Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Oly E-M5 caíu à água - JA FUNCIONA

• Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 13 Setembro 2015 - 13:48

Ontem a pessoa que andava com ela desiqulibrou-se por causa de um cão e caíu ao canal...que nesta altura leva um bom metro e setenta de agua

a máquina esteve submersa um bom par de minutos....

juntamente com ambas as objectivas. 

uma 12-50 montada e 

uma 40-150 que estava no saco...

a câmara quando saíu não ligava nem dava sinais de vida....

hoje, após ter sido escorrida, retirada a bateria e o cartão e após ter estado numa caixa seca a cerca de 25% de humidade, com toda a silica gel que por aqui tenho... prá  aí meio quilo de silica, a máquina liga e aparentemente está a funcionar... 

O lcd funciona, puder fazer reset aos settings, acertar data e hora....etc.... vejo todas as informações no LCD e á máquina reconhece o cartão, consigo ver as fotos que estavam no cartão até caír à agua, conta o numero de fotos disponíveis no cartão etc.... (o cartão entretanto também secou. 

o sensor e o obturador funcionam.... (sem objectiva montada) 

se não soubesse que tinha ido ao banho nunca diria que a máquina caíu à agua...

até que instale uma objectiva

... aí não vejo nada no viewfinder , não dispara, não vejo nenhuma indicação quanto à abertura... embora veja a velocidade de disparo a variar conforme viro a câmara para zonas mais ou menos iluminadas...

a 12-50 (que é weather sealed) aparentemente não apanhou muita agua por dentro embora tenha estado submersa... não vi nenhuma água no interiro dos elementos opticos dianteiro e traseiro... nem vejo nenhuma condensação lá dentro

a 14-50 afogou-se... 24 horas depois ainda continua visivel imensa condensação nos elementos de vidro... 

quer monte uma quer monte a outra objectiva não me chega nenhuma luz ao sensor, a máquina não dispara e o viewfinder fica totalmente negro... ( o zoom eletrico da 12-50 também não funciona. 

não sei o que se passa nem tenho mais objectivas (ilesas)  para saber se o defeito é do cu se das calças....  :(

Editado por Camara Lenta, 13 Setembro 2015 - 20:58 .

Anúncios

Partilhar Post #2 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 13 Setembro 2015 - 16:31

Bolas! Que azar.

Continuar a tentar extrair a maior humidade possível, pode ser que ressuscite!

Partilhar Post #3 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 13 Setembro 2015 - 16:50

:(

Não fizeste seguro quando a compraste?

Que raios de azar...e o Jim, está bem?

Partilhar Post #4 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 13 Setembro 2015 - 17:13

Se estava ligada quando caiu, alguma coisa fritou... Pelo que descreves  a máquina não comunica com as lentes.

Partilhar Post #5 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 13 Setembro 2015 - 17:29

Aparentemente pode ser uma resolução simples no aclopamento da lente... A Em-5 é à prova de salpicos... Não é para ser mergulhada. Aliás não há nenhuma máquina que pudesse sobreviver bem ao que descreveste... Boa sorte no arranjo

IT Partilhar Post #6 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 13 Setembro 2015 - 18:09

Bolas! Que azar.

Continuar a tentar extrair a maior humidade possível, pode ser que ressuscite!

Pois... vou deixar estar a máquina quietinha na silica mais uma semana....já que por milagre hoje ligou.. pode ser que se dê outro.

:(

Não fizeste seguro quando a compraste?

Que raios de azar...e o Jim, está bem?

seguro.. não.

O Jim esta vivo por sorte... era Sábado de manhã e por milagre quando ele caíu passou ali um pessoal da BTT que o viu cair e o tirou. Tu sabes como ele é velho (77 anos)  e pesado e não sabe nadar.  Mas mesmo que se aguentasse em pé com o nariz de fora não saía cá para fora sem ajuda. Além de que o canal tem corrente e por vezes é forte, conforme eles mudam o fluxo de agua nas comportas. É expressamnte proíbido nadar nos canais.

Ele tem a mania de ir para ali sózinho ás 6 da manhã e assim..

Se volta para lá sózinho de certeza que não sobrevive ao arraial de porrada que eu lhe dou.... ( e eu vou saber :D ... basta ir vendo as fotos que ele vai tirando)

Se estava ligada quando caiu, alguma coisa fritou... Pelo que descreves  a máquina não comunica com as lentes.

