Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Vale a pena licenciar fotos no 500px?

• Por favor inicie sessão para responder
31 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 28 Outubro 2014 - 00:21

É claro que nem todas as fotos vendem. 

Um sou um amador e portanto também tiro muitas fotos que não sendo más, não vendem, nem foram tiradas para vender. Mas existem outras que são unicas e feitas em momentos unicos, difíceis de repetir, com horas de edição, com material de custa uns muitos milhares de euros (incluindo PC, monitores e placas gráficas muito caras)!  Vou vendê-las por centimos...? "No way"! 

Mas se quiserem fotos banais minhas por uns poucos euros cada, tudo bem podem ficar com todas!   Acho que esse caminho destroi e banaliza o negócio. Mas cada um sabe de si.

Há sempre quem faça mais barato e quem prefira roubar no lugar de pagar seja o que for.. 

Eu vou por outro caminho.  Mas  muito obrigado pela vossa opnião.

Se uma empresa quiser uma foto tua para usar uma vez numa newsletter semanal, vais pedir 100€? 
hmmm... Como deves imaginar, para a empresa, isso não dá rendimento... A tua foto não vai dar esse retorno. Se a newsletter tiver 10 fotos diferentes, imagina o preço...

Eu adorava que todas as fotos fossem pagas a 1000€ cada, mas basta ter 2 dedos de testa para entender que na prática não é esse o valor delas... Basta olhar para onde elas são usadas e entender que ninguém vai olhar para elas durante mais de 10 segundos

100€ por uma foto de uma vaca a pastar no campo sem ser em exclusividade? Para isso vai o dono da empresa passar um fim de semana à terra, tira 20 fotos e já vai com lucro... Pode não ser a foto mais fabulosa de vacas no campo, mas serve perfeitamente para o que querem. Assim, em vez de um fotógrafo vender a mesma foto a 100 empresas por 10euros cada, não vende nada. E isso sim estraga o negócio.... ;)

Microstock abriu o mundo das imagens legais para centenas de empresas que de outra forma iriam roubar fotos e/ou usar muito menos.  Em vez de estragar o negócio, melhorou o negócio para milhares de fotógrafos que de outra forma nunca venderiam fotos. E obrigou que os fotógrafos trabalhassem de forma mais rentável. Claro que não se faz um catálogo para um cliente a 1€ cada foto... Mas até podes, não infringindo o licenciamento das fotos com o teu cliente, vender em stock... ;)

Anúncios

Partilhar Post #22 Jose M. F. Almeida

Jose M. F. Almeida

• Novo Membro
  • Registo: 03/12/2012
    • Local: Lisboa

Publicado 28 Outubro 2014 - 01:41

Se uma empresa quiser uma foto tua para usar uma vez numa newsletter semanal, vais pedir 100€? 
hmmm... Como deves imaginar, para a empresa, isso não dá rendimento... A tua foto não vai dar esse retorno. Se a newsletter tiver 10 fotos diferentes, imagina o preço...

Eu adorava que todas as fotos fossem pagas a 1000€ cada, mas basta ter 2 dedos de testa para entender que na prática não é esse o valor delas... Basta olhar para onde elas são usadas e entender que ninguém vai olhar para elas durante mais de 10 segundos

100€ por uma foto de uma vaca a pastar no campo sem ser em exclusividade? Para isso vai o dono da empresa passar um fim de semana à terra, tira 20 fotos e já vai com lucro... Pode não ser a foto mais fabulosa de vacas no campo, mas serve perfeitamente para o que querem. Assim, em vez de um fotógrafo vender a mesma foto a 100 empresas por 10euros cada, não vende nada. E isso sim estraga o negócio.... ;)

Microstock abriu o mundo das imagens legais para centenas de empresas que de outra forma iriam roubar fotos e/ou usar muito menos.  Em vez de estragar o negócio, melhorou o negócio para milhares de fotógrafos que de outra forma nunca venderiam fotos. E obrigou que os fotógrafos trabalhassem de forma mais rentável. Claro que não se faz um catálogo para um cliente a 1€ cada foto... Mas até podes, não infringindo o licenciamento das fotos com o teu cliente, vender em stock... ;)

Pois eu não estou interessado negocio das vacas... no campo, como pode confirmar no link em baixo. Mas se é essa a visão que tem da fotografia. OK. Boa sorte na mesma.

www.facebook.com/PerfectWorldPhotography

Partilhar Post #23 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 28 Outubro 2014 - 02:21

Quem diz vacas, diz coisas ainda mais banais como fotos de locais turísticos ultra conhecidos ou bonecos de Lisboa... 

