Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Anel Inversor

• Por favor inicie sessão para responder
28 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 VascoSilva

VascoSilva

• Novo Membro
  • Registo: 10/11/2008
    • Local: V.N. Gaia | Aveiro

Publicado 11 Maio 2009 - 16:02

OK, aqui vai mais uma review. Desta vez vou falar dos anéis inversores.
Para quem gosta de fazer macro fotografia esta deve ser a forma mais barata de conseguir grandes ampliações, e quando digo grandes, quero mesmo dizer grandes!!
Um anel inversor pode ser encontrado por meia dúzia de € em qualquer casa de fotografia, são muito populares no ebay. Os resultados são muito bons mas não são de fácil utilização!!
O anel inversor faz com que a lente se monte ao contrário na corpo da câmara, ou seja, todos os contactos electrónicos entre a lente e a câmara deixa de existir! Quando se usam com as actuais lentes “digitais” cujo controle da abertura é electrónico, a coisa torna-se um pouco complicada. Pois a lente fica na abertura máxima o que faz com que o campo focal seja ridiculamente pequeno! Assim, e caso não se possa controlar o f directamente na lente, são precisos dar alguns paços para se acabar com imagens utilizáveis.
Montar a objectiva no corpo, normalmente
Seleccionar o modo aperture priority
Seleccionar a abertura manualmente
Pressionar o botão DOF preview e mantê-lo pressionado
Enquanto se pressiona o botão DOF, desencaixar a objectiva, ela manterá a abertura seleccionada
Encaixar e enroscar a objectiva invertida com o anel inversor
Seleccionar o modo shutter priority ou manual e voilá, pronto para fotografar.

Mas os “problemas” não acabam aí! O anel de focagem não funciona! Para focar é preciso aproximar ou afastar a máquina do objecto a fotografar! Aproximar mesmo muito! (algo que se torna problemático quando se está a fotografar insectos).
Outro problema é a quantidade de luz. Para se ter uma DOF decente o f tem de estar entre 11 e os 22/32 o que diminui muito a quantidade de luz, como temos de estar muito próximos do objecto, a própria maquina, lente, etc, também retiram um pouco de luz, e o facto da lente estar montada ao contrario ainda mais luz retira! E isso pode ser um problema.

Posto isto não fiquem a pensar que não valem os poucos € que custam! Valem e muito! Depois de algum treino, e muita paciência tiram-se fotos fantásticas! Fantásticas mesmo, com um detalhe impressionante! E se em conjunto com o inversor se usar um flash anelar então os resultado são ainda melhores!

Flash da camara
Imagem Colocada
Mosca comum com cerca de meio centímetro
Imagem Colocada
Uma Chrysoperla, os pequeno fios que se vêm são o que normalmente chamamos de pó!!
http://osiriseye.dev...l-Fly-113083009 Esta é um pouco grade para por directamente aqui.

Flash anelar

Duas aranhas saltadoras com cerca de 3mm cada.
Imagem Colocada
Imagem Colocada

Se gostam de macro, o anel inversor é umas das melhores forma de obter grandes ampliações a baixo custo!!!

:pos:

Anúncios

Partilhar Post #2 Shark_tt

Shark_tt

• Membro
  • Registo: 22/07/2007
    • Local: Terceira, Açores

Publicado 11 Maio 2009 - 16:12

O meu deve chegar esta semana, e ando para aqui a ver se arranjo um tempinho para o testar :wacko:

Parabens pela review. Está um bom trabalho, e agora só te falta colocares aqui uns crops a 100% :th_up:

:photo:

Partilhar Post #3 João Alcântara

João Alcântara

• Membro
  • Registo: 07/05/2006

Publicado 11 Maio 2009 - 17:58

Que lente usaste?
Gosto muito de macros, mas neste caso só estou a ver que ficariam bem na minha Takumar 50mm 1.4.
Outro dia em conversa com o Rodrigo Vargas ele falou-me nos tubos extensores para macro. Agora fico na duvida do que será melhor...?

Como consegues foca a mosca a 1,5cm de ti sem ela fugir?

Cumpts.

IT Partilhar Post #4 VascoSilva

VascoSilva

• Novo Membro

Publicado 13 Maio 2009 - 10:43

Que lente usaste?
Gosto muito de macros, mas neste caso só estou a ver que ficariam bem na minha Takumar 50mm 1.4.
Outro dia em conversa com o Rodrigo Vargas ele falou-me nos tubos extensores para macro. Agora fico na duvida do que será melhor...?

