Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

O meu sensor está imundo

• Por favor inicie sessão para responder
55 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 lmargalho

lmargalho

• Membro
  • Registo: 28/05/2014
    • Local: ericeira

Publicado 23 Setembro 2014 - 20:13

o sensor da minha samsung NX300 está cada vez mais sujo e com mais manchas, preciso de saber se posso limpar ou é melhor procurar ajuda numa loja, e quanto poderá custar essa limpeza.

deixo uma foto onde se nota bem a sujidade do sensor onde é visível umas manchas chatas 

15148070120_4e4affa867_c.jpgSAM_2484-Editar by lmargalho, on Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 repfotocentro

repfotocentro

• Membro
  • Registo: 30/05/2014
    • Local: Zona centro

Publicado 23 Setembro 2014 - 20:31

O equipamento esta em garantia?

IT Partilhar Post #3 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 23 Setembro 2014 - 20:38

O equipamento esta em garantia?

sim está em garantia, tem apenas 4 meses nas minhas mãos

Partilhar Post #4 repfotocentro

repfotocentro

• Membro

Publicado 23 Setembro 2014 - 21:28

Manda para a garantia. Acaba por ser 1 boa maneira de avaliar a qualidade da assitencia tecnica. Se eles forem bons limpam isso gratuitamente e ainda dizem volte sempe.

Partilhar Post #5 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro
  • Registo: 08/12/2012
    • Local: Lisboa
    • O saber ocupa o lugar da ignorância...

Publicado 23 Setembro 2014 - 22:27

Tive uma má experiência com a Canon em garantia... Segundo eles, limpezas não são abrangidas pela garantia...

IT Partilhar Post #6 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 23 Setembro 2014 - 22:28

Tive uma má experiência com a Canon em garantia... Segundo eles, limpezas não são abrangidas pela garantia...

e a samsung é igual ou pior, além de ir ficar uns tempos sem câmera

Partilhar Post #7 Sergio Conceiçao

Sergio Conceiçao

• Membro
  • Registo: 18/05/2010

Publicado 24 Setembro 2014 - 10:15

x2, nem vou relatar a má experiência que tive em relação à photostation, porque não gosto de estar a lavar roupa suja no fórum, mas simplesmente fiquei sem vontade de voltar a enviar para lá algum tipo de material.

Editado por Sergio Conceiçao, 24 Setembro 2014 - 10:19 .

Partilhar Post #8 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 24 Setembro 2014 - 12:11

o sensor da minha samsung NX300 está cada vez mais sujo e com mais manchas, preciso de saber se posso limpar ou é melhor procurar ajuda numa loja, e quanto poderá custar essa limpeza.

deixo uma foto onde se nota bem a sujidade do sensor onde é visível umas manchas chatas 

https://farm4.staticflickr.com/3861/1514...SAM_2484-Editar by lmargalho, on Flickr

Como é que foste fazer isso? :lol::lol:

Tiraste uma dúzia de fotos e já está assim?? (Não resisti a uma provocaçãozita  :D  )

Não sei como será na Samsung, mas com Canon rondam os 20/30 euros. Mas estando na garantia, era lá que mandaria a máquina, para no futuro, e se porventura tiveres alguma reclamação em garantia, não haver surpresas.

Também sempre podes bater o coro de dizer que já estava assim quando a compraste e não foram 1/2 dúzia de fotos que fizeram isto ;)

Partilhar Post #9 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 24 Setembro 2014 - 13:39

Eu também tive "essa dúvida" nos primeiros tempos, pois andava sempre a inventar e lá acabava a máquina na Photostation :D

As limpezas sempre foram na ordem dos +-100€ ( ok não esquecer que limpam o todo o corpo, não é só o sensor ).

Ora como eu sou daqueles "dramáticos" que não posso ver um cisco no sensor, não podia estar a pagar 100€ de cada vez.

Assim das várias opções e soluções, acabei por optar por esta:

http://www.cameranu....724-super-brite

Sim, custa +- 100 € mas já está mais que paga. Já fiz 3 limpezas à 450D e uma à 7D. No caso da 7D ficou imaculada a f/22... A 450D não está imaculada porque resolvi falar ao telefone com o sensor aberto... lol  

Atenção que isto é uma solução de limpeza a "seco". O que significa que "oleos" e cenas do genero não saem.

O risco é quase 0. Eu tremo muito e acho muito fácil a operação, e tens muita margem de manobra.

