Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Mercado da fotografia em Portugal

• Por favor inicie sessão para responder
42 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 RedHeart

RedHeart

• Membro
  • Registo: 08/05/2012

Publicado 16 Junho 2014 - 02:23

(...)

Ah, eu desacredito muito o meu trabalho sozinho,  :D  :D. Se sentir que estou a ter bons resultados, poderei então começar a cobrar. 

Não quero vender algo de que não gosto, entende? 

Eu também me desacredito bastante - até porque sou um perfeito amador/curioso nesta matéria - mas a partir do momento em que me pagam e exigem um trabalho pior do que aquilo que eu sabei e consigo fazer, já ponho tudo em dúvida... até a minha auto-depreciação.  :D

Anúncios

Partilhar Post #42 Adolfo Usier

Adolfo Usier

• Novo Membro
  • Registo: 22/06/2012
    • Local: Coimbra
    • https://www.adolfousier.com

Publicado 06 Janeiro 2018 - 07:01

O trabalho de fotógrafo foi muito afectado pela crise.

Trata-se de uma actividade que sofreu o embate em 2 frentes distintas:

. A primeira na perspectiva do profissional em si, que passou a contar com concorrência "desleal" (??) sob a forma de fotógrafos amadores metidos a profissionais. Estamos a falar de pessoas desempregadas que, na falta de melhores perspectivas, agarram no equipamento que tem (ou investem em algo novo), fazem um par de workshops e começam logo a apresentar-se como profissionais, cobrando valores irrisórios que acabam invariavelmente por afectar o trabalho dos verdadeiros profissionais.

. A segunda na perspectiva do consumidor, já que em tempos de crise as pessoas costumam cortar no supérfulo. Não é por causa da crise que as pessoas não irão se casar, mas é por causa da crise que não farão um grande álbum de casamento. Não é por causa da crise que as pessoas deixarão de nascer, mas é por causa da crise que os pais pensarão 10 ou 15 vezes antes de contratar um fotógrafo profissional para fazer umas fotos porreiras ao puto.

Totalmente de acordo

Partilhar Post #43 duffy

duffy

• Membro
  • Registo: 23/01/2013

Publicado 14 Fevereiro 2018 - 12:58

Reparei neste tópico porque sofreu um desenterranço  :D

Mas muito se falou ao longo do tópico dos "pseudo" fotógrafos, num jeito de descrédito. Mas assim como um amador pode ter muito jeito para fotografia de eventos, também um profissional pode ter muito jeito para arruinar um evento. Como curioso de fotografia, também me causa alguma impressão pessoas que fazem meia dúzia de cliques e que criam logo perfis do género "zé manel photography". 

Por isso, quando me casei procurei um profissional, com casa aberta e de renome em Coimbra (principalmente pelo pai que era um grande nome da fotografia por lá) e verifiquei todo o seu portfolio (que agora tenho a sensação que é forjado). O que é certo é que paguei balúrdios para ter um dito profissional com a sua equipa e saiu-me um charlatão. Fotos sem qualquer qualidade técnica (desfocadas, sub e superexpostas ao ponto de não se perceber nada do que lá está), prazos de entrega de material completamente ultrapassadas, sempre com a desculpa do "amanhã terá tudo" em que este amanhã  nunca aconteceu. Estive indeciso entre este dito profissional e um casal de "amadores" que fizeram disto vida. O que é certo é que as pessoas que se casaram depois de mim e escolheram este casal de "fotógrafos" já receberam todo o material, com elevada qualidade técnica, eu continuo à espera... (Neste caso os valores eram iguais).

Foi apenas um desabafo e a fotografia é como qualquer outra área, há profissionais bons e há maus e também há curiosos da área que batem profissionais mas que usam a fotografia apenas como hobby.