Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Porquê frascos de fole para químicos

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 nuunno

nuunno

• Membro
  • Registo: 16/06/2008
    • Local: Esposende

Publicado 20 Julho 2009 - 11:58

Após ter adquirido a minha máquina analógica, tenho lido muito sobre o próximo passo, que e fazer a revelação em casa. Como o dinheiro não abunda, numa fase inicial pretendo adquirir o material mínimo para revelar em casa.
A aquisição do tanque e da espiral é obrigatória e já está nos meus planos. Sobre os frascos de fole, tenho visto que toda a gente que faz revelação possui esses mesmo frascos, mas a minha questão é: São mesmo imprescindíveis aquelas "garrafas" pretas de fole? Qual a utilidade do fole? Ou pode ser simplesmente substituída por uma simples garrafa guardada num sítio escuro e longe da luz?

P.S. Já vi aqui pessoal a referir que encontrou kit's de iniciação na FNAC, alguém mais alguma informação sobre isso? Preços, que material trás? No site não encontro nada, e da ultima vez que passei numa fnac não encontrei nada! Pelos preços praticados na colorfoto pelo 34.50€ (tanque) + 14.90 (espiral) valerá a pena comprar novo quando se encontra o mesmo conjunto usado por cerca de 15€???

Anúncios

Partilhar Post #2 shutterbug

shutterbug

• Novo Membro
  • Registo: 05/07/2009

Publicado 20 Julho 2009 - 12:04

Boas,

A razão do fole é para retirar do interior do frasco o máximo de ar possível. O revelador oxida quando em contacto com o ar.

IT Partilhar Post #3 nuunno

nuunno

• Membro

Publicado 20 Julho 2009 - 12:13

Hummm, quem sabe sabe  :D

Então aconselhas a compra de um frasco de fole para o revelador? E para os outros químicos? É necessário? Quais são os químicos sensíveis à luz que se podem deteriorar?

Partilhar Post #4 Pixel

Pixel

• Membro
  • Registo: 03/12/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 20 Julho 2009 - 12:17

Hummm, quem sabe sabe  :D

Então aconselhas a compra de um frasco de fole para o revelador? E para os outros químicos? É necessário? Quais são os químicos sensíveis à luz que se podem deteriorar?

desculpem lá a ignorância, mas o revelador não se usa só uma vez ? eu pelo menos deito-o fora a cada revelação...normalmente faço 1/9 de ilfosol 3 em dose de 500 ml....revelo 2 rolos e rua com ele, só aproveito o banho de paragem e o fixador para um total de 10 rolos, depois vai fora também...será que este TóTó está a desperdiçar quimicos ?  :humm: :humm:

Partilhar Post #5 shutterbug

shutterbug

• Novo Membro
  • Registo: 05/07/2009

Publicado 20 Julho 2009 - 12:29

Boas,

O mais sensível é sempre o revelador, e é aconselhavel ter um frasco de fole para o revelador de filme e outro se for caso disso para o revelador de papel.
Sensíveis à luz todos os químicos são (até a água que bebemos) mas com o fixador não haverá grande problema em não usar frascos escuros. Se os tiveres usa mas se não os conseguires arranjar guarda-os apenas numa divisão sem demasiada luz solar.

Como o Pixel diz, se usares revelador one-shot não precisas de frascos de fole pois não vais guardar o revelador. Mas há (ou houve) alguns reveladores de filme que era necessário diluir toda a embalagem de pó de uma vez para fazer um concentrado, que depois se voltava a diluir para a revelação. Neste caso os frascos de fole serão aconselhaveis para guardar este concentrado.
Há (ou houve) ainda outros reveladores de filme que eram usados multiplas vezes e apenas se acrescentava de X em X revelações um pouco de regenerador para compensar as utilizações anteriores. O meu revelador de filme preferido durante muitos anos foi T-Max RS que funcionava assim.

Partilhar Post #6 TomSawyer

TomSawyer

• Membro
  • Registo: 25/01/2009
    • Local: Vila Nova da Baronia, Alentejo

Publicado 20 Julho 2009 - 12:40

desculpem lá a ignorância, mas o revelador não se usa só uma vez ? eu pelo menos deito-o fora a cada revelação...normalmente faço 1/9 de ilfosol 3 em dose de 500 ml....revelo 2 rolos e rua com ele, só aproveito o banho de paragem e o fixador para um total de 10 rolos, depois vai fora também...será que este TóTó está a desperdiçar quimicos ?  :humm: :humm:

O Ilfosol é mesmo one shot. Vem líquido e dilui-se na hora, mas se utilizares por exemplo o ID-11, aquilo vem em duas saquetas de pó que tens que diluír para fazer uma "stock solution", ou seja, para fazer o líquido que depois se dilui (ou não) para revelar cada filme. Obviamente que necessitas de um frasco para colocar o stock solution fabricado a partir pó, e aí entra o frasco fole.  :)

Pronto, basicamente o que o shutterbug disse.

