Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Pequena crise fotográfica pessoal

• Por favor inicie sessão para responder
70 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #21 tugatomsk

tugatomsk

• Membro
  • Registo: 28/08/2012

Publicado 21 Junho 2014 - 11:43

O teu problema é que ter uma maquina te fez pensar que eras fotógrafo...
A maquina fotografica é só uma chave de fendas. Tens de saber o que queres fazer com ela.

Se eu comprar uma tela e pinceis sou pintor?

Pois, acaba por ser isso. Isso dá ainda mais razão para eu fazer um downgrade para uma superzoom bridge, ou isso...

Anúncios

Partilhar Post #22 h3l

h3l

• Membro
  • Registo: 01/08/2013
    • Local: Oeiras

Publicado 21 Junho 2014 - 12:47

Não lol! Continuas a pensar na fotografia como uma questão da máquina que tens. Pensa nas fotografias que queres e fazer e depois pensa na ferramenta!

Partilhar Post #23 pavas

pavas

• Membro
  • Registo: 13/07/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia
    • Viva la Galeria Decay mas guapa del universo e entorno!

Publicado 21 Junho 2014 - 14:02

Ainda penso que seria útil postares duas fotos no âmbito do que eu te disse. Fica descansado que dada a importância do debate que se está a desenvolver neste tópico ninguém terá a "lata" de criticar as fotos até porque o objectivo do mesmo é tentar lançar caminhos para que possas "desencravar" e ganhar ânimo. Comigo assim será. Posta lá isso rapaz.

Fica bem.

Partilhar Post #24 pavas

pavas

• Membro

Publicado 21 Junho 2014 - 14:08

Eu tentei encontrar fotos tual partilhadas no FF para poder formar uma opinião e não consegui... as tuas intervenções são sempre dentro das áreas mais técnicas. Acho que o deim tem razão. Tu não esqueces as questões técnicas quando fotografas e isso limita-me muito a criatividade. O que achas? Será?

IT Partilhar Post #25 tugatomsk

tugatomsk

• Membro

Publicado 21 Junho 2014 - 18:31

Está bem, vou ver se ponho umas dessas fotos. Preferem aqui no FF ou ponho da minha conta do 500px (onde só tenho 2 fotos de teste)?

Eu tentei encontrar fotos tual partilhadas no FF para poder formar uma opinião e não consegui... as tuas intervenções são sempre dentro das áreas mais técnicas. Acho que o deim tem razão. Tu não esqueces as questões técnicas quando fotografas e isso limita-me muito a criatividade. O que achas? Será?

Pois, aqui no fórum nunca subi nenhuma.

Não lol! Continuas a pensar na fotografia como uma questão da máquina que tens. Pensa nas fotografias que queres e fazer e depois pensa na ferramenta!

Quando escrevi aqui referia-me a mudar de máquina por achar que as minhas capacidades fotográficas não justificavam uma câmara tão cara. É claro que estou um bocado "mal habituado" com a imagem de um sensor crop, voltar a um sensor pequeno é desapontante, mas se eu ainda uso um telemóvel Samsung EG-250 com qualidade VGA, pronto, seria re-habituar... (tenho de arranjar um smartphone qualquer...).

Ou voltava a usar a Sony H1 (de 2005) de 5 MP mas com um dos melhores sensores para mim em ISO base que já vi num sensor daquele tamanho mesmo nos dias de hoje e até comparando com a Samsung WB-700 de 14 MP do meu pai. Aqueles 5 MP aliados ao excelente steady-short da Sony permitiram-me tirar fotos com zoom 12x sem tremer, algo que com a WB-700 não consigo. Mas as pilhas AA sempre tiveram fraca autonomia e os cartões Memory Stick PRO proprietários da Sony sempre foram uma chatice de arranjar (vinha com um de 512MB!!) e não dava para mudar o zoom ao filmar. Sim, também gosto de câmaras de filmar.

