Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Eduardo Gageiro na RTP2

• Por favor inicie sessão para responder
36 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 19 Maio 2014 - 10:03

ontem apanhei a meio/fim uma reportagem sobre o Eduardo Gageiro na rtp2. Esta manhã vi que a APAF deixou um link com a reportagem, que é muito interessante, onde se pode ouvir as palavras de um dos mais importantes fotojornalistas portugueses a explicar como fez ou conseguiu algumas das suas fotografias.

Deixo aqui o link directo para o site da APAF, já que foi a partir daí que consegui rever a reportagem.

http://associacaopor...geiro-na-rtp-2/

Obrigado, APAF ;)

Anúncios

Partilhar Post #2 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 19 Maio 2014 - 15:48

fantástico

Partilhar Post #3 Paulo Sousa Pinto

Paulo Sousa Pinto

• Membro
  • Registo: 21/05/2010
    • Local: Gaia

Publicado 19 Maio 2014 - 17:17

Fabuloso! Obrigado pdro!

IT Partilhar Post #4 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 19 Maio 2014 - 17:59

agradeçam à APAF, não a mim. eu só recebi um mail e fui consultar o site :)

Partilhar Post #5 Paulo Sousa Pinto

Paulo Sousa Pinto

• Membro
  • Registo: 21/05/2010
    • Local: Gaia

Publicado 19 Maio 2014 - 20:14

Sim! Obrigado APAF!

Partilhar Post #6 COZETO

COZETO

• Membro
  • Registo: 15/08/2008
    • Local: Área Metropolitana de Lisboa

Publicado 19 Maio 2014 - 20:46

Vi parcialmente a reportagem e gostei muito . :)

Partilhar Post #7 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 20 Maio 2014 - 07:23

Pequeno tributo ao Gageiro.

tm5s.jpg

PS: De um iniciado

Editado por nbplopes, 20 Maio 2014 - 07:29 .

Partilhar Post #8 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 20 Maio 2014 - 08:13

Adorei a peça. O que mais me impressionou foi a simplicidade do Gageiro. Fantástico.

Partilhar Post #9 Bezos

Bezos

• Membro
  • Registo: 05/07/2013
    • Local: Lisboa - Portugal
    • Corrija o sábio e o fará mais sábio... Corrija o tolo e o fará seu inimigo!

Publicado 20 Maio 2014 - 08:36

Grande reportagem. Grande fotógrafo! Obrigado pela partilha.

EDIT:

E aquela foto tirada na Nazaré da senhora viúva a puxar a rede de pesca!! Tirada com o "filtro laranja"! :lol:

"O sublime do instante".

Editado por Bezos, 20 Maio 2014 - 08:53 .

Partilhar Post #10 zigoto

zigoto

• Membro
  • Registo: 04/01/2012

Publicado 20 Maio 2014 - 08:49

A sério, pensas mesmo que o Gageiro apreciaria este teu instantâneo?

Experimenta distanciar-te da autoria da foto: imagina-a como sendo minha ou de outro utilizador, e olha-a com "olhos de ver", sem o filtro da paternidade. Depois reflecte e diz-nos o que vês nela que a liberta da banalidade e a faz elevar-se a tributo a Gageiro.

Editado por zigoto, 20 Maio 2014 - 08:56 .

Partilhar Post #11 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 20 Maio 2014 - 10:46

Não faz elevar-se a coisa nenhuma, o tributo é meu não teu. Se o Eduardo apreciaria ou não, não sei. Sabes?

Se fosse tua o que via era uma senhora a cantar apaixonadamente de um Minho que lhe é distante no espaço mas não do coração, e não deixaria de gostar do enquadramento. Uma foto razoável. Mas isso era se fosse tua claro.

Mas como é minha e não presta por isso é que a partilho aqui não nos sítios de renome que deves partilhar a tua visão espectacular sobre o mundo que te rodeia.

Abraço e voltemos ao Gageiro.

Editado por nbplopes, 20 Maio 2014 - 10:58 .

Partilhar Post #12 Sayanda

Sayanda

• Membro
  • Registo: 30/07/2011

Publicado 20 Maio 2014 - 11:00

ontem apanhei a meio/fim uma reportagem sobre o Eduardo Gageiro na rtp2. Esta manhã vi que a APAF deixou um link com a reportagem, que é muito interessante, onde se pode ouvir as palavras de um dos mais importantes fotojornalistas portugueses a explicar como fez ou conseguiu algumas das suas fotografias.

Deixo aqui o link directo para o site da APAF, já que foi a partir daí que consegui rever a reportagem.

http://associacaopor...geiro-na-rtp-2/

Obrigado, APAF ;)

Obrigado !

