Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fotografias protegidas é possível?? Helpp me!

• Por favor inicie sessão para responder
48 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 patricia macambira

patricia macambira

• Membro
  • Registo: 21/05/2015
    • Local: cascais
    • Fotografar para mim é sem duvida alguma saber amar.

Publicado 23 Maio 2015 - 12:11

Muitas das fotografias que tenho, e posto no facebook mesmo com a minha marca as pessoas não respeitam baixam, ou cortam-me a assinatura, ou usam mesmo com a marca de agua, existe aguma galeria onde eu possa por as minhas fotografias sem que possam baixa las ?So com a minha autorização, isto serrve tambem pra eventos etc?

Obrigada

Editado por patricia macambira, 23 Maio 2015 - 12:12 .

Anúncios

Partilhar Post #2 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 23 Maio 2015 - 13:38

A única forma é dispobiliza-las em baixa resolução.. Para não dar pra grande coisa

Partilhar Post #3 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Maio 2015 - 16:43

Muitas das fotografias que tenho, e posto no facebook mesmo com a minha marca as pessoas não respeitam baixam, ou cortam-me a assinatura, ou usam mesmo com a marca de agua, existe aguma galeria onde eu possa por as minhas fotografias sem que possam baixa las ?So com a minha autorização, isto serrve tambem pra eventos etc?

Obrigada

Só é possível se não mostrar as fotos. A partir do momento em que estão no monitor, é possível salvar. 

Partilhar Post #4 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 23 Maio 2015 - 19:39

Usas marcas de água que cubram mais da foto... Transparências e tal. Depois as pessoas vão dizer que não se vê bem a foto. Tens que encontrar um equilíbrio. Isto é um pau de 2 bicos...

Não há solução perfeita. A partir do momento que as mostras, se alguém tiver interesse... Vai tirar a foto.

Partilhar Post #5 Karrilho

Karrilho

• Membro
  • Registo: 13/01/2015

Publicado 23 Maio 2015 - 21:34

Obrigada

Facebook?
A partir que a foto é publicada, o autor perde os direitos de autor.

Diga-se também que anda alguém no estrangeiro a fazer dinheiro com fotos do instagram e que nem são suas. Por isso... ou não se publicam as fotos ou está-se nas tintas se as pessoas ficam com fotos de outros!!
Usam as fotos como? Por exemplo como capa? Se for como capa não estão a fazer nada de mal se a assinatura lá estiver.
Pode muito bem ser uma forma de divulgarem o trabalho daquele autor.

Partilhar Post #6 rcrphotos

rcrphotos

• Membro
  • Registo: 31/05/2013

Publicado 23 Maio 2015 - 23:30

Facebook?
A partir que a foto é publicada, o autor perde os direitos de autor.

Penso que não seja bem assim... O Facebook fica com o direito de usar as tuas fotos, mas não perdes os direitos de autor. Por exemplo, se usares uma foto que eu tirei, como sendo tua, eu posso denunciar ao facebook que estás a infringir os meus direitos de autor.

https://www.facebook...99224883474207/

Editado por rcrphotos, 23 Maio 2015 - 23:50 .

Partilhar Post #7 Karrilho

Karrilho

• Membro
  • Registo: 13/01/2015

Publicado 24 Maio 2015 - 00:25

Penso que não seja bem assim... O Facebook fica com o direito de usar as tuas fotos, mas não perdes os direitos de autor. Por exemplo, se usares uma foto que eu tirei, como sendo tua, eu posso denunciar ao facebook que estás a infringir os meus direitos de autor.

https://www.facebook...99224883474207/

Não é bem assim?
No dia que alguém retirar a tua assinatura e postar ou usar a tua foto sem a tua autorização... vai denunciar ao facebook que logo vais ter uma boa resposta. É daquelas automáticas que enviam para toda a gente e independentemente do caso a ser "julgado". Foto, video, o que seja.
Desde que entrou em vigor a nova politica de privacidade do facebook, que quem publica uma foto, perde os direitos de autor.

Exemplos de queixas não faltam e posso adiantar mais. Fazer-se queixa seja lá do que for no facebook, a resposta é sempre a mesma. Não viram nada de estranho para fazerem algo contra fleno X ou Y. Não por estas palavras mas resumidamente passa-se assim.
Não criei o facebook ontem. Ando desde que foi criado e já denunciei muita coisa, tal como o que se está a falar 

Editado por Karrilho, 24 Maio 2015 - 00:32 .

Partilhar Post #8 rcrphotos

rcrphotos

• Membro
  • Registo: 31/05/2013

Publicado 24 Maio 2015 - 00:46

Não é bem assim?
No dia que alguém retirar a tua assinatura e postar ou usar a tua foto sem a tua autorização... vai denunciar ao facebook que logo vais ter uma boa resposta. É daquelas automáticas que enviam para toda a gente e independentemente do caso a ser "julgado". Foto, video, o que seja.
Desde que entrou em vigor a nova politica de privacidade do facebook, que quem publica uma foto, perde os direitos de autor.

