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Filmes expirados - alegrias e frustrações


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31 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Iloper

Iloper

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  • Registo: 09/09/2008
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Publicado 11 Novembro 2014 - 12:53

Ola colegas da fotografia,

Como sabem, recentemente recebi um filao de filmes expirados que ainda vai durar a gastar. Mas tinha de vir partilhar com voces este meu inicio. Ate porque posso aprender alguma coisa com quem sabe mais.

Como resumo rapido, posso dizer que os 35mm expirados criam muito mais grao muito mais rapido do que os 120.
Da breve experiência os 120 com as devidas compensaçoes produziram bons a muito bons resultados. Por outro lado os 35 quase todos estavam cheios de grao.
exemplo:
35mm Perutz 100 exp 1994: cheio.de ruido. Boas cores, mas digitalizar so amplia o problema
35mm AgfaPan 400, Ilford 3200. grao enorme e contraste perdido. Os dois com 20 anos de exp.
35mm Jessop 50: perdeu sensibilidade. Nao registou nada
35mm fuji c100: perfeito
35 Fuji Neopan 100: Perfeito


Por outro lado:
dos inicios dos 90
AgfaPan 100 120: perfeito
Ilford XP C41 120: perfeito
AgfaColor OPTIMA 120: perfeito
Agfa Apx400: bom

Expliquem-me...


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IT Partilhar Post #2 Iloper

Iloper

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Publicado 12 Novembro 2014 - 09:08

Agfa 400[IMG][ https://flic.kr/p/pJQmQq[\IMG]


Partilhar Post #3 aflc

aflc

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Publicado 12 Novembro 2014 - 15:14

Não tem explicação nenhuma. O comportamento de filmes expirados há muito tempo não é previsível.
Falando dos filmes p&b provavelmente alguns deles foram revelados em conjunto ou com a mesma química/temperatura/tempo. A revelação deveria ser "individual" para tirar conclusões.


IT Partilhar Post #4 Iloper

Iloper

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Publicado 12 Novembro 2014 - 19:13

Foi individual...


Partilhar Post #5 Rhodes

Rhodes

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Publicado 13 Novembro 2014 - 10:35

Os filmes perdem 1 stop por X anos, não me lembro bem a proporção. Muitas vezes aparecem perguntas nos foruns de qual iso se deve aplicar e é sempre expor mais.

Exemplo de uma thread no APUG: um Tri-x de 1985 foi exposto a 160 iso e o autor diz que teve bons resultados. O revelador também conta.

E depois de como foram guardados e os filmes mais rápidos são mais propícios a ficarem "queimados" (perdoem-me, só me vem à cabeça as terminologias inglesas). 




IT Partilhar Post #6 Iloper

Iloper

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Publicado 13 Novembro 2014 - 15:08

Sim... Também estou a notar isso.

Se por um lado os 50 morrem, os 400 ficam cheios de grão. Os 100 de 120 até agora tudo bem...




Partilhar Post #7 Rodinal

Rodinal

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Publicado 13 Novembro 2014 - 15:47

Acredito que mais do que a idade dos rolos, importa a forma como foram guardados.

Revelei um Fuji SS100, 120, que esteve 40 anos exposto dentro da máquina, que por sua vez estava guardada no fundo de uma gaveta.

Depois de muito ler sobre compensações de tempo e revelador, como eram tudo teorias, opteri por revelar sem qualquer compensação e saiu impecável.




Partilhar Post #8 Rhodes

Rhodes

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Publicado 13 Novembro 2014 - 16:07

Sim, 1H em si, normalmente compensa tudo e também revela quase tudo. :D 

Em si, digo em Rodinal 1:100, uma hora sem agitação!




IT Partilhar Post #9 Iloper

Iloper

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Publicado 13 Novembro 2014 - 18:32

Onde revelam usam o id72? Id12?


Partilhar Post #10 ricardoA

ricardoA

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Publicado 13 Novembro 2014 - 18:37

Se vais revelar com "rodinal" recomendo que uses o da Adox. É muito, mas muito, melhor que o da AGFA. 

