Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Vale a pena licenciar fotos no 500px?

• Por favor inicie sessão para responder
31 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 soto

soto

• Membro
  • Registo: 28/06/2011
    • Local: St. Maria da Feira

Publicado 23 Fevereiro 2014 - 12:03

Pelos vistos o 500px anda a enviar pedidos para licenciar fotos... Alguém mais recebeu um destes emails? Será que aquilo vale a pena?

Anúncios

Partilhar Post #2 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Fevereiro 2014 - 12:47

Eu não recebi nada deles mas conheço uma pessoa que recebeu e me falou disso. 
Pelo que vi, parece-me bom. 

Não é tipo microstock... Eu aproveitava se tivesse umas fotos que não me importasse de vender.

Partilhar Post #3 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 23 Fevereiro 2014 - 12:56

Eu recebi e aceitei. Se tens dúvidas podes sempre aceitar em modo não exclusivo (que é por foto). Dúvido que as minhas vendam, mas se venderem ao menos que dê para um pequeno almoço.

IT Partilhar Post #4 soto

soto

• Membro
  • Registo: 28/06/2011
    • Local: St. Maria da Feira

Publicado 23 Fevereiro 2014 - 13:11

Obrigado Deim e Resteves :th_up: Acho que vou aceitar também. Se der para um café já é um pau! ;)

Partilhar Post #5 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 23 Fevereiro 2014 - 14:02

Sim, eu recebi. Vamos a ver se vendo alguma...  B)

Partilhar Post #6 Spark

Spark

• Membro
  • Registo: 19/12/2013
    • Local: Lagoa

Publicado 24 Fevereiro 2014 - 14:22

Eu tb recebi ja agora qual escolheram exclusivo ou não exclusivo

Partilhar Post #7 Jose M. F. Almeida

Jose M. F. Almeida

• Novo Membro
  • Registo: 03/12/2012
    • Local: Lisboa

Publicado 25 Outubro 2014 - 00:13

Vender fotos por um café ou um pequeno almoço... Demonstram ter pouco respeito pelo vosso próprio trabalho.      

Partilhar Post #8 lmargalho

lmargalho

• Membro
  • Registo: 28/05/2014
    • Local: ericeira

Publicado 25 Outubro 2014 - 12:58

Vender fotos por um café ou um pequeno almoço... Demonstram ter pouco respeito pelo vosso próprio trabalho.      

eu acho que é uma forma de expressão, um pouco de sarcasmo pelos valores miseráveis que dão pelo trabalho de um fotógrafo. espero que consigam vender algumas e vão dando feedback  :th_up:

Partilhar Post #9 Jose M. F. Almeida

Jose M. F. Almeida

• Novo Membro

Publicado 25 Outubro 2014 - 14:25

Espero que seja sarcasmo.

Vejo muitos a ficarem orgulhosos  por verem os seus trabalhos usados para fins comerciais a custo zero. Há pouco tempo insistiram em comprar dez fotos minhas para um site de turismo por 7.5€ cada!!! Ou um tipo de um bar queria uma foto especial de 30Mpx  para colocar forrar a parede de um bar mas... 130€, já com impostos, era muito caro....Nem regateou. Etc. Etc. pois existe sempre um amador (como eu) que nem um café pede seu trabalho.   

Partilhar Post #10 Semifusa

Semifusa

• Novo Membro
  • Registo: 21/01/2011
    • Local: Leiria

Publicado 25 Outubro 2014 - 21:09

Em muitas artes, ou se é muito reconhecido (não utilizo propositadamente o termo "bom") ou então muito boa gente parte do princípio que se deve trabalhar de graça. Então em áreas como a fotografia ou o design gráfico e multimédia a situação raia o ridículo. Infelizmente a filosofia do "estágio profissional" também não anda muito longe disto e neste caso estão abrangidas muitas áreas de atividade.

Partilhar Post #11 Jose M. F. Almeida

Jose M. F. Almeida

• Novo Membro

Publicado 26 Outubro 2014 - 07:45

Pois acho que 

Em muitas artes, ou se é muito reconhecido (não utilizo propositadamente o termo "bom") ou então muito boa gente parte do princípio que se deve trabalhar de graça. Então em áreas como a fotografia ou o design gráfico e multimédia a situação raia o ridículo. Infelizmente a filosofia do "estágio profissional" também não anda muito longe disto e neste caso estão abrangidas muitas áreas de atividade.

