Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Histórias do Filme

• Por favor inicie sessão para responder
53 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 17 Outubro 2014 - 19:50

Nao percebi

Esquece. Vais postar imagens das revelações?

Anúncios

IT Partilhar Post #22 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 17 Outubro 2014 - 19:56

Nao queria muito.. sao fotos so pra testar... nenhuma digna :-)
Mas vou testar a digitalização aqui no scanner e depois mostro...

IT Partilhar Post #23 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 21 Outubro 2014 - 18:20

do primeiro rolo decidi não digitalizar... era so fotos a carros para experimentar. O segundo já ai vem!

entretanto olhem o meu regresso da loja. Não cabem os rolos todos na foto. foi so pro click :D

fotografado no extinto BW400CN

15591182771_160d95265f_c.jpgDreaming by Iloper, on Flickr

Editado por Iloper, 22 Outubro 2014 - 06:34 .

IT Partilhar Post #24 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 22 Outubro 2014 - 22:37

Digitalização da impressão em 15x15. Excelente qualidade de revelação, ampliaçao, atendimento, etc...

Peço desculpa pela qualidade. Em breve substituo esta por uma digitalizada diretamente do negativo. Se querem ver uma foto ampliada à antiga é mais ou menos assim:

15601237721_40fe73fcb0_c.jpgNight_Walk by Iloper, on Flickr

Partilhar Post #25 Rodinal

Rodinal

• Em Validação
  • Registo: 08/02/2008

Publicado 23 Outubro 2014 - 20:43

do primeiro rolo decidi não digitalizar... era so fotos a carros para experimentar. O segundo já ai vem!

entretanto olhem o meu regresso da loja. Não cabem os rolos todos na foto. foi so pro click :D

https://farm4.staticflickr.com/3955/1559...Dreaming by Iloper, on Flickr

Boas.

Em que loja desencantaste esses agfapan?

Gastei tantos em tempos.

Edit: OK, comecei pelo fim. Já li o post todo.

Em relação às confusões com máquinas e tripés, experimentem parar o carro na berma da estrada, tirar o trpé e colocar a máquina. É ver os carros a travar a fundo.

Editado por Rodinal, 23 Outubro 2014 - 20:51 .

Partilhar Post #26 psilocibo

psilocibo

• Membro
  • Registo: 16/09/2011
    • Local: Almada

Publicado 23 Outubro 2014 - 21:24

https://farm4.staticflickr.com/3955/1559...Dreaming by Iloper, on Flickr

Resumindo...nao vale a pena lá ir porque compraste tudo!

IT Partilhar Post #27 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 23 Outubro 2014 - 21:26

Basicamente... avisei antes.. :-)

Vale pela revelação e vamos ver a quanto ficam os rolos.... 100tmx 6e, creio

Partilhar Post #28 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 09/01/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 24 Outubro 2014 - 10:44

Continuo sem perceber pk o pessoal investe no analógico e depois não usa filmes consistentes e que aproveitem ao máximo às qualidades do analógico..

Prefiro gastar entre 6/8€ por rolo e ter resultados com boa qualidade a andar a usar rolos marados e expirados em que o controlo sobre os resultados é altamente reduzido.

IT Partilhar Post #29 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 24 Outubro 2014 - 11:47

Continuo sem perceber pk o pessoal investe no analógico e depois não usa filmes consistentes e que aproveitem ao máximo às qualidades do analógico..

Prefiro gastar entre 6/8€ por rolo e ter resultados com boa qualidade a andar a usar rolos marados e expirados em que o controlo sobre os resultados é altamente reduzido.

Eu ate percebo o teu ponto de vista, mas porque razao no PB os resultados nao terao a mesma qualidade? apresento-te uma foto em que ves a qualidade que procuras. Aqui ficou sub-exposta. Mas porque eu quis... :-)

Partilhar Post #30 aflc

aflc

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Porto

Publicado 24 Outubro 2014 - 23:05

x2

Partilhar Post #31 aflc

aflc

• Membro

Publicado 24 Outubro 2014 - 23:31

Eu ate percebo o teu ponto de vista, mas porque razao no PB os resultados nao terao a mesma qualidade? apresento-te uma foto em que ves a qualidade que procuras. Aqui ficou sub-exposta. Mas porque eu quis... :-)

Mas que qualidade? Isso fica muito aquém do que é possível com película.

Ficou sub-exposta porque quiseste? Mas que controlo é que tiveste da exposição? Determinaste a sensibilidade do filme expirado com testes? Saiu assim porque calhou. E não saiu grande coisa.

IT Partilhar Post #32 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 25 Outubro 2014 - 07:46

Mas que qualidade? Isso fica muito aquém do que é possível com película.

Ficou sub-exposta porque quiseste? Mas que controlo é que tiveste da exposição? Determinaste a sensibilidade do filme expirado com testes? Saiu assim porque calhou. E não saiu grande coisa.