Partilhar Post #13 Halegria

Halegria

• Membro
  • Registo: 01/05/2014
    • Local: Portugal

Publicado 20 Maio 2014 - 16:07

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600...

PS: De um iniciado

Não me parece nada propositado neste tópico. E como "tributo" ao Gageiro deixa bastante a desejar.

Vi a reportagem e gostei muito. Obrigado.

Partilhar Post #14 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 20 Maio 2014 - 16:32

Não me parece nada propositado neste tópico. E como "tributo" ao Gageiro deixa bastante a desejar.

Mas também não é despropositido. Até porque as fotos do Gageiro são muito boas, mas no tempo em que foram tiradas, mal era que o Gageiro (se é que ainda fotografa) ainda andasse a fazer o mesmo tipo de fotografia que fez naqueles tempos, é porque tinha parado no tempo... 

Daí que é natural o tributo, com fotos de hoje, que são muitos diferentes das fotos que o Gageiro tirou na altura, não me referindo necessariamente a esta aqui apresentada.

Partilhar Post #15 Halegria

Halegria

• Membro
  • Registo: 01/05/2014
    • Local: Portugal

Publicado 20 Maio 2014 - 21:20

Mas também não é despropositido. Até porque as fotos do Gageiro são muito boas, mas no tempo em que foram tiradas, mal era que o Gageiro (se é que ainda fotografa) ainda andasse a fazer o mesmo tipo de fotografia que fez naqueles tempos, é porque tinha parado no tempo... 

Daí que é natural o tributo, com fotos de hoje, que são muitos diferentes das fotos que o Gageiro tirou na altura, não me referindo necessariamente a esta aqui apresentada.

As fotografias de grande qualidade não têm idade. É certo que há tendências e estilos, como em qualquer actividade artística (música, pintura, etc), mas a qualidade é sempre visível, eu diria, sempre inquestionável.

Muitas das fotos do Eduardo Gageiro apresentam essa qualidade. A foto do nhblopes não. Com todo o respeito pelo autor, a foto dele não tem qualidade, não presta. Tenha ela sido feita há 20 anos ou há 20 dias.

Partilhar Post #16 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 20 Maio 2014 - 22:28

Grande, grande reportagem mesmo! Para ver e rever.

Partilhar Post #17 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 20 Maio 2014 - 22:40

Longe de mim se quer sugerir que esta minha foto está ao nível das do Gageiro. Concordo totalmente que está bem longe. É de facto inquestionável. E nesse sentido, de facto não presta! 

Abraço e boas fotos.

Nuno

PS: Vamos todos inspirarmo-nos no Gageiro por este documentário. Ele tem esse dom, tanto no trabalho apresentado como na forma que comunica. Excelente.

Editado por nbplopes, 20 Maio 2014 - 23:13 .

Partilhar Post #18 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 21 Maio 2014 - 08:20

Obrigado pela partilha, caso contrário teria perdido esta pérola. Quanto aos comentários, o Halegria já disse o que e penso.

Partilhar Post #19 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 21 Maio 2014 - 08:45

As fotografias de grande qualidade não têm idade. É certo que há tendências e estilos, como em qualquer actividade artística (música, pintura, etc), mas a qualidade é sempre visível, eu diria, sempre inquestionável.

Muitas das fotos do Eduardo Gageiro apresentam essa qualidade. A foto do nhblopes não. Com todo o respeito pelo autor, a foto dele não tem qualidade, não presta. Tenha ela sido feita há 20 anos ou há 20 dias.

Talvez não me tenha explicado bem...

Claro que as fotografias de qualidade não têm idade, são é também analisadas em referência à época em que foram tiradas. Ou seja, o fotojornalismo que o Gageiro fez na época e muito bem, não é o fotojornalismo que se faz hoje em dia, naturalmente, os tempos são outros e como tal a fotografia é outra. A não ser aqueles que ainda fotografam como se fotografava há 50 ou 100 anos atrás...

Editado por diogon, 21 Maio 2014 - 09:57 .

Partilhar Post #20 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 21 Maio 2014 - 13:45

O Gageiro foi fotojornalista durante muitos anos e até há bem pouco tempo. Por isso não se deve dizer  que o que ele fazia não se faz hoje. No documentário está bem explicado o que se fazia quando ele começou e o que ele fez de diferente.

O que se pode afirmar é que se o Gageiro surgisse hoje não teria a notoriedade que teve na altura. Não porque a fotografia seja outra. A boa fotografia é e será sempre a mesma. Aquela que está para além do boneco, a que conta uma história, a que surpreende a que mostra e provoca sentimento, etc.