Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Filtros UV para Protecção. Sim, ou Não?

• Por favor inicie sessão para responder
82 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 kib1maf

kib1maf

• Membro
  • Registo: 13/01/2014
    • Local: Portimão
    • Amador curioso

Publicado 27 Setembro 2015 - 23:53

Quando à um ano atrás comprei a primeira DSLR, comprei para todas as lentes que comprei para o sistema efs o respectivo filtro. Andei com filtros até começar a ter flares marados nas fotos, reflexos de candeeiros quando fotografava de noite...dei por mim a, em vez de tirar a tampa da lente, desatarraxava o filtro, e quando desligava a câmara, voltava a atarraxar o respectivo filtro. Associado a isso, ainda usava pára-sol...todas as minhas lentes têm...

Neste momento, só tenho lentes ef L e admito que não uso filtro. Uso apenas o pára-sol, à excepção de usar esporadicamente o polarizador. Tenho ainda filtro uv para as lentes, e não uso...anda na mochila. A última vez que usei o polarizador foi nas férias durante uma visita às grutas entre Portimão e Lagos...arrependi-me porque o stop de luz que me roubava no interior das grutas, fez com que perdesse uma boa meia dúzia de fotos, mas usei-o para evitar salpicos.

Quando faço urbex ando sempre com a 17-40 com pára-sol e sem filtro, e em boa verdade devia usar, porque como o zoom da lente é interno, admito que entram poeiras para o interior da lente, e o filtro pode eventualmente evitar isso, mas também pode prejudicar a imagem. E é neste campo que mais me custa perceber o uso dos filtros. Compramos lentes caras, que supostamente são construídas de forma a entregar a melhor qualidade pelo preço que pagamos pela respetiva lente, mas depois espetamos com filtros à frente de uma lente xpto um filtro baratucho...prefiro não usar.

A ideia que fiquei deste vídeo vai ao encontro do feedback que vou tendo deste ou daquele, que o filtro supostamente salvou a lente quando está caiu ao chão...o filtro partiu-se, mas a lente ficou intacta! Eu quero acreditar que muito provavelmente se a lente não tivesse filtro, na queda, poupava o valor do filtro até porque as lentes até são robustas, e com algum azar caem de forma a riscar ou até mesmo partir a óptica...é uma ideia que tenho...

Iloper, não sei se tiveste sorte ou azar...essa lente é um tanque, não acredito que tivesse estragado a óptica, mas a verdade é que ficaste sem filtro...

Marco, eu uso na minha objectiva de todos os dias, a 12-40 2.8, fotografo muito a minha filha  e as crianças são imprevisíveis,lol.

Eu sei que posso ter uma perca de 5 ou 10% na qualidade geral mas isso não me importa, é um bom UV da hoya.

Quanto ao polarizador, uso muito, em seascapes por vezes uso se tiver interesse em termos reflexos na agua, ou protecção, se sentir flares retiro ou talvez não. É também útil para reduzir um pouco o tempo de exposição mas para isso um ND baixinho é o ideal. Em viagem e passeios uso muito o polarizador, por exemplo, na praia ou ao ar livre a fazer retratos, pode ser muito util em luz mais forte, juntamente com um flash pode equilibrar muito bem a luz no céu com a do 1º plano. Os filtros se usados correctamente podem ser úteis.

Anúncios

Partilhar Post #22 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 27 Setembro 2015 - 23:53

@Kib1maf: Podes apenas trocar o elemento frontal de uma lente, não fica barato, mas também não gastas o valor da lente.

Pois deves ter razão mas o custo deve ser bem superior a um filtro.

Partilhar Post #23 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 28 Setembro 2015 - 08:07

Pois deves ter razão mas o custo deve ser bem superior a um filtro.

É. Tomando por base a minha ex-24-105, o filtro que lhe meti na frente custou-me 50 e tais euros ( Pro1-D ). Só havia um modelo acima que é o HD e são uns bons 100.euros. 

Agora conheço quem tenha substituído o elemento frontal da 24-105 e falou nos 125 € com mão de obra, mas não foi na Canon. Foi num "lojista". Logo não foi calibrada e revista etc, etc.

IT Partilhar Post #24 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 28 Setembro 2015 - 09:03

Marco, eu uso na minha objectiva de todos os dias, a 12-40 2.8, fotografo muito a minha filha  e as crianças são imprevisíveis,lol.

Eu sei que posso ter uma perca de 5 ou 10% na qualidade geral mas isso não me importa, é um bom UV da hoya.

Quanto ao polarizador, uso muito, em seascapes por vezes uso se tiver interesse em termos reflexos na agua, ou protecção, se sentir flares retiro ou talvez não. É também útil para reduzir um pouco o tempo de exposição mas para isso um ND baixinho é o ideal. Em viagem e passeios uso muito o polarizador, por exemplo, na praia ou ao ar livre a fazer retratos, pode ser muito util em luz mais forte, juntamente com um flash pode equilibrar muito bem a luz no céu com a do 1º plano. Os filtros se usados correctamente podem ser úteis.