Acho que tem razão, mas é ridiculo, até estupido, alguém aceitar trabalhar à borla, o que na práctica significa pagar para trabalhar. Se é que se faz um trabalho válido!

Enfim, estamos num país que para além de pobre, tem uma grande percentagem de gente com mentalidade pobre ou sem escrupulos.  

Partilhar Post #12 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Outubro 2014 - 08:54

Pois acho que 

Acho que tem razão, mas é ridiculo, até estupido, alguém aceitar trabalhar à borla, o que na práctica significa pagar para trabalhar. Se é que se faz um trabalho válido!

Enfim, estamos num país que para além de pobre, tem uma grande percentagem de gente com mentalidade pobre ou sem escrupulos.  

Tem tudo a ver com o modelo de negócio que aplicas.

Eu posso vender uma foto em exclusivo a um cliente por 100€, ou posso vender sem exclusividade por 10€ a 20 clientes.

Pessoas sem grande olho para o negócio iriam dizer que devia vender todas as fotos a 100€, o que faria que, com sorte, conseguisse vender 1 foto. Pessoas com visão iriam entender que podia tirar muito mais rendimento se chegasse a mais pessoas e vendesse a um preço mais amigável. 

Para muitos fotógrafos é muito mais rentável vender fotos por um café do que pelo preço de uma refeição de luxo. 

Partilhar Post #13 lmargalho

lmargalho

• Membro
  • Registo: 28/05/2014
    • Local: ericeira

Publicado 26 Outubro 2014 - 12:00

não sei como funciona o 500PX, mas os bancos de imagens baratas são uma realidade a nível mundial e infelizmente a oferta é muita e a procura pouca, o que vai fazer com que fotografos sem nome tenham um calvário pela frente antes de conseguirem bons preços pelas fotos.

agora se é melhor vender 10 a 10 euros ou 1 a 100 não sei, depende dos objectivos de cada um no mundo da fotografia.

Partilhar Post #14 Semifusa

Semifusa

• Novo Membro
  • Registo: 21/01/2011
    • Local: Leiria

Publicado 26 Outubro 2014 - 13:12

Tem tudo a ver com o modelo de negócio que aplicas.

Eu posso vender uma foto em exclusivo a um cliente por 100€, ou posso vender sem exclusividade por 10€ a 20 clientes.

Pessoas sem grande olho para o negócio iriam dizer que devia vender todas as fotos a 100€, o que faria que, com sorte, conseguisse vender 1 foto. Pessoas com visão iriam entender que podia tirar muito mais rendimento se chegasse a mais pessoas e vendesse a um preço mais amigável. 

Para muitos fotógrafos é muito mais rentável vender fotos por um café do que pelo preço de uma refeição de luxo. 

Sim, isso é verdade. Tem a ver exclusivamente com o modelo de negócio. A questão é mesmo haver negócio e ter a honestidade de se partir do princípio que as pessoas não podem nem devem trabalhar gratuitamente, em especial se há outros a lucrar com o trabalho daquelas.

Bom fim-de-semana e boas fotografias.

Partilhar Post #15 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 26 Outubro 2014 - 13:13

vocês tomam muito café :D ,... eu até agora só ainda vi lá estes dois tipos de licenças... 250 e 50 $

ROYALTY FREE LICENSE For only $250
Request to License

WEB/SOCIAL LICENSE For only $50 Request to License

Editado por Camara Lenta, 26 Outubro 2014 - 13:16 .

Partilhar Post #16 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 26 Outubro 2014 - 13:49

Em relação ao 500px:

- O 500px é um site de fotógrafos/amantes da fotografia para fotógrafos/amantes da fotografia. Portanto o mercado em si é bastante reduzido.

- Os preços... são muito bons, mas mesmo que o fotografo não tenha a imagens em bancos de imagens, existem N parecidas. Entre dar 250$ por uma imagem, e dar 50$ ( com o mesmo tipo de licença ) por uma igual/parecida num banco de imagens... hmmm

Pessoalmente, como não perco "nada", as que lá tenho, estão disponíveis no prime... se vender alguma é lucro.

