Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

A limpar Uma lente MF

• Por favor inicie sessão para responder
15 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 NirvanNa

NirvanNa

• Membro
  • Registo: 17/12/2012

Publicado 20 Janeiro 2014 - 01:12

Boas tenho aqui uma SMC Takumar 50mm F1.4, que comprei recentemente no ebay mas reparei 

que está impregnada de fungos e tem de ser limpa desinfectada. 

Encontrei um excelente video de limpeza da lente

que

conseguia fazer perfeitamente mas o que acontece é que este modelo da SMC não tem os 3 parafusos

no mount.

Pergunto se alguém conhece alguma loja ou alguém com perícia em limpeza de material analógico

corpos e lentes com bom feedback.

cumps 

Editado por NirvanNa, 20 Janeiro 2014 - 23:13 .

Anúncios

Partilhar Post #2 psilocibo

psilocibo

• Membro
  • Registo: 16/09/2011
    • Local: Almada

Publicado 20 Janeiro 2014 - 09:09

viva, já fiz a manutenção a uma Super Tak e a uma S-M-C Tak mas nunca abri uma SMC...quando dizes 3 parafusos do mount são os que se vêm no video na parte debaixo? Pega numa tampa do estilo do ralo da banheira (eu uso a do ralo mesmo e da perfeitamente para os 49mm) e faz pressão no anel frontal (que tem a inscrição da Asahi) no sentido contrario aos ponteiros do relogio. esse anel é roscado e sai facilmente. Depois vê que parafusos tem a fixar o parasol interno...normalmente são três. Os sete elementos distribuidos pelos  grupos encontram-se agrupados em dois conjuntos. Normalmente os fungos encontram-se entre esses grupos e nem precisas de desmontar mais nada. Os fungos saiem facilemente com peroxido hidrogenio/agua oxigenada.

IT Partilhar Post #3 NirvanNa

NirvanNa

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 17:10

É muito tentador fazer isto em casa, sem enviar para uma loja. Há sempre algum receio porque 

desmontar é facil agora montar é sempre mais complicado.

O modelo da lente em questão é este: http://img122.images...pict5791ss8.jpg na parte de baixo 

não tem os parafusos para poder desmontar em completo. 

Comprei mais uma SMC 100mm F4 MAcro ao mesmo vendedor e também está empregada de fungos, para esta ainda

não encontrei tutorial nenhum. 

Se houver algum apoio deixo um tutorial com fotos para estes modelos da lente, pode ajudar outros users que tenham 

a mesma lente. 

Partilhar Post #4 psilocibo

psilocibo

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 18:38

mas pode não haver necessidade de desmontares em baixo. Se tirares o anel que te disse e o parasol tens acesso logo ao primeiro conjunto de elementos. Por vezes os fungos estão logo aí e não é preciso fazer mais nada. Senão te sentires à vontade então realmente é melhor recorreres a ajuda especializada.

IT Partilhar Post #5 NirvanNa

NirvanNa

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 19:11

Bem até agora correu em, fiz a limpeza do primeiro sector de lentes. E digo é praticamente impossível não ficar com partículas depois da limpeza. 

agora deparo-me com a tentativa de chegar ao segundo sector de lentes e não estou a ver como lá chegar. Julgo ter de tirar o grip de foco mas não estou a ver como o desmontar. estou na zona de limpeza do diafragma, mesmo a meio da lente. posso tirar uma ou duas fotos para ajudar. 

IT Partilhar Post #6 NirvanNa

NirvanNa

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 19:36

IMAGE00009.jpg

IT Partilhar Post #7 NirvanNa

NirvanNa

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 19:59

Descobri!

pela parte de baixo da lente da mesma forma consegue-se desapertar e aceder a mais dois vidros.

