Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Pc + Monitor para edição fotografica

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 dream_off

dream_off

• Novo Membro
  • Registo: 15/10/2014

Publicado 15 Outubro 2014 - 14:39

Boas pessoal, comprei uma EOS 600d e estou a dar os primeiros passos na fotografia. E como tal estou a pensar compar um pc para poder fazer umas edições em photoshop, lightroom. Daí precisar da vossa ajuda para me aconselharem na compra de um PC + Monitor a rondar os 700€ / 800€.

para pc cheguei à seguinte configuração :

[PROCESSADOR] Intel Core i5-4690 3.5GHz 6MB Sk1150 [199.90€]

[MOTHERBOARD] Motherboard MSI H97M-G43 [81.91€]
[RAM] DDR 3 - 1600MHz 8Gb CL9 [74.90€]

[CAIXA] Cooler Master N200 USB3.0 Preta [39.90€]
[FONTE] Fonte XFX Pro 550W [54.70€]
[DISCO] Disco SSD Crucial MX100 128GB [66.90€]

O que acham?

Não inclui grafica nem + 8Gb de RAM porque são componentes que poderão ser adicionados à posteriori. Acham que a grafcia do CPU ou 8 Gb não são suficientes?

Relativamente ao monitor estava inclinado para o DELL U2412M de 259€ mas devido ao preço e há inexistencia do produto em stock, será que não encontro nenhum monitor bom para fotografia pelo mesmo preço mas de 27polegadas? Ou um monitor de 24'' mas com preço mais acessivel?

Agradeço toda a ajuda que me poderem dar, uma vez que já têm experiencia nestas andanças.

Thks

Anúncios

Partilhar Post #2 Joffely

Joffely

• Novo Membro
  • Registo: 10/10/2014

Publicado 17 Outubro 2014 - 12:39

Boas pessoal, comprei uma EOS 600d e estou a dar os primeiros passos na fotografia. E como tal estou a pensar compar um pc para poder fazer umas edições em photoshop, lightroom. Daí precisar da vossa ajuda para me aconselharem na compra de um PC + Monitor a rondar os 700€ / 800€.

para pc cheguei à seguinte configuração :

[PROCESSADOR] Intel Core i5-4690 3.5GHz 6MB Sk1150 [199.90€]

[MOTHERBOARD] Motherboard MSI H97M-G43 [81.91€]
[RAM] DDR 3 - 1600MHz 8Gb CL9 [74.90€]

[CAIXA] Cooler Master N200 USB3.0 Preta [39.90€]
[FONTE] Fonte XFX Pro 550W [54.70€]
[DISCO] Disco SSD Crucial MX100 128GB [66.90€]

O que acham?

Não inclui grafica nem + 8Gb de RAM porque são componentes que poderão ser adicionados à posteriori. Acham que a grafcia do CPU ou 8 Gb não são suficientes?

Relativamente ao monitor estava inclinado para o DELL U2412M de 259€ mas devido ao preço e há inexistencia do produto em stock, será que não encontro nenhum monitor bom para fotografia pelo mesmo preço mas de 27polegadas? Ou um monitor de 24'' mas com preço mais acessivel?

Agradeço toda a ajuda que me poderem dar, uma vez que já têm experiencia nestas andanças.

Thks

Caro Colega:

Aqui no Brasil, monto todos os meus equipamentos(micros).

8 Gb são suficientes para trabalhar com o Photoshop outros programas de edição de imagem.

Contudo, se eu fosse você,  adicionaria mais 8Gb aproveitando o recurso do dual channel. Estes programas gostam muito de memória.  Eu mesmo montei uma máquina para mim este ano para a mesma finalidade e instalei 24Gb. Ela literalmente voa! Cuidado com uma coisa: Memórias com 1600 Mhz geram muito aquecimento. Como no seu caso a velocidade dos pentes de memória é indiferente prefira 1333 Mhz. Será uma dor de cabeça a menos para você ter de resolver. O calor.

Minha MOBO é esta: http://www.gigabyte....spx?pid=4591#ov

Note que não tem vídeo onboard para roubar memória. é um circuito a menos para apresentar defeito ou inteferir no funcionamento correto da placa mãe. O processador é da AMD(no meu caso com 4 núcleos a 4Ghz cada um).

