e ouve no vídeo. Bela opção...  :pout:

O que a Canon sugere no vídeo é uma coisa diferente: é que é possível focar antes e manter a focagem durante o vídeo...

Ouve o que o Sparrow diz, ele não fala sem pensar primeiro :)

O que acontece no modo de detecção de rosto é o poderes focar o rosto sem mexeres a câmera, mas precisas de carregar no botão de trás (AF-ON) ou no Shutter, sozinha ela não foca.

Quando filmas, podes sempre focar primeiro, e depois mantêns a mão no zoom, se o objecto se afasta, rodas para a esquerda, se se aproxima, rodas para a direita.

Se queres que a máquina faça tudo sozinha... Filma com o telemóvel ;)

Partilhar Post #6 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 29 Setembro 2015 - 20:47

Conselho curto e grosso: Querem fazer video, usem uma camcorder. :D

IT Partilhar Post #7 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 29 Setembro 2015 - 21:42

Ouve o que o Sparrow diz, ele não fala sem pensar primeiro :)

O que acontece no modo de detecção de rosto é o poderes focar o rosto sem mexeres a câmera, mas precisas de carregar no botão de trás (AF-ON) ou no Shutter, sozinha ela não foca.

Quando filmas, podes sempre focar primeiro, e depois mantêns a mão no zoom, se o objecto se afasta, rodas para a esquerda, se se aproxima, rodas para a direita.

Se queres que a máquina faça tudo sozinha... Filma com o telemóvel ;)

Eu sei que a máquina não faz tudo sozinha, mas o que me levou a partilhar o vídeo e a abrir este tópico foi este vídeo da Canon. Quem vê o vídeo pode pensar que a 6D faz seguimento da focagem durante o vídeo (à lá 70D).

A verdade é que o botão AF-On é uma treta. Sim, se carregares nele durante o vídeo a câmara foca no ponto escolhido, mas anda para ali para a frente e para trás (até adquirir a focagem correcta) e fica uma grande porcaria no vídeo...  :pout:  No fundo, é uma não-opção, pelo menos para mim.

Essa da detecção de rosto não conhecia, mas quase que aposto que não funciona muito bem. Vou experimentar.

Enfim, no final do dia, acho que a única opção é mesmo focar antes e tentar manter a distância ao sujeito.

Se usar zoom ou mudar a distancia, bem, acho que terá de ser "a olho", mas só por sorte a coisa sairá bem.

Partilhar Post #8 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 29 Setembro 2015 - 21:52

O facto de ser obrigado a focar e desfocar manualmente durante a filmagem é uma mais valia. Treina isso e vais ver que os videos ficam muito mais bonitos do que estar sempre tudo ficado. Focar e desfocar faz parte da arte de filmar.

Partilhar Post #9 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 30 Setembro 2015 - 01:03

As máquinas de vídeo têm zebras para ajudar a focar, podes usar isso com o magik lantern.

Podes tb usar um viewdinder, que amplia o ecrã e torna td mais fácil.

Se fosse fácil filmar bem (ou fotografar, já agora) toda a gente o fazia... Não é?

Partilhar Post #10 sparrow

sparrow

• Membro
  • Registo: 06/04/2011
    • Local: Póvoa da Galega - Mafra

Publicado 30 Setembro 2015 - 10:22

aos 1:20 vê-se a focagem aos saltos... o normal e é o que acontece.

os 1:30 ela não está a focar, está apenas a seguir a cara. se carregar no af a máquina foca com base naquele quadrado da cara ao invés do rectângulo. aos saltos na mesma.

e a focagem aos saltos não está dependente da objectiva... ontem recebi a 50mm f1.8 STM que tinha encomendado há quase duas semanas (desta vez a amazon portou-se mal na entrega) e, como tinha visto este teu post, fui experimentar se por ser STM tinha diferença. Foi igual! (numa 5D Mark II... mas deve ir dar ao mesmo)

Partilhar Post #11 josecarloscarvalho

josecarloscarvalho

• Membro
    • Fotografia, um método artístico expressivo da nossa realidade individual neste "nosso" mundo...

