Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Limpeza de sensor

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 proprio

proprio

• Membro
  • Registo: 02/02/2009
    • Local: Tomar

Publicado 14 Fevereiro 2011 - 12:24

Bons dias pessoal, é assim, podem-me chamar burro à vontade, mas estive a pensar numa coisa e cheguei a uma conclusão, ao invés de se soprar para dentro da maquina com ela virada ao contrario para "tentar" tirar o pó do sensor, porque não suga-lo?

Tipo com aqueles aspiradores de teclado com ligação usb?

Não tem força para danificar nada no interior da maquina, mas conseguia bem puxar as partículas de pó, penso eu, pois como o sensor é uma superfície lisa e seca não é preciso encostar o que quer que seja.

É que tanto quanto sei é mais ou menos isto que fazem os mecânicos quando mandamos limpar as nossas maquinas.

O que acham??

Anúncios

Partilhar Post #2 ic3b0y_17

ic3b0y_17

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Funchal City

Publicado 14 Fevereiro 2011 - 12:56

é uma boa ideia... ve mas é se ele não tem mesmo potencia para puxar nada,(se a maquina tiver auto-limpeza, acho que esse filtro é algo "frágil") bem como ter a certeza que tens pulso firme para não tocares no sensor..

IT Partilhar Post #3 proprio

proprio

• Membro

Publicado 14 Fevereiro 2011 - 13:21

Infelizmente a D200 não tem auto limpeza.

Gostava da opinião de mais pessoal. se a coisa valer a pena vou experimentar.

Cumprimentos

IT Partilhar Post #4 proprio

proprio

• Membro

Publicado 15 Fevereiro 2011 - 11:23

Mais opiniões??

Partilhar Post #5 mochopachorrento

mochopachorrento

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 19 Fevereiro 2011 - 02:55

Se o pó estiver assente no sensor não vai ser com uma aspiradela que lá vais. A electricidade estática existente no sensor é suficiente para o pó ficar agarrado e só sair com uma limpeza em condições.

Partilhar Post #6 malakas

malakas

• Membro
  • Registo: 04/12/2010

Publicado 16 Maio 2011 - 23:51

Bons dias pessoal, é assim, podem-me chamar burro à vontade, mas estive a pensar numa coisa e cheguei a uma conclusão, ao invés de se soprar para dentro da maquina com ela virada ao contrario para "tentar" tirar o pó do sensor, porque não suga-lo?

Tipo com aqueles aspiradores de teclado com ligação usb?

Não tem força para danificar nada no interior da maquina, mas conseguia bem puxar as partículas de pó, penso eu, pois como o sensor é uma superfície lisa e seca não é preciso encostar o que quer que seja.

É que tanto quanto sei é mais ou menos isto que fazem os mecânicos quando mandamos limpar as nossas maquinas.

O que acham??

Boas,
Chegaste a experimentar? Qual foi o resultado?
Tive a infelicidade e apanhar 1 grão de pó no sensor e não sei se hei-de experimentar a aspirar?

Cumprimentos

IT Partilhar Post #7 proprio

proprio

• Membro

Publicado 17 Maio 2011 - 11:08

Como o pessoal começou todo a questionar o método não o fiz, estou à espera que fique mesmo muito suja e apareça o pó nas fotografias, para mandar limpar num profissional.

Acho que talvez seja o melhor, mas desta vez experimento a maquina antes de sair com ela da loja onde a mandar limpar.

Partilhar Post #8 João Cesar

João Cesar

• Membro
  • Registo: 25/06/2008

Publicado 24 Maio 2011 - 23:39

O que acham??

Olá - Isso é um pouco arriscado, um gesto em falso e fica o sensor riscado, alem disso se o pó estiver agarrado fica lá todo na mesma e se tiver fungos ainda pior. se houver pouco pó poderá ser limpo com uma bomba de borracha de ar tipo blower, se não for o caso só na assistência da Canon  www.megapixel.pt ou www.photostation.pt  J.Cesar

Partilhar Post #9 mochopachorrento

mochopachorrento

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 25 Maio 2011 - 02:17

http://www.cleaningdigitalcameras.com/
:humm:

Partilhar Post #10 brasiljp

brasiljp

• Novo Membro
  • Registo: 04/05/2018
    • Local: Joao Pessoa Brasil

Publicado 15 Maio 2018 - 14:24

A aspiração não é aconselhável, pois com a força da aspiração pode vir a sujar o sensor com graxa. Graxa é indesejável no local errado.