Se eu quiser fazer um artigo com 20 fotos sobre Veneza, por 2000€ pago a um fotógrafo para ir lá e fazer fotos exclusivas. ;) 
Por menos que isso contrato um fotógrafo lá, que não só faz as fotos, como refaz com facilidade... 

Eu entendo que aches que tens a última coca cola do deserto em fotos... A questão é que por vezes o cliente quer é um copo de água. 

Partilhar Post #24 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008

Publicado 28 Outubro 2014 - 08:41

Eu cá acho que mais vale vender muito e um pouco mais barato do que vender pouco (ou nada) e caro. Mas isso sou eu...

Quem compra as fotos não quer saber se o fotógrafo teve muito trabalho, se o material custa milhares de €€€, se a placa gráfica do pc onde editou as fotos é XPTO. O que lhe interessa é o resultado final e se o custo desse resultado final é viável para o seu negócio.

Há quem ache que tem a galinha dos ovos de ouro e há quem pense que grão a grão enche a galinha o papo. Eu vou mais pela 2ª linha de raciocinio mas, lá está, isso sou eu...

(falavam de vacas, eu falo de galinhas) :D  

Partilhar Post #25 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 29 Outubro 2014 - 23:22

O avaliador, acho que tens de te informar um pouco mais sobre vários aspectos de fotografia...

Se o photoshop usa a GPU, como é que a placa gráfica não tem qualquer interferência? 

E se venderes 5x a mesma foto por $1, não fazes os mm $5 pela mesma "hora de trabalho"? 

Partilhar Post #26 Jose M. F. Almeida

Jose M. F. Almeida

• Novo Membro

Publicado 29 Outubro 2014 - 23:38

Quem diz vacas, diz coisas ainda mais banais como fotos de locais turísticos ultra conhecidos ou bonecos de Lisboa... 

Se eu quiser fazer um artigo com 20 fotos sobre Veneza, por 2000€ pago a um fotógrafo para ir lá e fazer fotos exclusivas. ;) 
Por menos que isso contrato um fotógrafo lá, que não só faz as fotos, como refaz com facilidade... 

Eu entendo que aches que tens a última coca cola do deserto em fotos... A questão é que por vezes o cliente quer é um copo de água. 

Gostava de ver as suas fotos. Será possivel?  As fotos de banais de Veneza foram tiradas numa banal viagem de férias de familia com as limitações inerentes. E sabe que mais, pode encontrar algumas à venda na Getty Image Prestige. Sabe o que isso significa?

Sou apenas um amador. Comprei  uma reflex apenas em Dezembro de 2010 e nunca fiz um curso ou sequer um Workshop. Portanto deve certamente ser muito melhor fotografo do que eu, nem estou preocupado que o seja.

Mas se vai começar a ofender-me garanto-lhe que posso ir muito longe.

Partilhar Post #27 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 29 Outubro 2014 - 23:43

Gostava de ver as suas fotos. Será possivel?  As fotos de banais de Veneza foram tiradas numa banal viagem de férias de familia com as limitações inerentes. E sabe que mais, pode encontrar algumas à venda na Getty Image Prestige. Sabe o que isso significa?

Sou apenas um amador. Comprei  uma reflex apenas em Dezembro de 2010 e nunca fiz um curso ou sequer um Workshop. Portanto deve certamente ser muito melhor fotografo do que eu, nem estou preocupado que o seja.

Mas se vai começar a ofender-me garanto-lhe que posso ir muito longe.

Sim, é mt fácil ver as minhas fotos. :)
www.pedro-antunes.com 

Partilhar Post #28 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 29 Outubro 2014 - 23:48

O photoshop SE USAR o processamento do GPU para esse efeito todos os outros GPUs vao ser usados de outras placas graficas mais "pobres" e isso apenas se reflecte na velocidade a que a imagem sera processada e nao na qualidade da imagem que tu vez na tua frente no teu ecran.

