Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Revelação Kodak T-Max 400

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 vera sofia

vera sofia

• Novo Membro
  • Registo: 29/11/2013

Publicado 17 Julho 2014 - 22:25

sou principiante no que toca a revelações.

comprei os quimicos referentes à gama kodak professional mas estou muito baralhada em medir as quantidades que são necessárias.

alguem me pode ajudar, dizendo exactamente a quantidade de liquidos dos quimicos revelador e fixador mais a quantidade de agua?

obrigada

Anúncios

Partilhar Post #2 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 18 Julho 2014 - 07:53

Parece dificil mas não é. No tanque de revelação tens a medida máxima de líquido. Possivelmente 300 ou 600 ml. Essa é a quantidade de revelador, banho de paragem e fixador que vais usar.

Quanto às diluiçoes tens as instruções nos pacotes dos químicos.

Podes usar sem diluição (stock) ou com.diluição 1+x. Isto significa 1 parte químico e x partes água.

P.e. Se o teu tanque for de 300ml e usares uma diluição 1+1 vais usar 150ml revelador e 150 ml água. A diluição vai afetar o tempo de revelação.

O fixador e banho de paragem não precisas de diluir, até porque (dependendo do tipo) podes reaproveitar para outras revelações.

No youtube tens vários tutoriais porreiros, incluindo o do ted Forbes (theartofphotography) que explicam isto em detalhe.

Eu também só revelo à poucos meses e achei o processo trabalhoso mas relativamente simples, depois da primeira vez claro ;-)

Partilhar Post #3 Rhodes

Rhodes

• Membro
  • Registo: 17/02/2010

Publicado 18 Julho 2014 - 08:37

O que disse o Resteves, está tudo bem, contudo, disse que o fixador e o banho de paragem não é preciso diluir. Isto está errado, ou então expressou-se mal, ou eu não estou a perceber bem.

Tanto o banho de paragem e o fixador são precisos diluir, agora as soluções feitas (X partes do fixador para Y de água) é que podem ser reutilizadas uma série de vezes.

Normalmente o fixador é 1+4 (tanto o da Ilford como o da kodak), Normalmente faço um litro e uso a quantidade necessária que preciso.

Se revelar apenas um rolo num tanke pekeno, é 250ml, se 2 rolos num tanque de 500 ml, uso essa e por ai fora.

O banho de paragem, acho eu, que obedece às mesmas regras até à exaustão, mas eu uso acido acético diluído, por isso, ja nao compro banho de paragem à muito tempo.

Sobre o revelador, conforme o que comprou. Se foi o T-max, é também 1+4. Se comprou o XTOL, tem de fazer os 5L e dp ir usando. E este pode ser usado directamente, ou diluido. Normalmente uso este ultimo a 1+1.

Partilhar Post #4 resteves

resteves

• Membro

Publicado 18 Julho 2014 - 08:54

Rhodes, estamos a falar de coisas diferentes e vamos a baralhar a Vera :)

Vamos separar a preparação das soluções e a diluição para a relevação.

A preparação das soluções, é necessário caso se compre os químicos em forma pó ou concentrado. Sim temos que juntar água para preparar (1, 2, 5, etc Litros). Isso é seguir as instruções na embalagem dos químicos à letra e guardar.

No acto da revelação temos que decidir como vamos usar os químicos. Se usamos a solução de stock (tal como descrito na embalagem) ou diluímos.

O Banho de paragem e fixador, após preparados (criada a solução de stock) não se dilui mais, pelo menos eu não o faço. E são reaproveitados até se estragarem.

O revelador por outro lado pode, e muitas vezes é, diluído em soluções 1+1+ ou 1+4 ou mais ainda, quanto mais não seja por uma questão de custo. E não é reaproveitado.

Depois ainda se deve considerar a temperatura dos químicos e o tempo de revelação.

A beleza da coisa é que há 1001 maneiras de o fazer. Não tem de ser estritamente igual, pelo menos no preto e branco.

Partilhar Post #5 resteves

resteves

• Membro

Publicado 18 Julho 2014 - 08:57

O video que referi à pouco

Mas há muitos mais, alguns até mais detalhados.