Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Os fotógrafos de hoje

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
182 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 ternopil

ternopil

• Membro
  • Registo: 14/08/2012
    • Local: Alenquer

Publicado 07 Junho 2015 - 14:06

Sim não vá ser insultado aqui….por ter facebook e usar Photography? Parece-me ridiculo para quem gosta desta forma de arte a qual de chama FOTOGRAFIA!!!

Parece que fez alguma confusão comigo... eu não me chamo de fotografo, e nem tenho uma pagina de "n sei que photography" no facebook. Nem no meu perfil posto fotografias quanto mais... Ate agora parece que somos da mesma opiniao, mas continuo a nao perceber que disparate e que disse. 

Anúncios

Partilhar Post #42 patricia macambira

patricia macambira

• Membro
  • Registo: 21/05/2015
    • Local: cascais
    • Fotografar para mim é sem duvida alguma saber amar.

Publicado 07 Junho 2015 - 14:11

Parece que fez alguma confusão comigo... eu não me chamo de fotografo, e nem tenho uma pagina de "n sei que photography" no facebook. Nem no meu perfil posto fotografias quanto mais... Ate agora parece que somos da mesma opiniao, mas continuo a nao perceber que disparate e que disse. 

e se tivesse?

Partilhar Post #43 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 07 Junho 2015 - 15:07

@patricia macambira

Recomendo mais calma, pois os teus posts estão a "roçar" a "perseguição". É que deste ontem que tenho vindo aqui e não percebi a razão de tanta exaltação!

Fica o aviso.

Partilhar Post #44 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 07 Junho 2015 - 15:18

Sim não vá ser insultado aqui….por ter facebook e usar Photography? 

Nem se quer me passou pela cabeça. 

Editado por nbplopes, 07 Junho 2015 - 15:22 .

Partilhar Post #45 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 07 Junho 2015 - 15:42

Nem se quer me passou pela cabeça. 

Acredito!! Bem haja "sense of humor" !!! 

Partilhar Post #46 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 07 Junho 2015 - 15:45

@patricia macambira

Recomendo mais calma, pois os teus posts estão a "roçar" a "perseguição". É que deste ontem que tenho vindo aqui e não percebi a razão de tanta exaltação!

Fica o aviso.

Peço imensa desculpa se num debate ou num forum de fotografia trocar ideias destas seja interpretado como  "perseguição"? E liberdade de expressão confundida com exaltação ?….Enfim deixo aqui o meu "pesar" pois a única coisa que defendo não é nada, a  não ser "ser contra qualquer tipo de preconceito"….

O aviso? 

Ok esta acatado….

Lamento !!!

Partilhar Post #47 kib1maf

kib1maf

• Membro
  • Registo: 13/01/2014
    • Local: Portimão
    • Amador curioso

Publicado 07 Junho 2015 - 17:09

Eu cheguei a ter esse photography numa marca de água...de um modo inocente achei que compunha a assinatura...não vejo mal nisso, sejamos mais ou menos competentes em nos agradar e agradar os que seguem o que fazemos mas sim, o preconceito existe. Eu pessoalmente até vejo mais esse termo como um adjectivo de género e não qualitativo. Embora sejamos sérios, nenhum pintor vá assinar "Van Gogh painty", lol.

Editado por kib1maf, 07 Junho 2015 - 17:09 .

Partilhar Post #48 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 07 Junho 2015 - 17:50

lol lol lol , eu quero lá saber, se vir uma pagina a dizer Photography ou fotografia eu abro para ver visto ter paixão e gostar de ver.

Quanto ao resto não vejo problema algum em por ou não por, eu ponho para diferenciar da minha pagina pessoal, porque se não ficaria com 3 paginas, também tenho outra com outra marca..todas elas diferentes ...

Assim como abro outras paginas que tenham outros interesses pessoais, mas para isso as paginas tem que ter algum tipo de informação.  Descomplicar é a solução pelo menos para mim… há tanta coisa chata, que não tornemos chato o que dá tanto prazer.

Os fotógrafos estão a sofrer o mesmo quando um policia é chamado por policia e não por Sr agente , lol lol !

