Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Canon 24-105L limpeza areias anel focagem

• Por favor inicie sessão para responder
25 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 19 Agosto 2014 - 14:42

Olá pessoal,

Durante a minha viagem ao deserto em Marrocos algumas areias entraram para o anel de focagem da minha 24-105L (fiquei a pensar que tipo de selagem tem esta objectiva... Supostamente é "weather proof" mas parece que não é suficiente para umas areias finas...). O anel de zoom está impecável e tudo o resto também. O único problema é que se nota algumas areais finas quando rodo o anel de focagem.

Deixei a objectiva na assistência Canon no Porto e estão a pedir-me 96€ pela limpeza.

Como a objectiva ainda está em garantia queria usar os serviços da própria marca, mas 96€ para desmontar o anel de focagem e tirar as areias parece-me excessivo.

Que acham? Vou a outro lado (mesmo arriscando a garantia)? Ou acham um preço razoável?

Obrigados! :th_up:

Rui

Anúncios

Partilhar Post #2 sparrow

sparrow

• Membro
  • Registo: 06/04/2011
    • Local: Póvoa da Galega - Mafra

Publicado 19 Agosto 2014 - 15:00

eu acho que devias insistir para fazer a reparação ao abrigo da garantia... como dizes... se é weather proof como é que fica afectada com areia? provavelmente deverias experimentar contactar directamente a Canon Portugal.

IT Partilhar Post #3 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 19 Agosto 2014 - 17:01

Obrigado pela resposta sparrow.

A objectiva tem algum grau de isolamento contra elementos ambientais, pelo menos a Canon farta-se de publicitar isso. Mas é claro que não vou ao extremo de pensar que tem um grau tão grande de isolamento que posso descuidar-me por completo.

No meu caso foi mesmo só andar pelo deserto durante cerca de 1 hora a tirar fotos. Nada mais. É verdade que estava algum vento (não muito, por acaso) e que andavam algumas areias pelo ar (sempre que vinha uma "rabanada" de vento). Mas não era nada de especial mesmo. Tanto que eu nem me estava a preocupar muito quando me apercebi que tinha alguns grãos na minha câmara/objectiva. Pensava que o conjunto aguentava com muito mais do que aquilo. Seja como for, não fui descuidado e, logo que pude, soprei as areais que consegui e guardei a câmara/objectiva.

Vi lá outros fotógrafos nas mesmas condições, e com material bem menos "pro" do que eu. Todos os dias aparecem lá pessoas com material fotográfico para tirar fotos. E a minha 24-105L ficou assim?... É claro que posso ter tido muito azar. Percebo e aceito que as areias se possam ter caprichosamente entranhado por debaixo do anel de focagem mesmo com a selagem. Mas ter de pagar 100€?... Hmmm... Parece-me pouco razoável.

Já enviei um e-mail à Canon. Vou ver o que me dizem.

Já li também alguns relatos semelhantes na net. Uns dizem que a Canon limpou ao abrigo da garantia. Outros não. :pout:

A ver vamos.

Obrigado mais uma vez. :th_up:

Partilhar Post #4 sparrow

sparrow

• Membro

Publicado 20 Agosto 2014 - 09:11

a mim não tens nada a agradecer que eu não fiz nada... apenas dei a minha opinião (sempre ouvi dizer que se as opiniões valessem alguma coisa vendiam-se!)

mas um gajo fica a pensar... se acontece isso com material pro... o que me aconteceria se eu estivesse nas mesmas condições com a minha 700D + 18-135 STM...

não fica nada bem à Canon que isso tenha acontecido com uma objectiva dessas e, no mínimo, para se redimirem deveriam resolver a situação sem custas para o cliente.

IT Partilhar Post #5 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 20 Agosto 2014 - 14:12

Já recebi resposta da Canon.

Estimado Sr. Rui Carvalho,

Obrigado pelo seu pedido e por contactar a Canon.

Relativamente à sua questão, gostaríamos de o informar que efectivamente esta objectiva possui um bom isolamento embora não seja isolada a 100%, visto que a mesma contém partes móveis, logo na junção entre das partes móveis (como por exemplo no anel de focagem) o isolamento é mais frágil, o que quer dizer que em ambientes relativamente extremos ou extremos poderá entrar água, poeira ou mesmo areia na objectiva. Tal como poderá comprovar  em http://www.canon.pt/...anty/index.aspx  no ponto 4, estas situações não são cobertas pela nossa garantia.