Como consegues foca a mosca a 1,5cm de ti sem ela fugir?

Cumpts.

Usei a lente do kit! a 18-55 da canon! Se usares lentes mais antigas onde podes controlar a abertura manualmente é ainda melhor. Agora o f1.4 não ajuda! com f11 já temos DOF "decente" mas gosto de usar f16 a f20...
Quanto aos extensores... não sei.. Se forem automáticos se calhar ia para os extensores! mas uns extensores automáticos são sempre pra cima de 100€ E o meu objectivo aqui era falar de formas muito baratas de arranjar bons resultados! pelo preço de uns extensores automáticos se calhar arranjas o anel inversor mais um flash anelar!
Quanto a focar a mosca... bem, quanto mais frio tiver menos elas se mexem! e se for à noite então ainda mais sossegadas estão! Tens de te aproximar muito devagar, mas muito devagar mesmo! nada de movimentos bruscos, e não abanar a superfície onde ela está a descansar. depois e tirar algumas!

O meu deve chegar esta semana, e ando para aqui a ver se arranjo um tempinho para o testar :wacko:

Parabens pela review. Está um bom trabalho, e agora só te falta colocares aqui uns crops a 100% :th_up:

Assim que tiver tempo para as por online actualizo o tópico!

Partilhar Post #5 Shark_tt

Shark_tt

• Membro

Publicado 13 Maio 2009 - 11:10

Boas

Eu fiquei ainda com algumas dúvidas em relação ao método de controlar a abertura! Vou hoje aos correios buscar o meu, e gostava de ficar melhor esclarecido nesse ponto.
Tens de fazer esse "truque" para todas as fotografias, ou basta faze-lo uma vez, e as restantes chapas irão ser com a mesma abertura? Esses settings irão desaparecer quando desligarmos a máquina, certo?
Se me pudesses esclarecer, agradecia :th_up:

IT Partilhar Post #6 VascoSilva

VascoSilva

• Novo Membro

Publicado 13 Maio 2009 - 11:28

Boas

Eu fiquei ainda com algumas dúvidas em relação ao método de controlar a abertura! Vou hoje aos correios buscar o meu, e gostava de ficar melhor esclarecido nesse ponto.
Tens de fazer esse "truque" para todas as fotografias, ou basta faze-lo uma vez, e as restantes chapas irão ser com a mesma abertura? Esses settings irão desaparecer quando desligarmos a máquina, certo?
Se me pudesses esclarecer, agradecia :th_up:

A abertura fica constante, os settings mantêm-se mesmo quando desligas a maquina! A lente só volta a assumir a posição de totalmente aberta quando a voltas a colocar correctamente na maquina. Com o Inversor a maquina só funciona nos modos de shutter priority ou manual!

Partilhar Post #7 Shark_tt

Shark_tt

• Membro

Publicado 13 Maio 2009 - 11:32

A abertura fica constante, os settings mantêm-se mesmo quando desligas a maquina! A lente só volta a assumir a posição de totalmente aberta quando a voltas a colocar correctamente na maquina. Com o Inversor a maquina só funciona nos modos de shutter priority ou manual!

Afinal não é tão mau como pensei! Sendo assim vai-me dar muito que brincar :lol:
Obrigado pela informação :th_up:

IT Partilhar Post #8 VascoSilva

VascoSilva

• Novo Membro

Publicado 13 Maio 2009 - 11:40

Afinal não é tão mau como pensei! Sendo assim vai-me dar muito que brincar :lol:
Obrigado pela informação :th_up:

Vai... se gostares de macro e tiveres muita paciência vais gostar bastante!

Partilhar Post #9 jedmont

jedmont

• Membro
  • Registo: 30/10/2008
    • Local: No acontecimento...

Publicado 13 Maio 2009 - 14:04

Eu tenho um e dá-me muito gozo fotografar com o anel. Agora que por vezes é dificil é. Alguns insectos nem sempre es´~ao parados como a mosca e torna-se dificil andar a aproximar a camara ou afastar e ter uma focagem correcta, mas mesmo assim considero este acessório indespensavel a qualquer mala de amantes de fotografia.

Deixo-vos 2 exemplos tirados com anel inversor.
http://objectivadigi...ar-o-polen.html

http://objectivadigi...-alvalade.html  (esta um pouco desfocada).

Cumps.

