Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Assistencia tecnica Tamron Portugal

• Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 emer45

emer45

• Membro
  • Registo: 19/08/2010

Publicado 21 Julho 2014 - 14:37

Viva,

já procurei em varios topics que já se encontram desactualizados (2008...)

Alguém sabe quem contactar em Portugal para a reparação de uma objetiva Tamron ao abrigo da garantia internacional?

O site da Tamron remete me para:

RODOLFO BIBER, S.A.        
Salcedo, 8  
28034 MADRID

Bem, estava a apensar adquirir uma 21-70 2.8 VC mas como é  da assistência se alguma coisa não estiver bem? vou mandar a objectiva para Espanha?

hmmmm, não sei, alguém me ilumine!

Anúncios

Partilhar Post #2 Jo@o

Jo@o

• Membro
  • Registo: 10/10/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 21 Julho 2014 - 14:57

Até há bem pouco tempo a assistência em Portugal era realizada pela Citylab se não estou em erro. Mas agora o representante para Portugal indicado no site é efectivamente em Espanha.

A única vez que precisei de contactar a Tamron, contactei directamente no Japão, onde me encaminharam para a Alemanha, onde pude comprar as peças para reparar a minha Tamron

Partilhar Post #3 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 21 Julho 2014 - 15:01

Dentro da garantia são enviadas para Espanha :th_up:

Partilhar Post #4 repfotocentro

repfotocentro

• Membro
  • Registo: 30/05/2014
    • Local: Zona centro

Publicado 21 Julho 2014 - 15:18

O representante autorizado tamron está localizado em espanha e abrange toda a peninsula iberica. Qual é a avaria do seu equipamento?

IT Partilhar Post #5 emer45

emer45

• Membro

Publicado 21 Julho 2014 - 16:18

O representante autorizado tamron está localizado em espanha e abrange toda a peninsula iberica. Qual é a avaria do seu equipamento?

Para já não é nenhuma.

Pretendo adquirir uma 24-70 2.8 VC. Queria evitar supresas caso fosse necessário efectuar alguma reparação/calibração.

Como a objetiva vai ser comprada fora de Portugal espero que não façam a vida negra com questões de garantias/carimbos etc....como já aconteceu lamentavelmente com o representante da Sigma em Portugal a Comercialfoto.

Comprei uma objetiva 18-35  da Sigma, a mesma não vinha devidamente calibrada..

Contactei a Comercialfoto que é o representante da Sigma em Portugal. Na altura por telefone foram muito cordiais e pediram me para levar a fatura e a objetiva para efectuar ao abrigo da garantia...... quando cheguei la  e apresentei a fatura e verificaram que não foi comprada em Portugal ( mas entro da união europeia) começaram logo a torcer o nariz. Ficaram com a objetiva com o compromisso de a calibrar até ao dia seguinte.

No dia seguinte ligaram me da Comercialfoto  a dizer que não poderiam efectuar a calibragem porque tinha que levar um pequeno papel que se encontra dentro da caixa com o carimbo da loja de compra.......( só faltou pedir a celebre folha azul de 25 linhas com selo branco e assinado...)

Obviamente protestei e disse que faria reclamação junto a marca pois a objetiva era nova e tinha fatura a comprovar a compra. Depois de verificar junto da Deco confirmei que a fatura é o suficiente.ponto.

Depois de muita insistência da minha parte, a Comercialfoto acabou por fazer a calibragem.....mas não lhes vi nenhum sorriso, nem vontade de me voltar a ver.

Honestamente acho esse procedimento excesso de zelo pois se fosse adquirido num dos revendedores nacionais a postura já seria diferente.....pois bem estamos num mundo globalizado que me permite adquirir os meus produtos onde bem entendo logo que seja feito legalmente como foi o caso.

A Comercialfoto perdeu muito mais que um cliente e ganhou pouco mais que uma calibração. Sigma para mim.....Jamais enquanto a Comercialfoto assegurar a garantia.

A objetiva apesar de ser boa já está a venda. Não quero ter que voltar a Comercialfoto.

Voltando ao post inicial e a razão da minha pergunta preferia uma loja onde eu poderia me deslocar e entregar em mão para evitar este tipo de situação.

Editado por emer45, 21 Julho 2014 - 16:27 .

Partilhar Post #6 repfotocentro

repfotocentro

• Membro

Publicado 21 Julho 2014 - 16:40

Todos os fabricantes (pelo menos do que tenho conhecimento) dão garantia internacional de 1 ano. O problema depois (principalmente quando é 1 agente autorizado) é a burocracia e procedimentos exigidos. Isto porque as peças tem que ser adquiridas ao proprio representante. Apesar de estarmos num mundo globalizado ainda existem imensos entraves devido a factores como roubos de equipamento, fraudes, legislação local, impostos, etc, etc

IT Partilhar Post #7 emer45

emer45

• Membro

Publicado 22 Julho 2014 - 08:46

Todos os fabricantes (pelo menos do que tenho conhecimento) dão garantia internacional de 1 ano. O problema depois (principalmente quando é 1 agente autorizado) é a burocracia e procedimentos exigidos. Isto porque as peças tem que ser adquiridas ao proprio representante. Apesar de estarmos num mundo globalizado ainda existem imensos entraves devido a factores como roubos de equipamento, fraudes, legislação local, impostos, etc, etc

Compreendo. No meu caso trata-se apenas de uma simples calibração sem substituição de qualquer peça.