IT Partilhar Post #7 nuunno

nuunno

• Membro

Publicado 20 Julho 2009 - 12:41

Sensíveis à luz todos os químicos são (até a água que bebemos)

Não vás por aí...  :P :P A água não é de todo um composto químico fotossensível.

E relativamente ao banho de paragem, vocês usam água ou usam memso um produto específico?

E relativamente à compra do conjunto tanque+espiral? Vale a pena comprar novo por aqueles preços? Ou o material usado poderá servir na perfeição? Qualquer espiral serve em qualquer tanque? Ou existem "medidas standard" que é necessário ter em atenção?

Partilhar Post #8 Pixel

Pixel

• Membro

Publicado 20 Julho 2009 - 12:57

Não vás por aí...  :P :P A água não é de todo um composto químico fotossensível.

E relativamente ao banho de paragem, vocês usam água ou usam memso um produto específico?

E relativamente à compra do conjunto tanque+espiral? Vale a pena comprar novo por aqueles preços? Ou o material usado poderá servir na perfeição? Qualquer espiral serve em qualquer tanque? Ou existem "medidas standard" que é necessário ter em atenção?

então é assim,
eu no banho de paragem faço a diluição que indica no frasco, uso água " del cano " se não conseguires encontrar em lojas ou na net, eu vendo...1 € /ltr.... :lol: :lol:

relativamnete ás espirais, se for usado não tem problema, desde que não esteja partida ou o tanque tenha fugas....quanto ás medidas não sei se são standart, mas acho melhor pelo menos que sejam da mesma marca...

abraço e qualquer coisa.... apita

IT Partilhar Post #9 nuunno

nuunno

• Membro

Publicado 20 Julho 2009 - 13:16

Banhos de paragem já li que existem no mercado, pode ser utilizado ácido acético entre 2 a 5%, 1 parte de vinagre para 2 partes de água ou então simplesmente água... Por isso fico na dúvida. E neste momento estou a fazer uma lista do mínimo que preciso comprar ao menor preço. Depois vou adquirindo ao longo do tempo o necessário para ter um laboratório "a sério".

(É que se me ponho a gastar montes de guito com o laboratório, depois não há dinheiro para ir de ferias e tirar fotos  :P )

Partilhar Post #10 Pixel

Pixel

• Membro

Publicado 20 Julho 2009 - 15:13

É uma questão de experimentares. Eu também já li isso, bem como substituir agepon por detergente da loiça (enches o tanque com agua e metes umas 2/3 gotas). A revelação acaba por ser o mais importante. O problema do banho de paragem e do banho de fixador mal feitos é que o negativo depois não se aguenta em termos de conservação. Bem, se o digitalizares a resolução máxima e não planeares impressões futuras em processo molhado (ampliador), isto não será um grande problema.

eu uso detergente da loiça, desengordura 5 ****...depois de lavar com o detergente passo a "pinça" de borracha que vinha no kit da jobo...não fico com manchas nem riscos....

Partilhar Post #11 Rodinal

Rodinal

• Em Validação
  • Registo: 08/02/2008

Publicado 21 Julho 2009 - 01:02

Já agora aqui fica

Uso Rodinal (naturalmente) a maior parte das vezes e sempre a banho perdido. Aliás nunca reutilizei o revelador em filme.

No banho de paragem utilizo água com algumas gotas de ácido acético porque, Hertizel, o cheiro manhoso faz parte da coisa e não conhecia esse da Rollei. O ácido acético podes comprar uma garrafa de litro na farmácia mais barato de 20cl da Ilford. À falta do ácido acético usa vinagre que resulta na perfeição.

Fixador Ilford.

1/2 hora de água corrente.

Agente molhante Ilford e escorrer pendurado. Só usei uma vez a pinça de borracha e fiquei com o negativo riscado.

Partilhar Post #12 Pixel

Pixel

• Membro

Publicado 21 Julho 2009 - 07:24

Já agora aqui fica

Uso Rodinal (naturalmente) a maior parte das vezes e sempre a banho perdido. Aliás nunca reutilizei o revelador em filme.

No banho de paragem utilizo água com algumas gotas de ácido acético porque, Hertizel, o cheiro manhoso faz parte da coisa e não conhecia esse da Rollei. O ácido acético podes comprar uma garrafa de litro na farmácia mais barato de 20cl da Ilford. À falta do ácido acético usa vinagre que resulta na perfeição.

Fixador Ilford.

1/2 hora de água corrente.

