Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

O Definitivo: Qual é a digital?

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
388 respostas a este tópico

Partilhar Post #381 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 09 Março 2014 - 01:04

A minha opinião vai ao encontro da de um conhecido meu (julgo que o Cozeto também o conhece(:

http://cookingfilm.w...tleship-chains/

"I don’t see the use of Photoshop or any other digital tool as a betrayal to photography. It’s up to each one to determine the degree of manipulation they feel comfortable with and, if someone truly believes that, no matter what, they will stick to what comes out of the developing tank, that’s totally fine too.  Respect is the key word."

Em vez de andarmos para  aqui a ver que tem a pila maior, encontremo-nos num tasco e divertamo-nos a falar de fotografia, digital ou analógica, ou de gajas, ou de jardinagem, ou do que quiserem (menos futebol, que eu não gosto( entre imperiais e tremoços, que não vale a pena andarmos aqui à mocada. 

Editado por ricardoA, 09 Março 2014 - 01:05 .

Anúncios

Partilhar Post #382 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 09 Março 2014 - 01:18

COZETO:

O fotógrafo que faz arte fotográfica procura uma intimidade com a luz real ... arte fotográfica não é só a composição de elementos da foto, é o trabalho incessante e gratificador de lidar com as sutilezas e surpresas da luz ...

Joaquim Curtam

Bastaria por começar por se ler este texto e ir por aí adiante: http://en.wikipedia....ilm_photography

E quem tiver alguma coisa para adicionar ao texto, pode o fazer. O mundo agradece.

Já algum tempo li sobre esta questão. Não por é acaso que as minhas intervenções da treta, e muito más segundo o autor da thread, e fotógrafo profissional,  se desviam um bocado do assunto que pretende. Porque simplesmente não dá em nada de bom para a fotografia, rigorosamente nada! E de definitivo muito menos. 

Repara eu acredito que a qualidade de uma imagem saída de uma máquina analógica pode ser superior á digital. Mas não basta ter o potencial, é preciso realiza-lo. O problema se situa penso que um pouco aí para os que optam pelo digital.

Gosto destes teus princípios relativamente á fotografia. Eu também, no pouco que sei, os tento seguir nas minhas más fotografias. Apenas um reparo, aquilo que dizes que é "SÓ", já é muito para mim, mas também sou apenas um curioso apaixonado pelo tema.

Por outro lado, nunca revelei nada analógico. Mas que eu saiba, coisas como tentar clarear a imagem, aumentar o contraste, ou fazer dodge and burn localmente também se faz com processo químicos. Achas que isso é arte gráfica? É que para além de uma eventual conversão para preto e branco eu não faço mais que isso.

O que discordo contigo é quando pareces equacionar o sistema digital com a arte gráfica e o analógico não. Penso que só podes estar a generalizar. Só podes, acreditando na honestidade intelectual das tuas intervenções.

Sabes muito bem que no filme existem muitos trabalhos que se poderiam enquadrar nesse quadrante, o da arte gráfica.  E sabes muito bem que no digital há muita gente que não o faz, pelo menos na fotografia de autor.

Na fotografia comercial penso que deve ser diferente, porque o cliente é que paga e o cliente manda! Se é para tirar o poste tira-se o poste: "Olhe gosto muito da expressão da senhora, mas este poste aqui …."; "Olhe, gosto muito desta ponte sobre o rio, pena este sinal aqui em cima da ponte …". Há muita gente que vende imagens destas no flickr com grande sucesso. E são algumas muito bonitas.

As pessoas gostam de controversia. Adoram isso. E quanto mais extremada forem as opiniões melhor. Esta thread foi colocada com essa finalidade e mais nenhuma. É isso que penso. Porque se assim não fosse ajuizar a qualidade de um ou outro sistema pegando em duas câmeras e lentes quaisquer (não é indicado no teste) , abertura e velocidade e igual, alguém com um pouco de instrução saberia que é uma falácia! Eu que não sou fotógrafo e muito menos profissional, apenas um curioso, chego facilmente a essa conclusão! 

A manipulação de imagem no digital é bastante facilitada. Tanto que um dos problemas do digital é a autenticidade fotográfica. Penso que é este um dos pontos que mais faz cócegas faz aos apaixonados pelo analógico. Ou seja, até que ponto uma fotografia digital não foi manipulada para lá do que acima aflorei (brightness, saturation, contrast, dodge / burn) e foi vendida como se fosse uma imagem autentica do local ou situação. Para mim estas coisas são inadmissíveis.

Dito isto, desde que a imagem seja acompanhada com o um DISCLAIMER tudo bem.