Quanto ao tema ( já discutido ) do vender "barato" é uma questão de opção. Tenho imagens que aos "centimos" ( estou a excluir EL's que podem ir de dezenas a centenas de euros ) que já me renderam algumas centenas... Se estivesse à espera de vender alguma directamente por 100 euros já tinha morrido...

Partilhar Post #17 Jose M. F. Almeida

Jose M. F. Almeida

• Novo Membro

Publicado 27 Outubro 2014 - 00:47

Em relação ao 500px:

- O 500px é um site de fotógrafos/amantes da fotografia para fotógrafos/amantes da fotografia. Portanto o mercado em si é bastante reduzido.

- Os preços... são muito bons, mas mesmo que o fotografo não tenha a imagens em bancos de imagens, existem N parecidas. Entre dar 250$ por uma imagem, e dar 50$ ( com o mesmo tipo de licença ) por uma igual/parecida num banco de imagens... hmmm

Pessoalmente, como não perco "nada", as que lá tenho, estão disponíveis no prime... se vender alguma é lucro.

Quanto ao tema ( já discutido ) do vender "barato" é uma questão de opção. Tenho imagens que aos "centimos" ( estou a excluir EL's que podem ir de dezenas a centenas de euros ) que já me renderam algumas centenas... Se estivesse à espera de vender alguma directamente por 100 euros já tinha morrido...

Imagens por 10€ ...?!  E passam factura e pagam impostos...?  :)   É claro que tudo depende da foto, do material usado e do destino (tipo de licença \ uso) da mesma.   Felizmente já vendi algumas imagens por mais de 100€.

www.facebook.com/PerfectWorldPhotography

Partilhar Post #18 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 27 Outubro 2014 - 08:50

Imagens por 10€ ...?!  E passam factura e pagam impostos...?   :)   É claro que tudo depende da foto, do material usado e do destino (tipo de licença \ uso) da mesma.   Felizmente já vendi algumas imagens por mais de 100€.

E se calhar tens outras que já fizeste o "investimento" para as criar e de onde não tiraste nem 5€. 

E se estivessem num site que foi feito dedicadamente para vender imagens, onde têm activamente um papel de procura de novos clientes e de arranjar forma dos clientes gastarem dinheiro, já tinhas vendido tanta vez que o teu retorno já tinha ultrapassado os 100€. 

Partilhar Post #19 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 27 Outubro 2014 - 10:25

Imagens por 10€ ...?!  E passam factura e pagam impostos...?   :)   É claro que tudo depende da foto, do material usado e do destino (tipo de licença \ uso) da mesma.   Felizmente já vendi algumas imagens por mais de 100€.

Pago 30% menos a % já descontada em vendas feitas nos EUA ( Até 15% ).

Agora, posso dar-te alguns exemplos:

- Fui uma vez, em 2011, a um evento militar na BA nº 5. Gastei 20 € de gasolina, pedi a tarde no trabalho, e gastei umas boas horas a editar 2 dezenas de fotografias. Mesmo estando obrigado a vender quase sempre como Editorial, e a praticar preços desde os tais 0,25 centimos ( meio café :D ), essa imagens ( aviões militares em diversas operações ) rendem centenas de euros todos os anos. Uma delas até só tem vendas de 0,25~0,38 €...

Feitas as contas, paguei o "meu investimento", e a partir do 2º ano começou a ser "tudo lucro" ( menos impostos ). Agora diz-me, e sabendo que sou amador: Como eu conseguiria obter rendimento com esse tipo de trabalhos? Nesse dia estavam lá dezenas de fotógrafos e sei de fonte segura que 2 eram "profissionais" e um costuma a "ceder" imagens à Base...

