Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Pequena crise fotográfica pessoal

• Por favor inicie sessão para responder
70 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #61 tugatomsk

tugatomsk

• Membro
  • Registo: 28/08/2012

Publicado 01 Julho 2014 - 18:21

Creio que é exactamente esta a questão, estás demasiado preso a pormenores que um dia vais perceber que não são tudo. No dia que te libertares e fotografares sem pensares se estás uma reflex ou uma cana de pesca as coisas vão correr muito melhor!!!

Vai capturar momentos, não queiras fazer quadros antes. Vais ver que depois, desses momentos vão sair belos quadros.

Boas fotos.

Mas então...  O meu critério de classificação técnica+arte está errado? As que achei boas são boas ou pelo menos aceitáveis ou não? Ou analisando de outra forma, separando a parte técnica da parte artística: são boas em ambas as partes ou não? Por exemplo, aquela foto da fonte é para mim do meu TOP 10 de sempre, tanto de enquadramento como artístico - acho bonito esse largo! ^_^ Mas a vossa opinião é que me interessava.

E para mim as fotos de exteriores acabam por ser momentos: momentos de passeio, que me fazem logo recordar por onde andei e o que fiz nesse dia, umas mais vívidas que outras. Agora se se referem a "isto não me atinge na alma" isso aceito, não sou profundo do ponto de vista artístico.

Editado por tugatomsk, 01 Julho 2014 - 18:23 .

Anúncios

Partilhar Post #62 ss marks

ss marks

• Membro
  • Registo: 03/11/2009
    • Local: ALCOCHETE

Publicado 01 Julho 2014 - 21:35

Muito sinceramente ainda não percebi muito bem o que sentes. Falas em fotos boas e em largos bonitos e assim tudo fica mais dificil.

Perguntas se o teu critério está errado, eu acho que está. Está porque como te disse antes ficas preso a uma boa exposição e seguimento das regras e a partir consideras a fotografia boa. Na foto da fonte aquela do teu top 10 eu sinceramente não vejo nada de artistico e o enquadramento é apenas um seguir das regras, mas tecnicamente está aceitável.Agora a partir daqui é uma boa foto para recordar um momento, nada mais que isso.

Se o que queres é ficares com boas fotos (tecnicamente) de recordação já chegaste lá. Se quiseres fotos de grande impacto por tudo o que transmitem e por toda a mestria nelas evidênciadas, aí estás ainda bem longe e por acaso já somos dois em milhões.

Boas fotos.

IT Partilhar Post #63 tugatomsk

tugatomsk

• Membro
  • Registo: 28/08/2012

Publicado 01 Julho 2014 - 21:56

Muito sinceramente ainda não percebi muito bem o que sentes. Falas em fotos boas e em largos bonitos e assim tudo fica mais dificil.

Perguntas se o teu critério está errado, eu acho que está. Está porque como te disse antes ficas preso a uma boa exposição e seguimento das regras e a partir consideras a fotografia boa. Na foto da fonte aquela do teu top 10 eu sinceramente não vejo nada de artistico e o enquadramento é apenas um seguir das regras, mas tecnicamente está aceitável.Agora a partir daqui é uma boa foto para recordar um momento, nada mais que isso.

Se o que queres é ficares com boas fotos (tecnicamente) de recordação já chegaste lá. Se quiseres fotos de grande impacto por tudo o que transmitem e por toda a mestria nelas evidênciadas, aí estás ainda bem longe e por acaso já somos dois em milhões.

Boas fotos.

Está certo. Acaba por bater certo com o que eu pensava. Nunca serei um Adam Ansel, embora não almejasse isso.

Bom... para não massacrar mais ninguém com esta minha temática, acho que já obtive respostas ao meu problema: basicamente envolve fazer uam pausa de vez em quando e de uma vez admitir que estse estilo simples satisfaz-me. Se é isso que faz de mim um mau fotógrafo então que se lixe, até porque é algum tempo que desisti totalmente dessa possível carreira. Não tenho veia poética e artística para o efeito como outros têm.

Também gosto de tirar fotos de coisas "giras" e diferentes, eu é que não pus porque tinha de estar a ver todas as milhares de fotos que tenho. Mas acho que de facto gosto das coisas "simples" no geral. Um bokeh bem feito e tal também é giro mas já não me sinto obcedado... E agora já não me sinto inferiorizado pelas minhas fotos nem mal por ter uma DSLR de gama média.