Lamentamos os transtornos que esta situação lhe possa causar, mas esperamos que entenda a razão pela qual não podemos aceitar esta situação tal como se fosse um defeito do equipamento.

Melhores cumprimentos

S. Viegas

Canon Services & Support

Ou seja, azar! :pout: :wallbash:

O que me deixa mais inconformado é que eu tive todo o cuidado possível. Não caiu, não foi mal tratada, nada. Limitei-me a utilizar o material no deserto (ok, não é o sítio ideal mas pf....). Era suposto deixar o material na bolsinha porque podia estragar? :pout:

Partilhar Post #6 MiguelFranco

MiguelFranco

• Membro
  • Registo: 29/07/2014

Publicado 20 Agosto 2014 - 14:36

E a Canon internacional terá alguma coisa a dizer? Acho válido o teu argumento. Eles publicitam um produto como weather sealed, mas depois dizem que porque há partes móveis isso pode não ser bem verdade e que a culpa não é deles por teres usado a lente no deserto? Só faltou sugerirem que da próxima usasses um escafandro para a câmara...

Partilhar Post #7 Prescott

Prescott

• Membro
  • Registo: 05/08/2014
    • Local: Lisboa

Publicado 20 Agosto 2014 - 14:57

Exacto... Anunciam como weather sealed mas isso serve exactamente para quê? Quando há algum problema, eles descartam-se. A lente levou só com uns grãos de areia e não foi por falta de cuidado, não caiu propriamente dentro de um lago!

Eu expunha a situação à Canon Internacional ou falava com a Deco a ver o que eles aconselhavam.

Se bem que estes gajos previnem-se sempre com um batalhão de advogados que usam a sua criatividade para criar toda uma panóplia de alíneas nos seus termos e condições para no fim lixar ser o zé povinho.  :unsure:

Partilhar Post #8 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro
  • Registo: 08/12/2012
    • Local: Lisboa
    • O saber ocupa o lugar da ignorância...

Publicado 20 Agosto 2014 - 14:57

Concordo com o Miguel!

Um dos motivos que muita gente vai para as L não só pelo IQ superior (?), mas também por serem mais resistentes a intempéries e ambientes extremos.

Ainda há relativamente pouco tempo tive uma situação com um telemóvel "à prova de água". No representante alegaram que não seria à prova de água, mas sim a salpicos, quando o anunciado pela marca seria "Submersível a 1 metro durante 30 minutos". Contactei a sede ibérica da marca que me deu razão e pediram-me para enviar o equipamento para Espanha.

Reparado ao abrigo da garantia!!!

Pelo que consegui perceber, a Photostation não é mais que um reparador autorizado, mas não pertence directamente à Canon.

Fala directamente com eles para ver o feedback que te dão  :D

:offtopic2: Imagens brutais que trouxeste daquelas bandas...

Partilhar Post #9 sparrow

sparrow

• Membro

Publicado 20 Agosto 2014 - 15:18

Um dos motivos que muita gente vai para as L não só pelo IQ superior (?), mas também por serem mais resistentes a intempéries e ambientes extremos.

eu não vou para as L porque não tenho dinheiro para isso... mas já tenho lido muito boa gente a dizer que vai comprar a Objectiva X porque é L e à prova de água/pós/areia e por isso é melhor que a objectiva Y não L apesar de em qualidade de imagem não se notar muito.

por exemplo, quanta gente não compra a 17-55 F2.8 só porque não é L apesar de ter uma excelente qualidade de imagem?

Partilhar Post #10 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 20 Agosto 2014 - 20:36

Tenho estado a ler isto na diagonal.. mas tipo.. a lente funciona bem? Digo isto porque já tive "areias" em algumas lentes e o que fiz... nada! Actualmente só mesmo a sigma que tenho é que se nota qualquer coisa e é no anel de zoom, mas como ela sofreu um pequeno "acidente solar", muito provavelmente vai acabar por ser desmontada, limpa e calibrada. Mas lá está, se precisar dela, está a funcionar a 100%... e até lá vou usá-la.

Em relação ao WP... em lentes zoom vai sempre implicar certos "cuidados".. tem partes moveis. A minha 24-105 já apanhou pó, agua... e já a enterrei de frente na lama ( a lente e o meu focinho LOL ). Posso te dizer que está "imaculada" por dentro, tendo em conta o que já sofreu...

