Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Pequena crise fotográfica pessoal

• Por favor inicie sessão para responder
70 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 24 Junho 2014 - 16:17

Já agora, costuma-vos acontecer, sairem umas horas para fotografar e chegar a casa sem gostar de nenhuma foto?

Acho que isso acontece a toda a gente. Não todas.. mas só gostar realmente de uma ou duas :D

Anúncios

Partilhar Post #42 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 24 Junho 2014 - 16:33

Já agora, costuma-vos acontecer, sairem umas horas para fotografar e chegar a casa sem gostar de nenhuma foto?

Claro que sim!

Faz a analogia com um pescador. Muitas vezes saiem de casa para irem pescar e chegam sem terem apanhado nenhum peixe  :lol:

Mas o mais importante está lá, o prazer de fotografar, da constante aprendizagem. E nem sempre corre bem  ;)

Partilhar Post #43 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 24 Junho 2014 - 16:34

Sim. E nos fotógrafos de topo, aqueles que fotografam dias inteiros há relatos de que há dias que vai tudo para o lixo.

Partilhar Post #44 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011

Publicado 24 Junho 2014 - 16:46

Sim. E nos fotógrafos de topo, aqueles que fotografam dias inteiros há relatos de que há dias que vai tudo para o lixo.

Eu sabia que havia para aí mais exemplos como o meu... :D :D :D

A falar mais a sério - isto sucede-me frequentemente. Desde que comecei a interessar-me por fotografia (há uns 4 anos atrás), nunca deixei de tirar uma quantidade enormérrima de "fotos para o lixo". E se eu fosse ligar ao rácio (que deve andara nos 90% de fails) nunca mais pegava na máquina. ^_^

Partilhar Post #45 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro
  • Registo: 08/12/2012
    • O saber ocupa o lugar da ignorância...

Publicado 24 Junho 2014 - 18:16

A mim também me acontece o mesmo... Chego a encher 2 cartões e aproveitar duas ou três imagens... No princípio isso não me acontecia, mas acho que tem a ver com a aprendizagem e auto-critica

Partilhar Post #46 lmargalho

lmargalho

• Membro
  • Registo: 28/05/2014
    • Local: ericeira

Publicado 24 Junho 2014 - 22:12

Claro que sim!

Faz a analogia com um pescador. Muitas vezes saiem de casa para irem pescar e chegam sem terem apanhado nenhum peixe  :lol:

Mas o mais importante está lá, o prazer de fotografar, da constante aprendizagem. E nem sempre corre bem  ;)

eu sou pescador e apanho muitas "grades", mas é isso mesmo, um mau dia de pesca é melhor que um dia bom a trabalhar  :D

Partilhar Post #47 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro

Publicado 24 Junho 2014 - 22:20

eu sou pescador e apanho muitas "grades", mas é isso mesmo, um mau dia de pesca é melhor que um dia bom a trabalhar  :D

Em tempos escrevi uma analogia entre a fotografia e a pesca. Têm mais em comum do que aquilo que se possa pensar. 

A ver se coloco aqui um dia destes  ;)

Partilhar Post #48 h3l

h3l

• Membro
  • Registo: 01/08/2013
    • Local: Oeiras

Publicado 25 Junho 2014 - 11:48

Em tempos escrevi uma analogia entre a fotografia e a pesca. Têm mais em comum do que aquilo que se possa pensar. 

Eu acho que quem gostar de fotografia de rua deve achar muito semelhante a andar à caça. :lol:

Partilhar Post #49 joaogeo

joaogeo

• Membro
  • Registo: 09/11/2012

Publicado 26 Junho 2014 - 13:48

Não sei se o comentário do deim te ajudou, pelo menos a mim, sim.

Serve-me como lição de vida!

Obrigado e Relax!

Partilhar Post #50 marco_al3x

marco_al3x

• Novo Membro
  • Registo: 30/03/2012

Publicado 29 Junho 2014 - 18:41

Se hoje olhas para as fotos de 2009 e achas que são melhores que as de 2014, o problema não é ficares mais crítico. Porque és tão crítico hoje com as fotos de 2009 como com as de 2014. 

O teu problema pode passar por algo muito comum, que é a chamada "regrite excessivite"... É uma doença que ataca quem muito se aplica nas teorias. Um caso comum é o endeusamento da regra dos terços, por exemplo. Retira às pessoas capacidade de olhar para uma cena e imaginar outras composições. 

