Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Pequeno video com canon 550D

• Por favor inicie sessão para responder
143 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro
  • Registo: 04/11/2010

Publicado 07 Fevereiro 2011 - 21:09

Boas.

Estive na praia a fazer algumas filmagens com a minha Canon EOS 550D e deu nisto:
Vejam em HD

Espero que tenham gostado!
Cumprimentos.

Anúncios

Partilhar Post #2 paradise

paradise

• Membro
  • Registo: 19/09/2010
    • Local: coimbra

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 00:33

parabens gostei mt do teu video.nao posso fazer uma critica melhor prque nao percebo nada de video mas axo mesmo que esta interessante.jaq agoara que sofware usas para a ediçao ando a tentar arranjar um mas nao tenho idea nehuma de qual!

Partilhar Post #3 Lcluz

Lcluz

• Membro
  • Registo: 10/10/2010
    • Local: Sesimbra

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 00:38

tambem nao percebo nada de video. mas eu gostei bastante. e que bela escolha de musica.
parabens

Partilhar Post #4 Dre

Dre

• Membro
  • Registo: 26/02/2009

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 10:42

Achei engraçado. Gostei da montagem e da música escolhida.

Apenas uma dica. Tem atenção à velocidade escolhida para o obturador. Para ter o efeito típico de filme (mais próximo ao que nos parece natural) deves ter uma velocidade igual ao dobro da frequência. Por exemplo, se filmas a 25fps deves ter o shutter a 1/50.
Como tinhas uma velocidade demasiado alta aconteceu em várias cenas com movimento mais rápido ficar com o efeito "stop-motion", onde se nota mais por exemplo é na água (ondas) e no voo da gaivota.

Partilhar Post #5 JoelacP

JoelacP

• Membro
  • Registo: 17/02/2008
    • Local: Ermesinde

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 12:28

Pareceu-me muito bem também!  ;)

Dre, obrigado pela dica! Vai dar jeito!  :)

Partilhar Post #6 salanka

salanka

• Membro
  • Registo: 04/06/2008
    • Local: Coimbra

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 12:39

Muito giro o vídeo! Parabéns!  :clap:

De facto em algumas sequências parecia haver o tal efeito "stop motion" que o Dre refere. Inicialmente até me pareceu que era só a mim que o dito efeito estava a acontecer.

IT Partilhar Post #7 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 20:54

parabens gostei mt do teu video.nao posso fazer uma critica melhor prque nao percebo nada de video mas axo mesmo que esta interessante.jaq agoara que sofware usas para a ediçao ando a tentar arranjar um mas nao tenho idea nehuma de qual!

Obrigado!  ;) Na minha opinião, o melhor software que podes usar é o sony vegas pro 9.0 ou o 10.0 (nova versão em que podes trabalhar em 3D) é um programa de fácil carácter e de simples utilização, é também um programa profissional, logo está tudo dito  :th_up: 

IT Partilhar Post #8 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 20:54

tambem nao percebo nada de video. mas eu gostei bastante. e que bela escolha de musica.
parabens

Obrigado!  :th_up:

Partilhar Post #9 Aybulgin

Aybulgin

• Membro
  • Registo: 24/07/2010

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 20:59

Olha euando eu gravei um video na minha canon 550D aquilo ficou com um tamanho ENORME, e para meter no youtube ou assim pa mandar pa alguem é um grande problema...
Usaste algum programa para diminuir o tamanho do ficheiro?

IT Partilhar Post #10 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 20:59

Achei engraçado. Gostei da montagem e da música escolhida.

Apenas uma dica. Tem atenção à velocidade escolhida para o obturador. Para ter o efeito típico de filme (mais próximo ao que nos parece natural) deves ter uma velocidade igual ao dobro da frequência. Por exemplo, se filmas a 25fps deves ter o shutter a 1/50.
Como tinhas uma velocidade demasiado alta aconteceu em várias cenas com movimento mais rápido ficar com o efeito "stop-motion", onde se nota mais por exemplo é na água (ondas) e no voo da gaivota.

Desde já o meu obrigado! Sim sim, tens razão, por acaso nessas filmagens queria captar mesmo o pormenor do movimento, foi por isso que elevei para uns 400 se não estou em engano e como é um video experimental foi por isso que utilizei aberturas diferentes, por acaso estou agora a realizar uma curta-metragem de acção e estou seriamente a pensar em modificar o obturador para captar mais pormenor e nitidez nos movimentos nas maiores partes de acção, que dizes?  :humm:

IT Partilhar Post #11 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 21:00

Pareceu-me muito bem também!   ;)

Dre, obrigado pela dica! Vai dar jeito!   :)

Thanks  :mestre:

IT Partilhar Post #12 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 21:02

Olha euando eu gravei um video na minha canon 550D aquilo ficou com um tamanho ENORME, e para meter no youtube ou assim pa mandar pa alguem é um grande problema...
Usaste algum programa para diminuir o tamanho do ficheiro?

O problema deve estar no formato e caracterizantes com que renderizas-te o video!
Usas o sony vegas?

Partilhar Post #13 Aybulgin

Aybulgin

• Membro
  • Registo: 24/07/2010

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 21:03

Eu nao usei nada... :D tu usaste?