Tudo isso é indiferente para quem não sofre de algum complexo , por ex no meu caso considero-me "uma fotografa" ainda com muito que aprender , é mau? Isto é tudo como o beijar de um  sapo…. :blush:

Partilhar Post #49 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 07 Junho 2015 - 18:38

Um site ou livro com:

"Xpto photography"

tradução

"A prática fotográfica de Xpto".

È certo que não é muito imaginativo, mas o pessoal adopta.

Agora pode haver uma empresa denominada de "Xpto Photography" como há "Xpto Studios" etc.

Agora um amador usar como assinatura numa foto "Xpto Photography" não faz sentido algum na minha opinião. Vale mais colocar Xpto, o seu nome, o autor da fotografia, o foógrafo. 

Pessoalmente nãp gosto de assinaturas ma foto.

Editado por nbplopes, 07 Junho 2015 - 18:39 .

Partilhar Post #50 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 07 Junho 2015 - 19:19

O que aqui mencionei foia diferenciação de por pag de facebook, não assinatura na fotografia que pessoalmente também não gosto, mas respeito quem goste. Cda um faz o que quer com a sua própria fotografia, depois cabe aos nossos olhares julgar se gostamos ou não, "é uma questão de gosto de olhares e sensibilidade "

Partilhar Post #51 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 07 Junho 2015 - 23:13

Ora aqui está uma questão que nunca tinha pensado "Ser ou não ser", ou será que tinha?!

(em inglês dá muito trabalho!)   

hummm...déjà vu! :D

Partilhar Post #52 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 08 Junho 2015 - 02:43

Let it be , let it & be free.. :foto:

Bons clics!

Editado por patricia macambira, 08 Junho 2015 - 02:45 .

Partilhar Post #53 Catarina

Catarina

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 08 Junho 2015 - 08:58

Já que ninguém fala nisso eu digo: se é preciso identificar uma pàgina de fotografias, porque não 'Fotografias do Manuel Joaquim' ou, se for mesmo preciso pôr no fim, tipo apelido, 'Manuel Joaquim Fotografia' ?

É mesmo uma coisa que me intriga ... porque escrever em inglês é mais giro? Essa seria a única resposta que, para mim, faria algum sentido e estou a falar a sério :)

Partilhar Post #54 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 08 Junho 2015 - 09:28

Já que ninguém fala nisso eu digo: se é preciso identificar uma pàgina de fotografias, porque não 'Fotografias do Manuel Joaquim' ou, se for mesmo preciso pôr no fim, tipo apelido, 'Manuel Joaquim Fotografia' ?

É mesmo uma coisa que me intriga ... porque escrever em inglês é mais giro? Essa seria a única resposta que, para mim, faria algum sentido e estou a falar a sério :)

Olá Catarina,
Percebo a tua questão, no sentido de haver quem ache também que o "Photography" e títulos em inglês é que são giros e dão outra dimensão ao trabalho...
Mas por outro lado, num mundo globalizado e na área da fotografia em particular, em que a sua divulgação passa muito meios também eles globalizados, penso que faz todo o sentido usar o inglês, como língua universal que é, para divulgar o trabalho, pois penso que não tem muita lógica estar a limitá-lo a Portugal ou aos Palop´s.
Voltando ao início, a questão de fundo é de quem anuncia pomposamente uma página de fotografia, quando na realidade de fotografia não tem nada ou tem muito pouco, mas isso é outra conversa que foi aqui aflorada de forma esparsa e pouco desenvolvida, mas que sem dúvida merecia alguma reflexão.

Editado por diogon, 08 Junho 2015 - 09:29 .

Partilhar Post #55 Catarina

Catarina

• Membro

Publicado 08 Junho 2015 - 10:07

Olá Diogo,

Eu aceito isso perfeitamente quando há um trabalho de divulgação de trabalhos e uma projecção que se começa a internacionalizar, mas hás-de concordar que não é esse o caso em 99,9% das páginas 'Photography' que encontramos e que são vistas pelos amigos tugas! :)

Aliás, curiosamente, nenhum dos nossos, poucos, fotógrafos que tem essa projecção tem uma página 'Paulo Nozolino Photography' :)

E será que lá fora seria mal vista ou incompreendida uma página que dissesse 'Fotografias de Maria Silva'? É só uma pergunta.

Não tenho nada contra quem faz isso, simplesmente não compreendo muito bem, chamem-me burra :)

Os titulos de imagens em inglês é diferente, há casos em que se justificam perfeitamente. E para quem páginas no Flickr e afins com seguidores lá fora, entendo perfeitamente. No entanto, também aí acho que há um exagero, nem sempre se justificam e muitas vezes estão mal escritos ou traduzidos (o que é pior) :)

Quanto à questão de fundo .... afinal o que é Fotografia e ser Fotógrafo? Eu tiro fotografias, e enquanto tal sou fotógrafa, claro, mas estou longe de me considerar Fotógrafa enquanto artista, tenho muito que aprender ainda ... um enorme caminho para percorrer e é esse caminho que me dá gozo ... se um dia me considerar Fotógrafa acho que fico triste, ehehe (brincadeira, mas com um fundo sério)

Partilhar Post #56 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 08 Junho 2015 - 11:48

Já agora por falar nestes preconceitos que vão para aqui, por ser profissional ou não,ser-se fotografo ou não, ainda não percebi, qual é a questão se é ter um curso de fotografia, ou viver dela. Estar a fazer problemas por ter fotogrfia em portugues frances ou Italiano...tudo me parece presunçao,ou alguma rivalidade que existe entre sei lá o que...

Ainda bem que evocam tanto PAULO NOZOLINO....nome de minha mãe, por isso meu primo direito, fico muito orgulhosa por terem ele como referencia, eu tambem o tenho.

Já agora, e como grande fotografo a nivel internacional, cada fotografia dele já nem tem preço, só fundaçoes e e etc é que as compram..e no entanto o curso dele é a propria sensibilidade e arte com que nasceu...se calhar tambem não é fotografo. Vou falar com ele para ver o que ele diz, com o feitio que tem , deve ser bem engraçado!

Bem hajam por terem como exemplo este GRANDE FOTOGRAFO!

Partilhar Post #57 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 08 Junho 2015 - 12:27

Olá Diogo,

Eu aceito isso perfeitamente quando há um trabalho de divulgação de trabalhos e uma projecção que se começa a internacionalizar, mas hás-de concordar que não é esse o caso em 99,9% das páginas 'Photography' que encontramos e que são vistas pelos amigos tugas! :)

Pois, não diria 99,9 % mas uns bons noventa e muitos.  :D

Aliás, curiosamente, nenhum dos nossos, poucos, fotógrafos que tem essa projecção tem uma página 'Paulo Nozolino Photography' :)

Bom, o Nozolino e outros dispensam o substantivo, mas por exemplo há casos que não. Por exemplo quando fiz um cartão de apresentação, por muito que me tenha custado, não pude fugir ao "photography", porque não seria dado só a portugueses e porque um cartão é um cartão, não tem lá mais nada que associe ao nome, como fotografias (embora possa ter) e porque o meu nome não é muito conhecido. :D 

E será que lá fora seria mal vista ou incompreendida uma página que dissesse 'Fotografias de Maria Silva'? É só uma pergunta.

Acho que não é uma questão de ser mal vista, numa página ainda pode ser fácil de compreender que se trata de um fotógrafo e não de um canalizador, ainda que não se entenda o que quer dizer em português "fotografias" mas noutras situações pode não acontecer.

Os titulos de imagens em inglês é diferente, há casos em que se justificam perfeitamente. E para quem páginas no Flickr e afins com seguidores lá fora, entendo perfeitamente. No entanto, também aí acho que há um exagero, nem sempre se justificam e muitas vezes estão mal escritos ou traduzidos (o que é pior) :)

Também acho que há casos em que se justifica plenamente e sim há más traduções, especialmente aquelas que são traduzidas à letra de um longo título muito filosófico e poético e que normalmente, vá se lá perceber porquê, a foto nunca acompanha a "profundidade" do mesmo.  :)

Partilhar Post #58 kib1maf

kib1maf

• Membro
  • Registo: 13/01/2014
    • Local: Portimão
    • Amador curioso

Publicado 08 Junho 2015 - 12:27

Já agora por falar nestes preconceitos que vão para aqui, por ser profissional ou não,ser-se fotografo ou não, ainda não percebi, qual é a questão se é ter um curso de fotografia, ou viver dela. Estar a fazer problemas por ter fotogrfia em portugues frances ou Italiano...tudo me parece presunçao,ou alguma rivalidade que existe entre sei lá o que...