A H1 ainda trabalha!, é verdade. Cerca de 25.000 fotos depois, usei-a o Inverno passado quando estava a viajar de comboio. Não parece ter 9 anos. :) Acho que se a Sony tivesse feito uma versão 24x desta H1 com esse mesmo sensor eu nunca mudaria de máquina... pela conveniência. Claro que o alcance dinâmico nunca foi grande coisa e qualquer ISO sem ser o de base é desastroso, fotos de noite ou com pose ou com flash...

Duas coisas que me esqueci de referir: foi o meu pai quem me ofereceu nos anos a Nikon D60 por ver que eu andava a fotografar tudo e mais alguma coisa com a Sony H1. Se ele não ma tem oferecido, eu provavelmente ainda usaria a Sony H1 até hoje.. que era dele à partida. :P Mas depois habituei-me ao que uma DSLR permitia fazer e pronto...

Outra foi que uma das razões de eu gostar de fotografar não se prende apenas com a parte artística mas também com o preservar memórias, seja de viagens ou do quotidiano que está sempre a mudar. eu sempre fui nostálgico e gosto de História e especialmente dos arquivos fotográficos nacionais do antigamente que aparecem no Facebook. :)

Fotos técnicas mas simples do ponto de vista artístico. Se calhar é esse o meu problema...

Editado por tugatomsk, 21 Junho 2014 - 18:48 .

Partilhar Post #26 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 21 Junho 2014 - 19:55

Podes sempre optar por aprender a fotografar. :) 
Se é uma coisa que gostas, se calhar não é mal pensado. 

Agora afasta-te de tudo o que seja livro técnico que te ensine a fotografar. Daí não vais aprender nada que melhore as tuas fotos.

Partilhar Post #27 pavas

pavas

• Membro

Publicado 21 Junho 2014 - 22:04

Posta directamente neste tópico duas fotos. Uma que gostes e uma que não gostes e identifica a tua preferência... Se não souberes como fazer isso posta o link para a tua galeria do 500px. Qualquer coisa serve rapaz. Eu gostaria era de vislumbrar a razão das tuas ânsias e tentar ajudar-te.

Editado por pavas, 21 Junho 2014 - 22:07 .

Partilhar Post #28 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 21 Junho 2014 - 22:16

Li ou ouvi algo do género:

"Aprendes em 3 meses as técnicas fotográficas mas demoras uma vida inteira a aprender a fotografar"

É que não é a mesma coisa. Saber as técnicas é fácil. O complicado é saber ver, reaprender a ver. E é o que a fotografia tem de belo, ensina-te a saber ver, torna-te mais atento a tudo o que se passa á tua volta.

Outra coisa, ao fazeres o tal downgrade como dizes, não vais ficar melhor, vais sentir-te ainda mais frustrado porque vais continuar com o mesmo sentido critico mas com ferramentas piores. Em relação ao equipamento, deixa-te estar sossegado  ;)

O "problema" está na (falta de) inspiração e isso, com o tempo, vais recuperar.

Deixa também de lado a questão de ser profissional ou não. E, para mim, o site Olhares não é assim tão Top como o pintas. E no Flickr tens muitas grandes fotos mas também tens muitas que não se aproveitam, mas como são galerias pessoais, cada um mete lá o que quer.

(bom tópico este que acaba por estar relacionado com todos nós de um modo ou outro)

Partilhar Post #29 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 22 Junho 2014 - 00:43

Eu acho que tu queres que todas as tuas fotos sejam perfeitas, o que é um erro. Tem calma e fotografa mais

Enviado do meu Huawei.

Partilhar Post #30 h3l

h3l

• Membro

Publicado 22 Junho 2014 - 01:03

Está bem, vou ver se ponho umas dessas fotos. Preferem aqui no FF ou ponho da minha conta do 500px (onde só tenho 2 fotos de teste)?

Pois, aqui no fórum nunca subi nenhuma.

Quando escrevi aqui referia-me a mudar de máquina por achar que as minhas capacidades fotográficas não justificavam uma câmara tão cara. É claro que estou um bocado "mal habituado" com a imagem de um sensor crop, voltar a um sensor pequeno é desapontante, mas se eu ainda uso um telemóvel Samsung EG-250 com qualidade VGA, pronto, seria re-habituar... (tenho de arranjar um smartphone qualquer...).