Agente molhante Ilford e escorrer pendurado. Só usei uma vez a pinça de borracha e fiquei com o negativo riscado.

mas toda a gente usa Rodinal ? irra...só eu é que não uso ?....vou tratar disso...

quanto á pinça de borracha, eu que me lembre so risquei um pedaço de fita logo no inicio porque apertava muito...se passares suavemente não risca e poupas no tempo de lavagem de água corrente, eu nunca lavo mais de 2-3- minutos, depois passo a pinça e voilá, sem manchas nem riscos...

abraço

Partilhar Post #13 RFonseca

RFonseca

• Membro
  • Registo: 22/10/2008

Publicado 21 Julho 2009 - 12:11

Eu nunca testei o Rodinal também... Tenho de ir ao Valles fazer umas compras! Quanto ao meu processo de revelação (já que todos estão a revelar segredos) Consiste em revelador one shot da Ilford (se faz mais não quero saber) com uma diluição maior e é compensado no tempo de revelação. Banho de paragem é Ilford também (embora já houve tempos em que usei uma diluiçao de vinagre e limão) e o fixador também da mesma marca, em que reutilizo a paragem e o fixador para cerca de 8 rolos (não gosto de abusar do fixador) e para agente molhante uso o belo detergente de cheiro a maçã do Minipreço, cheira bem e lava ainda melhor, uma única gota no dedo e depois faço uma pequena agitação do tanque, seguido de uma lavagem extensiva com àgua corrente!

As pinças não foram feitas para limpar o filme, foram feitas para transportar o papel de uma tina para outra, até nos kit's da Colorfoto e Fnac vêem três pinças...

Até breve

Partilhar Post #14 Pixel

Pixel

• Membro

Publicado 21 Julho 2009 - 12:52

As pinças não foram feitas para limpar o filme, foram feitas para transportar o papel de uma tina para outra, até nos kit's da Colorfoto e Fnac vêem três pinças...

Até breve

as pinças não são essas ! é uma especifica para limpar os filmes, tem 3 fileiras de borracha mole em cada "pinça"...não te sei explicar melhor, talvez alguém tenha uma foto....

Partilhar Post #15 lowfi

lowfi

• Membro
  • Registo: 26/03/2009

Publicado 21 Julho 2009 - 13:15

penso que seja disto que estão a falar:

http://www.camerafar...S/AP/DR_PFW.asp

eu pessoalmente não uso.. uso o mesmo princípio mas com os dedos..  :D
o indicador e o médio.. com jeitinho e sem apertar muito.. só pra tirar o excesso..

a seguir é pendurá-lo com pesos na ponta para o manter esticado.. e uso um secador de cabelo para finalizar a coisa..
tb com jeitinho.. não demasiado perto nem demasiado quente.. de cima para baixo com inclinação.. não perpendicular ao filme..

a revelação é com Ilford de uma ponta à outra..

e sim.. o detergente do minipreço whatever serve e bem..

E mesmo as das tinas raramente uso, prefiro mexer naquilo à mão.

sim.. isso é pra meninos  :D

aquilo é de mexer é mesmo à mão..

Partilhar Post #16 Pixel

Pixel

• Membro

Publicado 21 Julho 2009 - 13:24

.... uso o mesmo princípio mas com os dedos..  :D
o indicador e o médio.. com jeitinho e sem apertar muito.. só pra tirar o excesso..

.....
aquilo é de mexer é mesmo à mão..

os moderadores deviam intervir neste post...este forum está do pior  :lol: :lol: :lol:

Partilhar Post #17 lowfi

lowfi

• Membro
  • Registo: 26/03/2009

Publicado 21 Julho 2009 - 13:26

Eu já pensei em construir uma espécie de estufa com uns plasticos e um secador, mas secador directo não me atrevo. Aquilo com agepon escorre que é uma maravilha, demora é mais. Mas se tivesse pressa usava digital :D

eu já tive para arranjar um cacifo  :D

kitava-o com um qq sistema de circulação de ar quente regulável e aquilo ate pipocas fazia  :lol:

epá.. mas não compensa.. e é outra m* pra tirar espaço.. um dia qd for cota e reformado talvez..

os moderadores deviam intervir neste post...este forum está do pior  :lol: :lol: :lol:

:lol: :lol:

Partilhar Post #18 nikon

nikon

• Novo Membro
  • Registo: 31/08/2010

Publicado 02 Setembro 2010 - 17:10

Banhos de paragem já li que existem no mercado, pode ser utilizado ácido acético entre 2 a 5%, 1 parte de vinagre para 2 partes de água ou então simplesmente água... Por isso fico na dúvida. E neste momento estou a fazer uma lista do mínimo que preciso comprar ao menor preço. Depois vou adquirindo ao longo do tempo o necessário para ter um laboratório "a sério".

(É que se me ponho a gastar montes de guito com o laboratório, depois não há dinheiro para ir de ferias e tirar fotos  :P )

Não precisas de banho de paragem. O fixador faz logo a paragem e fixa. Simples. Sempre fiz assim e funciona lindamente.

Partilhar Post #19 markiz

markiz

• Membro
  • Registo: 02/10/2008

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 23:41

Boas .
Tenho tanque para formato 35mm -25€ formato 120mm-5€

Partilhar Post #20 gasosas

gasosas

• Membro
  • Registo: 30/04/2009

Publicado 11 Fevereiro 2011 - 22:04

Tambem ja tive más experiencias c pinças de escorrer (as de borracha mole)...nunca mais. Passei sempre -e o efeito é igual- a escorrer entre dedos (molhados, claro). Se a pinça de borracha calha ter um mini pêlo, uns graos de poeira agarrados, podes ficar com riscos de alto a baixo em todo o filme. é um risco q nao compensa correr, na minha opiniao.