Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Os fotógrafos de hoje

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
182 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 lesteves

lesteves

• Membro
  • Registo: 21/08/2014
    • Local: Porto

Publicado 28 Abril 2015 - 19:38

Boas Pessoal,

O que acham que se passa com os fotógrafos de hoje? Não estão a falar a nível profissional mas sim a nível amador. Pelo que tenho reparado , a maior parte dos "fotógrafos", se é que se pode chamar isso, passam o dia a criticar fotografias alheias ( nada de errado aí, até aprendem e desenvolvem capacidades) sem nunca tirar as suas próprias, fora as ocasionais selfies e outras para pôr nas redes sociais. Eu acredito que isto se deva ao mais fácil acesso a maquinas com excelente qualidade para todos e quem compra uma passa a achar-se/chamar-se fotógrafo, enquanto na verdade não passam de uns "macacos" quando pegam nas máquinas. Não quero que fiquem com a ideia que sou contra essas pessoas, só defendo que não são fotógrafos, nem a nível amador iniciante.

O que vocês acham? O que vos irrita mais na comunidade,mundo da fotografia atual?

not-photog-banner-1.jpg

Editado por lesteves, 29 Abril 2015 - 23:28 .

Anúncios

Partilhar Post #2 Psico

Psico

• Membro
  • Registo: 22/04/2015

Publicado 28 Abril 2015 - 19:53

Tens de definir o que queres dizer com um fotógrafo amador. É que alguns não deixam nada a desejar em relação a um profissional como muitos membros que já vi neste fórum provam. Uma pessoa que tire fotografias para as redes sociais não lhe chamaria fotógrafo, apenas alguém que tem acesso fácil a algo para tirar fotos.

Partilhar Post #3 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 28 Abril 2015 - 20:11

:rolleyes:

Nao percebi...

Isto é forma de fazeres publicidade ao teu canal no Youtube? :hmm:

IT Partilhar Post #4 lesteves

lesteves

• Membro

Publicado 28 Abril 2015 - 20:15

Tens de definir o que queres dizer com um fotógrafo amador. É que alguns não deixam nada a desejar em relação a um profissional como muitos membros que já vi neste fórum provam. Uma pessoa que tire fotografias para as redes sociais não lhe chamaria fotógrafo, apenas alguém que tem acesso fácil a algo para tirar fotos.

Para mim um amador é alguém que não ganhe dinheiro com fotografia , independentemente da qualidade das fotografias que tira, pode ser melhor que bastantes profissionais, como vemos alguns neste forum. Neste caso só queria dizer que é alguém que tira ou estuda fotografias para si mesmo. 

IT Partilhar Post #5 lesteves

lesteves

• Membro

Publicado 28 Abril 2015 - 20:16

Nao percebi...

Alguma parte em especial que não percebeste, para que possa te ajudar.

Não,só porque é algo que me chateia

Partilhar Post #6 ternopil

ternopil

• Membro
  • Registo: 14/08/2012
    • Local: Alenquer

Publicado 28 Abril 2015 - 21:13

Eu sou daqueles "fotografos" que tira fotos para as redes socias. (Não de florinhas e paisagens). Mas nunca me chamei fotografo. E o mais importante é que não tenho uma página no facebook chamada "****** photography" e não tenho uma marca de agua com photography by: *******  ^_^  ^_^ (alias nem uso marcas de agua a não meto o meu nome em lado nenhum)  :lol:

Ha de se ter um senso comum nestas coisas... as pessoas ficam "excitadas" quando compram a sua primeira DSLR, e quando conseguem alguma fotografia com "BOKEH", toca a por no facebook pa! Tenho uma fotografia professional. - Porquê? - Porque tem BOKEH!!!!!!!!!!!!!!  . 

Partilhar Post #7 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 28 Abril 2015 - 21:25

Como em tudo há bons e maus e quem é suficientemente dotado para catalogar os bons e os maus? Vamos deixar de julgar e vamos ser o que somos e deixar os outros ser aquilo que querem ser...

Partilhar Post #8 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 28 Abril 2015 - 22:06

Como em tudo há bons e maus e quem é suficientemente dotado para catalogar os bons e os maus? Vamos deixar de julgar e vamos ser o que somos e deixar os outros ser aquilo que querem ser...

X2

Partilhar Post #9 Karrilho

Karrilho

• Membro
  • Registo: 13/01/2015

Publicado 28 Abril 2015 - 22:51

Eu vou dar a minha modesta opinião.

Cada um é como é e cada um fotografa do modo que quer e sabe.

Uns são melhores que outros é verdade mas é como tudo na vida. 