- Trabalhei para uma agência em vários eventos, numa base de fotografar e vender no local ( Formato "A3" por 10 € ). Posteriormente ficam disponíveis no site para outros formatos.  Num evento em particular gastei por volta dos 70 €, e estive lá das 7:30 da manhã até por volta da meia-note.... sabes quanto fiz? nem 50 € ( já com impostos ). Tive que oferecer fotografias a alguns, e oferecer algumas fotografias à organização, que mais tarde voltou a pedir umas de borla. No geral a maioria não cobriu as despesas, e quase só de borla as querem ( e há que ainda não tenha pago... ).

Estás a ver o mercado cá? E achas que se pedisse 100 € por cada, alguém queria? Cá iriam querer de borla, basicamente. Assim foram para bancos de imagens. Algumas têm sucesso, e foi até que um dia, uma agência negociou comigo a compra de 6 imagens para uns outdoors.. Até doeu :D

Por fim, as imagens no disco não rendem $$$, mas os discos,sistemas de copias, manutenção/upgrade do sistema fotográfico custam $$$. Se uma imagem só render uns cêntimos já paga o seu espaço em disco, por exemplo.

No caso do 500px, preferia receber um valor de um café invés de um "like"...:D

Partilhar Post #20 Jose M. F. Almeida

Jose M. F. Almeida

• Novo Membro

Publicado 27 Outubro 2014 - 22:43

Pago 30% menos a % já descontada em vendas feitas nos EUA ( Até 15% ).

Agora, posso dar-te alguns exemplos:

- Fui uma vez, em 2011, a um evento militar na BA nº 5. Gastei 20 € de gasolina, pedi a tarde no trabalho, e gastei umas boas horas a editar 2 dezenas de fotografias. Mesmo estando obrigado a vender quase sempre como Editorial, e a praticar preços desde os tais 0,25 centimos ( meio café :D ), essa imagens ( aviões militares em diversas operações ) rendem centenas de euros todos os anos. Uma delas até só tem vendas de 0,25~0,38 €...

Feitas as contas, paguei o "meu investimento", e a partir do 2º ano começou a ser "tudo lucro" ( menos impostos ). Agora diz-me, e sabendo que sou amador: Como eu conseguiria obter rendimento com esse tipo de trabalhos? Nesse dia estavam lá dezenas de fotógrafos e sei de fonte segura que 2 eram "profissionais" e um costuma a "ceder" imagens à Base...

- Trabalhei para uma agência em vários eventos, numa base de fotografar e vender no local ( Formato "A3" por 10 € ). Posteriormente ficam disponíveis no site para outros formatos.  Num evento em particular gastei por volta dos 70 €, e estive lá das 7:30 da manhã até por volta da meia-note.... sabes quanto fiz? nem 50 € ( já com impostos ). Tive que oferecer fotografias a alguns, e oferecer algumas fotografias à organização, que mais tarde voltou a pedir umas de borla. No geral a maioria não cobriu as despesas, e quase só de borla as querem ( e há que ainda não tenha pago... ).

Estás a ver o mercado cá? E achas que se pedisse 100 € por cada, alguém queria? Cá iriam querer de borla, basicamente. Assim foram para bancos de imagens. Algumas têm sucesso, e foi até que um dia, uma agência negociou comigo a compra de 6 imagens para uns outdoors.. Até doeu :D

Por fim, as imagens no disco não rendem $$$, mas os discos,sistemas de copias, manutenção/upgrade do sistema fotográfico custam $$$. Se uma imagem só render uns cêntimos já paga o seu espaço em disco, por exemplo.

No caso do 500px, preferia receber um valor de um café invés de um "like"... :D

É claro que nem todas as fotos vendem. 

Um sou um amador e portanto também tiro muitas fotos que não sendo más, não vendem, nem foram tiradas para vender. Mas existem outras que são unicas e feitas em momentos unicos, difíceis de repetir, com horas de edição, com material de custa uns muitos milhares de euros (incluindo PC, monitores e placas gráficas muito caras)!  Vou vendê-las por centimos...? "No way"! 

Mas se quiserem fotos banais minhas por uns poucos euros cada, tudo bem podem ficar com todas!   Acho que esse caminho destroi e banaliza o negócio. Mas cada um sabe de si.

Há sempre quem faça mais barato e quem prefira roubar no lugar de pagar seja o que for.. 

Eu vou por outro caminho.  Mas  muito obrigado pela vossa opnião.