Vamos rezar que seja ainda humidade nalguma coisa lá por dentro ou que seja das objectivas. Vou deixar secar mais uma semana e depois vou a uma FNAC a ver se me deixam testar uma objectiva que tenham em exposição....

Ou então compro uma tampa "pinhole" de plástico e fico com uma "retro" 5*****

Aparentemente pode ser uma resolução simples no aclopamento da lente... A Em-5 é à prova de salpicos... Não é para ser mergulhada. Aliás não há nenhuma máquina que pudesse sobreviver bem ao que descreveste... Boa sorte no arranjo

espero que tenham sido só as objectivas a morrer...só vou ter  a certeza quando conseguir uma objectiva ilesa...

Para arranjar não vai de certeza... não me vou meter nisso.

Eu sou um sacana..e é castigo. Porque o motivo "secreto" e inconfessado que me levou a convencê-lo a deixar a Nikon D5100 e a mudar para mirrorless é.... 

Eu não quero que ele mexa nas minhas objectivas .... :P  

Editado por Camara Lenta, 13 Setembro 2015 - 18:15 .

Partilhar Post #7 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 13 Setembro 2015 - 19:29

Sei que é tarde demais, mas a primeira coisa a fazer é sempre desligar a maquina e sacar a bateria fora. Secar até ficar a cheirar a esturro. Só depois tentar ligar. Fica o aviso... ( se for a nossa mulher a cair, devemos verificar se há testemunhas ou não.. já basta o problema da máquina :D )

Por fim, não quero ser o "pessimista do canto", mas as lentes em si, depois de um banho e secas não têm uma electrónica elaborada para fritar por contacto com líquidos. Daí que me parece que a máquina fritou. 

IT Partilhar Post #8 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 13 Setembro 2015 - 19:57

Sei que é tarde demais, mas a primeira coisa a fazer é sempre desligar a maquina e sacar a bateria fora. Secar até ficar a cheirar a esturro. Só depois tentar ligar. Fica o aviso... ( se for a nossa mulher a cair, devemos verificar se há testemunhas ou não.. já basta o problema da máquina :D )

Por fim, não quero ser o "pessimista do canto", mas as lentes em si, depois de um banho e secas não têm uma electrónica elaborada para fritar por contacto com líquidos. Daí que me parece que a máquina fritou. 

eu sei...  :th_up:

eu nem estava lá.. estava a um kilómetro e tal nas moitas atrás dos bichos. Foi um fulano da BTT que me foi chamar...  e o meu amigo magou-se bastante porque bateu com o corpo no cimento das bordas antes de ir ao charco (aliás a máquina ainda está cheia de sangue seco por fora...nem o limpei) só para aí uma boa meia hora ou mais depois do evento é que me lembrei de ver a máquina. 

se não ressuscitar ... é chato, mas não é nenhuma tragédia. Só não queria encostar sem tentar fazer algo.

Reparar acho que nem vale a pena... sei lá o que é que vai precisar de ser substituído.. o kit custou 580.. de certeza que ia gastar umas centenas para reparar o coro e para limpar a lente do kit. 

a lente extra 160 €...(esta sim acho que nunca vai recuperar porque a agua já secou nos vidros e está cheia de residuo de condensação no interior do vidro... a limpeza deve ser mais cara que a lente... 

so fiquei muito decepcionado porque nunca esperei que a máquina ligasse  outra vez e aparentemente funcionasse... depois foi uma desilusão outra vez...

IT Partilhar Post #9 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 13 Setembro 2015 - 20:19

a câmara ja "vê" com o zoom 40-150  :clap: ( é deixar na caixa seca mais uns dias...)

(a que ainda tem condensação visivel no interior e tem os vidros sujos por dentro...)

a 12-50 continua a não dar sinais de vida....

P1010020_zpsqdu2yfg6.jpg

Editado por Camara Lenta, 13 Setembro 2015 - 20:20 .

IT Partilhar Post #10 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 13 Setembro 2015 - 20:56

a 12-50 também já funciona :clap:  :clap:  :clap:... grande EM-5 que até dá para fotografia submarina

e está aqui o herói que caíu à agua....  :mestre:

P1010022_zpsnsotggh7.jpg

Editado por Camara Lenta, 13 Setembro 2015 - 20:57 .

Partilhar Post #11 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro

Publicado 13 Setembro 2015 - 21:02

À material de guerra!!