Voltando às lojas... existe lojas que limpam o sensor por 25€. Eu se tiver que limpar numa loja, irem à Canon ( estou satisfeito com a Photostation, mas existem mais parceiros ), e digo-te porquê. Se correr mal a limpeza, eles responsabilizam-se. Já nas limpezas de 25 € não. Li pelo menos uma história de terror, que envolvia um sensor "riscado" e a reposta ao cliente foi do tipo "que garantia quer para uma limpeza de 25€?"

Por isso, se optares por lojas opta por estabelecimentos oficiais. Histórias de terror existem em todos os lados e todas as marcas.

Penso que limpezas "abrangidas pela garantia" só na Sony. Eu na Canon já ganhei uma limpeza de "borla"...

IT Partilhar Post #10 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 24 Setembro 2014 - 17:22

Como é que foste fazer isso? :lol: :lol:

Tiraste uma dúzia de fotos e já está assim?? (Não resisti a uma provocaçãozita  :D  )

Não sei como será na Samsung, mas com Canon rondam os 20/30 euros. Mas estando na garantia, era lá que mandaria a máquina, para no futuro, e se porventura tiveres alguma reclamação em garantia, não haver surpresas.

Também sempre podes bater o coro de dizer que já estava assim quando a compraste e não foram 1/2 dúzia de fotos que fizeram isto ;)

Rui tens toda a razão, o que começou por ser duas ou três manchinhas visíveis passou agora a um enxame delas o que me deixa preocupado pois mal usei a câmera e nunca tiro a lente por não ter mais nenhuma. Começo a pensar naqueles problemas de um modelo da Nikon e fico mal disposto.

Quanto ao resto fiquei mais esclarecido, se vou limpar fora da marca sujeito-me a perder a garantia, se faço uma limpeza económica posso ter algum azar, apesar de pelo que vi do Paulo Pires ser uma operação simples, tão simples que pergunto como pedem tanto euro para fazer aquilo.

Vou tentar contactar então a marca e se não gostar da resposta irei procurar alguém que tenha experiência e não me leve 100 euros pois é uma câmera de pobres  :D

Partilhar Post #11 Pedro_Silva

Pedro_Silva

• Membro
  • Registo: 10/06/2010
    • Local: Barcelos

Publicado 24 Setembro 2014 - 17:58

lmargalho,se pouco usaste a máquina e ainda por cima não trocas a lente porque não tens mais nenhuma,deves explicar isso mesmo no local onde compraste e exigir reparação ao abrigo da garantia.

Boa sorte.

IT Partilhar Post #12 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 24 Setembro 2014 - 18:00

lmargalho,se pouco usaste a máquina e ainda por cima não trocas a lente porque não tens mais nenhuma,deves explicar isso mesmo no local onde compraste e exigir reparação ao abrigo da garantia.

Boa sorte.

sim, vou tentar reclamar até porque a máquina tem 4 meses e usei poucas vezes  :th_up:

Partilhar Post #13 repfotocentro

repfotocentro

• Membro

Publicado 24 Setembro 2014 - 19:24

Ora vamos ver uma coisa. As limpezas e (99% das limpezas são sem abertura de equipamento) sempre envolvem uso de quimicos de limpeza e papel de limpeza que teem os seus custos. Uma limpeza bem feita tem praticamente o riscos de correr mal, principalmente nas maquinas mirrorless. Alem disso existem pinças e madeira e plastico que praticamente tornam o risco nulo. E não digo nulo pois nalgumas slr tem que se fazer conta ao "tempo que o obturador vai estar aberto". Sensores/filtros riscados durante limpezas revelam falta de profissionalismo e responsabilidade principalmente se mesmo assim exigirem o dinheiro da limpeza. Saiam a correr desses tecnicos/casas de reparação.

Paulo Pires isso foi mais desperdicio de dinheiro que outra coisa. 100€ chega-me para comprar o material nessecário para varias reparações, limpezas durante mais de 3 anos e ainda me sobra dinheiro. 

Os problemas da nikon são em equipamentos slr e não equipamentos mirrorless e estão relacionados com excesso/não apropriada lubrificação do mecanismo do obturador. Não tenho conhecimento de o equipamento aqui em questão possuir um historial de problemas de sujidades no sensor. 

As sujidades pura e simplesmente ocorrem e da parte dos utilizadores convem saber o que fazer para minimizar os riscos, principalmente se estiverem a trocar lentes com alguma frequencia.

