Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Como limpar e evitar o embaciamento de filtros em seascape

• Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 pavas

pavas

• Membro
  • Registo: 13/07/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia
    • Viva la Galeria Decay mas guapa del universo e entorno!

Publicado 26 Março 2014 - 15:44

Resolvi abrir este tópico pois ultimamente tenho vindo a "perder" a grande maioria das fotos que tiro com os filtros Hitech em situação de seascape, por causa dos pingos, respingos e embaciamento dos mesmos. Alguém tem uma solução eficaz e eficiente para este problema?

A sequência  - Liquido de limpeza + pano "húmido" + pano "seco" comigo não resulta pois os filtros ficam todos manchados e cheios de riscos verticais de humidade... cleanex serão bons para isso? Será um problema específico dos filtros em acrílico? Estou a passar-me com esta por...

Obrigado a todos os que tiverem vontade de partilhar os seus conhecimentos. Abraço.

Anúncios

Partilhar Post #2 Sayanda

Sayanda

• Membro
  • Registo: 30/07/2011

Publicado 26 Março 2014 - 19:49

Boas

Eu uso um pano de microfibras, limpando entre exposições, levo sempre pelo menos 2 ou 3 panos.

Tens uns packs de 3 panos desses nos AKIs e Lidls e afins.

Isso e uns toalhetes daqueles húmidos para limpar óculos os que se vendem nas grandes superfícies, mais um pano dos óculos de dimensões generosas.Mas só uso se for demasiada humidade para os outros ou se ficarem com riscos/manchas visíveis.

Editado por Sayanda, 26 Março 2014 - 19:50 .

Partilhar Post #3 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 26 Março 2014 - 20:07

Qual é o líquido que estás a utilizar? Relativamente ao panos de limpeza, há uns que parecem "linho", que eu uso, que não riscam e absorvem bem o salitro...

IT Partilhar Post #4 pavas

pavas

• Membro

Publicado 27 Março 2014 - 14:26

Qual é o líquido que estás a utilizar? Relativamente ao panos de limpeza, há uns que parecem "linho", que eu uso, que não riscam e absorvem bem o salitro...

Uso o normal líquido de limpeza de óculos + um pano pequeno para a limpeza inicial e um de micro-fibras para a a limpeza final/secagem... panos que parecem "linho" não estou a ver...

IT Partilhar Post #5 pavas

pavas

• Membro

Publicado 27 Março 2014 - 14:27

Boas

Eu uso um pano de microfibras, limpando entre exposições, levo sempre pelo menos 2 ou 3 panos.

Tens uns packs de 3 panos desses nos AKIs e Lidls e afins.

Isso e uns toalhetes daqueles húmidos para limpar óculos os que se vendem nas grandes superfícies, mais um pano dos óculos de dimensões generosas.Mas só uso se for demasiada humidade para os outros ou se ficarem com riscos/manchas visíveis.

A dica dos toalhetes parece-me boa. Os panos grandes de micro-fibras já uso mas a secagem é sempre complicada...

Partilhar Post #6 Sergio Conceiçao

Sergio Conceiçao

• Membro
  • Registo: 18/05/2010

Publicado 27 Março 2014 - 14:37

Referes-te à limpeza enquanto fotografas ou quando os estás a limpar em casa depois de fotografar?

IT Partilhar Post #7 pavas

pavas

• Membro

Publicado 27 Março 2014 - 14:56

Referes-te à limpeza enquanto fotografas ou quando os estás a limpar em casa depois de fotografar?

Durante a coisa...

Partilhar Post #8 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 10/12/2010

Publicado 27 Março 2014 - 15:35

Tem cuidado com os produtos que usas. Vê na laserlab. Tem lá qq coisa a falar da limpeza dos filtros

Partilhar Post #9 Sergio Conceiçao

Sergio Conceiçao

• Membro
  • Registo: 18/05/2010

Publicado 27 Março 2014 - 15:42

Durante a coisa...

Nunca usei nada a nao ser o pano normal de micro fibras e nao te aconselho a usar esse tipo de liquidos.

Os filtros sao de resina e nao de vidro, desconhecendo a sua composicao ao usares esses liquidos pode ate deteriorar os filtros. O meu conselho vai para usares um liquido proprio para o efeito ou entao nao uses nada porque talvez ate seja esse mesmo liquido que te provoca o embaciamento ou cria uma pelicula qualquer gordurosa que os afecta. 

Partilhar Post #10 Bezos

Bezos

• Membro
  • Registo: 05/07/2013
    • Local: Lisboa - Portugal
    • Corrija o sábio e o fará mais sábio... Corrija o tolo e o fará seu inimigo!

Publicado 27 Março 2014 - 17:17

Para secar os filtros eu costumo utilizar daqueles lenços de papel "ultra suaves". Não deixam marcas nem riscos de humidade.

Partilhar Post #11 lycan

lycan

• Membro
  • Registo: 05/05/2011
    • Local: Estoril

Publicado 27 Março 2014 - 18:47

Líquidos nunca mais. Isto não tem nada a ver com filtros, mas tinha a mania de usar líquidos próprios para limpar os óculos até que quase de um momento para o outro as lentes ficaram todas fod****. Fui ao oculista e ele disse-me que tinha sido uso excessivo do líquido. Verdade ou não só sei que nunca mais. Portanto em relação aos filtros lembro-me logo disto e nem sequer equaciono nada além dos panos secos

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

Partilhar Post #12 al_diver

al_diver

• Membro
  • Registo: 17/02/2013
    • Local: Em viagem para a fotografia
    • Apenas detesto a fotografia

Publicado 28 Março 2014 - 04:35

Estàs assim tão longe que não possas utilisar um simples secador de cabelo ? Jà pensaste às botijas de ar comprimido para fazer evacuar as gotas em vez de limpar?

Nós no mergulho utilisamos para fotografar em fisheye uma abóboda em vidro na caixa sub-marina e quando estamos a fazer fotos entre o mar e àgua para que nesse vidro não se fixem gotas do mar cuspimos para que a saliva proteja este os teus filtros são em plastico ou vidro ?

Mas penso gotas/humidade/respingos e màquina no meio disto tudo não vai sofer? E a lente tambem ? bom sâo apenas algumas ideias nao quer dizer que sejam as melhores.
Boa continuação de foto/sub/underwater

Partilhar Post #13 soto

soto

• Membro
  • Registo: 28/06/2011
    • Local: St. Maria da Feira

Publicado 06 Junho 2014 - 15:17

Para secar os filtros eu costumo utilizar daqueles lenços de papel "ultra suaves". Não deixam marcas nem riscos de humidade.

Eu faço a mesma coisa (depois de meter um pouco de liquido e limpar com um pano de microfibras) e os filtros ficam impecáveis.