A minha opinião para resolveres esse problema passaria por atacares a fotografia de outro ângulo. Procurar uma ligação puramente emocional. Aceitar o grão, os desfocados, os cortes, os enquadramentos desequilibrados, tudo o que torne a parte emocional da fotografia mais forte. 

Dá para adicionar este comentário aos favoritos?

É um bom grito de encorajamento à fotografia livre e espontânea. Quanto à fase menos boa do OP; espero que as dicas que já te deram ajudem a ultrapassar a crise.

Partilhar Post #51 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 29 Junho 2014 - 19:40

aguardo ansiosamente por essa analogia :)

Partilhar Post #52 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro

Publicado 29 Junho 2014 - 20:29

aguardo ansiosamente por essa analogia :)

Fora do contexto do assunto inicial mas pronto:

"A fotografia e a pesca

Ambas são similares, ambas se conjugam...

Tal como um pescador se levanta a horas impróprias para ir á pesca, o mesmo faz um fotógrafo na incessante busca pela luz ideal.

Como um pescador tem que saber ler o mar, as marés, o tempo (aqui tal e qual como um fotógrafo) e o comportamento do peixe, também um fotógrafo tem que saber ler o assunto a fotografar, qual a melhor luz, qual a mensagem a transmitir. 

Tal como um pescador usa a cana, as linhas, os anzois, o isco, também um fotógrafo tem que saber como usar as suas ferramentas, a máquina, as lentes, o tripé, etc.

Tal como não é a melhor cana que apanha o maior peixe, também não é a melhor máquina, per se, que faz as melhores fotos. Quando muito, facilitam o trabalho no caminho para esse objectivo.

Tal como o pescador tem que ter o conhecimento e a técnica para saber que linhas, anzois e isco usar para capturar determinado peixe, também o fotógrafo tem que ter a técnica necessária para tirar o melhor partido das ferramentas que tem á disposição.

Ter uma DSLR em Auto é o mesmo que ter uma compacta mais pesada e muito mais cara nas mãos.

Tanto o pescador como o fotógrafo enfrentam o mesmo desafio: O eterno jogo da paciência, do gato e do rato...

E tanto um como outro, por vezes, vêm para casa de mãos a abanar, sem o "tal" peixe e sem a "tal" fotografia.

Mas, se calhar, é isso mesmo que traz o fascinio e o prazer de ambas as actividades, a obtenção do peixe/foto não ser algo que seja um dado adquirido logo á partida..." 

E é isto!

Nota: não sou pescador nem nunca fui, por isso posso estar redondamente enganado na analogia. Em relação á fotografia... Bem, vai-se tentando fazer alguma coisa  ;)

Partilhar Post #53 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 09/01/2011

Publicado 30 Junho 2014 - 12:13

Vi aqui um comentário do Deim com o qual me identifico a 100%.

O endeusamento das regras, nomeadamente da regra dos terços.

Admito que  uso e abuso da regra, quase até à exaustão, talvez por isso comece a ter quase uma obsessão pelo respeito da regra tendo muitas vezes uma certa dificuldade em conseguir sorltar-me e dar asas à imaginação.

Muitas vezes sinto até uma certa frustração por não conseguir soltar-me, estudar e experimentar coisas novas, olhando para tudo como "mais do mesmo".

Partilhar Post #54 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 30 Junho 2014 - 12:52

A julgar pela quantidade visualizacoes e intervencoes que este tópico tem ...

IT Partilhar Post #55 tugatomsk

tugatomsk

• Membro
  • Registo: 28/08/2012

Publicado 30 Junho 2014 - 16:29

Já subi umas fotos de exemplo ao 500px mas infelizmente não sabia que há um limite de 12 por semana. As que consegui subir têm no nome a câmara e a minha classificação (boa/mediana/má).

A ordem de câmaras é:

1 - sony H1             (2005-2009)

2 - Nikon D60         (2009-2011)

3 - Nikon D7000     (2012-2013)

4 - Canon 60D        (2013-presente)

Editado por tugatomsk, 30 Junho 2014 - 16:29 .

Partilhar Post #56 h3l

h3l

• Membro
  • Registo: 01/08/2013
    • Local: Oeiras

Publicado 30 Junho 2014 - 16:58

Já subi umas fotos de exemplo ao 500px mas infelizmente não sabia que há um limite de 12 por semana. As que consegui subir têm no nome a câmara e a minha classificação (boa/mediana/má).