IT Partilhar Post #14 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 24 Setembro 2014 - 19:42

repfotocentro,

eu como disse se tirei uma vez a lente foi muito, e o certo é que o aumento de sujidade foi aumentando mesmo fazendo a limpeza com o software que a própria máquina tem.

eu sinceramente não confio em nenhuma assistência de marcas, eles fazem tudo para colocar as culpas nos utilizadores e querem é vender, cobrando preços exorbitantes pela assistência sendo muitas vezes a mesma duvidosa tendo apenas como garante poder reclamar caso algo corra mal.

não vou fazer eu a limpeza, irei contactar a samsung e se não gostar da resposta irei procurar um técnico  experiente neste tipo de problemas, e que não me cobre preços ridiculos por uma operação destas já que não será a última vez que o farei.

Partilhar Post #15 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 24 Setembro 2014 - 20:35

repfotocentro,

eu como disse se tirei uma vez a lente foi muito, e o certo é que o aumento de sujidade foi aumentando mesmo fazendo a limpeza com o software que a própria máquina tem.

eu sinceramente não confio em nenhuma assistência de marcas, eles fazem tudo para colocar as culpas nos utilizadores e querem é vender, cobrando preços exorbitantes pela assistência sendo muitas vezes a mesma duvidosa tendo apenas como garante poder reclamar caso algo corra mal.

não vou fazer eu a limpeza, irei contactar a samsung e se não gostar da resposta irei procurar um técnico  experiente neste tipo de problemas, e que não me cobre preços ridiculos por uma operação destas já que não será a última vez que o farei.

Nunca espreitei para o sensor de uma mirrorless, mas na minha, volta e meia leva com umas sopradelas com o blower e tem sido aparentemente suficiente, mas raramente uso aberturas acima de f11.

Que abertura usaste nessa foto?

IT Partilhar Post #16 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 24 Setembro 2014 - 21:31

Nunca espreitei para o sensor de uma mirrorless, mas na minha, volta e meia leva com umas sopradelas com o blower e tem sido aparentemente suficiente, mas raramente uso aberturas acima de f11.

Que abertura usaste nessa foto?

o sensor não deve ser muito diferente, mas também estou limitado a f/18.0 que foi o usado. quando estava a fazer o PP neste B&W foi onde se notou mais e fiquei parvo com o aumento de sujidade.

Partilhar Post #17 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 25 Setembro 2014 - 09:04

Tenho pouco cuidado com a minha 1100D e com a E-p1 quando troco de lentes. Volta e meia levam umas sopradelas e, até hoje, nunca tive estes problemas, de notar que nenhuma tem limpeza de sensor incorporada.

Quando estas manchas aparecem nas minhas fotos é porcaria nas lentes, pó, salpicos de água, etc. Uma passagem com a caneta de limpeza e uma "esfrega" com o pano e voltam a estar prontas para outra.

Partilhar Post #18 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 25 Setembro 2014 - 16:29

o sensor não deve ser muito diferente, mas também estou limitado a f/18.0 que foi o usado. quando estava a fazer o PP neste B&W foi onde se notou mais e fiquei parvo com o aumento de sujidade.

Outra coisa de que me lembrei, foi usares a limpeza electrónica da máquina, mas não sei se a tua tem. Vê no manual. Basicamente é tirar uma foto a uma folha branca com a menor abertura possível, e depois no menú definir como sendo a "base" de todas as fotos. Depois a máquina "subtrai" essa foto ás fotos que tirares, ou seja elimina a sujidade.

IT Partilhar Post #19 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 25 Setembro 2014 - 18:16

Outra coisa de que me lembrei, foi usares a limpeza electrónica da máquina, mas não sei se a tua tem. Vê no manual. Basicamente é tirar uma foto a uma folha branca com a menor abertura possível, e depois no menú definir como sendo a "base" de todas as fotos. Depois a máquina "subtrai" essa foto ás fotos que tirares, ou seja elimina a sujidade.

já fiz o que lá vem em relação à limpeza automática e não resolveu Rui, vou ter de a colocar nas mãos de alguém pois já são manchas a mais.

IT Partilhar Post #20 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 25 Setembro 2014 - 18:17

Tenho pouco cuidado com a minha 1100D e com a E-p1 quando troco de lentes. Volta e meia levam umas sopradelas e, até hoje, nunca tive estes problemas, de notar que nenhuma tem limpeza de sensor incorporada.

Quando estas manchas aparecem nas minhas fotos é porcaria nas lentes, pó, salpicos de água, etc. Uma passagem com a caneta de limpeza e uma "esfrega" com o pano e voltam a estar prontas para outra.

já limpei a lente e não resolveu, as manchas aparecem sempre no mesmo local pois fiz algumas fotos a uma parede branca antes e após limpeza e continuam lá.