No caso do digital não vejo mal algum que as pessoas usem filtros. Pessoalmente equaciono isso como o uso de um filme. Sabes que os filmes têm características diferentes, não é só o ASA/ISO que é diferente, pelo menos é o que posso constatar a minha parca experiência. Se estiver completamente errado nesta crença corrige-me.

Agora estou a explorar o DXO. Tem uma série de filtros digitais. Tenho pensado na forma como pretendo aborda-los. Parece-me um trabalho legitimo em termos fotográficos que uma pessoa explore como é que a luz capturada no momento do disparo reage com estes filtros. Penso que é praticamente a mesma coisa com o que se faz com o filme. Penso que é um trabalho que pode demorar bastante tempo.

Por fim, um dia irei comprar uma analógica. Mas para já preciso do feedback mais rápido que uma digital me dá por forma a melhorar mais rapidamente aquilo que procuro agora.

Editado por nbplopes, 09 Março 2014 - 02:10 .

Partilhar Post #383 vlbphoto

vlbphoto

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • Local: Lisboa
    • http://www.vlbphoto.com/

Publicado 09 Março 2014 - 01:38

A minha BX20S já tem pilha... :)

Um exemplo de uma foto tirada por uma

http://www.flickr.co...N04/8957718282/

Originally shot with a Praktica BX20S, CZJ 50mm f1.4, some extension tubes, a CPF, and some Fuji Velvia 100F. Transfered to digital with a Nikon D90, Tokina AT-X Pro 100 f2.8, and a lightbox I made from a packet of tea.

IT Partilhar Post #384 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 09 Março 2014 - 02:10

Originally shot with a Praktica BX20S, CZJ 50mm f1.4, some extension tubes, a CPF, and some Fuji Velvia 100F. Transfered to digital with a Nikon D90, Tokina AT-X Pro 100 f2.8, and a lightbox I made from a packet of tea.

Sim? Não foi a Praktica que tirou a foto??

Partilhar Post #385 COZETO

COZETO

• Membro
  • Registo: 15/08/2008
    • Local: Área Metropolitana de Lisboa

Publicado 09 Março 2014 - 09:27

A opinião que transcreveste eu aceito , ( li o original e nem sequer fui saber qual a nacionalidade dele ou a profissão rs?)
A versatilidade de comentários , textos transcritos, é de salutar . Percebi também que usas no teu comentário não só o idioma inglês como usas também o castelhano , " pila" . Certo que pila, pilha em português , existe variados tamanhos e formas . :)
A convivência entre o analógico e digital pode ser num tasco na baixa de Lisboa .

A minha opinião vai ao encontro da de um conhecido meu (julgo que o Cozeto também o conhece(:

"I don’t see the use of Photoshop or any other digital tool as a betrayal to photography. It’s up to each one to determine the degree of manipulation they feel comfortable with and, if someone truly believes that, no matter what, they will stick to what comes out of the developing tank, that’s totally fine too.  Respect is the key word."

Em vez de andarmos para  aqui a ver que tem a pila maior, encontremo-nos num tasco e divertamo-nos a falar de fotografia, digital ou analógica, ou de gajas, ou de jardinagem, ou do que quiserem (menos futebol, que eu não gosto( entre imperiais e tremoços, que não vale a pena andarmos aqui à mocada. 

Partilhar Post #386 vlbphoto

vlbphoto

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • Local: Lisboa
    • http://www.vlbphoto.com/

Publicado 09 Março 2014 - 15:40

Claro que foi a Bx20 que tirou a foto! Mas o resultado que vês é da D90!

E se pensares um bocadinho a foto que vês é da D90 de um diapositivo!

Editado por vlbphoto, 09 Março 2014 - 15:41 .

IT Partilhar Post #387 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 09 Março 2014 - 17:03

Penso como tu...

IT Partilhar Post #388 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 09 Março 2014 - 17:03

Claro que foi a Bx20 que tirou a foto! Mas o resultado que vês é da D90!

E se pensares um bocadinho a foto que vês é da D90 de um diapositivo!

Ainda sabes revelar preto e branco? Preciso de ti :-) 

Partilhar Post #389 Jorge Folha

Jorge Folha

• Moderador
  • Registo: 06/03/2013
    • Local: Ponte de Lima

Publicado 09 Março 2014 - 17:22

Eu nem li o tópico, só alguns posts no final. Obrigado a todos os que contribuíram pelo menos ate ao ponto de não retorno do tópico.

Se há algum resto de conversa, até sobre outro tema, que tenha surgido neste tópico podem sempre abrir um novo tópico sobre o assunto.

Tópico fechado.