Ou voltava a usar a Sony H1 (de 2005) de 5 MP mas com um dos melhores sensores para mim em ISO base que já vi num sensor daquele tamanho mesmo nos dias de hoje e até comparando com a Samsung WB-700 de 14 MP do meu pai. Aqueles 5 MP aliados ao excelente steady-short da Sony permitiram-me tirar fotos com zoom 12x sem tremer, algo que com a WB-700 não consigo. Mas as pilhas AA sempre tiveram fraca autonomia e os cartões Memory Stick PRO proprietários da Sony sempre foram uma chatice de arranjar (vinha com um de 512MB!!) e não dava para mudar o zoom ao filmar. Sim, também gosto de câmaras de filmar.

A H1 ainda trabalha!, é verdade. Cerca de 25.000 fotos depois, usei-a o Inverno passado quando estava a viajar de comboio. Não parece ter 9 anos. :) Acho que se a Sony tivesse feito uma versão 24x desta H1 com esse mesmo sensor eu nunca mudaria de máquina... pela conveniência. Claro que o alcance dinâmico nunca foi grande coisa e qualquer ISO sem ser o de base é desastroso, fotos de noite ou com pose ou com flash...

Duas coisas que me esqueci de referir: foi o meu pai quem me ofereceu nos anos a Nikon D60 por ver que eu andava a fotografar tudo e mais alguma coisa com a Sony H1. Se ele não ma tem oferecido, eu provavelmente ainda usaria a Sony H1 até hoje.. que era dele à partida. :P Mas depois habituei-me ao que uma DSLR permitia fazer e pronto...

Outra foi que uma das razões de eu gostar de fotografar não se prende apenas com a parte artística mas também com o preservar memórias, seja de viagens ou do quotidiano que está sempre a mudar. eu sempre fui nostálgico e gosto de História e especialmente dos arquivos fotográficos nacionais do antigamente que aparecem no Facebook. :)

Fotos técnicas mas simples do ponto de vista artístico. Se calhar é esse o meu problema...

A mim parece-me que o que te entusiasma são as características técnicas das ferramentas. No ultimo paragrafo quando falas do que gostas de fotografar és muito vago.

Gostas mesmo de fotografia? ou gostas de gadgets eletrónicos avançados?

IT Partilhar Post #31 tugatomsk

tugatomsk

• Membro

Publicado 22 Junho 2014 - 03:00

A mim parece-me que o que te entusiasma são as características técnicas das ferramentas. No ultimo paragrafo quando falas do que gostas de fotografar és muito vago.

Gostas mesmo de fotografia? ou gostas de gadgets eletrónicos avançados?

Vejamos: eu gosto de fotografar paisagens, macro, rua (mais do estilo "olha um pormenor engraçado" ou "uma situação que ache gira"), monumentos/edifcícios, animais/aves e desporto. Vendo bem, não consigo dizer qual é o que mais gosto, talvez paisagem e monumentos. Ah, e nocturno. :)

Posso ter dado a impressão de apenas gostar de gadgets modernos, mas não é assim. É verdade que acho piada à evolução da tecnologia, de saber o que mudou/melhorou, e tal... Mas isso não muda o facto de eu gostar das capacidades do aparelho desde que me permitam fazer aquilo que eu quero à partida, o resto é bónus. Como tal, eu gosto e quero saber as características do aparelho, só assim sei do que ele permite do ponto de vista técnico.

É claro que não vou comprar uma câmara fullframe tipo uma Canon 1Dx só por causa dos specs e impresisonar outros e fotografar uma parede branca... nada de "techgasm", por assim dizer... :P

Por ter ficado exigente com a qualidade de imagem e gostar de, por ex, um bom ISO alto para fotografar com pouca luz é que quero saber o que a câmara consegue fazer, não escolheria a 1ª câmara que vir à venda, tenho critério... Claro que depois, e como já foi dito aqui, entra a parte do "fotógrafo", onde eu quero ter o papel principal.