Para além disso não se pode tratar clientes com 2 pesos e 2 medidas.....Na comercialfoto se comprou em Portugal....muito bem, se comprou fora....vamos exigir mais documentos a ver se ele desiste.

As representações são nacionais com âmbito internacional no que reporta a garantia. Os representantes tais como a comercialfoto tem obrigações perante a casa-mãe que são muito claras e devem ser cumpridas.

Para além disso não podem descartar a garantia com base em exigências burocraticas. Como disse informei-me e apenas podem exigir uma fatura para fazer prova de compra e para efeitos de garantia. todo o resto é excesso de zelo.

Naturalmente existem roubos, fraudes, restrições....etc..... mas não pode pagar o justo pelo pagador. Se assim fosse podiam descartar todas as garantias com base nesse pressuposto.

Enquanto consumidores temos obrigações, mas também temos direitos. Deixo aqui a minha recomendação aos restantes membros: não vão em cantigas no que toca a garantias. Se adquiriram o  equipamento legalmente e tiverem uma fatura a fazer prova da compra, são obrigados a reparar dentro do prazo legal. Para esse efeito temos uam associação de defesa do consumidor e podemos sempre enviar correio registado com aviso de recepção para as casas-mãe a expor o caso.

a razão está do nosso lado....

Partilhar Post #8 repfotocentro

repfotocentro

• Membro

Publicado 22 Julho 2014 - 10:38

A calibração na maioria das vezes exige remoçao, adição ou troca de peças. A calibração é das reparações mais complexas que existem e podem dar bastante trabalho. Mesmo apesar de algumas mainboards de lentes possuirem um ajuste manual para regular a lente o mesmo pode não ser sufeciente e para testar o equipamento é preciso fechar tudo e voltar a abrir. Claro que a razão está do seu lado mas quando existem representantes/ agentes autorizados existe sempre a possibilidade das coisas correrem desta maneira

Partilhar Post #9 Gwydion

Gwydion

• Membro
  • Registo: 20/08/2008
    • Local: Queijas - Oeiras

Publicado 22 Julho 2014 - 12:05

Eu já contactei a Tamron exatamente pela mesma questão.

Quando quis comprar a Tamron SP 70-300 VC questionei a Tamron sobre a garantia no caso de comprar fora de Portugal e caso a fatura estivesse no nome de outra pessoa (caso fosse comprar na Pixmania PRO).

Respondeu esse Sr. Rodolfo que me elucidou bem sobre o assunto.

Por acaso até me aconselhou a ter a fatura no meu nome para que a Tamron não levantasse problemas.

Nas duas vezes que os contactei responderam-me muito bem e rápido.

Alerto para o facto de algumas objetivas da Tamron, mesmo sendo compradas na Europa, virem de fora da europa.

Nesse caso pode acontecer que os 5 anos de garantia passem rapidamente a um ou no máximo dois anos.

Tenha muita atenção com a origem da lente. Assegure-se que vem mesmo da europa.

Essa foi uma das questões que coloquei... Se a garantia era válida se a lente fosse comprada nas seguintes lojas, Pixmania, Amazon e Digitfoto. Resposta...

We are the official distributor for Spain and Portugal of the brand Tamron.

Regarding your question, the only shop we work with of the three you have mentioned in your mail, is Amazon. If you buy the lens in Pixmania or DigitFoto we can’t guarantee that the lens had been officially imported in Europe, because we don´t work with them.

Best regards

RODOLFO BIBER, S.A.

Salcedo, 8

E - 28034 Madrid

Já agora a resposta sobre o registo da garantia...

Buenos días,

Debería hacer el registro de garantía a nombre de la persona que aparece en la factura, para que Tamron no ponga ningún problema a la hora de la reparación.

Un saludo

RODOLFO BIBER, S.A.

Salcedo, 8

E - 28034 Madrid

Em resumo... apesar de ser em Espanha fiquei satisfeito com o tratamento que deram às minhas questões e até arrisquei e comprei a lente na Pixmania. Correu tudo bem e já tenho a confirmação dos 5 anos de garantia dados pela Tamron.

IT Partilhar Post #10 emer45

emer45

• Membro

Publicado 22 Julho 2014 - 14:11

Eu já contactei a Tamron exatamente pela mesma questão.

Quando quis comprar a Tamron SP 70-300 VC questionei a Tamron sobre a garantia no caso de comprar fora de Portugal e caso a fatura estivesse no nome de outra pessoa (caso fosse comprar na Pixmania PRO).

Respondeu esse Sr. Rodolfo que me elucidou bem sobre o assunto.

Por acaso até me aconselhou a ter a fatura no meu nome para que a Tamron não levantasse problemas.

Nas duas vezes que os contactei responderam-me muito bem e rápido.

