Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

O Definitivo: Qual é a digital?

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
388 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 zimarrio

zimarrio

• Membro
  • Registo: 22/10/2009
    • Local: Porto

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 11:31

Mas estamos a falar de fotografia ou de programas de Computador? :-)

A partir do momento em que passamos uma fotografia analógica para um computador, estamos a falar de programas de computador.

Em relação à pergunta do tópico, para mim a resposta é: São todas digitais.

A diferença é que umas foram digitalizadas pelo sensor da câmara e outras pelo scanner.

Estar a apreciar a qualidade de um processo analógico num computador não faz sentido nenhum!! Seria como comparar um ficheiro .WAV de um CD com um ficheiro .WAV gravado a partir de um vinil. 

Anúncios

Partilhar Post #22 Ruinog

Ruinog

• Banido
  • Registo: 17/12/2013
    • Honni soit qui mal y pense

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 13:54

A partir do momento em que passamos uma fotografia analógica para um computador, estamos a falar de programas de computador.

Em relação à pergunta do tópico, para mim a resposta é: São todas digitais.

A diferença é que umas foram digitalizadas pelo sensor da câmara e outras pelo scanner.

Estar a apreciar a qualidade de um processo analógico num computador não faz sentido nenhum!! Seria como comparar um ficheiro .WAV de um CD com um ficheiro .WAV gravado a partir de um vinil. 

Certíssimo!

IT Partilhar Post #23 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 14:23

Obrigado. Concordo. A fotografia em filme é algo completamente diferente do digital :-)

Enviado do meu Huawei.

Partilhar Post #24 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 15:05

Mas estamos a falar de fotografia ou de programas de Computador? :-)

Enviado do meu Huawei.

http://www.timparkin...ia-and-pro160/ 

Quando escolhes um filme, já estás a escolher à partida uma edição. A questão é que não és tu que a fazes, já vem feita por ti. 
Uma edição feita em computador é menos válida? Para isso as máquinas têm vários settings que se podem alterar, desde balanço de brancos, contraste, tons, saturação.... 

Daí que os ficheiros das máquinas digitais tenham tendência a ser mais planos, menos saturados e contrastados. 
Fotografia analógica, especialmente o preto e branco, é revelação também. É saber passar para o papel. É saber escolher o papel. É saber escolher os filtros a usar, os tempos a dar, como fazer máscaras, etc. 

Com o digital isso mudou de sítio, mas o processo é o mesmo. Escolhemos as cores na edição, para não termos de nos preocupar em fotografar pessoas com velvias, escolhemos contrastes, para melhorar as paisagens mais fortes, escolhemos balanço de brancos, para não andarmos à procura de filmes que corrijam aquele azul da luz da cozinha. Mas todos estes processos já eram feitos no passado. Substitui as tardes que passava no laboratório do IPJ pelas tardes em frente ao photoshop, mas o tempo perdido por imagem é o mesmo... 

Partilhar Post #25 vlbphoto

vlbphoto

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • Local: Lisboa
    • http://www.vlbphoto.com/

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 20:53

Concordo quase plenamente contigo, Deim, Hoje em dia é quase impossível numa fotografia pequena destingir o analógico do digital!

A diferença é que com o digital poupas tempo e dinheiro e corres menos riscos de filmes mal revelados riscados ou mesmo partidos!

No entanto podes ter imagens directas da camara no digital sem necessidade de tratamento,

Já no tempo da D70 e da D80 eu metia uma curva (modificada por mim) na maquina que equivalia ao Kodacrome! E na altura muitas arranjei! Podem saca-las aqui! http://www.neebu.net...NIKON/CUSTOMPC/

E aprender como usar aqui! http://www.pixalo.co...rves-24437.html

A imagem seguinte explica bem o pré-tratamento que se faz com a escolha do filme!

http://static.photo....X-135001784.jpg

Se o tempo perdido é o mesmo, só se for quando tens acesso a uma maquina de revelação.Se somares deslocações, o tempo de digitalização  e o tempo perdido ( ás vezes ) de ter de fotografar tudo novamente porque o filme ficou irremediavelmente estragado! O digital é bem mais rápido!

Até em digital hoje em dia tens a mesma gama dinâmica que tinhas no filme! Até com uma D90 consegues 14evs com um bocadinho de trabalho ao fotografar. Com o Digital, tens é menos chatice!

Partilhar Post #26 vlbphoto

vlbphoto

• Membro

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 21:16

Li já nem sei onde que o Velvia deixaria de ser importado para os EUA! Não deverá de faltar muito tempo para que aconteça o mesmo na Europa.

IT Partilhar Post #27 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 21:40

Ou seja malabarismos digitais para se imitar o que se quer... o original...

Enviado do meu Huawei.