Depois a questão que se coloca é que câmara é que eu "mereço", mas isso já foi abordado antes.

Nunca na vida eu comparei um gadget apenas porque "faz isto e aquilo que parece ser giro mas afinal é apenas uma mariquice", como, por ex, a maior parte das opções dos smartphones e tablets de hoje em dia. Eu gosto desses dois conceitos, mas eu acho que apenas usaria conscientemente 25% das coisas, o resto seria um bónus não essencial.

Se eu só gostasse de gadgets e não de fotografar coisas, nunca eu continuaria a usar o meu velho telemóvel Samsung EG-250 para fotografar quando não tenho mais nada... ;)

Assim sendo: sim, gosto de fotografar, sim. Mesmo em tempos de "crise" como agora não passo mais de 1 semana sem fotografar o que quer que seja, mesmo aqui dentro de casa (como a minha gata, por ex, hehe). Apenas gosto de ter a melhor relação preço/qualidade. Afinal de contas, tenho um orçamento limitado, e a Canon 60D/Nikon D7000 já é o limite máximo do orçamento.

Talvez de facto eu não me insira em nenhum perfil de fotógrafo e talvez isso vos estranhe a todos.

Editado por tugatomsk, 22 Junho 2014 - 03:08 .

Partilhar Post #32 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 22 Junho 2014 - 15:59

Esquece lá isso do dinheiro despendido e do "downgrade".

E fotografar só porque gostas?

Não é legítimo despenderes o teu dinheiro em algo que te faça feliz?

Podes simplesmente gostar da fotografia pelo prazer do acto de fotografar.

Não tens de "mostrar resultados" a ninguém. Basta que o faças para ti, pelo teu próprio prazer.

E o prazer não advém só das palmadinhas nas costas à la Olhares ou Flickr... :th_up:

Partilhar Post #33 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 22 Junho 2014 - 19:26

Oi,

Isso porque passas é normal. Quando nada sabias de fotografia simplesmente fotografavas. Ou sejas, eras, não querias ser. Encontravas alguma coisa interessante ... E click. Não pensavas muito.

Agora que já sabes mais, queres ser e começas a pensar nisto e naquilo. Muitos dos livros o que te ensinam é querer ser, quando o segredo é ser.

Tens que desconstruir tudo o que sabes com base na realidade que observas. Deixar isso tudo para trás e voltar a ser e não pensar que queres ser isto ou aquilo.

É difícil, muita gente vai te julgar, vai julgar aquilo que sabes, mas esses sofrem do mesmo problema que tu :)

Na minha curta vida de fotografia tive o privilégio de conhecer 3 excelentes fotógrafos. Não estou a falar de excelentes localmente (local excellence), mas dos melhores do mundo!. Nenhum deles julgou uma fotografia minha, gostaram mais de uma ou outra obviamente. Quando lhes pedi o apor mais profundo sobre as fotos a resposta foi sempre a mesma. Simplifica, caminha muito e é tu próprio. A ideia é que se tiveres talento as boas fotos emergem do teu ser. E vê boa fotografia. Nào é fundamental mas ajuda.

Não te preocupes em fotografar muito e apenas poucas te satisfazerem.

Editado por nbplopes, 23 Junho 2014 - 07:23 .

Partilhar Post #34 h3l

h3l

• Membro

Publicado 23 Junho 2014 - 09:05

Bons conselhos do ruicarv79 e do nbplopes!

Mantém o equipamento que tens e foca-te no prazer de tirar fotografias.

Partilhar Post #35 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012

Publicado 23 Junho 2014 - 11:59

Boa dica do nbplopes, entre várias outras!

Tal como o realizador de um filme, contrói tu a sua história, à tua maneira, e não tentes imitar ninguém.

Se puderes escolhe um tema e explora-o. Experimenta! Evita nesta fase quereres fazer vários tipos de fotografia, pois isso só te vai provocar mais frustração e pode fazer com que queiras comprar mais material.