Partilhar Post #10 ayla307

ayla307

• Novo Membro
  • Registo: 25/08/2009
    • Local: Faro

Publicado 25 Agosto 2009 - 17:16

Amei as fotografias estão simplesmente perfeitas.  :clap:

Eu nunca tinha ouvido falar de anel inversor. Pelo que percebi ele funciona em qualquer máquina como por exemplo uma canon 450d, que é o meu modelo, e é barato... barato isso seria quanto?

Partilhar Post #11 jedmont

jedmont

• Membro
  • Registo: 30/10/2008
    • Local: No acontecimento...

Publicado 25 Agosto 2009 - 18:39

Boas, esse barato dependo do sitio onde arranjares.
Ou usado que foi o meu caso e não tem influencia nenhuma pois é um acessório só de encaixe e o meu foi 10 euros.
Tens novo na niobo que é uma loja em faro se não engano http://niobo.pt/shop...products_id=485. ou então procura no goole por usados ou até mesmo aqui no forum.

cumps.

Partilhar Post #12 ayla307

ayla307

• Novo Membro
  • Registo: 25/08/2009
    • Local: Faro

Publicado 25 Agosto 2009 - 19:51

Muito obrigada

Partilhar Post #13 ivomota

ivomota

• Membro
  • Registo: 07/09/2009
    • Local: Santa Maria da Feira / Porto

Publicado 19 Setembro 2009 - 11:32

e se usar uma lente 55-250 e colocar nos 250 mm tenho de me aproximar na mesma bastante?

Partilhar Post #14 olho_de_lince

olho_de_lince

• Membro
  • Registo: 29/10/2009

Publicado 10 Novembro 2009 - 20:26

e se usar uma lente 55-250 e colocar nos 250 mm tenho de me aproximar na mesma bastante?

Apesar de não ser referido nada neste assunto, julgo que este link será interessante a todos aqueles que procuram um método simples e económico, obtendo resultados muito surpreendentes...

Vale a pena dar uma olhadela...

http://www.cantao.ne...ComA18_55mm.pdf

Um abraço a todos!

Partilhar Post #15 JorgeMPVCosta

JorgeMPVCosta

• Membro
  • Registo: 29/06/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 05 Janeiro 2010 - 00:18

Boas a todos,

este anel inversor é sem dúvida uma opção barata, que pode atingir resultados extraordinários, mas claro que requer algum trabalho e paciência para se acertar com os settings necessários para atingir o objectivo.

Nunca usei este tipo de anel, mas em tempos e a título experimental usei a técnica que é a base deste método: a lente invertida. Nos tempos em que estes aneis não existiam, era mesmo inverter a lente e segurá-la à mão. E foi isto mesmo que testei. Os resultados em termo de ampliação foram simplesmente brutais e deixaram-me estupefacto. Aqui fica a foto que tirei como experiência:

Imagem Colocada

Este foto de lente invertida, foi feita com a minha ex-400d e uma Sigma 17-70 a 70mm e f2.8 - não tive mesmo cuidado com o promenor da DOF e usar o truque que o autor do tópico acima ensina, mas também era apenas um teste em que eu queria era ver a capacidade de ampliação - o parafuso da foto tem na realidade cerca de 2mm de comprimento!

Agora a segunda alternativa barata (não tanto como o anel) para fazer macro: os tubos de extensão. Adquiri este fim-de-semana a um colega nosso aqui do forúm, o set completo dos 3 tubos da Kenko. Estes são montados directamente entre o corpo e a objectiva (apenas um dos tubos, ou dois ou mesmo os três em simultâneo), e esta fica montada da forma convencional. Continuamos a ter total controlo electrónico da objectiva e autofocus. Esta foi a primeira foto que fiz
com os tubos:

Imagem Colocada

Usei a minha 40d, com a minha 50mm f1.4 (exif abaixo):
Equipment Make: Canon
Camera Model: Canon EOS 40D
Camera Software: Adobe Photoshop CS4 Macintosh
Maximum Lens Aperture: f/1.4

Image-Specific Properties:

Image Orientation: Top, Left-Hand
Horizontal Resolution: 240 dpi
Vertical Resolution: 240 dpi
Image Created: 2010:01:02 15:08:09
Exposure Time: 1.6 sec
F-Number: f/20.0
Exposure Program: Manual
ISO Speed Rating: 100
Lens Aperture: f/20.0
Exposure Bias: 0 EV
Metering Mode: Pattern
Flash: No Flash, Compulsory
Focal Length: 50.00 mm
Color Space Information: Uncalibrated
Image Width: 500
Image Height: 750
Rendering: Normal
Exposure Mode: Manual
White Balance: Auto
Scene Capture Type: Standard