Partilhar Post #28 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 22:00

Ou seja malabarismos digitais para se imitar o que se quer... o original...

Enviado do meu Huawei.

Nada disso.
Opções de escolha. 
Há imensas fotografias com cores que nenhum rolo consegue dar por si. 
No digital consegue-se chegar a essas cores, e às clássicas dos rolos. Mais opções.

Partilhar Post #29 vlbphoto

vlbphoto

• Membro

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 22:03

Esse é exactamente o problema!

É que não temos o que queremos! Não foi ainda inventado um filme a cores 100% plano, tem sempre ou desvios de cor ou de contraste, e só serve para determinado tipo de iluminação.

E no digital não há ccd 100 correcto. O tratamento acaba sempre que ser efectuado! A duração do tratamento é que varia!

IT Partilhar Post #30 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 22:06

E sao gostos como é obvio... e custos...

Enviado do meu Huawei.

Partilhar Post #31 vlbphoto

vlbphoto

• Membro

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 22:08

Deim. dá uma olhadela neste gráfico! ;)

dynamic-range-tfcn-film-1.gif

Olho humano sem doenças lol a verde e Canon 1d a zul!  Os filmes são uma baralhada total!

O olho/cérebro  mente que se farta! Só um cérebro bem treinado é que sem esforço diz que uma parede 100% branca iluminada com luz florescente, não reflete branco 100%!

As maquinas digitais são mais certas do que parecem ser! Os gostos é que martelam a equação toda! Muito dificilmente temos forma de nos lembrar a 100% da luz no momento em que fotografámos e sem essa informação do real é muito difícil a comparação! Que os filmes (alguns) acertam facilmente nos nossos gostos, é um facto mas não quer dizer que seja o certo!

Editado por vlbphoto, 26 Fevereiro 2014 - 02:20 .

Partilhar Post #32 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 22:36

E sao gostos como é obvio... e custos...

Enviado do meu Huawei.

E manias, diria eu... 

IT Partilhar Post #33 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 22:48

E manias, diria eu... 

Digo a mesma coisa ;)

IT Partilhar Post #34 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 25 Fevereiro 2014 - 22:49

Deim. dá uma olhadela neste gráfico! ;)

http://www.clarkvision.com/articles/film...

Olho humano sem doenças lol a verde e Canon 1d a zul!  Os filmes são uma baralhada total!

O olho/cérebro  mente que se farta! Só um cérebro bem treinado é que sem esforço diz que uma parede 100% branca iluminada com luz florescente, não reflete branco 100%!

As maquinas digitais são mais certas do que parecem ser! Os gostos é que martelam a equação toda! Muito dificilmente temos forma de nos lembrar a 100% da luz no momento em que fotografámos e sem essa informação do real é muito difícil a comparação! Que os filmes (alguns) acertam facilmente nos nossos gostos, é um facto mas não quer dizer que seja o certo!

exacto :)

Partilhar Post #35 vlbphoto

vlbphoto

• Membro

Publicado 26 Fevereiro 2014 - 01:35

Para rebentar mais um pouco a coisa ficam aqui duas imagens!

Uma delas é de uma digital, a outra é de uma médio formato scanada num tambor!

A maquina digital é uma Canon 1Ds 11.4 megapixel CMOS sensor e a de filme uma Pentax 67II com um Isomet 405HR que custava a modica quantia de $140,000.00

Qual é qual?

shootout-1ds-16inch.jpg

city-drum-scan.jpg

As maquinas estavam lado a lado, e as fotos foram tiradas quase ao mesmo tempo!

shoot-out-setup.jpg

O Poder resolutivo da lente é maior que que a resolução do sensor da maquina, e isso é uma grande ajuda! http://www.dxomark.c...D-Mark-III__795

O que não quer dizer que seja sempre assim! Convém verem o poder resolutivo entre as vossas lentes e os vossos sensores! Massss isto é outro "filme" que dá pano para mangas e centenas de posts.

Editado por vlbphoto, 26 Fevereiro 2014 - 02:41 .

IT Partilhar Post #36 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 26 Fevereiro 2014 - 07:47

A primeira é a Pentax?? :unsure:

Partilhar Post #37 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 09/01/2011

Publicado 26 Fevereiro 2014 - 10:23

Hum...

Serei o unico utilizador do analógico que o prefere ao digital não pelo "look" mas pela experiencia que é fotografar com todas as condicionantes do analógico?

Penso que não...

A maioria dos que se dedicam quase em exclusivo ao analógico, não o fazem por mania, paa tirarem más fotos com aspeto vintage ou pseudo-hipster.

A pelicula oferece algo que o digital não oferece, a possibilidade de criar fotografias, não apenas capta-las.

Outra coisa que considero relevante é o treino que oferece à nossa forma de ver as coisas, de compor, enquadrar, disparar apenas quando temos a certeza que estamos dispostos a gastar um frame.

Os aspetos tecnicos do filme, dão-lhe uma gama dinâmica incrivel por exemplo.

Hoje em dia, com pouco mais de 500€ consegue-se comprar um setup de medio formato que dá coça às full frames digitais...

Se uns lhe chamam manias, outros chamam-lhe viver a fotografia, usar uma máquina e olhar para ela como mais que um instrumento.

Será uma tentativa de voltar ao passado? Talvez, a meu ver preenche-me muito mais usar pelicula que um sensor duma maquina de milhares de € toda XPTO, sem historia sem caracter, uma máquina que "todos têm" que se traduz depois quase que em fotografias standardizadas...

Partilhar Post #38 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Fevereiro 2014 - 12:06

Hum...

Serei o unico utilizador do analógico que o prefere ao digital não pelo "look" mas pela experiencia que é fotografar com todas as condicionantes do analógico?

Penso que não...

A maioria dos que se dedicam quase em exclusivo ao analógico, não o fazem por mania, paa tirarem más fotos com aspeto vintage ou pseudo-hipster.

A pelicula oferece algo que o digital não oferece, a possibilidade de criar fotografias, não apenas capta-las.

Outra coisa que considero relevante é o treino que oferece à nossa forma de ver as coisas, de compor, enquadrar, disparar apenas quando temos a certeza que estamos dispostos a gastar um frame.

Os aspetos tecnicos do filme, dão-lhe uma gama dinâmica incrivel por exemplo.

Hoje em dia, com pouco mais de 500€ consegue-se comprar um setup de medio formato que dá coça às full frames digitais...

Se uns lhe chamam manias, outros chamam-lhe viver a fotografia, usar uma máquina e olhar para ela como mais que um instrumento.

Será uma tentativa de voltar ao passado? Talvez, a meu ver preenche-me muito mais usar pelicula que um sensor duma maquina de milhares de € toda XPTO, sem historia sem caracter, uma máquina que "todos têm" que se traduz depois quase que em fotografias standardizadas...

Mas isso nada tem a ver com o analógico ou não. Tem a ver com a tua visão do objecto. 

Poderias sentir o mesmo ao usar uma máquina de gama toda xpto. Podes criar fotos tanto em película como em digital. Isso não depende de onde as estas a tirar. Tal como o tempo que demoras a enquadrar, etc.

Conheço um fotógrafo que tira ainda menos fotos em digital que em analógico. Trabalha maioritariamente com longas exposições. Enquadra, dispara, e está feito. Com o digital consegue ver logo se ficou bem feito ou não. E se ficou, não precisa de fazer uma segunda imagem para garantir que ficou bem. 

E não duvido que por 500€ tenhas um setup que dá uma coça às full frame. Duvido é que aproveites essas vantagens. :)

IT Partilhar Post #39 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 26 Fevereiro 2014 - 12:50

Acabei de experimentar uma pentax 67. que instrumento de precisão fabuloso...

Enviado do meu Huawei.

Partilhar Post #40 Ruinog

Ruinog

• Banido
  • Registo: 17/12/2013
    • Honni soit qui mal y pense

Publicado 26 Fevereiro 2014 - 13:59

Acabei de experimentar uma pentax 67. que instrumento de precisão fabuloso...

Enviado do meu Huawei.

Mas afinal o que é que interessa? O resultado ou o meio para o obter? Se eu obtiver uma fotografia através de um meio digital que eu ache excelente qual o interesse em voltar 20 anos atrás, sofrer as agruras da imponderabilidade das revelações, dos químicos e pagar balúrdios por películas onde só aproveito um fotograma? Para dizer que é vintage, que é muito in, que é analógico?

Durante mais de 40 anos fotografei em película e não conto os filmes mal revelados, riscados, estragados pelos laboratórios deste país. Só no preto e branco tinha algum controlo sobre a produção. O digital pôs um termo a isso tudo. Quero lá saber dessas Pentax 67 de que falas ou dessas Leica M3 (tenho uma, acredita, é um belo objecto de exposição) ou dessas Nikon F. Tudo isso é passado, tudo isso está obsoleto. Eu gosto muito de certos automóveis clássicos mas nunca os utilizaria no dia a dia - gastam muito, são muito menos seguros e sobretudo não têm a fiabilidade dos automóveis modernos.

O mesmo se passa com esse material de que falas. E do processo que é preciso seguir para obter um resultado que em 99% dos casos é bem inferior ao que se obtém com o digital.

O digital teve o mérito de nos simplificar a vida, de ser fiável e de trazer para a fotografia muita gente que, nos tempos da película, nunca ousaria fotografar. Para mim isso conta imenso.