Ora a la ber. Antes deste rolo, fiz um agfa 400 que tratei como iso 100 por engano. Percebi por esse teste que tratar como asa 50 era.a.soluçao pelos resultados que tive. Ora foi so aplicar a mesma forma de pensar a este agfa de 100. menos 4 pontos e pimba. Como disse, tenho fotos deste rolo perfeitamente expostas. Logo, com qualidade muito boa. Os rolos PB nao sao afectados grandemente pelas datas de expirar. como tenho mais 20 pbs para gastar, depois vao vendo os resultados.
Quanto à qualidade da imagem, volto a recordar que é um scan de uma foto ampliada para 15x15 que foi rememdada no LR para lhe tirar um bocadito o pó. A qualidade artística pode ser discutível, claro. Aí ate concordo.
Quanto ao controlo na exposição, acho que é facil perceber que se a pessoa vai a andar e tenho de dar 4 pontos mais em exposição e só dou dois e que se a essa ideia esta subjacente um segundo de exposiçao, vou ter arrasto. E claro, sub-exposiçao... certo?
como disse acima, tenho uma toda perfeitinha com 4s de exposiçao. Tenho de a digitalizar pra voces. Na bronica hoje tenho hp5 400 e agfa 100, creio. Ja vemos mais resultados.

Ps: o expirar dos meus rolos foi todo na mesma altura. Ente 92 e 96, logo deve sair tudo bem com os tais 4 pontos.

Partilhar Post #33 psilocibo

psilocibo

• Membro
  • Registo: 16/09/2011
    • Local: Almada

Publicado 25 Outubro 2014 - 14:55

o que é sao "pontos" para ti? Sao stops?

IT Partilhar Post #34 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 25 Outubro 2014 - 17:18

o que é sao "pontos" para ti? Sao stops?

Stops é que sao pontos. Aprendi no outro dia de quem sabe.. pontos ou valor: traduçao para o nosso portugues

Partilhar Post #35 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro

Publicado 25 Outubro 2014 - 18:02

A questão nem é ter ficado sub exposta ( e dizer que ficou porque assim o decidiste é uma fraca desculpa), a questão é que seja a nivel de contraste, tonalidades ou definição, essa foto deixa MUITO a desejar.

Prefiro gastar 6€ num Trix e saber que o resultado é este:

14052832592_4476a42d54.jpgWedding on film by goncalo_nuno_rodrigues, on Flickr

IT Partilhar Post #36 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 25 Outubro 2014 - 19:09

A questão nem é ter ficado sub exposta ( e dizer que ficou porque assim o decidiste é uma fraca desculpa), a questão é que seja a nivel de contraste, tonalidades ou definição, essa foto deixa MUITO a desejar.

Prefiro gastar 6€ num Trix e saber que o resultado é este:

https://farm8.staticflickr.com/7066/1405...Wedding on film by goncalo_nuno_rodrigues, on Flickr

Eu depois coloco ca uma bem exposta so para te calar :-)

Partilhar Post #37 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 25 Outubro 2014 - 19:20

Ultimamente é frequente as discussões ganharem alguma agressividade.

Calma malta, é só fotografia.

Também acho que com tantas variáveis (marcas e isos diferentes, rolos expirados) que é quase impossível obter resultados consistentes e intensionais.

Mas o iloper está a curtir a onda do experimentalismo e nesse sentido, desde que um gajo se divirta, tudo é válido.

Partilhar Post #38 aflc

aflc

• Membro

Publicado 25 Outubro 2014 - 20:02

Eu depois coloco ca uma bem exposta so para te calar :-)

Quero ver isso: bem exposta e sem parecer que foi arrastada pelo chão.

IT Partilhar Post #39 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 26 Outubro 2014 - 00:06

Quero ver isso: bem exposta e sem parecer que foi arrastada pelo chão.

Sim senhor!
:-)

Obrigado Esteves... percebeste a minha onda mesmo. Nao tenho culpa de me darem quase os rolos :-)

Partilhar Post #40 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro

Publicado 26 Outubro 2014 - 20:36

é que para mim, uma das razões de tanta gente menosprezar o analógico, deve-se em parte ao facto de muito pessoal que fotografa em pelicula, o fazer com rolos da tanga e apresentar resultados MUITO inferiores ao que pode ser conseguido com um setup digital mediano.

com os rolos que uso em PB (no meu caso, exclusivamente TRI-X), sei que os resultados que obtenho, metem num canto qualquer setup digital comum, seja em definição, seja em contraste ou tons.

para mim a pior coisa que se pode fazer, é fotografar em PB e não ter nem pretos nem brancos, ter apenas uma escala marada de cinzas, onde é tudo cinza, como é o caso da maioria das fotos que vejo.

e sinceramente, essa do experimentalismo para mim não conta como "desculpa", é que normalmente o que se vê ( não só o lloper), é que quando o pessoal tira fotos em condições é porque foi propositado, agora quando são MÁS fotos, a desculpa é sempre a mesma - " foi apenas um teste".

Editado por Gonçalo-Rodrigues, 26 Outubro 2014 - 20:38 .