Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Dúvida sobre armazenamento "on going"

• Por favor inicie sessão para responder
19 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 03 Outubro 2014 - 09:30

Boas

Tenho uma dúvida que só agora me passou pela cabeça.

Ando por uma área imensa do centro/norte do país, e queria começar a levar comigo a máquina para poder fazer umas fotos. 

A dúvida que coloco tem que ver com o facto de o equipamento estar acondicionado na mochila a tiracolo que vinha com o kit.

Penso que a devo colocar no chão com as lentes com o IS e AF em OFF, mas a questão é que alem de durante a viagem o ambiente interior do carro estar controlado, pode acontecer que eu demore mais numa ou outra reunião, e o carro aquece ou arrefece mais que o normal...

O que me aconselham a fazer?

A mochila é suficiente?

Deve estar aberta ou fechada?

A mochila é igual a esta que está na imagem (Mochila Canon EOS 300 EG) ... está em grande formato porque foi a única que encontrei aberta

_MG_1464.jpg

Anúncios

Partilhar Post #2 Hélder Silva

Hélder Silva

• Membro
  • Registo: 04/07/2014
    • Local: Barcelos

Publicado 03 Outubro 2014 - 12:57

Tenho uma assim, evito deixar no carro nos dias de calor. Mas porque colocas as lentes IS e AF em Off? :huh:

Estou numa situação de ter de comprar outra mala, por não caber flash externo e outros materiais :pout:

IT Partilhar Post #3 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 03 Outubro 2014 - 13:48

Coloco o IS e o AF em OFF, porque me foi aconselhado durante o tempo que não estão a operar, pois pode haver algum "toque" ou algum movimento mais brusco e que pode afetar os motores.

Eu comprei duas caixas disto...e entretanto estão ali, na câmara frigorifica....guardadas :D

Deixando a mochila no carro, tirando a óbvia oportunidade que criamos para sermos assaltados...que pode acontecer com o corpo e as lentes?

Partilhar Post #4 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 03 Outubro 2014 - 14:39

Coloco o IS e o AF em OFF, porque me foi aconselhado durante o tempo que não estão a operar, pois pode haver algum "toque" ou algum movimento mais brusco e que pode afetar os motores.

Como é que é? :blink:  :hmm:

IT Partilhar Post #5 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 03 Outubro 2014 - 15:14

Como é que é? :blink:  :hmm:

Explico, como me explicaram...pode ser excesso de zelo, sei lá.

Um amigo aconselhou-me a quando não estiver a operar a máquinas, deveria colocar tudo em OFF pois caso haja alguma pancada, a mesma pode interferir com os IS e AF (internamente)...e apontou essa causa para o facto de ter uma 75-300 com o AF estragado. 

Agora, eu estou a "vender" o peixe como o comprei...e como disse atrás, comprei duas caixas!

Na minha lógica de noob, faz sentido, mas lá está...

Partilhar Post #6 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 03 Outubro 2014 - 15:28

Explico, como me explicaram...pode ser excesso de zelo, sei lá.

Um amigo aconselhou-me a quando não estiver a operar a máquinas, deveria colocar tudo em OFF pois caso haja alguma pancada, a mesma pode interferir com os IS e AF (internamente)...e apontou essa causa para o facto de ter uma 75-300 com o AF estragado. 

Agora, eu estou a "vender" o peixe como o comprei...e como disse atrás, comprei duas caixas!

Na minha lógica de noob, faz sentido, mas lá está...

"Pode ser excesso de zelo"? :D  Eu acho que substituía o "pode ser" por "é". :th_up:

Já agora, retira a bateria enquanto não utilizares a máquina. Não vá o diabo tecê-las... :D  :)

Ou eu é que sou "relaxado" demais. :)

IT Partilhar Post #7 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 03 Outubro 2014 - 16:00

"Pode ser excesso de zelo"? :D  Eu acho que substituía o "pode ser" por "é". :th_up:

Já agora, retira a bateria enquanto não utilizares a máquina. Não vá o diabo tecê-las... :D  :)

Ou eu é que sou "relaxado" demais. :)

LOL

Mas diz-me...que faço acerca do "cherne" da questão?

Levo a máquina e mesmo que asse está tudo bem?

Partilhar Post #8 sparrow

sparrow

• Membro
  • Registo: 06/04/2011
    • Local: Póvoa da Galega - Mafra

Publicado 03 Outubro 2014 - 16:04

as diferenças de temperatura não são muito amigas do material fotográfico porque levam a que haja condensação de água no interior das objectivas, o que vai degradar as mesmas.

o melhor que tens a fazer é, quando sais do carro, levar o material contigo.