 

Tmax 400 (expired since 94, shot in 2013)

 

9297491264_e2626ab1b6_z.jpgTmax 400 (expired since 94, shot in 2013) by ricardoalmeida89, on Flickr

 

9293241216_35cffbbdd7_z.jpgTmax 400 (expired since 94, shot in 2013) by ricardoalmeida89, on Flickr

 

9284897845_9b5b045b21_z.jpgTmax 400 (expired since 94, shot in 2013) by ricardoalmeida89, on Flickr

 

9294712225_3ebf2b1aa5_z.jpgTmax 400 (expired since 94, shot in 2013) by ricardoalmeida89, on Flickr


Editado por ricardoA, 13 Novembro 2014 - 18:39 .



IT Partilhar Post #11 Iloper

Iloper

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Publicado 14 Novembro 2014 - 08:43

Acho que o usado é o d76..


IT Partilhar Post #12 Iloper

Iloper

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Publicado 15 Novembro 2014 - 02:44

Uma alegria:

AgfaColor Optima 125 120mm exposto a ISO50

 

15605330099_da6428233e_c.jpgCarapito_Church by Iloper, on Flickr




Partilhar Post #13 iMarco

iMarco

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Publicado 15 Novembro 2014 - 22:08

Uma alegria:

AgfaColor Optima 125 120mm exposto a ISO50

 

https://farm8.staticflickr.com/7508/1560...Carapito_Church by Iloper, on Flickr

 

Alegria  :lol:




Partilhar Post #14 aflc

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Publicado 15 Novembro 2014 - 22:59

Alegria  :lol:

Sem dúvida. É um bom argumento para me ficar no p&b analógico e não perder tempo com filme de cor....




IT Partilhar Post #15 Iloper

Iloper

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Publicado 16 Novembro 2014 - 00:12

Porra. Vocês não gostam das tonalidades? Ah espera.. faltam os sliders do lightroom :D

Mas eu também posso fazer isso. Opto é por não o fazer :D




Partilhar Post #16 aflc

aflc

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Publicado 16 Novembro 2014 - 14:04

Eu podia tirar fotografias de jeito, mas também opto por nao o fazer.

Aliás todos os meus erros não são erros, são opções e gosto pessoal.


IT Partilhar Post #17 Iloper

Iloper

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Publicado 16 Novembro 2014 - 19:51

Eu podia tirar fotografias de jeito, mas também opto por nao o fazer.

Aliás todos os meus erros não são erros, são opções e gosto pessoal.

Tirando a ironia, ate falaste bem.


Partilhar Post #18 Luso

Luso

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Publicado 30 Outubro 2015 - 13:24

As minhas mais humildes desculpas pela minha ignorância e por "ressuscitar" este tema mas voltei ao analógico passado um milénio e fiquei com algumas dúvidas....mas no caso que o filme esteja expirado tem influencia o ISO com que escolhemos fotografar? ou seja um 400 escolheríamos 400 ou teríamos de "compensar" algo por os X Stops que falaram que o filme perde com o passar do tempo?

 

grato




Partilhar Post #19 psilocibo

psilocibo

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Publicado 30 Outubro 2015 - 15:01

essa compensação não é uma ciencia exacta.

A teoria é que com o passar dos anos o filme perde foto sensibilidade, uma vez que o material das diversas camadas vai-se deteriorando, e terás que a compensar de alguma maneira.

Mas tu não sabes em que condições os rolos foram armazenados.

 

a receita caseira é cerca de 1stop a cada dez anos. Mas isto é altamente discutivel.




Partilhar Post #20 psilocibo

psilocibo

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Publicado 30 Outubro 2015 - 15:07

desculpa não respondi À tua pergunta...um 400ASA terias que o fotografar como 200ASA por exemplo.

Se o filme esta menos fotosensivel tens que enganar a maquina para que o filme esteja mais tempo exposto à luz quando tiras uma foto

 

isto funciona bem em maquinas SLR antigas...numa maquina que leia o DX do rolo estas tramado porque não consegues fazer overwrite (alguns modelos isso é possivel)