Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Os fotógrafos de hoje

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
182 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #21 lesteves

lesteves

• Membro
  • Registo: 21/08/2014
    • Local: Porto

Publicado 01 Maio 2015 - 18:31

Se o teu nome no canal do youtube não fosse "EstevesPhotography", até terias argumentos plausíveis para falar do quererem chamar-se fotógrafos quando não são.
Nomeadamente "...e quem compra uma passa a achar-se/chamar-se fotógrafo, enquanto na verdade não passam de uns "macacos" quando pegam nas máquinas."
Porque raio os outros não podem chamar-se de fotógrafos quando são amadores ou profissionais (tudo depende do nível em que estão e nomeadamente se é trabalho ou um hobbie) e tu podes auto-titular-te de fotografo? 

Quem tira fotos é fotografo independentemente se é trabalho ou hobbie ou o nível de experiencia. Como quem anda de moto é motociclista. Ou serão macacos em cima de uma moto? 

Photography não Photographer. E eu nunca disse que era fotógrafo.

Agora deixo aqui uma parte que estava à espera que tocassem:

"O que é que vos irrita na comunidade/mundo da fotografia atual?"

Editado por lesteves, 01 Maio 2015 - 18:32 .

Anúncios

Partilhar Post #22 Karrilho

Karrilho

• Membro
  • Registo: 13/01/2015

Publicado 01 Maio 2015 - 18:36

Só muda o ER. É como aquela que dizem que "só muda o rótulo que a farinha é a mesma".
Pessoas como tu com a mania que são doutorados em chico-espertisse em que passam por uma fase na adolescência que têm a mania.

1º apontas isto e aquilo e depois sais de fininho assim como os ratos pelo lado da ratoeira.

IT Partilhar Post #23 lesteves

lesteves

• Membro

Publicado 01 Maio 2015 - 18:46

Só muda o ER. É como aquela que dizem que "só muda o rótulo que a farinha é a mesma".
Pessoas como tu com a mania que são doutorados em chico-espertisse em que passam por uma fase na adolescência que têm a mania.

1º apontas isto e aquilo e depois sais de fininho assim como os ratos pelo lado da ratoeira.

E pessoal que julga outros sem os conhecer , sem saber nada deles, baseando-se num perfil e "provavelmente" em acontecimentos que aconteceram na vida do mesmo. Pela mesma razão que me criticas por dizeres que tenho a mania, quando não fiz nada para fazer alguém pensar assim, faz-me achar que és uma pessoa precipitada e explosiva. Bem mas isto era se um rapaz de 17 anos fosse usar as ideias e maneiras de pensar que usas-te ( basear-se em comentários de um fórum), em vez disso, acho melhor não nos irritarmos que no fim do dia ninguém está a ganhar nada com esta conversa e falar do que todos aqui gostam que é a fotografia.

Peço desculpa a todos pela conversa se ter derivado para fora do tema principal.

Partilhar Post #24 Karrilho

Karrilho

• Membro
  • Registo: 13/01/2015

Publicado 01 Maio 2015 - 19:09

Simplesmente tu pediste para darmos a opinião e eu dei a minha. Não digo o que esperam ouvir só para agradar, digo o que penso.

Se é mau? Sou sincero e nos dias de hoje existe liberdade de expressão.

Nem quero cair em graça, nem ser engraçado. Quero ser apenas eu sem papeis de teatro para agradar ou para ficar bem visto.

Eu baseio-me em factos e o teu canal de youtube está cheio deles. Por exemplo um é nem saberes o modelo de maquina e teres que ir ver, como existem outros em todos os videos mas não é isso que é o assunto da conversa.

Só acho que se tens maturidade para iniciar uma conversa deste tipo (topico em sí), também tens que ter maturidade para ouvir a opinião dos outros. Não é largar os foguetes e correr para dentro de casa. É também apanhar as canas depois de se lançarem.

Para ti quem é pega numa DSLR não se pode chamar fotografo. São macacos com uma maquina nas mãos. Só os profissionais é que se podem chamar?! Ok é o teu ponto de vista mas não quer dizer que esteja correto e os outros errados.

Para muitos fotografia é um hobbie, uma paixão e sem rendimentos. Para outros é uma via profissional. Se ambas as parte podem chamar-se fotógrafos?  Acho que sim. Independentemente da qualidade da foto, do nível em que estão e se é um hobbie ou é trabalho ou até se frequentaram um curso ou não. O que usam para captar uma imagem é uma maquina fotográfica, daí chamarem-se fotógrafos. Não se iam chamar soldadores ou carpinteiros.

Se formos a pensar assim, quem "conduz" um avião não pode ser piloto, quem pesca não pode ser pescador, quem vai á caça não pode ser caçador... etc etc.
Isto de nos acharmos ou não fotógrafos, não é o mesmo que dizer que é técnico não sei do quê.

Em relação a avaliar os outros, o que dizes sobre mim... serve para ti o que disseste no teu comentário sobre julgar os outros sem os conhecerem. 

Editado por Karrilho, 01 Maio 2015 - 19:17 .

IT Partilhar Post #25 lesteves

lesteves

• Membro

Publicado 01 Maio 2015 - 19:19

Simplesmente tu pediste para darmos a opinião e eu dei a minha. Não digo o que esperam ouvir só para agradar, digo o que penso.

Se é mau? Sou sincero e nos dias de hoje existe liberdade de expressão.

Nem quero cair em graça, nem ser engraçado. Quero ser apenas eu sem papeis de teatro para agradar ou para ficar bem visto.

Eu baseio-me em factos e o teu canal de youtube está cheio deles. Por exemplo um é nem saberes o modelo de maquina e teres que ir ver, como existem outros em todos os videos mas não é isso que é o assunto da conversa.

Só acho que se tens maturidade para iniciar uma conversa deste tipo (topico em sí), também tens que ter maturidade para ouvir a opinião dos outros. Não é largar os foguetes e correr para dentro de casa. É também apanhar as canas depois de se lançarem.

Para ti quem é pega numa DSLR não se pode chamar fotografo. São macacos com uma maquina nas mãos. Só os profissionais é que se podem chamar. Ok é o teu ponto de vista mas não quer dizer que esteja correto e os outros errados.

Para muitos fotografia é um hobbie, uma paixão e sem rendimentos. Para outros é uma via profissional. Se ambas as parte podem chamar-se fotógrafos?  Acho que sim. Independentemente da qualidade da foto, do nível em que estão e se é um hobbie ou é trabalho ou até se frequentaram um curso ou não.

Se formos a pensar assim, quem "conduz" um avião não pode ser piloto, quem pesca não pode ser pescador, quem vai á caça não pode ser caçador... etc etc.
Isto de nos acharmos ou não fotógrafos, não é o mesmo que dizer que é técnico não sei do quê.

Em relação a avaliar os outros, o que dizes sobre mim... serve para ti o que disseste no teu comentário sobre julgar os outros sem os conhecerem. 

Eu nunca disse que quem não é profissional não é fotografo, apenas disse que as pessoas que têm uma maquina e não tiram fotografias( por gostarem da arte em si) não são fotografas, porque os que levam fotografia como um hobby podem ser fotógrafos melhor que quem recebe por isso, não digo que não. Eu acho que defendemos coisas não muito diferentes, mas eu e as palavras nunca nos demos muito bem  :)

Partilhar Post #26 darkwhisper

darkwhisper

• Membro
  • Registo: 13/09/2012
    • Local: Braga

Publicado 01 Maio 2015 - 19:40

Vá lá, não se exaltem com algo tão insignificante. O que interessa é o prazer que temos, quando pegamos na nossa máquina e vamos por aí fotografar o que nos dá na real gana, sejamos nós fotógrafos ou não.

Partilhar Post #27 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008

Publicado 01 Maio 2015 - 21:14

O que vos irrita mais na comunidade,mundo da fotografia atual?

Esta é fácil: os inúmeros tópicos provocatórios em fóruns de fotografia, que não levam a lado nenhum que tenha interesse para quem de facto gosta de fotografia. 