Traz me um Pentium 2 de 400 mhz com aquelas placas graficas da altura ranhosas vamos dizer "nvidia riva tnt2" e eu vou usar um monitor igual ao teu monitor no teu computador com a placa grafica xpto de topo em NADA vais ver diferencas na qualidade de imagem estatica! Isto eh: a barra do windows, fotografias, gifs, paginas web estaticas. A imagem vai ser exactamente igual em cor e definicao que o monitor te apresenta pois o sinal de ambas as placas graficas em imagem estatica vai ser exactamente o mesmo quer tenhas o teu ambiente de trabalho a 16 ou 32bits.

CLARO QUE a tua placa grafica depois processa MAIS RAPIDO.

E depois CLARO QUE se for video e graficos 3D vai ter mais qualidade! Mas isso eh OUTRA historia diferente. :)

E fazer faco mas prefiro vender essa mesma pelo valor minimo de 5 euros a cada vez que a vender. Ou isso ou nada pois abaixo disso eu considero me explorado e usado.

Não... Isso é a mesma história... Maior rapidez significa um fluxo de trabalho mais rápido. O que te permite poupar tempo por imagem.

Se eu cobrar 100€ por dia a um cliente e tiver um workflow que faz com que perca 30min com cada imagem, o meu custo por imagem vai ser superior ao custo que teria se em vez de 30min, demorasse 15min... 

Logo, para conseguir ter preços competitivos, uma placa gráfica melhor é uma boa aposta, e que pode ser contabilizada como gasto para trabalho... 

Partilhar Post #29 Jose M. F. Almeida

Jose M. F. Almeida

• Novo Membro

Publicado 29 Outubro 2014 - 23:59

Sim, é mt fácil ver as minhas fotos. :)
www.pedro-antunes.com 

Muito boas fotos Pedro Antunes.

Eu não gosto de trabalhar sempre com a mesma abertura, luzes e temas.  Sou apenas um AMADOR e gosto de fotografar várias coisas.  Mas não estou aqui para ver "quem tem a maior".   

Partilhar Post #30 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 30 Outubro 2014 - 00:03

Muito boas fotos Pedro Antunes.

Eu não gosto de trabalhar sempre com a mesma abertura, luzes e temas.  Sou apenas um AMADOR e gosto de fotografar várias coisas.  Mas não estou aqui para ver "quem tem a maior".   

https://www.flickr.c...tos/deim/page6/ Mais variedade, mas que não vendo a 100€ por foto. ;)

Partilhar Post #31 Jose M. F. Almeida

Jose M. F. Almeida

• Novo Membro

Publicado 30 Outubro 2014 - 00:18

https://www.flickr.c...tos/deim/page6/ Mais variedade, mas que não vendo a 100€ por foto. ;)

. Parece que fazer boas fotos em Veneza e Florença não é assim tão fácil... Gostei das de Monsanto.  

Também uso o Flick para a variedade.  Algumas até vendia por uns 30€... Mas por menos nem ligo o PC. 

www.flickr.com/photos/ipv6/page3/ 

ADEUS

Partilhar Post #32 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 30 Outubro 2014 - 10:00

Eu cá acho que mais vale vender muito e um pouco mais barato do que vender pouco (ou nada) e caro. Mas isso sou eu...

Quem compra as fotos não quer saber se o fotógrafo teve muito trabalho, se o material custa milhares de €€€, se a placa gráfica do pc onde editou as fotos é XPTO. O que lhe interessa é o resultado final e se o custo desse resultado final é viável para o seu negócio.

Há quem ache que tem a galinha dos ovos de ouro e há quem pense que grão a grão enche a galinha o papo. Eu vou mais pela 2ª linha de raciocinio mas, lá está, isso sou eu...

(falavam de vacas, eu falo de galinhas) :D  

Exacto. E mesmo dentro do universo do microstock, os peso-pesados andam "dramáticos" com os constantes cortes nas comissões/preços. Eles é que têm de mudar o raciocínio. Se alguém apresenta a mesma imagem, com um custo inferior.. são eles que têm que mudar a forma de trabalhar. E digo isto para os fotógrafos fora do universo do microstock.