E como referido aqui, quando ando nos meus passeios fotográficos solitários sinto-me bem, é como terapia... mesmo que as minhas fotos sejam, a nível absolutos, medíocres artisticamente no seu melhor.

Obrigado a todos. :th_up:

EDIT: Agora que pensei melhor... as minhas fotos das rolas na piscina, do chuveiro, aquele pôr-do-sol... não são minimamente artísticas, ss marks?

Editado por tugatomsk, 01 Julho 2014 - 22:17 .

Partilhar Post #64 Mário Rui

Mário Rui

• Membro
  • Registo: 16/06/2012
    • Local: Oeiras

Publicado 02 Julho 2014 - 09:30

EDIT: Agora que pensei melhor... as minhas fotos das rolas na piscina, do chuveiro, aquele pôr-do-sol... não são minimamente artísticas, ss marks?

Independentemente da "crise existencial" também mostras necessidade de ter uma "classificação" das tuas fotografias. É compreensível. Experimenta colocar as tuas melhores fotografias no 500px e ficarás a saber qual o grau de aceitação de 0 a100. Não é uma classificação científica (a fotografia não é uma ciência exacta) mas dá para ficares com uma ideia. Às vezes também faço esse teste e para mim as que ficam abaixo de 90 são para retirar. 

Partilhar Post #65 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 02 Julho 2014 - 09:49

Independentemente da "crise existencial" também mostras necessidade de ter uma "classificação" das tuas fotografias. É compreensível. Experimenta colocar as tuas melhores fotografias no 500px e ficarás a saber qual o grau de aceitação de 0 a100. Não é uma classificação científica (a fotografia não é uma ciência exacta) mas dá para ficares com uma ideia. Às vezes também faço esse teste e para mim as que ficam abaixo de 90 são para retirar. 

Eu não ia por aí... :pout:

Se eu quiser uma foto muito popular no 500px (ou no Olhares, etc...) já sei como fazer: um bonito pôr-do-sol na ribeira do Porto com a silhueta da ponte da Arrábida. Mas eu vou ficar satisfeito com a foto?

Acima de tudo, o meu conselho é procurar algo que te satisfaça, não algo que satisfaça os outros.

Eu entendo a necessidade de reconhecimento. Todos temos essa necessidade, acho. Mas há reconhecimento e "reconhecimento"... "Reconhecimento" de amigos do Olhares a uma foto de uma linda flor em plena Primavera. É isso que queres/procuras?

Eu prefiro:

1. Fotografar coisas que me dão prazer
  2. Procurar opinião de pessoas que admiro/respeito (não de pessoas que não conheço e/ou que já sei do que gostam...)

Acho que este Fórum tem algumas pessoas que te poderão dar uma opinião bem mais avalizada do que os utilizadores do Olhares ou no 500px. :th_up:

Força aí!

Partilhar Post #66 h3l

h3l

• Membro
  • Registo: 01/08/2013
    • Local: Oeiras

Publicado 02 Julho 2014 - 11:19

E como referido aqui, quando ando nos meus passeios fotográficos solitários sinto-me bem, é como terapia... mesmo que as minhas fotos sejam, a nível absolutos, medíocres artisticamente no seu melhor.

Isto é o mais importante.

Mas se quiseres aprender mais não te foques na técnica das máquinas, foca-te na composição das fotografias. Foca-te no que sentes e o que atrai para fotografar.

Artista é aquele que:

1) utiliza uma ferramenta...       (máquina fotográfica, caneta, viola)

2) ...com determinada técnica  ( exposição fotografia, escrita, som)

3) ...com o objetivo final de expressar emoções, sentimentos e comunica-los aos outros. 

As fases do desenvolvimento artistico podem ser resumidas assim:

1) Prazer em utilizar as ferramentas sem intuito de representar algo (ex.: os rabiscos que as crianças fazem num papel, dão-lhes prazer só pela utilização do lápis. Não há intenção de representar algo)

2) Prazer na representação de algo concreto (ex.: quando tentam utilizar a ferramenta com o objetivo de representar uma casa, o sol etc)

3) Prazer na expressão de emoções através de algum meio (ex: quando tentam expressar emoções como alegria ou tristeza através da técnica de desenho utilizando a ferramenta lápis)

Quando fores fotografar presta atenção ao que te atrai e o que pretendes transmitir.

Partilhar Post #67 ss marks

ss marks

• Membro
  • Registo: 03/11/2009
    • Local: ALCOCHETE

Publicado 02 Julho 2014 - 18:19

Pensaste melhor ou pensaste pior, eh,eh,eh...

Foi só uma graça. A mim a que mais me diz algo é a do gato. Embora possam dizer que os olhos não estão ambos focados devido ao curto dof e afins, para mim é a mais interessante.

São opiniões....

Partilhar Post #68 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 02 Julho 2014 - 21:07

bem.. fui ver as fotos...

Se gostas de fotografia, continua... Mas eu diria que tens muito caminho pela frente. É bom que não estejas contente com as tuas imagens. 

Escolhe melhor as alturas, escolhe melhor os enquadramentos... E principalmente, escolhe melhor os momentos e as histórias que queres contar. 

Partilhar Post #69 Carla Brito

Carla Brito

• Membro
  • Registo: 09/04/2012
    • Local: Lisboa

Publicado 10 Julho 2014 - 09:24

Eu acho que fases em que a inspiração está num nível mais baixo, todos temos.

Na minha opinião, acho que nós é que vamos aprendendo mais e queremos fazer ainda mais e melhor.

Acho que o ponto crítico, e é o que acontece comigo, é quando vemos que já não estamos no nível básico, já somos capazes de fazer mais "qualquer coisinha", mas falta algo... sim!

E o que falta?

Não é o equipamento (apesar de por vezes poder melhorar um ou outro aspeto). O que eu tenho aprendido é que temos que aprender a usar a 100% o equipamento que temos até o podermos culpabilizar.

O que nos falta é aquele salto para o nível acima.

Vemos imagens para cima de espetaculares de fotógrafos dos quais estamos a léguas e temos sede de chegar a esse nível.

Pelo que vejo, o que falta é sair de casa muuuuitas vezes e fotografar muuuuuuuuuuuuuito! Para experimentarmos novas técnicas, novas perspetivas, etc.

À medida que vamos progredindo fotografamos muito menos, mas cada vez melhor (tentamos... certo?).

Mas é preciso continuar a fotografar muito.

O que (e falo no meu caso), nem sempre é possível. Vida profissional que não passa por esta área (infelizmente), família, amigos, compromissos vários.

E aquele salto vai ficando por dar...

Partilhar Post #70 Mestre

Mestre

• Membro
  • Registo: 07/05/2010

Publicado 13 Julho 2014 - 17:29

Tenho andado muito ausente do forum, sem nunca ter sido um "opinion maker" do FF :) , por motivos profissionais, mas muito do que aprendi fui vendo por aqui. Ao criador do thread deixo duas experiências:

A primeira, fotografa o que te apetece, quando de apetece. Desde que nasceu o meu filho que os Gb em disco aumentaram, estando sempre a ouvir comentários sobre o peso que carrego todos os fins de semana (a minha mulher acha que uma compacta é suficiente) mas quando surgiu a ideia de fazer um livro dos primeiros dois anos do garoto (uma ideia da minha cunhada para o Natal), andei a selecionar mais de 6.000 fotos e confesso que gostei muito do resultado final. Cá em casa o livro foi surpresa e hoje ainda é revisto para relembrar outros tempos.

A segunda, tem um pouco a ver com o gosto que tens pelo que fotografas. É fantástico tirar cartões e cartões de ficheiros, mas imprimir dá outro ar à tua fotografia. Ainda recentemente fui a Paris em trabalho, tinha uma tarde livre e andei a vaguear pela cidade com a máquina. Apesar da chuva, fotografei o que me apeteceu e retirei alguns registos que vão ser impressos e ficar aqui na sala, já aprendi que fotografo para mim e não para o site a, b ou c.

Partilhar Post #71 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 15 Julho 2014 - 12:12

Concordo! As pessoas preocupam-se em demasia com a opinião dos outros.

Editado por _jn_, 15 Julho 2014 - 12:12 .