Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Organizar e Visualizar fotos

• Por favor inicie sessão para responder
5 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 rstudio

rstudio

• Novo Membro
  • Registo: 07/03/2015

Publicado 07 Março 2015 - 23:26

Boa Noite.

Estou a começar na fotografia à poucos meses, e quero começar já a organizar bem as fotos desde o princípio.

A grande dúvida que se vê por ai é RAW ou JPG, não quero discutir isso, pois tenho guardado tudo em RAW o organizado tudo numa pasta e ai dividido em subpastas no Lightroom.

O que não consigo ainda perceber é como visualizar as fotos, como fazem os pro's ?

Como copio tudo da camera  para o disco através do lightroom edito algumas fotos e outras não, penso deixo para mais tarde.

O problema é que se edito os raw no lightroom, penso e se quiser ver as fotos, ou mostrar no seu resultado final ? tenho que estar dentro do lighroom sempre (penso eu), pois se as visualizar fora, por exemplo no visualizador do fotos do windows não estão editadas. Acho o lightroom pouco apropriado para quem quer só Visualizar as fotos, sabem do que falo não sabem ?

Então fico na dúvida, o que fazer, não queria exportar para JPG pois fico com 2 fotos "iguais", isto porque nunca quero perder os RAW, pois posso querer editar de outra maneira, e além disso como muitas vezes não edito logo, só algumas é que ficavam convertidas, depois outro dia podia editar outras e já não sabia o que tinha exportado, ou seja acho que iria dar uma grande confusão.

Existe maneira de visualizar as fotos editadas em raw sem ser nestes programas pesados em windows?

Que dicas me dão e como fazem vocês ?

Anúncios

Partilhar Post #2 cssil2000

cssil2000

• Membro
  • Registo: 21/03/2007
    • Local: Braga

Publicado 08 Março 2015 - 00:44

Adobe Bridge, o lightroom não é a melhor opção para organizar as fotos

IT Partilhar Post #3 rstudio

rstudio

• Novo Membro

Publicado 08 Março 2015 - 17:53

ok fica a dica, até pensava que o lightroom era muito idêntico ao Bridge.

Mas a minha maior dúvida é sobre a visualização. Como fazem quando querem ver/mostrar todas as fotos que penso eu todos guardam no formato raw? Se for fora desses programas não estão editadas, se exportam as editadas para jpg ficam com 2 "pastas" com as "mesmas" fotos... Não percebo bem qual a melhor maneira, ou se existe outra maneira ou um programa leve para ver as fotos, pois como disse só para mostrar/ver as fotos não acho lightroom ou bridge os melhores e mais leves..

Partilhar Post #4 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 08 Março 2015 - 19:55

Será preciso sempre ter o programa que "editou" o RAW para o ver com essas mesmas alterações ( normalmente é criado um ficheiro com as alterações ). Aliás, eu posso editar um RAW no Bridge ( gera um ficheiro ao lado XMP ), fazer determinadas correcções, e de seguida abrir o mesmo RAW no DDP  da Canon e não me aparecerem nenhuma dessas alterações ( o DPP não vai ler o ficheiro XMP da Adbobe ).

Por isso, direi que existem bastantes alternativas, mesmo gratuitas, mas verás sempre o RAW Original.

Eu testei o Lightroom uma vez e voltei ao Bridge, porque me oriento melhor nele. 

Partilhar Post #5 fapcp

fapcp

• Membro
  • Registo: 22/12/2010

Publicado 09 Março 2015 - 00:58

ok fica a dica, até pensava que o lightroom era muito idêntico ao Bridge.

Mas a minha maior dúvida é sobre a visualização. Como fazem quando querem ver/mostrar todas as fotos que penso eu todos guardam no formato raw? Se for fora desses programas não estão editadas, se exportam as editadas para jpg ficam com 2 "pastas" com as "mesmas" fotos... Não percebo bem qual a melhor maneira, ou se existe outra maneira ou um programa leve para ver as fotos, pois como disse só para mostrar/ver as fotos não acho lightroom ou bridge os melhores e mais leves..

Mas precisas de ver ou mostrar TODAS as fotos?

Não conheço o Bridge, mas no Lightroom podes criar keywords (ou tags ou algo do género, não me recordo qual é o termo exacto e neste momento estou sem acesso ao computador) com as quais catalogas as fotos. Podes facilmente criar uma keyword tipo Férias2014 e quando quiseres ver as fotos dessas férias é só pesquisar pelas que tèm essas keyword. Ou "Maria" e podes facilmente mostrar à Maria todos os retratos que fizeste dela...
Claro que dá trabalho introduzir as keywords se tiveres muitas fotos.

IT Partilhar Post #6 rstudio

rstudio

• Novo Membro

Publicado 09 Março 2015 - 15:51

Obrigado a todos pela ajuda.

Relativamente à organização das fotos é fácil com esses programas de edição. 

Podia era haver uma aplicação (nem quero chamar programa) para visualizar as fotos já com as alterações feitas nesses programas.

Vindo do mundo JPG, isso era tudo muito mais fácil, era tirar e mostrar (claro que se quiser posso voltar).

Sendo assim pelo que percebi só existe 2 soluções para visualizar as fotos, ou o programa de edição (bridge,lightroom) ou exportar as editadas para outro lado em JPG o que não me parece que vá fazer.

==============================================================

P.S> Podem dar uma ajuda aqui no tópico em escolher uma ultra grande angular com bons preços, com controlos manuais ou para sony nex ?

http://www.forumfoto...angle-procurar/