Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Lente Tamron AF 18-200mm

• Por favor inicie sessão para responder
2 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 ricardo3200

ricardo3200

• Novo Membro
  • Registo: 29/08/2008
    • Local: Matosinhos

Publicado 25 Abril 2014 - 22:19

Boa noite a todos. Preciso de ajuda para ver o que se pode fazer na lente acima referida. Hoje andava a tirar umas fotos e em todas elas aparecia-me um ponto preto. Pensei cá para mim que poderia ser pó por fora na lente e lá limpei-a toda e tal, limpei a máquina também e voltei a tirar algumas fotos e continua lá...

Após olhar melhor para o interior da lente com uma lanterna vi que na primeira lente está uma fibra, fiquei pior que estragado.

A minha pergunta para vocês é, existe maneira de conseguir limpar aquilo, ou pelo menos arruma-lo para um quanto?

Deixo uma das fotos para terem uma ideia, trata-se do ponto que aparece na parede...

DSC02749.jpg

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 28 Abril 2014 - 17:12

Pode ser sujidade no sensor da câmara e não na objectiva.

Uma pequena fibra ou algumas (pequenas) poeiras na objectiva não costuma ser visível nas fotos.

Qual a abertura que usaste nesta foto?

Experimenta com outra objectiva e vê se obténs o mesmo resultado.

E sim, podes limpar quer a objectiva quer o sensor.

Partilhar Post #3 galifao

galifao

• Membro
  • Registo: 03/03/2009
    • Local: Almeirim

Publicado 17 Maio 2014 - 18:05

Isso é sujidade no sensor. Sujidade na lente ou mesmo fungos apenas causam dispersão da luz (enevoamento e perca de contraste)e, nunca formam imagem.