Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

5d Mark III com Cinestyle

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 APARQ

APARQ

• Membro
  • Registo: 22/08/2012

Publicado 17 Julho 2014 - 00:32

Boas, 

recentemente instalei o Cinestyle na minha Mark III. De facto em pós produção consegue-se um resultado final muito melhor.

Tenho um problema que me anda a intrigar. Fui filmar este fim de semana com sol, céu limpo e tal... como não queria imagens estouradas resolvi usar o filtro Hoya Nd variável que  comprei recentemente. O que me acontece é que a imagem saiu um pouco escura porque usei o filtro ao máximo (estava com medo que ficasse estourada e no exterior pelo monitor não se consegue ter real percepção da imagem).

Quando coloquei as gravações no premiere e comecei a editar a cor reparei que começou tudo a ficar com grão.. até o céu azul estava com grão em certas zonas....

Alguém me pode ajudar, me consegue explicar o que estou a fazer mal?

Obrigado

Podem ver aqui:

http://i225.photobuc...creenshot_3.png

http://i225.photobuc...creenshot_2.png

No céu é onde se nota logo, os artefactos ou grão ou como se chama aquilo.... não entendo sinceramente...

Editado por APARQ, 17 Julho 2014 - 00:47 .

Anúncios

Partilhar Post #2 luis_santos

luis_santos

• Membro
  • Registo: 26/02/2011
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 21 Julho 2014 - 14:42

O problema não te sei dizer qual é, mas como solução podes tentar arranjar um plugin para o AE que se chama DeNoiser se não estou em erro que faz milagres não redução do grão.

Partilhar Post #3 MiguelFranco

MiguelFranco

• Membro
  • Registo: 29/07/2014

Publicado 30 Julho 2014 - 02:16

Isso é o codec de alta compressão a mostrar a sua fraqueza. Como tentaste compensar a exposição das imagens muito escuras, surge esse ruído na imagem como artefacto da compressão h264 da 5D.

IT Partilhar Post #4 APARQ

APARQ

• Membro

Publicado 02 Agosto 2014 - 17:23

Boas, 

obrigado pelas respostas. 

Já apliquei o Denoiser mais não ajudou muito.

MiguelFranco, alguma sugestão de momento? (para além de não fazer imagens tão escuras da próxima vez)

Obrigado

Partilhar Post #5 lmargalho

lmargalho

• Membro
  • Registo: 28/05/2014
    • Local: ericeira

Publicado 02 Agosto 2014 - 17:39

não é bom usar esses filtros ND variável no máximo, tente não ir aos limites dos stops que ajuda muito.

Partilhar Post #6 MiguelFranco

MiguelFranco

• Membro

Publicado 02 Agosto 2014 - 22:38

Boas, 

obrigado pelas respostas. 

Já apliquei o Denoiser mais não ajudou muito.

MiguelFranco, alguma sugestão de momento? (para além de não fazer imagens tão escuras da próxima vez)

Obrigado

Podes tentar outro filtro que é o Neat Video (plugin para Premiere, Final Cut, etc...). Não é muito simples de operar nem intuitivo, mas tem óptimos resultados (já me safou algumas vezes).

Outra coisa que podes fazer é passar a filmar com Magic Lantern instalado. Para além de conseguires que o codec fique um pouco mais robusto (com mais bitrate), podes activar as zebras no ecrã da câmara e ficas a saber que zonas da imagem estão queimadas, mesmo que não vejas bem o ecrã, consegues perceber até onde podes ir. Ainda podes filmar em RAW; a qualidade é n vezes melhor mas os ficheiros CDNG são enormes e o workflow muda consideravelmente.

Outra coisa que recomendo é que uses, juntamente com o ND variável, um filtro IR-cut, como este. O problema dos NDs variáveis é que permitem que o sensor registe raios de luz infra-vermelha, poluindo a imagem com tonalidades que não correspondem à visão humana. Este filtro resolve esse problema e julgo que deve ser colocado entre a lente e o ND variável. Já agora, o ND variável com melhores resultados testados é o Genustech Eclipse.

Claro que chega uma altura em que já tens 3 pedaços de vidro à frente da lente que, por muito bons que sejam, começam também a degradar a imagem de outras formas, e não te esqueças que, quer queiras quer não, ficas sempre com uma imagem polarizada. Eu diria que é uma boa solução para situações em que tens muito pouco tempo para trabalhar (casamentos ou eventos no geral). Para situações mais controladas, é melhor investir num set de NDs a sério, como os Lightcraft Workshop, para começar.

EDIT: se tiveres dúvidas com o Neat Video diz algo ;)

Partilhar Post #7 luis_santos

luis_santos

• Membro
  • Registo: 26/02/2011
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 04 Agosto 2014 - 17:16

Podes tentar outro filtro que é o Neat Video (plugin para Premiere, Final Cut, etc...). Não é muito simples de operar nem intuitivo, mas tem óptimos resultados (já me safou algumas vezes).

Outra coisa que podes fazer é passar a filmar com Magic Lantern instalado. Para além de conseguires que o codec fique um pouco mais robusto (com mais bitrate), podes activar as zebras no ecrã da câmara e ficas a saber que zonas da imagem estão queimadas, mesmo que não vejas bem o ecrã, consegues perceber até onde podes ir. Ainda podes filmar em RAW; a qualidade é n vezes melhor mas os ficheiros CDNG são enormes e o workflow muda consideravelmente.

Outra coisa que recomendo é que uses, juntamente com o ND variável, um filtro IR-cut, como este. O problema dos NDs variáveis é que permitem que o sensor registe raios de luz infra-vermelha, poluindo a imagem com tonalidades que não correspondem à visão humana. Este filtro resolve esse problema e julgo que deve ser colocado entre a lente e o ND variável. Já agora, o ND variável com melhores resultados testados é o Genustech Eclipse.

Claro que chega uma altura em que já tens 3 pedaços de vidro à frente da lente que, por muito bons que sejam, começam também a degradar a imagem de outras formas, e não te esqueças que, quer queiras quer não, ficas sempre com uma imagem polarizada. Eu diria que é uma boa solução para situações em que tens muito pouco tempo para trabalhar (casamentos ou eventos no geral). Para situações mais controladas, é melhor investir num set de NDs a sério, como os Lightcraft Workshop, para começar.

EDIT: se tiveres dúvidas com o Neat Video diz algo ;)

era este codec que eu queria referir mas não me recordava o nome... ja usei varias vezes e digo-te que faz milagres...

Partilhar Post #8 MiguelFranco

MiguelFranco

• Membro

Publicado 04 Agosto 2014 - 18:47

era este codec que eu queria referir mas não me recordava o nome... ja usei varias vezes e digo-te que faz milagres...

Pois faz, não serve para tudo, mas transforma muitas imagens que de outra forma não usaria. E, neste caso, parece-me que pode resolver o problema.

IT Partilhar Post #9 APARQ

APARQ

• Membro

Publicado 12 Agosto 2014 - 11:15

Muito obrigado pelas respostas, 

vou testar o Neatvideo. Costumo usar o Denoiser que não é mau de todo... vou experimentar esse. Obrigado

Partilhar Post #10 MiguelFranco

MiguelFranco

• Membro

Publicado 12 Agosto 2014 - 12:22

Depois põe aqui os resultados ;)