JS

Partilhar Post #28 patricia macambira

patricia macambira

• Membro
  • Registo: 21/05/2015
    • Local: cascais
    • Fotografar para mim é sem duvida alguma saber amar.

Publicado 24 Maio 2015 - 19:27

..Eu considero fotografo aquele que se destaca com paixão! Há dois tipo de pessoas os que compram as maquinas e deixa-nas de lado, e outros que nunca mais as largam.Aqui só se falou em boas ou más fotografias, e aquelas que são tiradas com toda a entrega?

Eu por ex, tenho facebook, que esta com o meu nome como é obvio e para diferenciar e não misturar alhos com bugalhos tenho  outra pagina que tem o "photography", ou "fotografia" ora se fosse uma uma pagina de comidinhas feitas por mim, fossem elas boas ou más, eu poria o meu nome + cozinhados, para diferenciar  da pagina principal parece-me básico... Agora se sou fotografa ou não? Sei aquilo que sou,  adoro ver imagens dos outros, boas, tenho orgulho em tão bons fotogrfaos que temos por cá , profissinais não profissionais, tudos isso é um preconceito pegado, proprio de quem tem alguma insegurança ou segurança a mais, a inveja é coisa feia, uma má fotografia tirada com toda a paxão tem que ser  muito mais respeitada de que uma profissional, ora essa!

Adoro escrever sem palavras só atraves de uma bela paisagem mesmo que tremida ou um  rosto natural sem tecnica de luz.., ou tirar uma fotografia sobre uma palavra e que se faça luz numa paisagem...serei eu poeta?

Haaa esta discussão é mais outra guerra de egos.. estou triste !! Que raça é esta de fotógrafos ? Existe outro nome para quem ame fotografia?

Partilhar Post #29 chambino

chambino

• Membro
  • Registo: 25/03/2015
    • Local: MS

Publicado 25 Maio 2015 - 17:14

Pessoas que querem à força definir o que é ou o que deixa de ser a fotografia, ou quem pode ou não gastar o seu dinheiro numa máquina e usá-la e eventualmente até que prazer podem retirar disso.

Partilhar Post #30 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 06 Junho 2015 - 12:32

Eu sou daqueles "fotografos" que tira fotos para as redes socias. (Não de florinhas e paisagens). Mas nunca me chamei fotografo. E o mais importante é que não tenho uma página no facebook chamada "****** photography" e não tenho uma marca de agua com photography by: *******  ^_^  ^_^ (alias nem uso marcas de agua a não meto o meu nome em lado nenhum)  :lol:

Ha de se ter um senso comum nestas coisas... as pessoas ficam "excitadas" quando compram a sua primeira DSLR, e quando conseguem alguma fotografia com "BOKEH", toca a por no facebook pa! Tenho uma fotografia professional. - Porquê? - Porque tem BOKEH!!!!!!!!!!!!!!  . 

Fiquei impressionadissima !!Ora aqui esta uma boa razão para se ser um bom fotografo??? lol…Temos dos melhores fotografos do mundo no Facebook e que dizem que são fotografos…esta agora leio cada disparate!!

Partilhar Post #31 ternopil

ternopil

• Membro
  • Registo: 14/08/2012
    • Local: Alenquer

Publicado 06 Junho 2015 - 19:54

Fiquei impressionadissima !!Ora aqui esta uma boa razão para se ser um bom fotografo??? lol…Temos dos melhores fotografos do mundo no Facebook e que dizem que são fotografos…esta agora leio cada disparate!!

Peço desculpa mas não entendi o que quis dizer com isso. 

Partilhar Post #32 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 06 Junho 2015 - 20:21

é bem claro, eu é que peço desculpa , pois não tinha reparado na sua idade, agora percebi...

Partilhar Post #33 ternopil

ternopil

• Membro
  • Registo: 14/08/2012
    • Local: Alenquer

Publicado 06 Junho 2015 - 20:49

Continuo na mesma... Ainda não percebi que disparate e que disse... 

Editado por ternopil, 06 Junho 2015 - 20:53 .

Partilhar Post #34 kib1maf

kib1maf

• Membro
  • Registo: 13/01/2014
    • Local: Portimão
    • Amador curioso

Publicado 07 Junho 2015 - 09:55

Eu tentei ler todos os posts mas acabei por ler na diagonal metade deles. Deixa lá ver se consigo dar o meu ponto de vista. Esta discussão faz-me lembrar a minha adolescência e o ser surfista, lol, aqueles putos de prancha debaixo do braço a passear pela cidade e a voltar a entrar em casa, ou a chegar à praia e ficar a galar miudas de prancha pousada na areia. Eram surfistas? No fundo queriam ser, uns vieram a ser outros compraram um skate, ou ganharam juízo. Mas então o que era ser surfista? O beto loiro que anda no surf desde os 9 e faz torneios "profissionais" onde gasta mais do que ganha? Pois... Já viste o veneno que eu deitei nestas poucas linhas? Posso continuar...mas para finalizar este peditório, com os anos entendi que surfista era aquele que vivia como um nómada nas encostas do sudoeste, que respirava a brisa para saber onde estava a onda, sem sentir fome ou sede, a viver o que o rodeia como o neo no matrix, zeros e uns, zeros e uns. Esta é a minha definição de fotografo, quando andas na rua sentes-te o Neo dentro do Matrix? Se sim és fotógrafo, zeros e uns, zeros e uns...

Editado por kib1maf, 07 Junho 2015 - 09:57 .

Partilhar Post #35 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 07 Junho 2015 - 12:55

Eu tentei ler todos os posts mas acabei por ler na diagonal metade deles. Deixa lá ver se consigo dar o meu ponto de vista. Esta discussão faz-me lembrar a minha adolescência e o ser surfista, lol, aqueles putos de prancha debaixo do braço a passear pela cidade e a voltar a entrar em casa, ou a chegar à praia e ficar a galar miudas de prancha pousada na areia. Eram surfistas? No fundo queriam ser, uns vieram a ser outros compraram um skate, ou ganharam juízo. Mas então o que era ser surfista? O beto loiro que anda no surf desde os 9 e faz torneios "profissionais" onde gasta mais do que ganha? Pois... Já viste o veneno que eu deitei nestas poucas linhas? Posso continuar...mas para finalizar este peditório, com os anos entendi que surfista era aquele que vivia como um nómada nas encostas do sudoeste, que respirava a brisa para saber onde estava a onda, sem sentir fome ou sede, a viver o que o rodeia como o neo no matrix, zeros e uns, zeros e uns. Esta é a minha definição de fotografo, quando andas na rua sentes-te o Neo dentro do Matrix? Se sim és fotógrafo, zeros e uns, zeros e uns...

;)

Partilhar Post #36 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 07 Junho 2015 - 12:56

Hehe. Penso que de alguma todos passamos um pouco por estas questões em determinada altura. É bom porque de alguma forma tem como génerse uma reflexão da fotografia que criamos. Mas é mau quando depois dessa reflexão a resposta é pouco satisfatória.

Talvêz isto te ajude lesteves e restantes que estejam a passar por isso ou outros que pensam que já passaram por isso mas nunca conseguiram efectivamente libertar-se desse spam mental que por vêzes nós própriamos criamos para o nosso próprio consumo.

Temos presente uma fotografia, o fotógrafo é quem a criou. Não é mas nem meio mas, o fotógrafo é quem a criou. Se alguém olha para uma fotografia sua e pensa, "eu não sou fotógrafo" em última análise é um exercício de desresponsabilização sobre a coisa criada. Seja ela boa ou do pior. "Há eu sei que esta minha fotografia não é boa, mas eu não sou fotógrafo!" WTF? Não foste tu que a criaste? Então és tu o fotógrafo daquela fotografia, ponto final. Assuma-se isso!

É como o homem ou mulher que dá luz ao filho, ao ver que a criança tem problemas e diz. "Há eu não sou o pai nem a mãe da criança." What? Coward!