Other Properties:

Resolution Unit: i
Exif IFD Pointer: 208
Compression Scheme: JPEG Compression (Thumbnail)
Horizontal Resolution: 72 dpi
Vertical Resolution: 72 dpi
Resolution Unit: i
Offset to JPEG SOI: 746
Bytes of JPEG Data: 7338
Exif Version: 2.21
Image Generated: 2010:01:02 14:42:15
Image Digitized: 2010:01:02 14:42:15
Shutter Speed: 1/1 sec
DateTime Second Fraction: 29
DateTimeOriginal Second Fraction: 29
DateTimeDigitized Second Fraction: 29
Focal Plane Horiz Resolution: 4438 dpi
Focal Plane Vert Resolution: 4445 dpi
Focal Plane Res Unit: i

Agora é uma questão de opção, e claro de orçamento. Tenho ainda em mente comprar a 100 f2.8 macro da Canon, e certamente que mesmo sendo já uma lente macro por natureza, ainda será usada junto com os tubos para macros mais extremas.

Quero ainda acrescentar que existe mais uma opção barata: um anel com encaixe semelhante ao dos filtros, mas no formato macho-macho. E que permite isto fazer? Permite ter uma lente montada de forma convencional, e por cima desta montar uma lente invertida. Vi uma vez esta técnica a ser usada, mas não vou opinar pois não a conheço em promenor.

Abraço a todos.

Partilhar Post #16 Skill

Skill

• Novo Membro
  • Registo: 21/12/2009
    • Local: Albufeira

Publicado 13 Janeiro 2010 - 20:32

alguem sabes outros locais onde se venda este tipo de anel inversor?

Partilhar Post #17 joelmf

joelmf

• Membro
  • Registo: 16/12/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 15 Janeiro 2010 - 16:09

alguem sabes outros locais onde se venda este tipo de anel inversor?

Eu comprei o meu na niobo

http://niobo.pt/shop...products_id=485

tens igual para nikon.

Já agora para responder a algumas questões que estavam neste tópico, Quanto maior a distancia focal menor a ampliação porque a lente esta invertida, por isso para conseguirem maior ampliação com a lente do kit por exemplo, devem rodar o zoom para 18mm, claro que isto tamém diminui a distancia que têm de estar do objecto para conseguirem focar.

Um boa dica para as máquinas que o permitem é usar o live view, assim podem aproximar a máquina do objecto de forma mais cómoda.

Partilhar Post #18 Rockas

Rockas

• Membro
  • Registo: 28/09/2009
    • Local: Paços de Ferreira

Publicado 15 Janeiro 2010 - 16:22

Bom... pessoalmente acho prefiro um anel "macho/macho" que permite que usem uma lente normal, com outra invertida à frente.
A da frente sendo MF podem abrir ao máximo e com a lente de trás, podem usar autofoco e abertura controlada pela máquina.
Têm aqui o resultado de uma coisa do género:
http://www.forumfoto...9;sa=showTopics

Apenas não usei o tal anel macho/macho para unir as fotos porque ainda não chegou por isso tive que segurar a lente invertida à mão  :D

Partilhar Post #19 Saret

Saret

• Membro
  • Registo: 10/09/2008
    • Local: Sintra

Publicado 26 Março 2010 - 15:24

Olá!
Eu sei que esta já é quase uma "velha" questão! E que para ter bons resultados em macro, nada substitui uma lente macro! No entanto, os €€ estão €scaços, e é necessária uma alternativa low cost
Assim, entre um anel inversor e um conjunto de close up.. qual devo de optar? Estive a ver os preços na niobo.. e a diferença de preços ronda os 20€(aproximadamente).. 

Partilhar Post #20 Rockas

Rockas

• Membro
  • Registo: 28/09/2009
    • Local: Paços de Ferreira

Publicado 26 Março 2010 - 15:29

Olá!
Eu sei que esta já é quase uma "velha" questão! E que para ter bons resultados em macro, nada substitui uma lente macro! No entanto, os €€ estão €scaços, e é necessária uma alternativa low cost
Assim, entre um anel inversor e um conjunto de close up.. qual devo de optar? Estive a ver os preços na niobo.. e a diferença de preços ronda os 20€(aproximadamente).. 

Que tipo de macros pretendes fazer?
É que se estás a pensar apenas em insectos ou coisas "relativamente" grandes (3mm ou mais  :D) deves ficar mais bem servida é com uns tubos extensores  dependendo tb das lentes que tens  :th_up: