Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Nikon d80 - Ponto brilhante

• Por favor inicie sessão para responder
25 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Daniel Castro

Daniel Castro

• Membro
  • Registo: 15/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 07 Junho 2009 - 13:23

Pessoal, tenho visto ao fotografar um ponto brilhante na parte inferior da imagem. Muito pequeno mas aparece. De incio pensei que fosse um pixel queimado no ecra da maquina mas ao passar as fotografias para o pc vi que o pixel queimado la estava na mesma. Que acham que é? Deixo aqui un exemplo de 1 fotografia para verem melhor.

Obrigado

Imagem Colocada

Anúncios

Partilhar Post #2 |ferrari|

|ferrari|

• Membro
  • Registo: 03/03/2008

Publicado 07 Junho 2009 - 14:11

De incio pensei que fosse um pixel queimado no ecra da maquina mas ao passar as fotografias para o pc vi que nao.

Se ao passar a fotografia para pc este não aparecer é porque certamente se trata de um pixel queimado.
Se aparece no LCD e no monitor então poderá ser sensor

Partilhar Post #3 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro
  • Registo: 16/06/2007
    • Local: Linda A Velha

Publicado 07 Junho 2009 - 15:08

É um pixel queimado no sensor da maquina e não no lcd, é relativamente normal dado aos milhares de pixeis que o ccd tem. Na minha D90 também tenho um, mas não me chateia dado que em PP é muito fácil remove-lo (ferramenta clone no Photoshop, por exemplo) No inicio de ter a maquina nova fazia "comichão" mas agora ignoro até porque o tempo que poderia ficar sem a maquina é demasiado relativamente ao uso que faço dela, portanto, venham daí essas fotos que o resto não interessa  :P

:cheers:

Partilhar Post #4 syncmaster

syncmaster

• Membro
  • Registo: 25/02/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 07 Junho 2009 - 15:31

A que ISO?

Pode ser normal...

IT Partilhar Post #5 Daniel Castro

Daniel Castro

• Membro

Publicado 07 Junho 2009 - 20:07

A que ISO?

Pode ser normal...

Pois realmente agora que falas-te nisso a iso mais elevado nota se mais. Normal?! Nunca pensei que isso fosse nomal:S

IT Partilhar Post #6 Daniel Castro

Daniel Castro

• Membro

Publicado 07 Junho 2009 - 20:08

É um pixel queimado no sensor da maquina e não no lcd, é relativamente normal dado aos milhares de pixeis que o ccd tem. Na minha D90 também tenho um, mas não me chateia dado que em PP é muito fácil remove-lo (ferramenta clone no Photoshop, por exemplo) No inicio de ter a maquina nova fazia "comichão" mas agora ignoro até porque o tempo que poderia ficar sem a maquina é demasiado relativamente ao uso que faço dela, portanto, venham daí essas fotos que o resto não interessa  :P

:cheers:

A mim tambem nao me chateia muito porque nao se ve bem. mas pronto é uma coisa chata:) Entao nao ha nenhuma alternativa sem ser essa do photoshop ne?

Partilhar Post #7 ruicnog

ruicnog

• Membro
  • Registo: 13/05/2009

Publicado 07 Junho 2009 - 20:33

Pessoal, tenho visto ao fotografar um ponto brilhante na parte inferior da imagem. Muito pequeno mas aparece. De incio pensei que fosse um pixel queimado no ecra da maquina mas ao passar as fotografias para o pc vi que o pixel queimado la estava na mesma. Que acham que é? Deixo aqui un exemplo de 1 fotografia para verem melhor.

Obrigado

http://i132.photobucket.com/albums/q32/d...

Compra uma F6 ou mesmo uma F100 e nunca mais terás essa chatice.
Digital? Pfffff...... :unsure: :unsure: :unsure:

IT Partilhar Post #8 Daniel Castro

Daniel Castro

• Membro

Publicado 07 Junho 2009 - 20:39

Reparei que a maquina ainda tem garantia. Tem garantia de 3 Anos (garantia Finikon). Foi comprada em espanha. Alguem sabe como mandar para a garantia? Noa sera melhor ir a uma loja para me mandarem para a marca?

