Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Sebastião Salgado regressa a Portugal com Génesis

• Por favor inicie sessão para responder
15 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 SantolaZ

SantolaZ

• Novo Membro
  • Registo: 08/04/2015

Publicado 09 Abril 2015 - 21:14

O último grande trabalho fotográfico de Sebastião Salgado, o projecto Génesis, vai ser mostrado na Cordoaria Nacional, em Lisboa, a partir do dia 8 de Abril. A exposição, com curadoria de Lélia Wanick Salgado, incluirá 245 imagens de grande formato captadas entre 2004 e 2011 nos lugares mais recônditos e desconhecidos da Terra. Desde que foi inaugurada em Abril de 2013, no The Natural History Museum, em Londres, Génesis já foi vista por quase dois milhões de pessoas (só em São Paulo, no Brasil, chegou aos 410 mil visitantes).

Anúncios

Partilhar Post #2 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 10 Abril 2015 - 00:57

Sobre a exposição.

Sobre o documentário O Sal da Terra, nomeado para o Oscar de melhor filme nessa catergoria.

Lets look atatraila...

Partilhar Post #3 xabita

xabita

• Membro
  • Registo: 09/02/2009

Publicado 10 Abril 2015 - 09:13

Vão ver que é fantástica a exposição. Já a vi há um ano e adorei.

Partilhar Post #4 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 13 Abril 2015 - 18:02

Só para apimentar a conversa. Projecto patrocinado pela VALE http://www.vale.com/...as/default.aspx :hmm: :hmm:

Partilhar Post #5 psilocibo

psilocibo

• Membro
  • Registo: 16/09/2011
    • Local: Almada

Publicado 14 Abril 2015 - 14:06

ainda não sabias? É que isso não é novidade nenhuma...

Partilhar Post #6 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 15 Abril 2015 - 18:34

ainda não sabias? É que isso não é novidade nenhuma...

Nop. Não deixa de ser algo irónico

Partilhar Post #7 psilocibo

psilocibo

• Membro
  • Registo: 16/09/2011
    • Local: Almada

Publicado 16 Abril 2015 - 20:36

E quando dizes ironico estas a ser simpático...se bem me lembro acho que foi em Londres que a contestação subiu de tom

Partilhar Post #8 Samwise

Samwise

• Membro

Publicado 11 Maio 2015 - 13:01

Já fui ver e achei a exposição extraordinária. O conceito e a concretização casam bastante bem, e o nível dos registos é elevadíssimo.

São cerca de 250 fotos, e demorei umas duas horas a apreciar tudo sem pressas.

Em termos de mostras fotográficas em galeria, até agora só visitei as do World Press Photo (costumo ir ver todos os anos) - um modelo que de certa forma oferece garantias de qualidade, pois ali está uma selecção feita por profissionais das melhores fotos do ano. De um artísta único, esta é a primeira a que assisto e, polémicas à parte, considero-a uma maravilha para quem se interesse por fotografia, seja qual for o modelo e seja qual for a perspectiva.

Editado por Samwise, 11 Maio 2015 - 13:02 .

Partilhar Post #9 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 11 Maio 2015 - 13:17

O WPP é um mau exemplo de exposição para comparar. Não tendo uma temática unificadora e sendo composta por vários autores diferentes apenas dá para apreciar fotos individuais e não um trabalho com cabeça, tronco e membros.

A exposição do Salgado, na minha opinião, é demasiado extensa e variada. Do Polo-Sul, a África, ao Brasil, dos animais, às paisagens, às tribos (Brasileiras e Africanas), parece que começamos numa exposição e acabamos noutra.

Agora que as fotos são, em grande parte, brutais, isso são. Confesso que as Paisagens dele não me aquecem muito, mas quando chegamos às tribos então aquilo melhora consideravelmente.

Não entendo é a panca do gajo em fotografar em filme as fotos que fez em digital. Mas ele lá terá as razões dele.

Partilhar Post #10 Samwise

Samwise

• Membro

Publicado 11 Maio 2015 - 19:11

Não vejo particular desnível na qualidade entre as fotos das paisagens e as fotos das "gentes" - cada grupo está fabuloso dentro do seu género. No campo das paisagens, há ali comparações que podem ser estabelecidas com registos de Ansel Adams - pelo menos a mim pareceram-me evidentes. Creio até que as fotos de que gostei mais foram de paisagens.

Quanto ao "demasiado extensa e variada"... hehe... desde quando isso é um problema? :D  (pelo menos se considerarmos o nível daquilo tudo). Para mim até podia ter o dobro da extensão que ainda assim não enchia a barriga. :P

No texto introdutório sobre a exposição estão expostas as ideias subjacentes aos registos - e justificada a "extensão" e diversidade das fotos.

Editado por Samwise, 11 Maio 2015 - 19:11 .

Partilhar Post #11 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 11 Maio 2015 - 19:38

Atenção que não disse nada sobre a qualidade das fotos de paisagem, apenas que não me dizem muito.

Partilhar Post #12 Samwise

Samwise

• Membro

Publicado 11 Maio 2015 - 21:24

Atenção que não disse nada sobre a qualidade das fotos de paisagem, apenas que não me dizem muito.

Duly noted. ;)

Eis umas fotos que "apanhei" do local: http://1drv.ms/1PAs8AJ

Editado por Samwise, 23 Maio 2015 - 09:22 .

Partilhar Post #13 APAF

APAF

• Membro
  • Registo: 11/11/2005

Publicado 14 Maio 2015 - 12:33

sugerimos

https://associacaopo...do-em-lisboa-3/

Partilhar Post #14 Ricardo Luz

Ricardo Luz

• Novo Membro
  • Registo: 13/09/2014
    • Local: Viana do Castelo
    • Visite o meu perfil no Instagram @r_pluz

Publicado 19 Maio 2015 - 21:08

Estive lá este fim de semana e tive oportunidade de ver. Belíssimas fotos, em termos de exposição fotográfica talvez demasiadas, algumas delas "overprocessed" na minha opinião; contudo servem o propósito de nos adentrar pelo âmago da Terra sempre em ausência da sobre exploração a que esta está sujeita pela espécie humana.  

E culmina com a apresentação do projecto a que o autor se dedica presentemente. Vale a pena.

Também estive na WPP , sendo que a forma e o conteúdo são muito diferentes, talvez como ponto comum a constatação que o Homem ,paradoxalmente, é o responsável grande parte das vezes por uma auto-existência dolorosa e mesquinha. Mas também é capaz de inverter esses processos.

Partilhar Post #15 Samwise

Samwise

• Membro

Publicado 23 Maio 2015 - 09:28

Belíssimo artigo sobre a exposição. Revejo-me em muito do que nele está referido.

Entretanto vi o documentário O Sal da Terra, e recomendo-o vivamente a todos os foristas, a todos os visitantes da exposição (porque é um documento complementar, sobre a vida de S. Salgado, que intercepta em termos cronológicos uma parte da expedição que levou ao Génesis, e que adensa e aguça as nossas emoções sensoriais perante o conjunto exposto) e a todos os que se interessem por fotografia em particular. Tal como sucede com a exposição, há todo um espectro alargado de emoções que no leva pela mão para longe da cadeira de onde assistimos, e nem todas são agradáveis de encaixar...

Partilhar Post #16 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 24 Maio 2015 - 07:41

´Pois é um bocado extensa, fui lá 3 vêzes porque vale mesmo a pena.