Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fotografia de grávidas - quanto cobrar?

• Por favor inicie sessão para responder
17 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 jrsilva

jrsilva

• Membro
  • Registo: 10/06/2011
    • Local: Barreiro

Publicado 26 Maio 2014 - 18:53

Olá!

Apesar de a fotografia de retratos ser um género que gosto muito e tenho procurado investir e aprender, nunca calhou fotografar nenhuma grávida.

Também nunca cobrei para fotografar retratos... já paguei foi para poder fotografar...

Foi-me colocado o desafio de fazer uma sessão fotográfica com uma grávida, a pagar, mas não sei quanto devo cobrar.

A ideia é uma sessão de 1 hora, num cenário ao ar livre (jardim, praia ou rio).

Quanto deverei cobrar?

Devo apresentar à parte um preço para impressão de ampliações?

Obrigado.

Anúncios

Partilhar Post #2 NGTRoque

NGTRoque

• Membro
  • Registo: 14/09/2013
    • Local: Coimbra

Publicado 27 Maio 2014 - 14:07

Olá jrsilva.

Primeiro tens que saber quanto vais gastar para fazeres a sessão, deves ter em consideração o uso da máquina, flashes, objectivas e outros acessórios, se precisas de comprar ou alugar alguma coisa, deslocamentos a efectuar, quanto queres receber como "salário", o preço a cobrar com a edição (a sessão pode ser só 1 hora, mas a edição pode demorar desde minutos a horas). Deves vender os teus serviços independentemente, ou seja, a sessão é x, a edição é y e a impressão é z. Tem em atenção ao fazer as ampliações, pois o preço depende se vais tu fazê-las, ou vais mandar para uma loja. Isto serve tudo para calculares o custo que tens ao executar o trabalho, que nunca deve ser maior que o valor pedido.

Por último, tenta vender os teus serviços e não o teu tempo. B)

Desculpa não te puder dar um número, mas isso depende de cada caso. Boa sorte.

IT Partilhar Post #3 jrsilva

jrsilva

• Membro

Publicado 27 Maio 2014 - 21:50

Obrigado pelo feedback :)

Já consegui formular um valor para os este tipo de serviços.

Um abraço

Partilhar Post #4 dmarquizz

dmarquizz

• Membro
  • Registo: 10/03/2010

Publicado 23 Junho 2014 - 20:01

Queres partilhar?

IT Partilhar Post #5 jrsilva

jrsilva

• Membro

Publicado 24 Junho 2014 - 08:40

dmarquizz,

Antes de mais, sugiro uma leitura da resposta do NGTRoque mais acima neste tópico.

Obtive algumas dicas de diferentes valores e diferentes formas de apresentar o serviço ao cliente.

Verifiquei que até mesmo algumas lojas tipicas de retrato e ampliações fotográficas também tem este tipo de serviço e tem os tarifários afixados. É uma questão de verificar.

Por aquilo que pude apurar as sessões podem variar entre 1h e 1h30, com 15 a 20 fotos e gravação das fotos em CD-Rom, ou cerca de 50 fotos + gravação de CD-Rom. Alguns oferecem também ao cliente 4 ou 5 ampliações 15x20. Os preços variam entre os 50,00€ e os 70,00€ mais ou menos... Os valores poderão variar dependendo do cliente pretender que lhe sejam entregues ampliações fotográficas (quantidades, formatos, etc).

Agora é uma questão de cada um avaliar que pacote é que pretende fazer e se tem mercado para determinados valores.

Partilhar Post #6 dmarquizz

dmarquizz

• Membro
  • Registo: 10/03/2010

Publicado 25 Junho 2014 - 14:53

Obrigado!

Pelo que sei também há quem faça uns pequenos álbuns acrescendo esse valor ao global, mas ambos os posts foram elucidativos

IT Partilhar Post #7 jrsilva

jrsilva

• Membro

Publicado 25 Junho 2014 - 15:50

Sim, as lojas de fotografia normalmente tem essa opção do book com as fotos da sessão.

Partilhar Post #8 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 25 Junho 2014 - 19:02

Por aquilo que pude apurar as sessões podem variar entre 1h e 1h30, com 15 a 20 fotos e gravação das fotos em CD-Rom, ou cerca de 50 fotos + gravação de CD-Rom. Alguns oferecem também ao cliente 4 ou 5 ampliações 15x20. Os preços variam entre os 50,00€ e os 70,00€ mais ou menos... Os valores poderão variar dependendo do cliente pretender que lhe sejam entregues ampliações fotográficas (quantidades, formatos, etc).