IT Partilhar Post #8 NirvanNa

NirvanNa

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 20:08

Limpeza feita vou juntar umas poucas fotografias que fui tirando para nao me esquecer da ordem de montagem e fazer um tutorial 

Partilhar Post #9 psilocibo

psilocibo

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 20:12

bem, foste rápido...tinha aqui uma S-M-C 105 2.8 com alguns fungos (nada de especial) e ia preparar-me para escrever meia duzia de linhas para te ajudar.
No meu caso foi facílimo...estavam todos na parte interna do primeiro elemento e bastou passar um pouco de agua oxigenada para dissolver o fungo.
Mas viste nao é nenhum bicho de sete cabeças ...ainda bem que conseguiste.
Em relação ao manuseamento e às impurezas eu tenho muitos cuidados...luvas, material de limpeza em microfibra, etc...

4ugt.jpg

gxx1.jpg

Editado por psilocibo, 20 Janeiro 2014 - 20:22 .

IT Partilhar Post #10 NirvanNa

NirvanNa

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 20:34

psilocibo Por acaso demorou-se mais tempo do que se estava a contar, por receio de danificar alguma rosca

ou mesmo vidro, porque as vezes lá escapa o paquimetro, é sempre preciso muito precisão! 

Em relação ao primeiro segmento de lentes é bem complicado nao deixar qualquer vestígio de impurezas, muito difícil mesmo.

Foram limpos todos os segmentos de vidro, não se monta já tudo para deixar uma pouco a arejar para evitar embaciar e voltar a ganhar fungos tão rápido.  

Tenho mais duas SMC 100mm F4 para limpar.

Em relação a agua oxigenada usada receio que já esteva tão oxigenada, já estava aberta a algum tempo já deve ter perdido a eficáciamáxima. Mas de qualquer das maneiras foi uma forma de ver como funciona esta 50mm 1.4 por dentro caso seja necessário 

voltar a ser aberta 

Partilhar Post #11 psilocibo

psilocibo

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 20:51

com o dinheiro que poupaste compras outra ;)

neste momento tenho uma super tak 50 1.4...ja tive S-M-C, SMC Pentax ja com filtro de 52, Pentax-A, Pentax-M e a mais sharp foi sem duvida a Pentax-A. Mas depois de te habituares à suavidade do foco das Takumars não queres outra coisa. A Pentax-A podia ser mais sharp mas o anel de foco é uma desgraça e para quem foca em manual como eu é muito importante.

IT Partilhar Post #12 NirvanNa

NirvanNa

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 20:54

Sim sem duvida foram as melhores lente que utilizei MF até a data. 

Sem contar com as leica e carlz.

IT Partilhar Post #13 NirvanNa

NirvanNa

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 21:55

agora com uma SMC Takumar F4 50mm MACRO também para limpeza. 

Um pouco mais complicado os acessos às roscas dos sectores dos vidros, este paquimetro não chega por causa do tubo extensor. 

às voltas de como remover o tubo extensor. 

IT Partilhar Post #14 NirvanNa

NirvanNa

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 22:33

Precisa-se de ajuda a encontrar informação, de como desmontar uma SMC MACRO Takumar 50mm F4 como a do video em baixo.

informação perdida na net de como desmontar a mesma, imagens, video toda a informação pode dar a ajuda.

Por exemplo na 1.4 foi encontrado alguma info através do youtebe chines que no .com não aparece, também nos motores de pesquisa japoneses foi encontrada duas fotos que deram ajudaram a saltar um passo, de resto foi intuição.

Agora em relação a esta que se está a dar limpeza está a ser mais complicado por causa do tubo extensor e os difíceis acessos.

IT Partilhar Post #15 NirvanNa

NirvanNa

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 23:54

Viva de novo,

Mais uma barreira ultrapassada, conseguiu-se aceder à junta de rosca e ter acesso os 3 vidros constituintes do sector de Lente!

Agora é limpeza mais uma vez 

IT Partilhar Post #16 NirvanNa

NirvanNa

• Membro

Publicado 21 Janeiro 2014 - 02:43

Deixo aqui um link que pode ajudar algumas pessoas 

http://www.forumfoto...-macro-50mm-f4/