Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Detectar uma objectiva roubada

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Crazy_kiko

Crazy_kiko

• Membro
  • Registo: 09/06/2008

Publicado 28 Dezembro 2014 - 00:34

Ppl gostaria de saber se existe alguma maneira de detectar objectivas roubadas, pois como estou a pensar em comprar em segunda mão uma objectiva gostaria de saber se existe algum site ou qualquer maneira de eu poder inserir o numero de serie da objectiva e ver o historial desta, de maneira a mais tarde não ter surpresas ... 

Tenho tentado ter sempre em conta que a objectiva tenha tudo de origem desde caixa, documentos, etc...

Mas também ja me deparei com alguns negócios que aparentam ser bons negócios só que os vendedores já não tem caixa da mesma nem factura...

Desde já agradeço a ajuda ;)

Anúncios

Partilhar Post #2 Jorge Folha

Jorge Folha

• Administrador
  • Registo: 06/03/2013
    • Local: Ponte de Lima

Publicado 28 Dezembro 2014 - 11:41

Podes pesquisar aqui no fórum ou no google pelo numero de série e podes pedir ao vendedor a documentação da objectiva. Se for relativamente nova não há razão para não haver documentos de compra, mesmo que já tenha passado duas vezes de mão, a não ser que tenho sido furtada ou roubada junto com os documentos, o que é improvável.

Cuidado com os negócios nos classificados. Se for vendedor sem avaliações ou com avaliações de membros com pouca credibilidade esqueçam ou façam negócios em mão e num sítio público. Caso contrário e dependendo do valor em causa mais vale não arriscar. Um coisa é arriscar por 100 euros outra é por 1000!

IT Partilhar Post #3 Crazy_kiko

Crazy_kiko

• Membro
  • Registo: 09/06/2008

Publicado 28 Dezembro 2014 - 17:49

A canon por exemplo nao guarda os numeros de serie? no site deles nao existe n nenhuma opção para pesquisar esses mesmos numeros de serie?

Partilhar Post #4 abc

abc

• Novo Membro
  • Registo: 19/09/2014
    • Local: Porto

Publicado 31 Dezembro 2014 - 01:01

Sabes que mais, objetivas com pouco uso são aqui vendidas quase ao preco de novas, o que nao compensa. Comprar objetivas mais antigas vêm cneias de poeiras e só o vendedor é que as conhece. Umas e outras não são de confiar. Cuidado com os profissionais que por aqui aparecem, sabem muito ... se fosse eu comprava sempre online, garantia de preço mais barato e são novas em folha.

Partilhar Post #5 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 31 Dezembro 2014 - 10:53

Sabes que mais, objetivas com pouco uso são aqui vendidas quase ao preco de novas, o que nao compensa. Comprar objetivas mais antigas vêm cneias de poeiras e só o vendedor é que as conhece. Umas e outras não são de confiar. Cuidado com os profissionais que por aqui aparecem, sabem muito ... se fosse eu comprava sempre online, garantia de preço mais barato e são novas em folha.

Quem estiver minimamente informado consegue excelentes negócios aqui no forum. É claro que há quem abuse, mas só cai quem quer.

Podes comprar uma lente nova em folha, e daí a uma ou duas semanas teres poeiras. Depende da construção da lente e da utilização que fazes. E poeiras não afectam o desempenho da lente...

Partilhar Post #6 NGTRoque

NGTRoque

• Membro
  • Registo: 14/09/2013
    • Local: Coimbra

Publicado 31 Dezembro 2014 - 14:52

A maioria do material que possuo foi adquirido através do fórum, felizmente não tive nenhuma situação de os  equipamentos me chegarem em mau estado. Mas também me aconteceu o vendedor voltar atrás com o que disse, e ter combinado para a visualização do material e não aparecer.

Há alguns serviços que nos permitem registar as objectivas e câmaras para no caso de furto se fazer prova. No entanto, é algo relativamente recente, e não conheço nenhum caso em Portugal que tenham recorrido a esse serviço com sucesso.

Quando faço compras aqui no fórum há algumas regras que sigo:

-Investigo previamente o vendedor, normalmente quem faz várias vendas pede para deixarem o feedback no fórum, na página de feedback verifico se quem postou feedback está registado à muito tempo, e se participou em qualquer outra parte do fórum e não só para dizer bem do vendedor;

-Vendedores ocasionais são mais complicados de investigar, nesse caso prefiro entrega em mão em sítio público, e mesmo aí há que ter cuidado;

-Prefiro que o material venha com factura e de preferência com os números de série na mesma, infelizmente raramente isso acontece.

-Evito comprar material usado com valor inferior a 40~50% do valor de venda em loja, quando a esmola é muita o pobre desconfia, isto é especialmente verdade em material de valor elevado (>500€);

-Evito comprar material descontinuado, a menos que sejas nos 2 meses imediatamente a seguir à sua descontinuação, normalmente os donos procuram um upgrade direto de material de qualidade que até aquele momento lhes serviu bem. Por exemplo, quem neste momento troca as 100-400 da Canon pela versão II e quer vender a I.

-Poeiras não me chateiam por aí além, a menos que sejam visiveis nos elementos internos, já fungos é virar costas imediatamente, mesmo que pareça o negócio da china.

Boas compras e bom ano.

Editado por NGTRoque, 31 Dezembro 2014 - 14:53 .

Partilhar Post #7 ternopil

ternopil

• Membro
  • Registo: 14/08/2012
    • Local: Alenquer

Publicado 04 Janeiro 2015 - 22:10

Até digo mais. Há aquela gente que vende as lentes usadas mais caras que as novas... I DON'T UNDERSTAND  :unsure:  :unsure:  :unsure:

Partilhar Post #8 Calinga

Calinga

• Membro
  • Registo: 25/03/2012

Publicado 05 Janeiro 2015 - 15:02

Uma boa opção é www.lenstag.com, que uso há já algum tempo, embora esteja mais direcionada à malta dos States.