Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Filmes 35 mm fora de prazo

• Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 vera sofia

vera sofia

• Novo Membro
  • Registo: 29/11/2013

Publicado 21 Julho 2014 - 23:14

alguem me sabe dizer, em lisboa, lojas com filmes 35 mm fora de prazo?

Anúncios

Partilhar Post #2 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 22 Julho 2014 - 07:50

Tens vários tópicos sobre isso, é uma questão de dedicares 5 segundos a procurar.

Partilhar Post #3 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 09/01/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 22 Julho 2014 - 15:56

E sem querer ser chato... Mas para que raio queres rolos fora do prazo?
Rolos fora do prazo = Qualidade de imagem inferior, grão marado, cores maradas.

Mais vale usar o Instagram não? Pelo menos é grátis e é fácil de usar para auto-retratos..

Nunca percebi a panca do pessoal que procura rolos fora do prazo.
Quer dizer, percebo, quando são os pseudo hipsters da Lomografia.....

Partilhar Post #4 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Julho 2014 - 18:35

Mais vale usar o Instagram não? Pelo menos é grátis e é fácil de usar para auto-retratos..

Porque às vezes queres que a fotografia te surpreenda. Não queres exactidão e matemática. Queres experimentar e ver o que acontece. :) É a mesma razão que muita gente gosta de fazer duplas exposições e afins. 

Porque a vida não tem de ser exacta. 

Partilhar Post #5 aflc

aflc

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Porto

Publicado 22 Julho 2014 - 18:49

Porque às vezes queres que a fotografia te surpreenda. Não queres exactidão e matemática. Queres experimentar e ver o que acontece. :) É a mesma razão que muita gente gosta de fazer duplas exposições e afins. 

Será que é espírito criativo? É preciso introduzir caos no processo para ser criativo? Parece-me que não. 

Poupam-se umas coroas, estragam-se umas fotos. Para mim o balanço é negativo. Ou pelo menos não preciso de ajuda para estragar mais filme :P

Tendo dito isto pode valer a pena para filme preto e branco com expiração recente, conservado em boas condições. Já revelei filme com 1-2 anos de expiração (fp4) e não me apercebi de diferenças. Claro que não foi um teste científico...

Editado por aflc, 22 Julho 2014 - 19:21 .

Partilhar Post #6 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Julho 2014 - 06:29

Será que é espírito criativo? É preciso introduzir caos no processo para ser criativo? Parece-me que não. 

Poupam-se umas coroas, estragam-se umas fotos. Para mim o balanço é negativo. Ou pelo menos não preciso de ajuda para estragar mais filme :P

Tendo dito isto pode valer a pena para filme preto e branco com expiração recente, conservado em boas condições. Já revelei filme com 1-2 anos de expiração (fp4) e não me apercebi de diferenças. Claro que não foi um teste científico...

Se não experimentares, não sabes o que resultará... 

E são fotos... Não estás a desperdiçar nada. 

Partilhar Post #7 Nuno Cabeca

Nuno Cabeca

• Novo Membro
  • Registo: 15/04/2014
    • rookie

Publicado 23 Julho 2014 - 09:04

Pseudo não! São mesmo hipsters...

Se não, o que é um hipster?

Partilhar Post #8 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 09/01/2011

Publicado 23 Julho 2014 - 10:19

Sim, mas a questão é que não há qualquer controlo sobre o filme.

Eu se quero cores maradas prefiro usar um rolo dentro do prazo mas mais barato.Desta forma poupo mas sei o que vai ser o resultado e depois posso se assim o entender dar uns tweaks no PS.

Os rolos a cores fora de prazo normalmente resultam em grão marado e cores maradas. Mas isto é aleatório.
Logo, porque não comprar uns Kodak Gold ou outro do gênero, que são mais baratos e sabes o que esperar?
Desta forma não desperdiças fotos e podes dar o tal look alternativo em PP.

Editado por Gonçalo-Rodrigues, 23 Julho 2014 - 10:23 .

Partilhar Post #9 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 23 Julho 2014 - 10:45

Se o objectivo é dar o look alternativo mais vale comprar uns positivos e pedir ao laboratório que revele como sendo negativos.

Mas faz parte da experiência usar uns rolos marados. Se a rapariga quer experimentar, força nisso. Não vem mal ao mundo.

Partilhar Post #10 Halegria

Halegria

• Membro
  • Registo: 01/05/2014
    • Local: Portugal

Publicado 24 Julho 2014 - 21:08

Tu surpreendes pela tua inteligência e pela tua originalidade. Não tanto pelas tuas fotos - que são muito boas - mas mais pelo que nos transmites, mesmo quando não concordamos contigo. Carry on.

Partilhar Post #11 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 28 Julho 2014 - 12:07

Tu surpreendes pela tua inteligência e pela tua originalidade. Não tanto pelas tuas fotos - que são muito boas - mas mais pelo que nos transmites, mesmo quando não concordamos contigo. Carry on.

Obrigado!? 

Partilhar Post #12 pith

pith

• Membro
  • Registo: 21/10/2013

Publicado 29 Julho 2014 - 10:54

Estranho a falta de abertura que é expressa em tantas opiniões aqui no fórum.

Tudo é colado a pseudo-arte, correntes da moda e afins se soar ligeiramente fora dos cânones habituais.

Vera, não faço ideia onde poderás encontrar os ditos rolos, mas espero que encontres nesse processo algo que te encha as medidas. 

Lembrei-me agora das fotos do Nobuyoshi Araki reveladas com altas temperaturas, ou mesmo de fotos que por falta de espaço ficaram na rua e mais tarde foram resgatadas - Na altura utilizados numa exposição relacionada com a 2.ª grande guerra e com o lançamento das bombas atómicas no Japão... Isto terá sido há quanto tempo? 40 anos? Já na altura a armar-se em hipster, o gajo.

E porque é que já seria válido um look alternativo em photoshop?

O facto de ser fortuito o resultado é por si forma de o invalidar?

Partilhar Post #13 FSal

FSal

• Membro
  • Registo: 21/07/2010

Publicado 29 Julho 2014 - 10:55

Rolos fora de prazo não é como o leite. Eu uso filme muito, muito depois de caducado, sem qualquer defeito. Estou a usar Technical Pan de 2004, impecável.

Partilhar Post #14 aflc

aflc

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Porto

Publicado 30 Julho 2014 - 20:01

Rolos fora de prazo não é como o leite. Eu uso filme muito, muito depois de caducado, sem qualquer defeito. Estou a usar Technical Pan de 2004, impecável.

Com Technical Pan não tens escolha. Já não me lembro se o último ano de venda foi 2004 ou 2005.