Publicado 29 Novembro 2015 - 23:20

A 6D e o sistema STM não jogam na mesma equipa, penso...  :mellow: 

Eu vendi recentemente a minha 6D, mas antes ainda rodei uma curta-metragem inteira com ela, sempre em focagem manual... sem ampliador, ligação externa ou o que quer que fosse... e não falhei focos, acho que não é "rocket science"...  :) 

Agora numa Sony A5000 que comprei agora, a usar objectivas em focagem manual sim, vejo-me à rasca... Porque a resolução do ecrã não é assim tão boa...  :(

Partilhar Post #12 westsurfer

westsurfer

• Membro
  • Registo: 11/01/2010
    • Local: Figueira da Foz

Publicado 02 Dezembro 2015 - 23:24

Filmar com slr é para focar em manual, aí é que está a arte de filmar com estas máquinas, a mim dá me um gozo tremendo, tenho a 6D e a 70D. O foco/desfoque principalmente em grandes aberturas é que dá aquela magia!

Editado por westsurfer, 02 Dezembro 2015 - 23:24 .

Partilhar Post #13 josecarloscarvalho

josecarloscarvalho

• Membro

Publicado 12 Dezembro 2015 - 17:31

Filmar com slr é para focar em manual, aí é que está a arte de filmar com estas máquinas, a mim dá me um gozo tremendo, tenho a 6D e a 70D. O foco/desfoque principalmente em grandes aberturas é que dá aquela magia!

Completamente de acordo!  :th_up: 
Aliás para mim o AF em vídeo nem faz grande sentido... :blush:  Só se estiver porventura a filmar algo que se mexa muito depressa... xD

IT Partilhar Post #14 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 14 Dezembro 2015 - 11:27

Aliás para mim o AF em vídeo nem faz grande sentido... :blush:  

Porque?

Partilhar Post #15 josecarloscarvalho

josecarloscarvalho

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2015 - 00:07

Porque?

Esta é uma das perguntas a que me apetece responder simplesmente "porque sim"...  :clap: 

O AF no vídeo só "atrapalha", pelo menos em DSLR's como a 6D... A menos que se estejam a filmar planos fixos de um objecto, em que se foque esse mesmo objecto primeiro com auxílio do AF e então se grave... De resto só faz ruído e falha tudo...  -_- 

Mesmo com a tecnologia STM (que na 6D penso não dar...) nota-se que o público-alvo decerto para essas câmaras não será aquele que pretende realizar algo sério e "pro", senão vídeos amadores... O ponto de foco está constantemente a ser procurado e foca-se tudo menos o que se quer, por vezes... 

Vídeo em DSLR para mim é com MF... Tem que ser... B)

Partilhar Post #16 josecarloscarvalho

josecarloscarvalho

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2015 - 00:08

:th_up:  :clap:  :th_up:

IT Partilhar Post #17 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2015 - 08:57

Esta é uma das perguntas a que me apetece responder simplesmente "porque sim"...  :clap: 

O AF no vídeo só "atrapalha", pelo menos em DSLR's como a 6D... A menos que se estejam a filmar planos fixos de um objecto, em que se foque esse mesmo objecto primeiro com auxílio do AF e então se grave... De resto só faz ruído e falha tudo...  -_- 

Mesmo com a tecnologia STM (que na 6D penso não dar...) nota-se que o público-alvo decerto para essas câmaras não será aquele que pretende realizar algo sério e "pro", senão vídeos amadores... O ponto de foco está constantemente a ser procurado e foca-se tudo menos o que se quer, por vezes... 

Vídeo em DSLR para mim é com MF... Tem que ser... B)

Uma questão de "gosto" pessoal, pelo que entendo...  :hmm:

Há quem goste de fazer o mesmo em fotografia e não é por isso que o AF atrapalha.

O AF dá-te a opção de usá-lo. Se não queres, basta desligares e usas manual. Simples.

Para mim, na maior parte das aplicações (sim, sou "amador"), dava-me muito jeito! :th_up:  

Partilhar Post #18 josecarloscarvalho

josecarloscarvalho

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2015 - 10:45

Uma questão de "gosto" pessoal, pelo que entendo...  :hmm:

Há quem goste de fazer o mesmo em fotografia e não é por isso que o AF atrapalha.

O AF dá-te a opção de usá-lo. Se não queres, basta desligares e usas manual. Simples.

Para mim, na maior parte das aplicações (sim, sou "amador"), dava-me muito jeito! :th_up:  

Nem tanto gosto pessoal, parece-me... Porque em fotografia eu concordo mesmo que o AF dá um jeitão daqueles... Depende, claro, do tipo de AF em causa, da câmara que estamos a usar e até da abertura que usemos... Se for uma 1.2 ou 1.4 prefiro MF...  B) 

Mas por exemplo em desporto, moda, desfiles académicos, casamentos, etc... O AF dá um jeitão, em fotografia.
Em vídeo nem tanto... Pelo menos em DSLR's, está claro...  ;) Eu acho que AF em vídeo só é bom em máquinas mesmo de vídeo...