Agora... que existe muita sardinha a achar-se tubarão... disso não duvides!!  :lol:

Eu até podia dar exemplos mas para quê? Eu quero é saber de mim, do que fui, sou e espero ser. Do que sabia, do que sei e espero vir a saber. Do que espero melhorar e não querer saber de quem é melhor ou pior.

Tens 17 anos e tens que aprender uma coisa. As pessoas hoje em dia passam a criticar os outros por tudo e por nada. Com ou sem razão. Apenas querem deixar a marca delas e muitas das vezes rebaixar os outros. E macacos... todos nós o somos mas de uma forma mais evoluída :D
Ainda não percebi foi a razão de comentares com o nome do teu canal e depois com uma segunda conta. As bananas andam estragadas, devem ser do Lidl com coca lá dentro  :bleh:

Edit: Vi alguns videos e estão oh... uma pérola. Grande reviewer que nem sabe o modelo da maquina ahahahaha

Editado por Karrilho, 28 Abril 2015 - 23:04 .

Partilhar Post #10 ternopil

ternopil

• Membro
  • Registo: 14/08/2012
    • Local: Alenquer

Publicado 28 Abril 2015 - 23:36

Lendo o tópico outra vez. Acho que vais deixar algumas pessoas chateadas, há fotógrafos sérios que tiram fotografias e não ganham nada com isso. Mas não é por isso que são amadores. Acho que uma coisa não tem nada a ver com outras. Um amador pode ganhar dinheiro com o que faz, mas não é por ai que deixa de ser amador.  :D

E outra coisa, falas dos tais "fotografos" criticarem as fotos dos outros, mas os mesmos não tiram fotografias de "jeito", se é isso o que quiseste dizer. Eu enquadro-me nesses tais "fotógrafos". Não entendo é o mal disso. Como o velho ditado diz, "Não é preciso ser cozinheiro para saber se a comida está boa." (penso que é assim, ^_^ ) Eu sei que as vezes parece mal, receber comentários a dizer mal das nossas fotografias de uma pessoa que tem fotografias de ******, mas o que é que se pode fazer? Eles não deixam de ter razão só porque não têm fotografias melhores. Só é pena as vezes dizerem umas barbaridades  :lol:  :lol:

Editado por ternopil, 28 Abril 2015 - 23:44 .

Partilhar Post #11 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 29 Abril 2015 - 00:36

Não tenho DSLR nem nunca tive.
Não ganho nada com fotografia.

Não tenho tempo nem vida que me permita fotografar nas horas boas.

Raramente viajo.

Gosto de tirar fotos com a minha bridge a coisas paisagens e ex-libris dos quais já existem biliões de fotos.

(embora por vezes gosto de olhar para o lugar "errado")

Fotografo em raw e de algum tempo para cá apenas uso modo manual

Algumas das minhas fotos parecem, vagamente, fotografias a sério (dizem algumas pessoas que gostam muito de mim, minha mãe, por exemplo), mas ficam quase sempre aquem, num aspecto ou outro.

Posto isto, SEREI FOTÓGRAFO?

Não me importo com o rótulo.

Tiro fotografias, trato-as e mosto-as. Por isso considero-me fotógrafo.

Não tenho nenhuma pretenção com elas nem considero isto um trabalho meu, mas sim um hobby. Por isso não me considero fotógrafo.

E agora? :)

Vou continuar a ser o mesmo. Tentar ultrapassar-me a mim próprio, e só a mim próprio, sempre que possível.

Editado por anterix, 29 Abril 2015 - 00:38 .

Partilhar Post #12 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 29 Abril 2015 - 07:44

Os meus dois tostões;

Toda a gente que tem uma maquina, é fotografo
Uns são bons e outros não
Uns são profissionais e outros não

Depois ha os expert de teclado
Uns percebem alguma coisa e os outros pouco

A pluralidade é boa. E o auditório rápido percebe a verdade

Partilhar Post #13 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007

Publicado 29 Abril 2015 - 08:07

Nao percebi...

X2

Partilhar Post #14 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 29 Abril 2015 - 13:03

Estava aqui a ler a lista de "Tópicos/Temas que aparecem várias vezes ao ano e que acabam inevitavelmente mal." e por acaso este do "Quem é fotografo ou não?" andava realmente esquecido...

Estou de acordo com o _jn_

Partilhar Post #15 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 01 Maio 2015 - 10:23

Oi. Não te preocupes com isso, é uma perca de tempo.