IT Partilhar Post #12 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 13 Setembro 2015 - 21:11

À material de guerra!!

é não é toda a gente que tem uma objectiva tele  com efeito soft focus / foggy incorporados  :bleh:

Partilhar Post #13 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro

Publicado 13 Setembro 2015 - 21:15

Quem diria uma Micro4/3 oferecer um bokeh tão agressivo!!

Partilhar Post #14 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 14 Setembro 2015 - 09:09

Deixar secar não é boa opção, a sílica vai ajudar a retirar alguma humidade ,é verdade ,mas isso é como o reumatismo....depois de entrar nunca mais sai!
O problema é que vai ficar sempre alguma humidade, principalmente debaixo dos shields metálicos na board, e por muita sílica que se use nunca consegue "chupar" tudo.
O mais provável é que venha a oxidar algum componente num futuro próximo.
Aconselho vivamente a que se desmonte a máquina/ lentes e se faça uma limpeza "em profundidade".
Fala com o user repfotocentro, parece-me a pessoa indicada para tratar disso.(não é "publicidade" porque nem sequer o conheço)
Se for preciso alguma coisa, tipo máquina de ultra sons ou líquido de limpeza de circuitos diz, quando estiveres por viseu combina-se isso ;)

Partilhar Post #15 repfotocentro

repfotocentro

• Membro
  • Registo: 30/05/2014
    • Local: Zona centro

Publicado 14 Setembro 2015 - 17:06

Equipamentos resistentes a salpicos e sujidades e equipamentos á prova de água são coisas muito diferentes. O equipamento até pode estar a funcionar mas facilmente podem começar a ocorrer problemas intermitentes como falha de botões, comportamentos inesperados e anormais. Por exemplo a lente facilmente terá ficado com água no meio de elementos ópticos e é impossível limpar sem danificar o alinhamento óptico. A melhor solução é abrir o equipamento o mais rápido possível desmontar todas as peças e secar todos os componentes eléctricos, tampas, e outras peças individualmente e esperar mesmo assim que não tenha ocorrido já corrosão ou curto-circuitos nalguns circuitos integrados. Num equipamento totalmente submerso (não importa o tempo) é quase sempre dado como perdido.

IT Partilhar Post #16 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 14 Setembro 2015 - 20:09

(...) 
O mais provável é que venha a oxidar algum componente num futuro próximo.
Aconselho vivamente a que se desmonte a máquina/ lentes e se faça uma limpeza "em profundidade".
(...)

(...). Num equipamento totalmente submerso (não importa o tempo) é quase sempre dado como perdido.

Pois obrigado pela vossa preocupação e pelo alerta da corrosão etc.... 

Eu já nem sequer esperava que ela voltasse a ligar... o que durar / funcionar de aqui em diante já é um "bonus"....

Tenho pena, da máquina / objectiva e dos €€€ ... a máquina tinha dois meses e a pobre objectiva 40-50 nem uma semana de uso tinha.... 

mas acho que realisticamente estar a enviar para reparação / limpeza um equipamento que custou 580 euros não sei se compensa financeiramete... sempre é um corpo e 2 objectivas.... é muita reparação.

E também acho que realisticamente, nada garante que após limpeza / reparação a oxidação ou a morte de algum componente não venha a acontecer na mesma, dada a gravidade do "afundanço"....

no entanto vou dando noticias   :th_up:

EDIT:  Fica o aviso para o pessoal das praias, longas junto á agua etc... cuidadinho com os tripés mal equlibrados, sapatas mal apertadas crianças, cães........  :D ... shit happens....

EDIT: 2 ... agora também já percebem porque não quero que o velhote mexa nas minhas objectivas... 

Faz agora um ano que para rodar a maquina no tripé em vez de abrir a rosca que prende o movimento giratório da cabeça.... abriu a a patilha que prende a sapata à cabeça do tripé.   :lol: .. a Sony a380 caíu redonda no chão e nunca mais ligou...  

Editado por Camara Lenta, 14 Setembro 2015 - 20:11 .

Partilhar Post #17 repfotocentro

repfotocentro

• Membro
  • Registo: 30/05/2014
    • Local: Zona centro

Publicado 15 Setembro 2015 - 16:30

Pode sempre tentar enviar para a assistencia. Provavelmente assim que detectarem no interior sinais de corrosão a reparação é cancelada ou então apresentam-lhe 1 valor de reparação bastante elevado....