Obrigado

Partilhar Post #9 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro
  • Registo: 16/06/2007
    • Local: Linda A Velha

Publicado 07 Junho 2009 - 21:12

Não caias no erro de entregar a maquina numa loja, só vai crias atrazos e ruidos, entrega-a directamente ao representante.

IT Partilhar Post #10 Daniel Castro

Daniel Castro

• Membro

Publicado 07 Junho 2009 - 21:25

que representante? onde arranjo esse representante em portugal? é que eu tou a pensar na segurança:s

Partilhar Post #11 naturalhigh

naturalhigh

• Membro
  • Registo: 27/02/2008
    • Local: Braga

Publicado 12 Junho 2009 - 09:50

Pois bem, ontem quando cheguei a casa depois de ter andado a fotografar com a minha D90, ao visualizar as fotos no meu computador reparei num pontinho vermelho em todas as fotos sempre na mesma posição. Com certeza que deve de ser um hot pixel, mas como o santa cruz disse, para já não me vou preocupar pois facilmente se consegue retirar esse pontinho com edição. Só espero que não seja o indicador de alguma coisa mais grave!!!! E se porventura acharem que devo enviar para a marca, digam qualquer coisa  :sim:

Partilhar Post #12 vlbphoto

vlbphoto

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • http://www.vlbphoto.com/

Publicado 05 Agosto 2009 - 21:24

A maquina está em garantia, mesmo que não estivesse eles trocariam o ccd, assim me aconteceu com a D70. Não te preocupes, mas não deixes passar mais tempo.

Partilhar Post #13 stroboscopic

stroboscopic

• Membro
  • Registo: 27/07/2008
    • Local: Coimbra

Publicado 25 Setembro 2009 - 16:39

Se isso acontece só em longas exposições ou em ISOs altos, então é normal.

Nas DSLRs normalmente não se troca o sensor por causa de um pixel queimado ou hot-pixels. O que se faz é "remendá-los" por firmware. Acho que há algumas Pentax e Olympus que até têm uma opção no menu para fazer isso. Nas Canons e Nikons penso que só mesmo na assistência técnica.

Não é normal uma máquina nova vir pixeis avariados por "remendar".

Partilhar Post #14 vlbphoto

vlbphoto

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • http://www.vlbphoto.com/

Publicado 26 Setembro 2009 - 12:18

Na nikon das duas uma ou reprograma-se o ccd e se isso não resultar ccd novo.

Partilhar Post #15 R

R

• Membro
  • Registo: 14/09/2009

Publicado 29 Setembro 2009 - 19:27

Andar com um problema porque dá para contornar não me parece um bom princípio. (não pretendo criticar a atitude de ninguém, nem entrar em controvérsias)
Se a máquina está na garantia... garantia com ela. Um hotpixel revela a possibilidade de outros pixeis estarem danificados ou em vias de... Hoje um, amanhã uma série deles. Depois talvez te arrependas. Mas é sempre uma questão de escolha. E a escolha é TUA.
:D
Cumpz.

Partilhar Post #16 anvira

anvira

• Novo Membro
  • Registo: 18/12/2010

Publicado 18 Dezembro 2010 - 22:48

Boas
acho que o problema da minha D60 é o mesmo. Apos foto nocturna de desenho com luz, em que a exposição foi longa, reparei num ponto vermelho na foto, na foto mesmo.
Quando ampliei no PC a fotografia, aind verifiquei mais pontos e de outras cores.
Garantia com ela, e estou à espera de resposta da Nikon.
Esta é a foto onde se vê melhor. :photo:

Partilhar Post #17 Fotoshot

Fotoshot

• Membro
  • Registo: 15/10/2010

Publicado 19 Dezembro 2010 - 16:28

Adquiri recentemente uma Nikon D3100 e tinha 5 pixels brilhantes no lcd. Uma vez que estava na garantia, substitui por outra. Esta que eu tenho também notei 1 minusculo ponto negro que apenas se nota em fotos super brilhantes ou claras (por exemplo, fotografar uma parede). Uma vez que não se nota absolutamente nada e é apenas no lcd, nem me dou ao trabalho de trocar tudo. Pelos fóruns do dreview têm surgido algumas reclamações sobre esta situação em máquinas da nikon. O mais espantoso ainda é que no manual de instruções diz que é normal isso acontecer e que não é mau funcionamento. Mas quem dá um balúrdio por uma reflex e observa que em máquinas mais baratas isso não acontece, dá para ficar chateado. Quanto ao teu caso, na tua posição, se a máquina estivesse na garantia, reclamava. Estamos a falar de máquinas reflex não de uma máquina de bolso de 150 euros.

Partilhar Post #18 avf

avf

• Membro
  • Registo: 16/11/2006
    • Local: Maia

Publicado 19 Dezembro 2010 - 17:50

Se isso acontece só em longas exposições ou em ISOs altos, então é normal.

Nas DSLRs normalmente não se troca o sensor por causa de um pixel queimado ou hot-pixels. O que se faz é "remendá-los" por firmware. Acho que há algumas Pentax e Olympus que até têm uma opção no menu para fazer isso. Nas Canons e Nikons penso que só mesmo na assistência técnica.

Não é normal uma máquina nova vir pixeis avariados por "remendar".

Para completar...nas Sony (pelo menos na minha) a maquina remapeia automaticamente hot pixeis no sensor no fim do mês (não estou  brincar...aconteceu MESMO na minha...e é uma função conhecida se bem que pouco documentada).

Não é normal mas acontece de vez em quando...e muitas ganham estes pixeis com o tempo...muita gente é que nem se apercebe. Eu na minha só depois de 70 fotos com o problema é que notei (e depois vi que as 69 anteriores ja tinham)...e ele apareceu depois de uma viagem de avião longa...pode ter originado nos RaioX do aeroporto...no voo a alta altitude...ou simplesmente em azar.

Na Canon e Nikon tenho a ideia de que é relativamente frequente ser resolvido na assistência...ligam a maquina a um PC com software especifico que remapeia o pixel.

Partilhar Post #19 avf

avf

• Membro
  • Registo: 16/11/2006
    • Local: Maia

Publicado 19 Dezembro 2010 - 17:55

Estamos a falar de máquinas reflex não de uma máquina de bolso de 150 euros.

O "problema" é que as maquinas mais recentes ou mais caras têm geralmente ecrans melhores...com mais (mega)pixeis. O que aumenta a probabilidade de um (ou mais) avariarem...é praticamente inevitavel que maquinas mais caras tenham mais problemas deste genero...

E os fabricantes defendem-se dizendo que so trocam se forem mais que X pixeis...e isto é valido tb para PCs, telemoveis...tudo que tenha ecran...

A solução...comprar numa loja que troque "sem perguntas" e testar bem no inicio...e trocar se tiver hot pixel...

No meu caso...tenho um vermelho no PC que não reparei a tempo...e um azul no telemovel que não me chateei a trocar porque quase não se nota (em azul é menos incomodativo e está num canto) e ja não existia o telemovel na loja (devolviam o dinheiro...mas eu queria "aquele" telemovel).

EDIT:
E o mesmo raciocinio se aplica a sensores...se bem que aqui julgo que basta um para se poder reclamar...MAS eles resolvem remapeando...o que efectivamente DESLIGA o pixel e o seu resultado passa a ser interpolado pelos "pixeis" vizinhos...

Partilhar Post #20 proprio

proprio

• Membro
  • Registo: 02/02/2009
    • Local: Tomar

Publicado 09 Janeiro 2011 - 03:21

Mesmo problema aqui, ainda ninguém sabe de nenhum software que dê conta do assunto?

Acho que este tópico http://www.nikonians...topic_id=98113 fala sobre isso, mas é preciso estar registado, e apesar de dizer que é free a meio do registo pedem para pagar, alguém esta registado e pode fazer um copy paste do mais importante??

Cumprimentos