Agora é uma questão de cada um avaliar que pacote é que pretende fazer e se tem mercado para determinados valores.

Sou só eu que acho estes preços demasiado baixos?

IT Partilhar Post #9 jrsilva

jrsilva

• Membro

Publicado 25 Junho 2014 - 19:14

Não. Eu também acho. Sobretudo se tivermos em conta o dinheiro investido em material e o tempo gasto em aprendizagem.

Mas limitei-me a indicar os valores que vi ou que me mencionaram.

As lojas de fotografia para sobreviverem começam a baixar os preços e o pessoal freelancer, seja entusiasta ou ou profissional, tende a baixar também porque de outra forma a clientela vai à loja...

Vi à dias numa loja de fotografia anunciarem por 60 euros uma sessão com 40 a 50 fotos, CD-ROM e book...

Partilhar Post #10 lmargalho

lmargalho

• Membro
  • Registo: 28/05/2014
    • Local: ericeira

Publicado 25 Junho 2014 - 19:28

como disse o NGTRoque e bem pois também dou orçamentos (não de fotografia), tem muito a ver com o tipo de trabalho e despesas para o realizar. se nas lojas fazem esses preços é porque conseguem, mas talvez depois se note na qualidade do produto final. agora se o cliente quiser um trabalho original e de qualidade acima das lojas e o conseguir realizar não tenha problemas em pedir mais, a menos que esteja mesmo a fim de fazer o trabalho, ou seja alguém a quem quer agradar.

IT Partilhar Post #11 jrsilva

jrsilva

• Membro

Publicado 25 Junho 2014 - 21:12

lmargalho,

Pois o problema muitas vezes é esse... às vezes são pessoas conhecidas ou amigos que pedem o trabalho (ou um amigo de um amigo) e ficamos sem jeito de cobrar muito... existe algum embaraço em cobrar mais do que cobrariam numa  loja. Pelo menos falo por mim.

Se for alguém desconhecido já se torna mais fácil apresentar um orçamento mais adequado (e justo) e se quiser quer, se não quiser vai pedir o trabalho a outro lado.

Também concordo que quase de certeza (mas sem querer generalizar) nas lojas que realizam estas sessões por um preço baixo sacrificam na qualidade.

Partilhar Post #12 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 25 Junho 2014 - 21:28

sendo assim tem de seguir a sua consciência, mas de qualquer forma num trabalho a sério a formula do NGTRoque é a que acho mais correta, e quem quiser paga, quem não quiser ou puder procura algo mais em conta mas sabendo que os resultados podem não ser grande coisa. eu já vi trabalhos de fotografia dessas lojas onde a edição é tão má na correcção de pele do rosto que quase não se vê o nariz, mas muitos não percebem que existem momentos na vida que mais tarde nos arrependemos de não ter ficado com um registo bem realizado.

boa sorte na sessão e vai ficar um bom trabalho de certeza independentemente do preço

IT Partilhar Post #13 jrsilva

jrsilva

• Membro

Publicado 25 Junho 2014 - 21:34

Já não vou fazer o trabalho.

Ironicamente o "cliente" optou por ir fazer o trabalho num estúdio...

Partilhar Post #14 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 25 Junho 2014 - 21:52

pois, para a próxima pelo menos já está dentro da formula de elaborar um orçamento 

Partilhar Post #15 Tania das Fotos

Tania das Fotos

• Novo Membro
  • Registo: 30/08/2010

Publicado 20 Julho 2014 - 18:41

É que o amigo ou amigo do amigo só é amigo quando quer os descontos.

Lesson learned  ;)

IT Partilhar Post #16 jrsilva

jrsilva

• Membro

Publicado 21 Julho 2014 - 11:58

Nem mais!  :)

E eu até já estava a fazer desconto...

Partilhar Post #17 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 21 Julho 2014 - 12:14

Na sociedade em que vivemos mais vale o "ter" do que o "ser" e parece que agora até nem é preciso ter basta parecer.

Partilhar Post #18 Adolfo Usier

Adolfo Usier

• Novo Membro
  • Registo: 22/06/2012
    • Local: Coimbra
    • https://www.adolfousier.com

Publicado 13 Janeiro 2018 - 08:38

Sou só eu que acho estes preços demasiado baixos?

Nem sei como vim parar nesse tópico mas também achei "de graça"!
Cumprimentos.

Adolfo