Concordo na parte do uso do polarizador, mas no caso particular que relatei, retirou-me o tal stop e pouco de luz, que dentro das grutas fazia falta, e algumas ficaram bem arrastadas -_-

Partilhar Post #25 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 28 Setembro 2015 - 09:05

Concordo na parte do uso do polarizador, mas no caso particular que relatei, retirou-me o tal stop e pouco de luz, que dentro das grutas fazia falta, e algumas ficaram bem arrastadas -_-

Bota ISO nisso, lol, mas se era só interior não fazia falta.

IT Partilhar Post #26 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 28 Setembro 2015 - 09:23

Bota ISO nisso, lol, mas se era só interior não fazia falta.

1600...acima disto, é estragar

Partilhar Post #27 Lumina Natura

Lumina Natura

• Membro
  • Registo: 16/01/2014

Publicado 30 Setembro 2015 - 11:30

1600...acima disto, é estragar

Depende da câmara... :)

IT Partilhar Post #28 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 30 Setembro 2015 - 11:57

Depende da câmara... :)

Foi com a 5Dii, e mesmo as que ficaram focadas, tenho partes de sombras sem info nenhuma :(

Editado por iMarco, 30 Setembro 2015 - 11:58 .

Partilhar Post #29 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 02 Outubro 2015 - 10:13

Foi com a 5Dii, e mesmo as que ficaram focadas, tenho partes de sombras sem info nenhuma :(

Elá Marco, já este um pulinho no equipamento. :bleh:

A 5Dii não lida com iso acima de 1600????

Epá até a minha EM1 aguenta bem a 3200, tens de ter em conta é a qualidade da luz, se a luz for boa e estiver bem exposta então é 5 estrelas.

IT Partilhar Post #30 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 02 Outubro 2015 - 13:08

Elá Marco, já este um pulinho no equipamento. :bleh:

A 5Dii não lida com iso acima de 1600????

Epá até a minha EM1 aguenta bem a 3200, tens de ter em conta é a qualidade da luz, se a luz for boa e estiver bem exposta então é 5 estrelas.

A 5Dii já a tenho desde meados de Fevereiro ^_^ E estou super satisfeito, aliás, dá-me um prazer do catano fotografar com ela.

Até aos 3200 aguenta, mas quando vais reduzir o noise não gosto do efeito que fica, e a 1600 não precisas de andar a mexer porque o resultado é mais que satisfatório.

Agora, a perda de informação nas sombras por vezes chateia, e no caso das grutas, onde a foto é o detalhe que vais buscar também nas sombras, acaba por estragar a foto...é o que é...estava num bote de madeira, a abanar por todo o lado, com a máquina na mão e ainda ter o polarizador (único filtro que tenho) a roubar um stop...até nem correu assim tão mal :lol:

Partilhar Post #31 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 02 Outubro 2015 - 15:11

A 5Dii já a tenho desde meados de Fevereiro ^_^ E estou super satisfeito, aliás, dá-me um prazer do catano fotografar com ela.

Até aos 3200 aguenta, mas quando vais reduzir o noise não gosto do efeito que fica, e a 1600 não precisas de andar a mexer porque o resultado é mais que satisfatório.

Agora, a perda de informação nas sombras por vezes chateia, e no caso das grutas, onde a foto é o detalhe que vais buscar também nas sombras, acaba por estragar a foto...é o que é...estava num bote de madeira, a abanar por todo o lado, com a máquina na mão e ainda ter o polarizador (único filtro que tenho) a roubar um stop...até nem correu assim tão mal :lol:

Pois, lol sem luz directa o polarizador não fazia nada ai. Estou para ir a benagil há meses mas ainda não se proporcionou, conto poder ir a terra e por tripé, vamos ver um dia,lol, parece mais simples sendo de cá mas aparecem inconvenientes e vai sendo adiado. Mas nos passeios de barco olha que o uso de uma flash bem controlado até pode ser útil, isto são teorias minhas nunca as pus em pratica, lol, um dia...

Eu também gostava de ter uma FF para brincar, gostava de ver na pratica as diferenças, já tive a cropx1,6 agora 2x e gostava de ter a essa experiência, um dia quem sabe, lol, quando encontrar uma como a tua baratinha, o problema são as objectivas, caras.