Esta MOBO é de primeira linha. Só não é top, para jogador. No Brasil, ela é cara. Mas, é excelente e durável. O processador AMD, em relação ao da INTEL,  é bem mais em conta e é tão bom quanto(se não for melhor em termos de desempenho).

Outro detalhe importante: É bom que se tenha uma boa placa de vídeo. Não precisa ser para jogo. Os modernos programas de edição de imagem podem usar a sua placa de vídeo para acelerar o processo de edição. A minha placa de vídeo é esta: http://www.sapphiret...&pid=2021&lid=1 . Ela é boa, não gera aquecimento nem exige uma fonte com potência acima da que você mesmo listou em sua postagem.

É verdade que placa mãe projetada para  INTEL não tem problema de incompatibilidade de hardware. AMD poderá apresentar sim.

Porém, deve-se pesquisar nos fóruns especializados de hardware e sites de teste. Pode-se conversar com quem realizou os testes para saber se esta ou aquela placa é compatível com a placa mãe testada. Como usei tudo do mesmo fabricante até o chipset é da própria AMD minimizei este risco. Resumindo: Se informe antes de comprar o hardware. Não deixe de indagar se é preciso atualizar o firmware da BIOS. Em geral, a atualização resolve problemas de incompatibilidade.

Outro ponto importante: O ssd só deve ser usado para sistema. Para armazenamento provisório ou definitivo das fotos em RAW, jpeg ou qualquer outro formato aconselho o uso do HD. Motivo: O ssd é muito rápido, mas não avisa antes de pifar. Morre e com ele leva os dados. Além disto, o número de gravações e regravações dele não é o mesmo do HD. (Neste último quesito o hd ainda vence o ssd.)   

SSD's jamais devem, em hipótese alguma, ser desfragmentados por esta mesma razão. Os ssd's melhoraram muito nos últimos tempos. Contudo, ainda perdem para os hd's.

Pode-se instalar o hd em uma case e-sata3 ou usb3 que são rápidos e agilizam o processo de edição de imagem. Estas são as dicas que posso lhe fornecer. 

Como a sua finalidade é editar imagem e não vídeo, não precisar ser, obrigatoriamente, o core i7 ou equivalente. Se optar pela AMD, sugiro um solução intermediária. Nem com 4 núcleos físicos, nem com 8. Se puder escolha com 6. Será mais que suficiente.

Se resolver mudar para AMD, aviso que placa mãe barata significa dor de cabeça futura. Geralmente, gasta-se mais na placa mãe e economiza-se no processador. Mas, ainda assim costuma ter um custo benefício melhor que a INTEL.

No caso do monitor, por uma questão de custo e por que uma porção de pessoas estão reclamando dos hardwares(notebooks) da filial brasileira da DELL e, além disto, reclamam da demora na solução dos problemas adquiri um monitor com tecnologia IPS da Philips. O 234E. Sinceramente, aconselho que neste quesito investigue bastante em fóruns de hardware ou de Linux. O pessoal que lida com este sistema operacional(operativo) costuma saber muito sobre hardware. Podem lhe ajudar bem mais do que eu. Não deixe de verificar se o monitor exibe a imagem em sRGB ou RGB. Se houver algum que exiba em RGB prefira este e adquira um calibrador. Aqui é caríssimo. Não vale à pena comprá-lo no Brasil. Só importando mesmo ou trazendo-o em alguma viajem ao exterior.

A sua máquina não precisa, necessariamente, ser da AMD. Pode ser INTEL. Porém, não deixe de observar as informações que lhe forneci. Ok?

Espero ter sido claro. Antes que eu esqueça: []s  Este tipo de simbologia é usada aqui no Brasil por alguns usuários(utilizadores) para enviar um abraço ou melhor abraços.

Você está no caminho certo. Sempre deve-se obter informação antes de montar um equipamento. Computador e microcomputador tem de atender uma necessidade.

[]s.

Partilhar Post #3 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 17 Outubro 2014 - 19:44

se a ideia é mesmo um computador  para fotografia mete memoria com fartura nisso .. as fotos hoje em dia (e em formato raw) são "pesadas" e se vais editar com layers, cada layer é mais ou menos a foto carregada uma outra vez... 

acho o disco de 128 GB um bocado pequeno.. num instante vais estar a usar as livrarias de imagens em discos externos... (é o disco que eu tenho no meu "air" e não cabe lá rigorosamente nada...) 