IT Partilhar Post #9 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 03 Outubro 2014 - 16:18

as diferenças de temperatura não são muito amigas do material fotográfico porque levam a que haja condensação de água no interior das objectivas, o que vai degradar as mesmas.

o melhor que tens a fazer é, quando sais do carro, levar o material contigo.

Boas,

Portanto, não há como evitar?

É que levar é para além de chato, um pouco embaraçoso...

Partilhar Post #10 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 03 Outubro 2014 - 16:29

É nisso que as máquinas pequenas são imbatíveis. Colocas a máquina em qualquer mochila/bolsa sem problemas e não tens de te preocupar porque deixaste a DSLR no carro... :th_up:

IT Partilhar Post #11 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 03 Outubro 2014 - 17:03

É nisso que as máquinas pequenas são imbatíveis. Colocas a máquina em qualquer mochila/bolsa sem problemas e não tens de te preocupar porque deixaste a DSLR no carro... :th_up:

A compacta anda sempre no carro, e não é de agora...mas como ando muitas vezes no douro e estamos numa época espetacular em cores, queria aproveitar e tentar uns contrastes douro/vinha/outono...e com a compacta, por muito que eu queira fico sempre desiludido com o resultado final.

Bom, pelo andar da carruagem, compro uma espécie de câmara frigorífica para me assegurar que o material não assa!

Obrigado a todos pelos esclarecimentos  :th_up:

Editado por iMarco, 03 Outubro 2014 - 17:03 .

Partilhar Post #12 Sayanda

Sayanda

• Membro
  • Registo: 30/07/2011

Publicado 03 Outubro 2014 - 17:20

quando é assim, uso uma geleira e meto a mochila la dentro, se for boa tens um diferencial grande de temperatura para a do ambiente.

Partilhar Post #13 Hélder Silva

Hélder Silva

• Membro
  • Registo: 04/07/2014
    • Local: Barcelos

Publicado 03 Outubro 2014 - 18:35

Quer dizer que colocar o saco com o material dentro, e colocar de seguida numa geleira, arca é uma alternativa?  :huh:

IT Partilhar Post #14 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 03 Outubro 2014 - 18:58

Quer dizer que colocar o saco com o material dentro, e colocar de seguida numa geleira, arca é uma alternativa?  :huh:

Eu presumi que fosse brincadeira. A arca fechada sem os condensadores também aquece...
Mas calma, até pode resultar...eu não sou da área das engenharias...

Partilhar Post #15 sparrow

sparrow

• Membro

Publicado 03 Outubro 2014 - 20:27

O vulgar camping gaz que a malta saloia leva para a praia pode ser uma ideia, desde que não fique muito tempo fechada. Porque é um ambiente sem respiração!

IT Partilhar Post #16 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 03 Outubro 2014 - 20:52

O vulgar camping gaz que a malta saloia leva para a praia pode ser uma ideia, desde que não fique muito tempo fechada. Porque é um ambiente sem respiração!

Hey...eu tenho uma arquinha dessas...mas sou Beirão de gema ;)

Partilhar Post #17 sparrow

sparrow

• Membro

Publicado 03 Outubro 2014 - 20:54

Eu também tenho e sou mesmo saloio! O meu bisavô tinha uma galera puxada por uma parelha de cavalos para ir vender os produtos hortícolas a Lisboa.

Partilhar Post #18 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 05 Outubro 2014 - 19:30

Epah, menos.... 
Não sei a que temperaturas chega o teu carro, mas desde que não deixes a máquina a apanhar com o sol directamente, não vais ter qualquer problema.... 

IT Partilhar Post #19 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 05 Outubro 2014 - 20:54

Epah, menos.... 
Não sei a que temperaturas chega o teu carro, mas desde que não deixes a máquina a apanhar com o sol directamente, não vais ter qualquer problema.... 

Prometes?  :P

Partilhar Post #20 pavas

pavas

• Membro
  • Registo: 13/07/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia
    • Viva la Galeria Decay mas guapa del universo e entorno!

Publicado 22 Outubro 2014 - 15:49

Leva a câmara contigo, pá! Qual é o problemas de ires para uma reunião e deixares o saco na recepção ou de entrares com ele lá para dentro? Morre alguém?

Por incrível que pareça o problema do calor no interior dos carros é bem mais chato para os tripés do que para as câmaras pois os materiais estão todos expostos e são basicamente alumínios, plásticos e borrachas, bem mais dadas a dilatações e contracções do que o manganésio, as lentes ou os circuitos electrónicos das câmaras.

Mas se quiseres mesmo há uma marca que vende um saco para fotografia refrigerado... a Campingaz!