IT Partilhar Post #32 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 02 Outubro 2015 - 21:39

Pois, lol sem luz directa o polarizador não fazia nada ai. Estou para ir a benagil há meses mas ainda não se proporcionou, conto poder ir a terra e por tripé, vamos ver um dia,lol, parece mais simples sendo de cá mas aparecem inconvenientes e vai sendo adiado. Mas nos passeios de barco olha que o uso de uma flash bem controlado até pode ser útil, isto são teorias minhas nunca as pus em pratica, lol, um dia...
Eu também gostava de ter uma FF para brincar, gostava de ver na pratica as diferenças, já tive a cropx1,6 agora 2x e gostava de ter a essa experiência, um dia quem sabe, lol, quando encontrar uma como a tua baratinha, o problema são as objectivas, caras.

Hugo, fica mais barato o kit que eu tenho do que o que tu tens :P

Claro que andas mais leve, até na carteira :lol: mas repara. As 5Dii já arranjas entre os 850/1000€ bem estimadas e com poucos disparos. Uma UGA minimamente competente (17-40) ronda os 400/500€ e uma 24-70 2.8, que é o range e abertura que tens na tua 12-40 ronda os 650/750€, tudo usado claro. É uma das vantagens destes sistemas...mas mais uma vez...mais pesadas e maiores, mais "agradáveis" na mão :D e vê a coisa pela positiva, sempre fazias músculo :lol:

No meu caso, que tenho a 17-40 e uma 24-105 tenho investido em ambas menos que os tais 1000€ da tua 12-40 ;) e o valor da máquina nem o revelo pois ninguém iria acreditar :)

Voltando ao tópico...depois tens que comprar dois bons filtros de 77mm para proteger as lentes :)

Em resposta ao uso do polarizador. Não fiz apenas as grutas, também fiz umas fotos no mar e precisava de eliminar reflexos, além de que era o único filtro que tinha para usar na prevenção de salpicos.

Nessa zona de Benagil, ainda fui lá para tentar fotografar as varandas naturais das falésias, mas foi naqueles dias que choveu, e acabei por nem sair do carro. Para o ano ;)

Partilhar Post #33 kib1maf

kib1maf

• Membro
    • Amador curioso

Publicado 02 Outubro 2015 - 21:53

Hugo, fica mais barato o kit que eu tenho do que o que tu tens

Claro que andas mais leve, até na carteira mas repara. As 5Dii já arranjas entre os 850/1000€ bem estimadas e com poucos disparos. Uma UGA minimamente competente (17-40) ronda os 400/500€ e uma 24-70 2.8, que é o range e abertura que tens na tua 12-40 ronda os 650/750€, tudo usado claro. É uma das vantagens destes sistemas...mas mais uma vez...mais pesadas e maiores, mais "agradáveis" na mão :D e vê a coisa pela positiva, sempre fazias músculo

No meu caso, que tenho a 17-40 e uma 24-105 tenho investido em ambas menos que os tais 1000€ da tua 12-40 ;) e o valor da máquina nem o revelo pois ninguém iria acreditar :)

Voltando ao tópico...depois tens que comprar dois bons filtros de 77mm para proteger as lentes :)

Em resposta ao uso do polarizador. Não fiz apenas as grutas, também fiz umas fotos no mar e precisava de eliminar reflexos, além de que era o único filtro que tinha para usar na prevenção de salpicos.

Nessa zona de Benagil, ainda fui lá para tentar fotografar as varandas naturais das falésias, mas foi naqueles dias que choveu, e acabei por nem sair do carro. Para o ano ;)

Eu não falo em trocar, gostava de ter uma 5d2 e uma 17-40 apenas. A minha em1 e 12-40 foi em segunda mão. No entanto vou comprar a 7-14 2.8 e ficar com este sistema que gosto bastante.

Partilhar Post #34 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 03 Outubro 2015 - 01:29

Marco, tens de ir buscar uma Nikon... A gama dinâmica das Cânon sempre foi o seu problema

Partilhar Post #35 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 03 Outubro 2015 - 17:33

Marco, tens de ir buscar uma Nikon... A gama dinâmica das Cânon sempre foi o seu problema

????

Eu não devo perceber mesmo nada de fotografia, porque nunca senti qualquer problema com a gama dinâmica das minhas Canon, e já foram algumas.

Partilhar Post #36 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 03 Outubro 2015 - 18:29

????

Eu não devo perceber mesmo nada de fotografia, porque nunca senti qualquer problema com a gama dinâmica das minhas Canon, e já foram algumas.

Lá está... Experimenta nikon

Partilhar Post #37 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 03 Outubro 2015 - 18:38

Como é que isto passou de Filtros UV para uma eminente guerra de gamas dinâmica dos sensores Canon/Nikon?

Voltando aos Filtros... um detalhe que pode interessar ( ou não ).

Os Hoya até são bons, mas são um treta para limpar. Ficam com aquelas manchas coloridas.

Partilhar Post #38 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 03 Outubro 2015 - 20:57

Lá está... Experimenta nikon

Já tive uma. Vendi-a depressa.

Partilhar Post #39 Iloper

Iloper

• Membro