Partilhar Post #14 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 21:07

Gostei do vídeo, faz lembrar o Verão  8)

Partilhar Post #15 Dre

Dre

• Membro

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 21:59

Desde já o meu obrigado! Sim sim, tens razão, por acaso nessas filmagens queria captar mesmo o pormenor do movimento, foi por isso que elevei para uns 400 se não estou em engano e como é um video experimental foi por isso que utilizei aberturas diferentes, por acaso estou agora a realizar uma curta-metragem de acção e estou seriamente a pensar em modificar o obturador para captar mais pormenor e nitidez nos movimentos nas maiores partes de acção, que dizes?  :humm:

Apenas muito raramente faz sentido aumentar a velocidade para além do que referi.
Assim como o movimento da gaivota, se filmares pessoas em movimento a 1/400 vais ficar com gente a "teletransportar-se" pela cena. Não é por acaso que nunca se vê tal coisa nos filmes.

Bem, nunca não é verdade. Julgo que foi o Resgate do Soldado Ryan que foi filmado a 1/96 (cinema reproduz-se a 24fps, pelo que foi filmado com o dobro da velocidade) para aumentar o stress induzido ao espectador. Aconselho a rever as partes de acção do filme para veres o que esse aumento faz. E nota que mesmo isto foi muito menos do que os 1/400...

Edit:
Lembrei-me que já tinha aqui deixado este link, que não tenho neste computador (e foi mesmo o Soldado Ryan ;) ):
180 Degree Shutter

IT Partilhar Post #16 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 22:02

Apenas muito raramente faz sentido aumentar a velocidade para além do que referi.
Assim como o movimento da gaivota, se filmares pessoas em movimento a 1/400 vais ficar com gente a "teletransportar-se" pela cena. Não é por acaso que nunca se vê tal coisa nos filmes.

Bem, nunca não é verdade. Julgo que foi o Resgate do Soldado Ryan que foi filmado a 1/96 (cinema reproduz-se a 24fps, pelo que foi filmado com o dobro da velocidade) para aumentar o stress induzido ao espectador. Aconselho a rever as partes de acção do filme para veres o que esse aumento faz. E nota que mesmo isto foi muito menos do que os 1/400...

Edit:
Lembrei-me que já tinha aqui deixado este link, que não tenho neste computador (e foi mesmo o Soldado Ryan ;) ):
180 Degree Shutter

Thanks  ;) foi-me muito útil a tua informação e conhecimento!  ;)

IT Partilhar Post #17 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 22:04

Gostei do vídeo, faz lembrar o Verão  8)

Obrigado!  :th_up: vou ver se consigo arranjar um slidetrack  :)

Partilhar Post #18 JoelacP

JoelacP

• Membro
  • Registo: 17/02/2008
    • Local: Ermesinde

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 22:20

Dre, só para ter a certeza, para filmar o ideal é termos a velocidade do obturador igual a 2 vezes a frequência da rede (50Hz) o que significa regular para 1/100, mesmo que o motivo a filmar se mova a grande velocidade?

No link que deixaste, no vídeo onde mostram a diferença entre as varias velocidade do obturador, da a sensação que  a queda de agua fica mais nítida com a velocidade de 1/2000!

Estou confuso!  :P

E peço desculpa ao autor do tópico por estar aqui a esclarecer as minhas duvidas!

Abraço!

Partilhar Post #19 M.I.B.

M.I.B.

• Membro
  • Registo: 13/08/2010
    • Local: Porto

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 22:20

Muito bom, tens muito talento, eu aprecio videos deste gênero  :th_up:

Partilhar Post #20 Dre

Dre

• Membro

Publicado 09 Fevereiro 2011 - 02:34

Dre, só para ter a certeza, para filmar o ideal é termos a velocidade do obturador igual a 2 vezes a frequência da rede (50Hz) o que significa regular para 1/100, mesmo que o motivo a filmar se mova a grande velocidade?

No link que deixaste, no vídeo onde mostram a diferença entre as varias velocidade do obturador, da a sensação que  a queda de agua fica mais nítida com a velocidade de 1/2000!

O que diz o link é que o tempo que o obturador está aberto é metade do tempo entre frames. Se filmas a 25fps então é 1/50. A frequência da rede (não me lembro onde fala nisso...) quanto muito deve ter a ver com o facto de na europa usarmos o PAL (25fps) enquanto nos states usarem o NTSC (30fps).
E sim, se filmas a 25fps a velocidade do obturados deve ser sempre 1/50, quer o sujeito vá a 2 ou a 200km/h.

O que notas na filmagem a 1/2000 da água é o mesmo que notas numa foto de água em movimento. Maior velocidade congela a acção, mas se puseres as imagens em sequência a 25fps fica a parecer que está aos saltos. Por outro lado, uma velocidade mais baixa como os 1/50 vai desfocar a acção (o motion blur), no entanto quando posto em sequência o resultado é muito mais próximo do que naturalmente vemos. Quando algo passa por nós muito depressa é difícil vê-la focada, certo? E é por isso que sequências de movimento rápido com com uma relação entre as velocidades maior que esta regra tendem a parecer pouco naturais...