Sai à rua e explora a tua cidade, de preferência durante a semana, e escolhe um tema. Vais ver que se te concentrares num só tema vais ficar com um olhar mais apurado e vais melhorar muito nessa vertente!

Por exemplo, sai à rua com o tripé e filtro ND e vai fotografar longas exposições durante o dia da tua própria cidade (quer ela tenha água ou não), e experimenta horas diferentes do dia. Tenta dominar a luz e fica a conhecer a que horas é que aquele edifício, ou ponte, ou rua é que é banhado pela luz ideal. Usa os filtros para criar efeitos surreais da tua cidade.

Tenta fazer com que esse projecto que agarrares tenha a duração de uns 3 meses. No fim, imprime as melhores num álbum e vais ficar orgulhoso da tua produção! Depois mostra o teu projecto aos amigos, revela as melhores nas galerias online, e envia-as para as revistas de fotografia nacionais.

Partilhar Post #36 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 23 Junho 2014 - 13:08

Esquece lá isso do dinheiro despendido e do "downgrade".

E fotografar só porque gostas?

Não é legítimo despenderes o teu dinheiro em algo que te faça feliz?

Podes simplesmente gostar da fotografia pelo prazer do acto de fotografar.

Não tens de "mostrar resultados" a ninguém. Basta que o faças para ti, pelo teu próprio prazer.

E o prazer não advém só das palmadinhas nas costas à la Olhares ou Flickr... :th_up:

O Rui disse tudo aqui!

Acima de tudo nós fotografamos para nós! Essa é, quanto a mim, a condição essencial. O fotografar é terapeutico, é um calmante. Não deves ir fotografar com o teu pensamento preso a algo do género "será que os outros vão gostar?". Tu é que tens de gostar, e depois vem o resto  ;)

E qual é o mal em teres uma máquina de topo? Até podes ter para fazer de pisa papeis lá em casa. Ninguém tem a ver com isso. Foi comprada com o teu dinheiro ou foi-te oferecida, ponto. Ninguém tem nada a ver com isso  :)

Em relação aos "Likes" de Facebook, Olhares, Flickrs e derivados, dou-te um exemplo concreto:

Meto uma foto que me deu montes de trabalho, apanhei frio/calor/fartei-me de andar/apanhei secas/etc. e tenho 2 ou 3 likes. No dia seguinte tiro uma foto com o telemovel á minha filha que tem 5 anos, meia desfocada, torta, etc e tenho para cima de 1 milhão de likes  :lol:

Isto tudo para dizer que não é a quantidade de likes que faz uma boa foto  :foto:

IT Partilhar Post #37 tugatomsk

tugatomsk

• Membro

Publicado 23 Junho 2014 - 14:45

Obrigado a todos pela vossa ajuda. :) Vou ver se "acalmo" e fico mais "leve" para tirar mais fotos.

Depois pohno aqui uns exemplos de fotos.

Partilhar Post #38 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 23 Junho 2014 - 15:20

Depois pohno aqui uns exemplos de fotos.

5 estrelas!

Grande foto!

:lol: :lol: :D :)

Partilhar Post #39 Mário Rui

Mário Rui

• Membro
  • Registo: 16/06/2012

Publicado 23 Junho 2014 - 18:37

Quando escrevi aqui referia-me a mudar de máquina por achar que as minhas capacidades fotográficas não justificavam uma câmara tão cara. 

Percebo a tua "crise existencial" e isso até pode ser bom. Significa que o teu nível de exigência é alto e só assim poderás evoluir. Se te serve de consolo, eu não tenho uma única fotografia que possa dizer que está 5 estrelas. Tenho três ou quatro que se aproximam mas ainda não me satisfazem totalmente.

Quanto à câmera fotográfica o que te posso dizer por experiência própria é que não é ela que faz um bom fotógrafo ou uma boa fotografia.

Editado por Mário Rui, 23 Junho 2014 - 19:01 .

Partilhar Post #40 h3l

h3l

• Membro

Publicado 24 Junho 2014 - 15:53

Já agora, costuma-vos acontecer, sairem umas horas para fotografar e chegar a casa sem gostar de nenhuma foto?