Partilhar Post #4 Joffely

Joffely

• Novo Membro
  • Registo: 10/10/2014

Publicado 17 Outubro 2014 - 23:37

Quanto aos SSD's vou ser mais claro:

https://www.tecnicoa...idar de seu SSD

http://pt.kioskea.ne...sco-sistema-ssd

"Otimização da duração de vida

• É simples. Para que um SSD viva muito tempo....é preciso utilizá-lo ! Seriamente, é preciso evitar ao máximo as escrituras inúteis que desgastam os chips de memórias.
  • Desativar a desfragmentação de Windows se ela não for já automática. Não se deve absolutamente desfragmentar um SSD. Este tipo de operação inflige um número impressionante de escrituras que serão as células. As performances de um SSD não são afetadas pela fragmentação dos arquivos como aquelas de um disco clássico, ao contrário: A fragmentação é benéfica, pois ela permite um desgaste uniforma das células é o controlador do SSD que gerencia tudo isto.
  • Desativar a indexação de todas as partições de um SSD (indexação não serve para nada em um SSD).
  • Nos parâmetros « Gestão de energia », proibir a hibernação dos discos (para o (s) SSD)
  • Mover a memória virtual para um outro disco pelos parâmetros sistema avançados (pagefile.sys)"

http://www.overbr.co...ead.php?t=44394

Repetindo :

1- SSD só deve ser usado para carregar o sistema operacional e mais nada(por enquanto);

2- Que eu saiba, nenhum SSD na face da Terra avisa que vai pifar. Morre sem aviso algum de uma hora para outra;

3- Nunca, jamais, em tempo algum se deve abarrotá-lo com dados que dentro de pouco tempo serão apagados. Ainda há um limite  de escrever e reescrever dados. Os hds ainda são melhores para guardar arquivos temporários e definitivos a preço melhor que o dos SSDs.

E os hds hídridos ? Possuem um SSD para armazenar, temporariamente, os arquivos mais usados do hd e, obviamente, um hd.

Quando pifar o SSD este morrerá sem aviso. Mas, o hd ainda estará funcionado.

Para que gastar tanto dinheiro para comprar um hd?

O meu SSD só é usado para armazenar programas e o sistema operacional tem 120Gb.

Depois de formatado tenho 111 Gb à minha disposição. Sobram 92,3 Gb nele.

O sistema entra rápido e voa depois de carregado.

[]s.

Partilhar Post #5 HTex

HTex

• Membro
  • Registo: 07/01/2014
    • Local: Castelo Branco

Publicado 06 Novembro 2014 - 18:10

Sou da mesma opinião do Joffely. Para mim à que apostar na AMD se queremos ter uma solução equilibrada a preço baixo.

Vou copiar para aqui um post que coloquei noutra thread:

Boa tarde,

Corro o risco de ser crucificado mas nos dias de hoje temos de olhar sempre ao preço.

Toda a gente assume que a Inter é melhor que a AMD. Mas no entanto, os processadores custam 100€ a mais que bem podem ser gastos num SDD ou em memória. E a diferença de velocidade no processado vai ser assim tão importante? Provavelmente nem notam.

Para trabalho em fotografia, a AMD tem uma solução que acho ideal. Antigamente haviam motherboards com graficas integradas. Normalmente sempre fracas.

A AMD lançou uma gama de APU (CPU com processamento gráfico), que tem incluídas no proprio processado a gráfica e nas novas referências, gráficas de média gama. 

Procurem videos no Youtube da série A8 ou A10 da amd a correr jogos só com a gráfica do processador e a quase metáde do preço do processador da Intel.

ex: 

Fiz uma configuração para verem a diferença:

https://cld.pt/dl/download/7168912d-f452...

Montei no ano passado uma torre com o processador A8-6600k, 8 Gb de Ram e ssd e está impecável até agora a 4.4ghz em overclock automático pela board.

Mais ainda, se comprarem uma gráfica semelhante à gráfica do Processador (no caso do A10-7850K é a gráfica R7 da AMD), pode funcionar em modo DualGraphics que é o mesmo que o SLI ou Crossfire, ou seja, junta o processamendo das duas graficas.

São processadores que aquecem um pouco mais que os da Intel e também consomem mais, mas compensam claramente no preço.

Recomendo no entanto que adquiram um cooler melhor que o que vem de origem pois garantem sempre a máxima performance do processador além de ser mais silencioso. 

Cumps