Exemplos de queixas não faltam e posso adiantar mais. Fazer-se queixa seja lá do que for no facebook, a resposta é sempre a mesma. Não viram nada de estranho para fazerem algo contra fleno X ou Y. Não por estas palavras mas resumidamente passa-se assim.
Não criei o facebook ontem. Ando desde que foi criado e já denunciei muita coisa, tal como o que se está a falar 

Tenho conhecimento de alguns casos em que foi provada a proveniência da foto original e o Facebook apagou a que tinha sido "plagiada"... Mas não vou entrar em discussões contigo porque não gosto da postura que adoptas aqui no fórum nem da maneira como respondes à generalidade dos users como se a tua verdade fosse uma verdade universal e absoluta (ou pelo menos é o que me parece. Mas já se sabe que conversas pela internet podem causar mal entendidos).

Fica bem

Editado por Paulo M. F. Pires, 24 Maio 2015 - 12:37 .
Evitem respostas com imagens do género, pois é meio caminho para inflamar o tópico. Obrigado

Partilhar Post #9 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 24 Maio 2015 - 11:55

ando mortinho para dizer isto :lol: :

e não é dirigido a ninguém..... mas à "sociedade" em geral....

quando vejo alguém "picado" por causa das cópias das SUAS fotografias fico sempre a pensar se : 

esta gajo não terá uma copia "ilegal" do Lightroom?. 

Pagou pelos plugins que usa?

a musica que tem no Mp3 comprou-a toda?

etc... 

etc.. 

etc....

quem é que neste mundo digital nunca botou a mão a algo que "não é "seu" sem pagar por isso? Todos ou quase todos.. mas quando é a NOSSA fotografia.. ai jesus,  socorro,,,, policia......

quando nos "roubam" uma foto é a nossa vez de "contribuir" para a comunidade... :D  :D .. essa enorme bandalheira que são os direitos de autor hoje em dia.....

já se sabe que "é assim".. quem não quer contribuir fique cm as coisa no disco, ou então antes de berrar, repeite e retribua aos autores / proprietários por tudo aquilo que também sacou.... da "net"

Editado por Camara Lenta, 24 Maio 2015 - 11:56 .

Partilhar Post #10 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 24 Maio 2015 - 13:08

Atenção que essa famosa politica de privacidade já foi "ajustada" diversas vezes. Nunca, mas mesmo nunca se perde os direitos de autor numa fotografia publicada no FB. Ponto Final. Leiam a politica de partilha de conteúdos devagar que logo se percebe que não se perde direitos.

Atualmente, se partilharmos uma imagem como pública, fornecemos ao FB uma licença "Royalty Free". Ou seja eles podem usar em sub-sites associados de borla, isto até que nós remover-mos a imagem. ( Depois tem aquela treta do tempo das copias de segurança ).

Outro grande problema foi ( e será ) a questão das partilhas. Se eu publicar uma fotografia, no meu mural, e depois alguém partilhar no dele, e por aí fora... o que os gajos do FB alegam é que não podem estar apagar os conteúdos nos perfis dos outros utilizadores. Mas com paciência não é impossível.

Eu neste momento, no FB partilho versões de baixa resolução. Quem precisar de versões melhores tem sempre que comprar nas agências. Mais, ao fim de quase 5 anos com Bancos de Imagens, nem me dou ao trabalho de procurar utilizações indevidas, pois não noto que afecte as vendas.

Agora no Geral, quem não quer uma simples utilização indevida a melhor e mais radical solução é: Não publicar.

Marcas d'agua  & Assinaturas ? Esqueçam. Com a evolução do Software de Edição, até o meu gato remove a maioria das mesmas em 5 minutos :D Depois temos o factor "Cara de Pau". Uma vez vi um gajo, que na parede do escritório, tinha uma impressão em A3 dele a participar numa prova de BTT.. com uma marca d'agua que se via a KM!! 

Baixa resolução ( Tamanho e Qualidade ) ainda parece uma solução viável para impedir algumas utilizações indevidas. Hmmm.

IT Partilhar Post #11 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 24 Maio 2015 - 16:28

Eu não me queixo que me levem as fotografias, por amor de Deus, fiz uma pergunta ao qual ninguem me respondeu, passo a citar que fotografias que posto no facebook podem ser partilhadas á vontade com marca de agua sem marca, estou-me nas tintas. Apesasr de que com muito custo pagar os meus programas e ser contra a pirataria..quem tem artistas em casa ,sabe…O que eu perguntei é para em de alguns eventos que faço, não gosto que me levem as fotogrfias,por isso volto a perguntar se haverá galerias que se pode postar sem se poder fazer transferencias das mesmas…só isso!Sou nova aqui e registrei-me para esclarecer duvidas poder aprender, e essencialmente não participar em discussões que me parecem patéticas..