A ordem de câmaras é:

1 - sony H1             (2005-2009)

2 - Nikon D60         (2009-2011)

3 - Nikon D7000     (2012-2013)

4 - Canon 60D        (2013-presente)

Já estive a ver rapidamente as tuas fotos. Assim à partida parece-me que a tua classificação de fotos boas/medianas e más, tem a ver com os testes à qualidade de imagem da máquina :(  :huh:  

Na garagem tenho um descapotável, um jipe e um mercedes. Só me falta o prazer de conduzir e saber para onde vou...

Partilhar Post #57 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 30 Junho 2014 - 17:53

"A fotografia e a pesca

Tal como um pescador se levanta a horas impróprias para ir á pesca, o mesmo faz um fotógrafo na incessante busca pela luz ideal.

Como um pescador tem que saber ler o mar, as marés, o tempo (aqui tal e qual como um fotógrafo) e o comportamento do peixe, também um fotógrafo tem que saber ler o assunto a fotografar, qual a melhor luz, qual a mensagem a transmitir. 

Tal como um pescador usa a cana, as linhas, os anzois, o isco, também um fotógrafo tem que saber como usar as suas ferramentas, a máquina, as lentes, o tripé, etc.

Tal como não é a melhor cana que apanha o maior peixe, também não é a melhor máquina, per se, que faz as melhores fotos. Quando muito, facilitam o trabalho no caminho para esse objectivo.

Tal como o pescador tem que ter o conhecimento e a técnica para saber que linhas, anzois e isco usar para capturar determinado peixe, também o fotógrafo tem que ter a técnica necessária para tirar o melhor partido das ferramentas que tem á disposição.

Ter uma DSLR em Auto é o mesmo que ter uma compacta mais pesada e muito mais cara nas mãos.

Tanto o pescador como o fotógrafo enfrentam o mesmo desafio: O eterno jogo da paciência, do gato e do rato...

E tanto um como outro, por vezes, vêm para casa de mãos a abanar, sem o "tal" peixe e sem a "tal" fotografia.

Mas, se calhar, é isso mesmo que traz o fascinio e o prazer de ambas as actividades, a obtenção do peixe/foto não ser algo que seja um dado adquirido logo á partida..." 

E é isto!

Nota: não sou pescador nem nunca fui, por isso posso estar redondamente enganado na analogia. Em relação á fotografia... Bem, vai-se tentando fazer alguma coisa  ;)

e muito mais semelhanças se poderiam avançar, principalmente o risco que corremos em busca de alcançar o troféu das nossas vidas seja na pesca ou na fotografia. ambas as modalidades infelizmente apesar de aparentarem ser inofensivas causam mais mazelas e mortes que desportos violentos  :th_up:

IT Partilhar Post #58 tugatomsk

tugatomsk

• Membro

Publicado 30 Junho 2014 - 18:43

Já estive a ver rapidamente as tuas fotos. Assim à partida parece-me que a tua classificação de fotos boas/medianas e más, tem a ver com os testes à qualidade de imagem da máquina :(  :huh:  

Na garagem tenho um descapotável, um jipe e um mercedes. Só me falta o prazer de conduzir e saber para onde vou...

A classifcação prende-se com a técnica e componente artística, não com a câmara em sim. A descrição da câmara tem por base a conversa de eu estar a pior com a câmara ao longo do ponto, subi as fotos para verem se concordam ou não. É certo que esta é uma pequena amostra de tudo o que já fotografei, mas deve dar.

EDIT: No fundo, era para verem se a foto é bonita e/ou se faz sentido (já que me foi pedido para subir umas fotos, aqui estão elas).

Editado por tugatomsk, 30 Junho 2014 - 18:54 .

IT Partilhar Post #59 tugatomsk

tugatomsk

• Membro

Publicado 30 Junho 2014 - 18:56

"A fotografia e a pesca

E é isto!

Excelente analogia, gostei! :th_up: Sempre dá algum alento. :)

Partilhar Post #60 ss marks

ss marks

• Membro
  • Registo: 03/11/2009
    • Local: ALCOCHETE

Publicado 30 Junho 2014 - 22:56

Creio que é exactamente esta a questão, estás demasiado preso a pormenores que um dia vais perceber que não são tudo. No dia que te libertares e fotografares sem pensares se estás uma reflex ou uma cana de pesca as coisas vão correr muito melhor!!!

Vai capturar momentos, não queiras fazer quadros antes. Vais ver que depois, desses momentos vão sair belos quadros.

Boas fotos.