Pior, depois vai vêr as crianças dos outros, e se vê que elas têm problemas tenta os convercer que não são Pais nem Mães. Além ser cobarde é evangelista dessa cobardia.

Há algum problema e assumir-se como fotógrafo de uma ou várias fotografias? Não. Não há. Acredita, não há. Se há, alguma coisa está mal.

Depois temos os praticantes de fotografia. O praticante de fotografia é um fotógrafo que não só cria fotografia mas também cria e estuda frequentemente a actividade que é fotografar. O facebook é está cheio de praticantes de fotografia. Qualquer grande mestre em fotografia é acima de tudo um praticante de fotografia.

Dentro dos praticantes de fotografia há dois grandes grupos. Os amadores e os profissionais. Aquilo que difere um do outro é que um último vive da fotografia que cria.

Portanto "Fotógrafo" é apenas um papel que alguém desempenha face a uma fotografia, quer se queira quer não. Ou é o fotógrafo que criou a fotografia ou o observador da mesma. Ninguém é apenas fotógrafo ou apenas observador.

Não tem nada a haver se a fotografia ou fotografias que crias são boas ou más.

Portanto a minha sugestão é ...

Esquece lá isso e vai lá ser fotógrafo (criar fotografias) que ninguém te leva a mal por isso ... Se levam, o problema é dessas pessoas. Porque esse julgamento diz mais sobre elas do que sobre ti.

PS: Isto são esqueletos que já os moí, converti-os em pó e deitei ao mar. Desafio-te a fazer o mesmo. Não os guardes no armário.

Editado por nbplopes, 07 Junho 2015 - 13:11 .

Partilhar Post #37 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 07 Junho 2015 - 13:08

Lol…. nunca pensei que houvesse tanto preconceitos desta malta...

Ora bem, eu sempre que vejo uma fotografia boa ou má, pergunto-me quem será o fotografo?Ou quem fotografou??

é como as pinturas boas ou más, quem será o pintor? 

ou um a escultura, quem sera o escultor?

o pior é ver uma escultura e perguntar se foi o fotografo que esculpiu….

É tudo tão simples..tudo isto parece-me uma guerra de egos quem é ou não é fotografo! Começo a achar que quando tiro umas fotografias , terei que dizer que sou praticante?? 

Editado por patricia macambira, 07 Junho 2015 - 13:31 .

Partilhar Post #38 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 07 Junho 2015 - 13:14

Então concordamos. Mas não foi isso quer percebi nas respostas inicias. Assim fica mais claro :)

Excelente,.

Editado por nbplopes, 07 Junho 2015 - 13:15 .

Partilhar Post #39 patricia macambira

patricia macambira

• Membro

Publicado 07 Junho 2015 - 13:36

Então concordamos. Mas não foi isso quer percebi nas respostas inicias. Assim fica mais claro :)

Excelente,.

Sim não vá ser insultado aqui….por ter facebook e usar Photography? Parece-me ridiculo para quem gosta desta forma de arte a qual de chama FOTOGRAFIA!!!

Partilhar Post #40 Paulo de Almeida

Paulo de Almeida

• Membro
  • Registo: 26/02/2015
    • Local: Toronto
    • Com saudades do oceano...

Publicado 07 Junho 2015 - 13:40

Este topico ja vai longo, mas vou dar a minha modesta opiniao.

Em Ingles ha uma diferenca entre fotografia (photography) e imagens tiradas/gravadas por uma maquina fotografica (snapshots).

Seguindo a mesma linha de raciocinio, existem fotografos - profissionais ou amadores - que sao aqueles que pensam o processo, a composicao, a luz e as sombras, a pose, etc; esses sao os que fazem fotografia. Depois existem os que tem uma maquina fotografica, ou um telefone para selfies, e que so fazem snapshots, nao fotografias...

Eu, por exemplo, estou em diversos sites relacionados com fotografia, e so recentemente comecei a designar as minhas imagens como "photographs", ou fotografias. Ate esse ponto nao passavam de imagens, mesmo que eu as pensasse e tentasse fazer o meu melhor, nao passavam de "snapshots"...