Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Canon 10-18... focagem

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 jpaulo

jpaulo

• Membro
  • Registo: 15/04/2012

Publicado 07 Outubro 2014 - 10:28

Bom dia a todos.

Comprei uma canon 10-18 e deparei-me com uma questão que, para um principiante como eu, me pareceu defeito da objetiva. Contudo, depois de analisar melhor já não sei.

Passo a explicar: tinha uma 18-55 que, quando focava, o barril interior da mesma girava procurando o foco, sendo que quando o encontrava soava o apito de focagem. Ora a 10-18 que agora comprei não roda nada quando procura o foco. É certo que se procurar numa qualquer distância focal um objeto desfocado e ao clicar para focar, surge de imediato o sinal sonoro e a bolinha verde no viewfinder, sendo que o objeto surge de imediato focado.

A questão que coloco é a seguinte: é normal na 10-18 não rodar nada quando a objetiva procura foco. É que não se ouve absolutamente nada sem prejuízo de aparentemente focar.

Posso fazer algum teste que comprove que tudo está bem? Como?

Obrigado pela ajuda.

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 07 Outubro 2014 - 10:47

Bem estás a queixar-te que a objectiva não move o elemento frontal nem faz barulho ao focar, apesar de focar direitinho? :hmm:

Hmm, então se fizesse imenso barulho e aquilo se mexesse tudo é que era bom? :D :lol:

Se foca bem, está tudo ok. E ainda bem que não move o elemento frontal e que é silenciosa... não? ;)

Partilhar Post #3 amando96

amando96

• Membro
  • Registo: 30/03/2010
    • Local: Düsseldorf

Publicado 07 Outubro 2014 - 11:44

É mesmo assim, quando focas manualmente, não estás a focar mecânicamente, rodas um anel que é lido por um encoder, e manda sinais electrónicos para o stepper motor que está bem dentro da objectiva.

Hás de experimentar meter em foco manual, focar com a máquina desligada e depois ligada, desligada nem manualmente consegues focar!

Partilhar Post #4 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 07 Outubro 2014 - 13:30

E quantos de nós gostaríamos que as nossas 18-55mm fizessem exactamente o que descreves :lol:

IT Partilhar Post #5 jpaulo

jpaulo

• Membro
  • Registo: 15/04/2012

Publicado 07 Outubro 2014 - 14:57

“Amigos” vamos lá a ver nos entendemos: 

- quanto à focagem silenciosa é evidente que percebo que decorre do motor STM... por isso a opção por esta objetiva, para além de outras especificidades;

- a questão que coloquei tem, tão-somente, que ver com facto de quando procura foco ser natural, poder haver algum ruído... ainda que mínimo e praticamente inaudível. Contudo seria expectável ouvir-se alguma coisa. Convido os meninos dos comentários mais inteligentes a verem algumas reviews na net e perceberão que o espanto não foi só meu, mas da generalidade das pessoas/revistas que procederam ao teste desta objetiva;

- por fim e quanto ao facto de não existir rolamento do "barril interior" também já sabia disso, facto que, para alem de outras particularidades, permite uma utilização mais friendly de filtros, em razão do  anel exterior não rodar aquando do processo de focagem, contudo nada obstaria a que o cilindro interior pudesse rodar, nesse momento e que, em virtude desse facto, esse movimento fosse perceptível.

Posto isto, e para os mais iluminados, cujo conteúdo das respostas produzidas em nada acrescentam a este fórum, seria aconselhável que se distraíssem com outras coisas… vão tirar fotografias… se nada querem acrescentar… vão brincar e tirar fotografias.

Àqueles mais sérios: obrigado pelos contributos.

Partilhar Post #6 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 07 Outubro 2014 - 15:03

“Amigos” vamos lá a ver nos entendemos: 

- quanto à focagem silenciosa é evidente que percebo que decorre do motor STM... por isso a opção por esta objetiva, para além de outras especificidades;

- a questão que coloquei tem, tão-somente, que ver com facto de quando procura foco ser natural, poder haver algum ruído... ainda que mínimo e praticamente inaudível. Contudo seria expectável ouvir-se alguma coisa. Convido os meninos dos comentários mais inteligentes a verem algumas reviews na net e perceberão que o espanto não foi só meu, mas da generalidade das pessoas/revistas que procederam ao teste desta objetiva;

- por fim e quanto ao facto de não existir rolamento do "barril interior" também já sabia disso, facto que, para alem de outras particularidades, permite uma utilização mais friendly de filtros, em razão do  anel exterior não rodar aquando do processo de focagem, contudo nada obstaria a que o cilindro interior pudesse rodar, nesse momento e que, em virtude desse facto, esse movimento fosse perceptível.

Posto isto, e para os mais iluminados, cujo conteúdo das respostas produzidas em nada acrescentam a este fórum, seria aconselhável que se distraíssem com outras coisas… vão tirar fotografias… se nada querem acrescentar… vão brincar e tirar fotografias.

Àqueles mais sérios: obrigado pelos contributos.

Eh pah, depois desta resposta fiquei na dúvida de que lado da trincheira fico. :D

Relaxa, ok? :th_up:

P.S.: É verdade que estou a precisar desesperadamente de tirar fotos, touché! :D :th_up:

Partilhar Post #7 amando96

amando96

• Membro
  • Registo: 30/03/2010
    • Local: Düsseldorf

Publicado 07 Outubro 2014 - 16:17

Foi também das primeiras coisas que reparei quando peguei nela pela primeira vez em Maio.

Partilhar Post #8 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 07 Outubro 2014 - 16:53

Eh pah, depois desta resposta fiquei na dúvida de que lado da trincheira fico. :D

Relaxa, ok? :th_up:

P.S.: É verdade que estou a precisar desesperadamente de tirar fotos, touché! :D :th_up:

x2 pela parte que me toca (seja ela qual for)