Ainda bem que evocam tanto PAULO NOZOLINO....nome de minha mãe, por isso meu primo direito, fico muito orgulhosa por terem ele como referencia, eu tambem o tenho.

Já agora, e como grande fotografo a nivel internacional, cada fotografia dele já nem tem preço, só fundaçoes e e etc é que as compram..e no entanto o curso dele é a propria sensibilidade e arte com que nasceu...se calhar tambem não é fotografo. Vou falar com ele para ver o que ele diz, com o feitio que tem , deve ser bem engraçado!

Bem hajam por terem como exemplo este GRANDE FOTOGRAFO!

Não conhecia...o Paulo Nozolino, eu não sou muito culto a nível fotográfico, a nível de nomes pelo menos, por vezes gosto e vejo fotografias e não sei qual é o nome do autor mas acabo por saber partes do que é.

Eu não tenho referencias... devia ter, ver e ler mais mas tenho me concentrado em aprender e dominar melhor a técnica para poder ir recortando os meus enquadramentos. 

Olha Patrícia, pergunta-lhe se ele consegue desligar a ficha, no dia-a-dia.  ;)

Partilhar Post #59 Catarina

Catarina

• Membro

Publicado 08 Junho 2015 - 12:46

Falei no Nozolino por ser, talvez, o fotógrafo português com mais projecção internacional actualmente. Mas poderia ter dados outros exemplos. Patricia, ainda bem que é teu primo, tens aí uma boa referência para aprender de perto.

Agora não vejo onde no meu texto existe qualquer preconceito, sinceramente, limitei-me a fazer perguntas porque há coisas que me escapam (se isso é preconceito, as minhas desculpas). Na minha opinião questionar é sempre bom. Ser-se profissional e ter muitos cursos não é nada sinónimo de ter qualidade, também não percebi o que querias dizer com isso :)

Diogo, no teu caso acho que a frase 'não seria dado só a portugueses' vai de encontro ao que eu disse e justifica, plenamente o photography :)

Quanto aos outros ... repito, não tenho nada contra. Cada um de nós é que deve saber quem é, o que faz e o que pretende da Fotografia. Eu disse o que EU pretendo e isso aplica-se a mim mesma e a mais ninguém! :)

Partilhar Post #60 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 08 Junho 2015 - 12:55

Ele não desliga  a ficha pois já completamente alienado de tudo…é um pessoa muito peculiar, muito e ou adorado ou detestado!ele não vende uma fotografia abaixo de 20.000 euros pequena...

Quanto á tecnica temos fotografias que valem milhões e que tecnicamente não são perfeitas…mas despertam sentimentos, se forem ver os fotografias melhores e mais caras do mundo, ou visitarem colecções vão perceber.

A minha melhor fotografia foi tirada, com a pior maquina e pior lente, nada sabia, foi o momento, no entanto ficou em 2 lugar no concurso fotográfico europeu do Atruim Saldanha sobre Emoções Fotográficas. Foi um amigo meu que me inscreveu, pois eu não considerava que sabia tirar fotografias ou fotografa por não dominar muito bem a técnica, mas é inacto, foi o que a fotografia transmitiu.Este mes saiu algum do meu trabalho na revista "arte fotográfica" foi uma honra visto que é uma revista muito boa, assim como na Egoista etc etc…Já fotografei identidades lá fora de peso. Já me convidaram para feira de artes de Milão(tambem pensei que fosse gozação de um irmão meu que fala italiano)mas não…no entanto continuo a achar que não sei ainda, e que nao gosto e porque não hei- de por Photography, apesar de saber muito menos de técnica que outras pessoas. Por isso mesmo estou aqui para aprender…O meu mal é meu nome, que é conhecido não por este, mas outro que é conhecido relacionado a outra actividade ao que leva logo…"olha esta agora deu-lhe para fotografar"…não é bem assim…lá fora ninguém sabe quem eu sou..