Dito isto, pessoalmente não estou envolvido em nenhuma comunidade a não ser esta. Aqui penso que encontras um pouco mais de critica porque face a outros sites portuguêses dedicados ao tema é o único, penso, que aquele que partilha já sabe que é fundamentalmente para a crítica, quer mais positiva que menos e com isso aprender. Ora isto não é para toda a gente, Outros é mais para mostrar trabalho e outras coisas mais. Cada um tem as suas valências.

Abraço.

EDIT: Força com o teu canal. Vou seguir.

Editado por nbplopes, 01 Maio 2015 - 12:44 .

Partilhar Post #16 Mohawking

Mohawking

• Membro
  • Registo: 25/11/2014
    • Local: Barcelos

Publicado 01 Maio 2015 - 13:43

E qual é mesmo a necessidade de guardar certos rótulos apenas para si julgando os outros como "não merecedores"? É alguma forma de se sentir especial? E que "talento" é esse de que se fala? Parece-me um conceito tão abstracto...

Eu fiquei curioso pelo tema, comprei uma DSLR fraquinha em stock-off e de vez em quando ando por aí a tirar fotos. A maioria é horrível mas divirto-me a fazê-lo. Serei um fotografo? Não sei, nem quero saber sinceramente. Só quero tirar fotos.

IT Partilhar Post #17 lesteves

lesteves

• Membro

Publicado 01 Maio 2015 - 14:14

EDIT: Força com o teu canal. Vou seguir.

Obrigado  :lol:

E qual é mesmo a necessidade de guardar certos rótulos apenas para si julgando os outros como "não merecedores"? É alguma forma de se sentir especial? E que "talento" é esse de que se fala? Parece-me um conceito tão abstracto...

Eu fiquei curioso pelo tema, comprei uma DSLR fraquinha em stock-off e de vez em quando ando por aí a tirar fotos. A maioria é horrível mas divirto-me a fazê-lo. Serei um fotografo? Não sei, nem quero saber sinceramente. Só quero tirar fotos.

Não quero que me interpretem mal, eu também não me considero fotografo "a sério", apenas gosto de tirar fotografias e de me divertir a ver o trabalho dos outros. só quis falar das pessoas que querem se chamar  :foto:  quando tal rótulo não é preciso. 

Partilhar Post #18 agomes

agomes

• Membro
  • Registo: 21/08/2007

Publicado 01 Maio 2015 - 16:30

Obrigado  :lol:

Não quero que me interpretem mal, eu também não me considero fotografo "a sério", apenas gosto de tirar fotografias e de me divertir a ver o trabalho dos outros. só quis falar das pessoas que querem se chamar  :foto:  quando tal rótulo não é preciso. 

Pois é, meteste-te numa fria com a impulsividade própria dos teus 17 anos e, agora, tentas uma retirada estratégica, mas não tenhas problemas que o pessoal até tem sido meiguinho para contigo e não precisas de mais desculpas.

Com o tempo vais lá e abandonas essas tentações maniqueístas, compreendendo que até a fotografia a que chamamos de preto e branco, ao fim e ao cabo, é apenas formada por gamas de cinzentos e o que importa é saber combiná-las convenientemente para se ter uma imagem com exposição e contrastes correctos...

Editado por agomes, 01 Maio 2015 - 16:30 .

IT Partilhar Post #19 lesteves

lesteves

• Membro

Publicado 01 Maio 2015 - 17:46

Pois é, meteste-te numa fria com a impulsividade própria dos teus 17 anos e, agora, tentas uma retirada estratégica, mas não tenhas problemas que o pessoal até tem sido meiguinho para contigo e não precisas de mais desculpas.

Eu não tentei nenhuma retirada, apenas disse o que acho, que pode ser diferente de algumas interpretações inicias do que escrevi. O que disse no início e agora mantêm-se.

Partilhar Post #20 Karrilho

Karrilho

• Membro
  • Registo: 13/01/2015

Publicado 01 Maio 2015 - 18:27

Se o teu nome no canal do youtube não fosse "EstevesPhotography", até terias argumentos plausíveis para falar do quererem chamar-se fotógrafos quando não são.
Nomeadamente "...e quem compra uma passa a achar-se/chamar-se fotógrafo, enquanto na verdade não passam de uns "macacos" quando pegam nas máquinas."
Porque raio os outros não podem chamar-se de fotógrafos quando são amadores ou profissionais (tudo depende do nível em que estão e nomeadamente se é trabalho ou um hobbie) e tu podes auto-titular-te de fotografo? 

Quem tira fotos é fotografo independentemente se é trabalho ou hobbie ou o nível de experiencia. Como quem anda de moto é motociclista. Ou serão macacos em cima de uma moto? 

Editado por Karrilho, 01 Maio 2015 - 18:28 .