Agora a titulo de curiosidade, quando a uso com chuva, e comparado com outras lentes "zoom", quando faço zoom in->zoom ela tira "agua" ( faz uma especie de linha ). Por isso acredito que haja realmente uma protecção extra.

Outro detalhe que pode ou não servir... e descobri por acidente que a borracha do anel de focagem levanta-se facilmente.. e dar-lhe uma sopradela por aí?

De qualquer forma eu faria desta forma:

- Funciona a 100%? Se sim, ignorar, isso acaba por "desaparecer".

- Ok, avanças para a reparação... eu faria na Canon.. a lente ainda tem garantia. Se for reparada por eles não a perdes.. imagina que reparas noutro lado e que lhe dá um fanico que seria coberto pela garantia? Ainda em relação ao valor. Ele é reparada, limpa e calibrada. Tendo em conta o valor da lente, não acho caro.

- Por fim, reclamar com a Canon por causa do WS... não adianta. Atenção o WS não é "puro marketing" porque o material WS apresenta melhor protecção que o não-WS, mas a Canon "blindou-se" no que respeita a garantia dadas a areias e coisas do genero...

IT Partilhar Post #11 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 20 Agosto 2014 - 21:01

Voltei a insistir com a Canon e a resposta foi esta:

Estimado Sr. Rui Carvalho,

Obrigado pelo seu pedido e por contactar a Canon.

Muito obrigado pelo seu novo contacto.

Embora eu consiga compreender o seu sentimento, estas situações não são cobertas pela nossa garantia, mas no entanto eu vou ainda passar esta situação a outro colega para que ele também a possa analisar. Gostaria apenas de informá-lo que antes da próxima segunda-feira dia 25 de Agosto não obterá nenhum contacto por parte do meu colega visto ele até à referida data não se encontrar em serviço.

Com os meus melhores cumprimentos

S. Viegas

Canon Services & Support

Tentei soprar as areias, mas não cheguei a levantar as borrachas. Preferi entregar na assistência já ainda está em garantia.

Não queria ficar com a objectiva assim. A objectiva está impecável, a menos das areais que se notam no anel de focagem (faz aquele barulho característico quando rodo o anel). Se fosse já muito velhinha, se a usasse pouco... talvez. Mas não é o caso.

Vou aguardar até dia 25. :th_up:

Partilhar Post #12 repfotocentro

repfotocentro

• Membro
  • Registo: 30/05/2014
    • Local: Zona centro

Publicado 20 Agosto 2014 - 21:16

Ola. Está a ser uma má atitude por parte da Canon. Eu insistia na reparação ao abrigo da garantia. No entanto cuidado ao manusear esse anel. As areias vao friccionar as cams e vao danificar O-rings etc. Isso dificilmente desaparece sozinho.

Partilhar Post #13 Calinga

Calinga

• Membro
  • Registo: 25/03/2012

Publicado 21 Agosto 2014 - 00:17

eu não vou para as L porque não tenho dinheiro para isso... mas já tenho lido muito boa gente a dizer que vai comprar a Objectiva X porque é L e à prova de água/pós/areia e por isso é melhor que a objectiva Y não L apesar de em qualidade de imagem não se notar muito.

por exemplo, quanta gente não compra a 17-55 F2.8 só porque não é L apesar de ter uma excelente qualidade de imagem?

Nem todas as L têm a tal resistência aos elementos: 85 f1.2, 135 f2, 35 1.4, 70-200 2.8...

'Resistência', e não impermeabilidade nem 'à prova de'.

Há uns anos comprei uma cena no kickstarter para ajudar à "selagem" junto à ligação com o corpo da máquina: Dust donut. Instalei-os numa 50 1.3 e numa 35 1.4. Em teoria funciona bem, mas protege mais o corpo do que propriamente as lentes sobretudo as zoom, pois há sempre inúmeros pontos de entrada de ar, logo de pó, água...

Partilhar Post #14 norim_13

norim_13

• Membro
  • Registo: 21/07/2009

Publicado 22 Agosto 2014 - 08:45

Se não conseguires q a Canon Portugal te resolva isso, antes de gastares dinheiro, manda mail para o Japão. Acho que lá eles realmente importam-se acerca da imagem da marca, enquanto que cá o objectivo é mais vender.

Até podem vir dizer a mm coisa, mas não custa tentar.