Alerto para o facto de algumas objetivas da Tamron, mesmo sendo compradas na Europa, virem de fora da europa.

Nesse caso pode acontecer que os 5 anos de garantia passem rapidamente a um ou no máximo dois anos.

Tenha muita atenção com a origem da lente. Assegure-se que vem mesmo da europa.

Essa foi uma das questões que coloquei... Se a garantia era válida se a lente fosse comprada nas seguintes lojas, Pixmania, Amazon e Digitfoto. Resposta...

We are the official distributor for Spain and Portugal of the brand Tamron.

Regarding your question, the only shop we work with of the three you have mentioned in your mail, is Amazon. If you buy the lens in Pixmania or DigitFoto we can’t guarantee that the lens had been officially imported in Europe, because we don´t work with them.

Best regards

RODOLFO BIBER, S.A.

Salcedo, 8

E - 28034 Madrid

Já agora a resposta sobre o registo da garantia...

Buenos días,

Debería hacer el registro de garantía a nombre de la persona que aparece en la factura, para que Tamron no ponga ningún problema a la hora de la reparación.

Un saludo

RODOLFO BIBER, S.A.

Salcedo, 8

E - 28034 Madrid

Em resumo... apesar de ser em Espanha fiquei satisfeito com o tratamento que deram às minhas questões e até arrisquei e comprei a lente na Pixmania. Correu tudo bem e já tenho a confirmação dos 5 anos de garantia dados pela Tamron.

obrigado pela resposta.

quais os documentos que te pediram para subescrever os 5 anos de garantia? E como é possivel comprovar que a lente foi importada de fora da europa?

Editado por emer45, 22 Julho 2014 - 14:13 .

Partilhar Post #11 Gwydion

Gwydion

• Membro
  • Registo: 20/08/2008
    • Local: Queijas - Oeiras

Publicado 22 Julho 2014 - 14:53

Bem... Deixa-me ver se ainda me lembro.

Sei que foi extremamente simples.

Basta aceder ao site da Tamron para registo dos 5 anos de garantia, vem indicado no documento de garantia de 5 anos.

Depois foi só preencher os dados, incluindo os dados que constavam na fatura, que foi o que me assustou mais pois a morada da fatura é em França, apesar da Pixmania ser a Portuguesa. Enfim...

uns dias depois recebi a confirmação dos 5 anos.

Os únicos documentos importantes são a fatura e um "papelinho" que vem na caixa da lente com o número de série da lente.

Esse número é que vai ser importante para a Tamron saber se a lente é ou não europeia.

Quanto a saber se a lente é ou não europeia é complicado. Percebi que alguns fornecedores/lojas têm melhores preços porque quando compramos eles mandam vir o material do Japão, China, Tailândia e afins. Aí é que é preciso estar mais atento aos "sinais" no site em que se está a comprar. No caso da Pixmania, por exemplo, funciona como a Amazon. Podemos comprar à Pixmania ou a parceiros da Pixmania. Na pixmania sempre falavam nos 5 anos mas se acabamos por comprar a um parceiro, visto que a página do produto é a mesma, podemos ter chatices.

Ainda assim não custa confirmar com a Tamron se determinada loja é válida para os 5 anos. Pode ser que tenham resposta.

Se na página do produto não falar nos 5 anos é melhor ter cuidado. Além disso convém ver bem qual o fornecedor da lente e se é mesmo o site ou algum parceiro.

Um exemplo... Há uns meses ia para comprar na Pixmania uma 18-135 STM a um preço melhor que na Amazon. Achei estranho e depois percebi que não era a pixmania a vender mas sim um parceiro. Ora queria aproveitar a promoção de reembolso da Canon e perguntei à Pix e ao parceiro se a lente era original e se a fatura tinha NIF português, condição essencial para o reembolso. A pix nunca se dignou a responder. O parceiro disse-me que a lente era uma lente de KIT (caixa branca). Como tal não elegível para o reembolso. O grave é que no site da Pixmania nunca é referido que a lente é de KIT. Quem compra acaba por receber uma lentede Kit em caixa branca.

Espero ter ajudado.

Partilhar Post #12 AMSA

AMSA

• Membro
  • Registo: 29/12/2005

Publicado 21 Junho 2018 - 17:32

boa tarde malta

tenho a primeira versão da tamron 17-50mm sem VC, comprada em setembro de 2013 e que há cerca de 6 meses já no final das férias começou a dar-me problemas no ring de zoom/focagem. noto uma prisão quando rodo o ring de zoom, às vezes mais intensa que outras e também há vezes em que rodando este ring de zoom, o ring de focagem também vai atrás. não sei se algum dono desta tammy já verificou este problema também.

soube há dias que já não é necessário enviar o produto para a assistência em espanha (RODOLFO BIBER), pois a assistência passou a ser em Portugal pela empresa PM2S.

já alguém colocou lá algum equipamento a reparar? que feedback têm? são rápidos? metem entraves? irei tratar de enviar amanhã ou para a semana a lente a ver se consigo resolver o problema pois ainda está dentro da garantia.

obrigado

cumpts