Partilhar Post #12 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 24 Maio 2015 - 17:14

Isso já foi respondido... a partir do momento que estejam no ecrã, e que do outro lado não se importem que tenha marca d'agua, não tens como evitar...

IT Partilhar Post #13 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 24 Maio 2015 - 19:43

Isso já foi respondido... a partir do momento que estejam no ecrã, e que do outro lado não se importem que tenha marca d'agua, não tens como evitar...

Desculpem a minha ignorancia e insistência, esquecendo o facebook, não outras existem outras galerias que pessoas possam escolher? 

Supondo por ex Fotografias de um casamento ou batizado? Estou-me a explicar mal não estou??

Obrigada

Partilhar Post #14 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 24 Maio 2015 - 21:15

Eu no smugmug posso subir as fotos em tamanho real e depois limitar o tamanho maximo em que sao reproduzidas. Posso deligar o download para os visitantes... o flicker tambem permite isto tudo acho eu. Agora o que nao posso impedir 'e que facam printscreen e guardar uma "foto"daquilo que 'e exibido nos monitores... dai que quem se preocupa com as suas fotos nao as deve exibir em formatos "grandes" .... mas uma foto de 800x600 que nao serve para impressao ja e perfeitamente boa pra um blog...

Partilhar Post #15 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 24 Maio 2015 - 21:34

Faz a duas coisas; coloca apenas fotos reduzidas para 800x600 e com marca de água.

Partilhar Post #16 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 24 Maio 2015 - 21:46

Desculpem a minha ignorancia e insistência, esquecendo o facebook, não outras existem outras galerias que pessoas possam escolher? 

Supondo por ex Fotografias de um casamento ou batizado? Estou-me a explicar mal não estou??

Obrigada

Pois, com tanto ruído no meio, até eu fiquei a pensar como começou a historia do FB... 

Parte do que eu disse, e que já foi dito por outros membros, é que, mesmo recorrendo a um site que desactive o click direito, etc, dá sempre para contornar. 

Dei o exemplo das agências que usam 500x300 ou menor, com brutais marcas de agua e mesmo assim já vi sites e blogs a fazer -links directos às mesmas!

E mesmo se tiveres um site privado, com passwords, nada impede um utilizador fornecer esse a outros utilizadores.

Da que a sugestão seja mesmo uma dimensão reduzida e marcas de agua. Usares uma galeria como o Flickr e desactivares as opções de partilha e botão direito. 

Partilhar Post #17 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 25 Maio 2015 - 13:34

Obrigada

Como o Paulo M. F. Pires te disse:

"Isso já foi respondido... a partir do momento que estejam no ecrã, e que do outro lado não se importem que tenha marca d'agua, não tens como evitar..."

O que é que há mais a dizer sobre o assunto? Levar levam sempre, seja em que galeria for, tu decides se levam com marcas de água por todo o lado, com baixa resolução, ou o que for...

Há um maravilhoso botão nos pc que diz "print screen" e um atalho nos mac que faz exactamente o mesmo...

Galeria para mostrares há uma série delas que não o facebook, é esta a dúvida agora?

Partilhar Post #18 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 25 Maio 2015 - 14:28

o atalho nos mac's e command + shift + f4.. e dá para desenhar a área a copiar  :)

IT Partilhar Post #19 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 25 Maio 2015 - 15:09

uffffff obrigada, eu quero  por umas fotografias que tirei de um casamento para uns amigos, ….atençao não fui eu a fotografa!!….0 casamento como é claro teve fotografo profissional, mas como presunção e agua benta cada um bebe a que quer…os poucos retratos que tirei são os melhores da noiva…Fui muito correcta com o profissional, (fui convidada),como pessoa respeitadora e correta arrumei logo a maquina, pois vi uma careta feia do tal profissional, tive a noite toda a ouvir bocas do fotografo, foi muito malcriado,por isso mesmo faço questão que expor as fotografias. Em primeiro lugar para calar estes fotógrafos que lá por tirarem fotografias há 30 anos e terem cursos, pensam que uma loira que pega numa maquina há 4 anos, pode  não ter um melhor resultado  que neste caso o fotografo em questão..e ainda com tanto para aprender.É lamentável ,se eu estivesse no lugar do fotografo ensinaria a pessoa, e apoaria,ao invés de chegar á arrogância gabando-se do seu brilhante cv,ao que a mim me deu muito orgulho,  posso não saber muito, mas tudo o que sei, digo como faço a quem adora fotografar!lPor isso mesmo gostava de criar a tal galeria, mas que não se possa fazer as transferencias…vou tentar!

Editado por patricia macambira, 25 Maio 2015 - 15:25 .

IT Partilhar Post #20 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 25 Maio 2015 - 15:11

o atalho nos mac's e command + shift + f4.. e dá para desenhar a área a copiar   :)

Pois é eu sei…mas  para quem quer revelar e fazer uma boa fotografia em papel, dá para revelar?