IT Partilhar Post #15 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 28 Agosto 2014 - 13:35

Depois da minha insistência, recebi nova resposta da Canon Portugal:

Exmo. Sr. Rui Carvalho,

Agradecemos os seus contactos e a questão colocada.

Desde já as nossas desculpas pela demora na resposta a este assunto.

Relativamente à questão colocada, informamos que o equipamento em questão, apesar de resistente a poeiras e humidade, não tem nas suas características a estanquicidade.

A reparação a efetuar é uma limpeza, ou seja, uma operação de manutenção ao equipamento e não a reparação de uma anomalia causada por um defeito de material ou fabrico.

Conforme está mencionado nas condições de garantia, operações de manutenção, limpeza de sujidade ou areia não se encontram cobertas pelas condições da mesma. Na sequência do atrás exposto, lamentamos, mas confirmamos que não será possível efetuar a limpeza da sua objetiva ao abrigo de garantia.

Ainda assim, e numa ótica de atenção ao cliente, informamos que em conjunto com o centro de assistência foi decidido efetuar um desconto de aproximadamente 15% ao valor orçamentado.

Certos da sua melhor compreensão e atenção.

Com os nossos melhores cumprimentos,

L. Sintra

Canon Services & Support

Ou seja, insistem que este problema terá de ser resolvido às minhas custas (agora com um desconto de 15%).

Estou mesmo desiludido com a qualidade do material (supostamente "Pro"). Agora até estou com receio de usar o material Canon... :pout:  :wacko:

Partilhar Post #16 Jo@o

Jo@o

• Membro
  • Registo: 10/10/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 28 Agosto 2014 - 14:21

Chegaste a enviar email para o Japão?

IT Partilhar Post #17 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 28 Agosto 2014 - 14:24

Chegaste a enviar email para o Japão?

Acho que sim... O site apareceu em japonês e andei a preencher aquilo com a ajuda do Google translator... (medo!)

Partilhar Post #18 Jo@o

Jo@o

• Membro
  • Registo: 10/10/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 28 Agosto 2014 - 14:36

Medo mesmo!

A título de exemplo, uma vez necessitei de comprar spare parts para a  17-50 e aqui em Portugal diziam que não podiam vender e que teria indubitavelmente que enviar a lente para reparação. Enviei email para o Japão, o Japão comunicou com o respectivo centro na Europa (Alemanha) e na semana a seguir tinha as spares em casa. Foi uma situação bastante diferente mas mostra como funcionam as coisas cá no burgo.

Partilhar Post #19 repfotocentro

repfotocentro

• Membro
  • Registo: 30/05/2014
    • Local: Zona centro

Publicado 28 Agosto 2014 - 16:18

Ja tive clientes que passaram por situações semelhantes. Nestes centros de assistência um individuo não pode dar hipotesses. Primeiro informar-se bem depois saber falar e do que falar. Essa proposta do desconto de 15% faz lembrar politica tuga. IVA vai aumentar para 25 %. Hey não pode é um roubo, é muito alto. IVA afinal aumenta só para 23%. Vejam a situação recente dos impostos em relação á copia privada. Qual é a politica para darem 1 desconto de 15% da reparação? Isso é politica canon ou tuga? É por causa de ser uma lente serie L ou porque é verão? Verdade seja dita. Na photostation simplesmente não querem estar a perder tempo e paciencia para abrir a lente e limpar e lubrificar a lente sem porem dinheiro ao bolso com isso. Se precisar de alguma informação ou ajuda ente em contacto comigo. Cumprimentos

Partilhar Post #20 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 28 Agosto 2014 - 23:29

Não tenho experiência nesta área, mas noutras posso te dizer que as casas-mãe são muito mais sensíveis a este tipo de coisas que os agentes/distribuidores/importadores. Até porque se for o agente a tomar a decisão, a casa-mãe pode recusar o pedido de reembolso dos custos, ou demorar no reembolso, e na dúvida a resposta é sempre que não está coberta pela garantia.

Para a marca a reparação tem um custo absolutamente marginal que é inclusivamente contabilizado nas previsões anuais da empresa.

Eu insistia com a casa mãe. Se não der nada, pouco perdes.

Foi na Photostation que colocaste a lente? Eles são agentes reparadores Canon? Julguei que no Porto só fosse o Jorge Campos. Mas este último também não é barato :mellow: